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Procon Perto da Gente atende mais de 200 consumidores em março

O programa Procon Perto da Gente realizou mais de 200 atendimentos ao longo do Mês do Consumidor, ajudando moradores de Juazeiro a resolver problemas como juros abusivos, contas em atraso e compras online.

Nesta quinta-feira (27), a ação chegou ao bairro João Paulo II, no CRAS da comunidade...

PROCON DIGITAL: No dia Internacional do Consumidor, prefeitura de Juazeiro implanta novo serviço para facilitar o atendimento

A partir deste sábado (15), os juazeirenses não precisarão mais se deslocar até a sede do Procon para formalizar uma denúncia ou reclamação.

Com o lançamento do Procon Digital, basta acessar o site da Prefeitura de Juazeiro (juazeiro.ba.gov.br), registrar a solicitação e anexar os documentos necessários...

Mês do Consumidor: Procon e SAAE realizam atendimento no bairro Quidé

Dando início às ações do Mês do Consumidor, o Procon Juazeiro promoveu, nesta sexta-feira (14), um mutirão de atendimentos no bairro Quidé. A iniciativa levou serviços essenciais à população, incluindo orientações sobre direitos do consumidor, abertura de reclamações e renegociação de dívidas. Em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), também foram oferecidos serviços como regularização de débitos e solicitações diversas.

Para a moradora Daiane Dias, a ação facilitou o acesso ao atendimento. "Eu tinha algumas dúvidas sobre compras online, e o atendimento aqui foi maravilhoso. Consegui dar entrada na reclamação e acredito que vou resolver o problema graças ao Procon. Um ótimo trabalho tem sido feito", destacou...

Procon Juazeiro inicia programação do Mês do Consumidor com atendimento no bairro Quidé

Nesta sexta-feira (14), o Procon de Juazeiro dá início à programação do Mês do Consumidor com a ação "Procon Perto da Gente", que levará atendimento à comunidade do bairro Quidé.

O serviço será realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro, das 8h às 14h, oferecendo orientações, abertura de reclamações e esclarecimentos de dúvidas...

Projeto proíbe alteração de data de vencimento de fatura sem consentimento do consumidor

O Projeto de Lei 4917/24 proíbe fornecedores de modificar, sem o consentimento prévio do consumidor, a data contratada pactuada para o vencimento das faturas de serviços de prestação continuada. A medida é acrescentada ao Código de Defesa do Consumidor. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O argumento do autor, deputado Romero Rodrigues (Pode-PB), é que concessionárias de fornecimento de energia elétrica, água, gás, telefonia, TV a cabo e internet vêm realizando alterações unilaterais nas datas de vencimento, sem qualquer consulta ou notificação prévia aos consumidores...

Consumidor poderá negociar dívidas em mutirão com 160 instituições

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que congrega a maioria das instituições bancárias do país, inicia a partir de primeiro de março mais uma edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, no qual as 160 instituições participantes negociarão dívidas em condições mais vantajosas do que as realizadas normalmente nas agências.

O participante pode negociar diretamente com as instituições ou através da plataforma Consumidor.gov.br...

Procon de Juazeiro orienta o consumidor para curtir o período de festas

Vai viajar no Carnaval? Seja para curtir nos blocos ou relaxar em uma cachoeira, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas. O Procon de Juazeiro alerta os consumidores sobre práticas seguras ao contratar serviços, realizar compras e planejar viagens. Para evitar transtornos, pesquise bastante antes de fechar qualquer negócio, desconfie de ofertas muito abaixo da média e confira atentamente os contratos assinados. Todas as promessas feitas pelo fornecedor devem estar detalhadas no contrato de prestação de serviços.

Hospedagem e transporte..

Consumidor continuará sem cobrança extra na conta de luz em fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter em fevereiro a bandeira verde, a menos onerosa, para a cobrança pelo fornecimento de energia elétrica pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Será a terceira vez consecutiva em que a tarifa mensal não sofrerá nenhum acréscimo.

A cor da bandeira decidida mês a mês reflete a variação dos custos de geração de energia aferida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda...

Em resposta às reclamações dos consumidores Saae diz que a água fornecida continua com o tratamento adequado para o consumo

Após a trégua das chuvas a população de Juazeiro está reclamando de forma acentuada da coloração da água que está sendo ofertada pelo SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental).

Moradores dos bairros Jardim Vitória e João Paulo II em contato com a Rede GN chamaram à atenção do SAAE para a qualidade da água que está sendo liberada (Veja aqui)...

Saiba quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente. Consumidor deve ficar atento a prazos

Passado o período de Natal, começa a troca de presentes típica da época. E muitos consumidores vão às lojas para fazer a troca, seja por não servir ou mesmo por não ter agradado. O Procon alerta, no entanto, que as lojas não são obrigadas a fazer essa troca, a obrigação é apenas quando avisam claramente dessa possibilidade no momento da compra ou se o produto tiver algum defeito. Nas compras pela internet, os critérios são os mesmos, mas há o direito ao arrependimento, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

O Procon recomenda que para fazer a troca, o consumidor deve manter a integridade do produto e atender às condições estabelecidas, como manter a etiqueta e guardar a nota fiscal ou recibo de compra para apresentar na hora de fazer a troca. O ideal, segundo o Procon-SP, antes de comprar um presente, é que se tenha o máximo de informações, ...

Prodecon orienta consumidores sobre compras durante a Black Friday

O mês de novembro está chegando e com ele acontece a famosa 'Black Friday', onde os lojistas disponibilizam produtos com descontos mais altos para atrair consumidores que buscam economizar nas compras de fim de ano.

Com o intuito de evitar golpes ou práticas enganosas, a Prefeitura de Petrolina, através do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), passa dicas de como realizar uma compra segura...

Lá e Cá: Deputado pede providências para Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor investigar aumento abusivo nos preços dos combustíveis

A proposta deve ser seguida em Juazeiro e Petrolina. É lá e cá que os consumidores reclamam. A proposta é do deputado distrital Chico Vigilante (PT), o Procon e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) pediram providências imediatas para investigar o aumento abusivo nos preços dos combustíveis nos postos do Distrito Federal.

O litro da gasolina saltou de R$ 5,98 para R$ 6,39, sem qualquer justificativa plausível. “Um aumento de R$ 0,41 que, a cada centavo, representa milhões de reais a mais no bolso dos donos de postos e dos envolvidos nesse esquema, enquanto a população paga a conta”, reclama Vigilante...

Artigo - Brasil é o 4º maior mercado de produtos de limpeza, mas consumidor ainda investe apenas 4% da média mundial, em função do mix mais básico e da informalidade no país

De acordo com dados divulgados no Anuário 2024 da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, com base em um estudo da Euromonitor International, o Brasil, que é atualmente o 4º maior mercado de produtos de limpeza do mundo, tem um consumo per capita de saneantes que equivale a 4% da média mundial. 

O brasileiro gasta, em média, US$ 7,55 mensais, enquanto o restante do planeta investe US$ 186,33. O País perde até para a média da América Latina, que investe US$ 24,98 em produtos de limpeza...

Artigo - Pagamento de fatura do cartão por pix reduz a inadimplência de consumidores e favorece a relação entre cliente e varejo

No ano passado, foram feitas quase 42 bilhões de transações utilizando o pix, segundo informações da Federação dos Bancos do Brasil (Febraban), o que tornou este o meio de pagamento mais popular do ano. Ainda, de acordo com o Banco Central, o uso e aceitação do pix tiveram crescimento de 75% em 2023 em relação ao ano anterior.

No e-commerce, por exemplo, ele já representa 30% de todas as transações realizadas, segundo relatório da Worldpay. Esse sucesso se deve, em partes, por conta da simplicidade de uso desse meio de pagamento e pela instantaneidade que ele proporciona, além da ausência de taxas...

Quantidade de consumidores afetados pelo furto de cabos de energia na Bahia cresce 65% no primeiro semestre de 2024

A quantidade de pessoas impactadas pelo furto de cabos de energia na Bahia cresceu cerca de 65% no primeiro semestre de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Neoenergia Coelba, que registrou 435 ocorrências envolvendo a prática criminosa nos seis primeiros meses do ano – uma média de 72 por mês. Para inibir novos casos, a distribuidora aposta em tecnologia e ações de reforço do sistema elétrico.

Em 2024, cerca de três mil consumidores foram afetados pelo furto de cabos na Bahia. Em 2023, 1.743 pessoas tiveram o fornecimento de energia suspenso temporariamente pela prática ilegal. Os municípios com o maior número de ocorrências são Salvador, Feira de Santana, Conceição do Coité, Serrinha e Araci, respectivamente...

Consumidor questiona que valor da Gasolina disparou em Juazeiro e Petrolina após reajuste da Petrobras

O preço do litro da gasolina comum e aditivada disparou em diversos postos de Juazeiro e Petrolina e já chegou ao valor de R$ 6,79. 

Leitor da REDEGN que prefere para não ser identificado questiona as autoridades responsáveis pelos direitos dos Consumidores em Juazeiro e Petrolina...

Procon Juazeiro realiza ação educativa de fiscalização em barbearias para garantir direitos do consumidor

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), realizou uma operação de fiscalização com caráter educativo nesta quarta-feira (05) em barbearias do município. A ação foi conduzida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para constatar se as barbearias estão cumprindo o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Durante a fiscalização, foram inspecionados dez estabelecimentos, observando aspectos como a validade e procedência dos produtos, exposição clara dos preços, formas de pagamento aceitas e a presença do exemplar do CDC no local.

De acordo com o coordenador do órgão, Carlos Macêdo, a ação visa, tanto orientar os responsáveis pelas barbearias, quanto proteger os consumidores. "Nessa fiscalização, todos os estabelecimentos visitados foram devidamente orientados. Nossa expectativa é atender o maior número possível de barbearias em nosso município. Em uma futura fiscalização, se forem encontradas irregularidades, os estabelecimentos poderão ser penalizados", afirmou...

Procon Juazeiro realiza fiscalização em lojas do Centro da cidade e orienta consumidores sobre compras do Dia das Mães

Para garantir a prestação de serviço de qualidade e orientar os estabelecimentos comerciais sobre as normas de proteção dos compradores, o Procon Juazeiro, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), da Prefeitura de Juazeiro, realizou nesta semana uma ação de fiscalização em lojas do Centro da cidade. A ação também verificou o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e orientou os lojistas sobre seus direitos e obrigações.

Durante a ação, os fiscais do Procon vistoriaram diversos estabelecimentos, como lojas de roupas, calçados, perfumes e eletrodomésticos. Foram verificados itens como preços, ofertas, prazos de entrega, trocas e devoluções. O Procon Juazeiro também aproveitou a oportunidade para orientar os consumidores sobre seus direitos na hora das compras...

Baianos podem ter até R$ 500 de créditos mensais na conta de luz; saiba como

O que era bom ficou ainda melhor. A promoção "Neoenergia paga a sua conta" está de volta para sortear R$ 500,00 em créditos mensais para consumidores adimplentes residenciais e rurais. A novidade é que agora o prazo da premiação dobrou de um para dois anos. Dessa forma, os vencedores podem obter um total de créditos, nas tarifas de luz, de até R$ 12 mil ao longo do período, conforme o consumo de energia.

Sucesso no Instagram no ano passado, a promoção reestreia nesta segunda-feira (7/5) e o primeiro sorteio será em 8 de junho. Podem participar os clientes da Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Brasília, Neoenergia Pernambuco e Neoenergia Elektro (SP e MS)..

Maio: consumidores não terão custo extra nas contas de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que no mês de maio a bandeira tarifária permanecerá verde. Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.

De acordo com a agência, devido às condições favoráveis de geração de energia, a bandeira tarifária deve permanecer verde até o final do ano. Há 25 meses o país tem adotado a bandeira verde, após o fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. ..