Foram encontrados 44 registros para a palavra: HIV

Funcionária de laboratório suspeita de envolvimento na contaminação por HIV de transplantados é presa

Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme suspeita de envolvimento na emissão de laudos falsos que resultaram na contaminação por HIV de pelo menos seis pacientes transplantados no Rio de Janeiro, foi presa neste domingo (20) por policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. 

Ela foi apontada como a responsável por dar a ordem para economizar no controle de qualidade dos testes, como relatou em depoimento à polícia o técnico de laboratório Ivanilson Santos, preso na segunda-feira (14). As informações são do g1. ..

Ministério da Saúde sabia de caso de HIV em órgãos 1 mês antes da denúncia, mas não acionou a polícia; entenda

A ministra da saúde, Nísia Trindade, disse, nesta quarta-feira (16), que a pasta sabia dos casos de infecção por HIV em órgãos recebidos por pacientes transplantados no Rio de Janeiro um mês antes da denúncia feita pela Band News FM. Em entrevista à imprensa, a chefe do órgão informou que apesar do ministério ter ciência do caso antecipadamente, não acionou a polícia por não haver “indícios de crime”. 

“O Ministério da Saúde tomou conhecimento no dia 14 de setembro de um caso lamentável de uma pessoa que foi infectada por HIV e tinha recebido um órgão e se constatou que o doador ao se resgatar o material tinha HIV”, disse Trindade. ..

Justiça quebra sigilo de dados de envolvidos em transplantes com HIV

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a quebra do sigilo de dados eletrônicos e de mensagens dos envolvidos no caso de infecção por HIV em pacientes que receberam transplantes na rede de saúde estadual.  A decisão foi tomada no domingo (13), durante o Plantão Judiciário.

Os sócios e funcionários do laboratório PCS Lab Saleme, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, são os principais investigados. Ao todo, sete pessoas são investigadas. O laboratório é investigado por ter emitido laudos que diziam que dois doadores de órgãos não tinham HIV, quando na verdade eram positivos para o vírus. Seis pessoas que receberam os órgãos foram infectadas pelo vírus...

Profilaxia Pré-Exposição: Prefeitura de Juazeiro disponibiliza método preventivo para HIV

Os foliões têm acesso a mais uma forma para prevenção contra o HIV, a Profilaxia Pré-exposição (PREP). A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), já disponibiliza o método desde o mês de maio de 2023 e está reforçando as orientações durante o "Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos".
 
A PREP, através da ingestão diária de um comprimido, permite ao organismo estar preparado caso haja contato com o vírus HIV. Funciona pela combinação de dois medicamentos, Tenofovir e Empecetavina, que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo.

De acordo com o gerente do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Adeilton Junior, a PREP é indicada para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV. "Recomendamos o uso do método por pessoas que, frequentemente, não fazem uso de camisinhas, quem faz uso repetitivo da profilaxia pós-exposição, pessoas com histórico repetitivo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), profissionais do sexo ou que fazem uso das relações sexuais como objeto de troca ou os praticantes do chamado sexo químico, quando a prática sexual é feita sob o uso de drogas psicoativas", listou...

Sobradinho: Secretaria de Saúde promove ação Do Dezembro Vermelho, mês de prevenção contra o vírus HIV/AIDS, nesta quinta-feira (7)

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a prevenção contra o vírus HIV/AIDS e outras IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, promoverá nesta quinta-feira (07), a partir das 16h, no Paço Municipal, uma ação voltada ao Dezembro Vermelho.

De acordo com a equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, serão ofertados para o público em geral serviços como: Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, distribuição de preservativos, vacinação de rotina, para o público adulto e vacinação contra a COVID-19 para todas as faixas etárias...

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Juazeiro promove atividades de conscientização sobre HIV/Aids

Dezembro é o mês dedicado à conscientização sobre HIV/Aids, que faz um alerta para a população sobre os cuidados para prevenção e tratamento da doença.

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), organizou uma programação com diversas atividades durante o mês. Serão realizados atendimentos em saúde e ações educativas...

PrEP: tratamento preventivo é alternativa no combate ao HIV no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente o registro do primeiro medicamento injetável para prevenção do HIV. O Apretude (cabotegravir) é um antirretroviral da classe dos inibidores da enzima integrase, que impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano.

Em outras palavras, é um mecanismo de ação que evita a replicação ou a reprodução do vírus e sua capacidade de infectar novas células...

Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Apretude (cabotegravir), nas formas farmacêuticas comprimido e suspensão injetável, com indicação de prevenção do contágio pelo vírus HIV, para uso em indivíduos com pelo menos 35 quilos. 

De acordo com a agência, o cabotegravir é um antirretroviral da classe dos inibidores da enzima integrase, que impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano – um mecanismo de ação que evita a replicação ou a reprodução do vírus e sua capacidade de infectar novas células. ..

Anvisa aprova primeiro medicamento injetável contra o HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável contra o HIV no Brasil. O cabotegravir é uma profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, possui uma função de prevenção contra eventuais infecções pelo vírus causador da Aids.

A autorização para uso do medicamento no Brasil foi dada à farmacêutica britânica GSK. O registro do novo remédio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de junho. Ainda não há uma data para o início da comercialização no Brasil...

Mais um método de prevenção contra a contaminação pelo vírus HIV é disponibilizado pela Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), vem reforçando a assistência em saúde oferecida pelo Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) do município. Agora, o CIDHA passou a oferecer mais uma medida preventiva contra o HIV, causador da AIDS, a Profilaxia Pré-exposição (PREP).

A PREP, através da ingestão diária de um comprimido, permite ao organismo estar preparado caso haja contato com o vírus HIV. Funciona pela combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo...

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza atendimentos ginecológicos à população portadora do vírus HIV

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), passou a oferecer mais uma especialidade médica na assistência em saúde às pessoas com o vírus HIV. As mulheres e homens transexuais terão acesso a consultas ginecológicas e obstétricas disponibilizadas no Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA).

"O CIDHA já oferece assistência multidisciplinar com assistente social, psicóloga, enfermeira, farmacêutico e médico infectologista, mas identificamos a necessidade de ampliar nossas especialidades. O objetivo é oferecer assistência integral relacionadas à gestação, parto, puerpério e todas as questões que envolvem a ginecologia, com exames preventivos", explicou o gerente do CIDHA, Adeilton Junior...

Artigo - Primeiros socorros para pessoas com HIV / AIDS

A pandemia do vírus da imunodeficiência humana (HIV) / síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma catástrofe para comunidades de todo o mundo. Mais de 1 milhão de pessoas nos EUA estão vivendo com HIV, porém 1 em cada 7 delas não sabem que têm a doença. No final de 2020, aproximadamente 38.4 milhões de pessoas em todo o mundo estavam vivendo com HIV / AIDS.

O Pacific Medical Training reconhece a magnitude do problema e a necessidade de todos nós lidarmos com essa doença. É fundamental para cada um de nós entendermos como ocorre a transmissão desse patógeno (link em inglês) e como também certas atitudes não são passíveis de risco de transmissão...

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Juazeiro promove ações de conscientização sobre HIV e Aids nas UBS's

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, aderiu à campanha Dezembro Vermelho e irá promover ações de prevenção e conscientização sobre o vírus HIV e a Aids. A programação inclui testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações em grupo oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades começaram no dia 05 e vão até o dia 22 de dezembro.

Nesta quinta-feira (15), acontecerá uma Feira de Serviços no bairro Dom Thomaz. "Teremos consultas médicas, orientações odontológicas, roda de conversa, entre outras atividades. O evento está sendo organizado pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família da UBS e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família", explicou a assistente social do NASF, Adjany Fernandes...

Secretaria de Saúde de Juazeiro chama atenção para campanha 'Dezembro Vermelho' e a importância do diagnóstico precoce para HIV

O mês de dezembro é dedicado à luta e combate à AIDS, doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A campanha "Dezembro Vermelho" tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem uma unidade de saúde dedicada a atender pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, o CIDHA. ..

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Petrolina reforça conscientização e combate ao HIV/Aids

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado nesta quinta-feira (1), quando também é iniciada a campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo reforçar as ações de conscientização e enfrentamento no combate ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente trasmissíveis (ISTs).

A Prefeitura de Petrolina ressalta a importância da campanha e intensifica o trabalho que é desenvolvido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/SAE, que fica ao lado da Secretaria de Saúde...

Homem descobre de uma só vez que está infectado com HIV, covid-19 e monkeypox

Um homem de 36 anos descobriu de uma só vez que estava infectado pelo vírus monkeypox, covid-19 e HIV. O caso foi relatado por cientistas da Universidade da Catania, na Itália, na revista científica “Journal of Infection”. O caso é considerado uma coinfecção.

Segundo o artigo, o paciente passou cinco dias na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho. Primeiro, ele teve febre, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça. O teste deu positivo para Covid-19. Após testar positivo para covid, uma erupção começou a se desenvolver no braço esquerdo e outras lesões começaram a aparecer. Devido à progressão das erupções, ele procurou o hospital...

Secretaria de Saúde reforça sobre o método de prevenção combinada contra o HIV em Petrolina

Neste mês de maio, faz um ano que a Prefeitura de Petrolina iniciou o novo método de prevenção contra o HIV, chamado de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, o (PrEP). O método consiste na tomada diária de medicamento que impede que o vírus causador da AIDS infecte o organismo, quando a pessoa tem uma exposição ao vírus HIV.

A Secretaria de Saúde do município reforça a importância da população conhecer esse novo método que é oferecido de forma gratuita no município. O Ministério da Saúde orienta o uso da PrEP para algumas populações-chave: casais soro diferentes (onde uma pessoa tem HIV e a outra não tem), Homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo...

Luc Montagnier, que ganhou o prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morre aos 89 anos

O virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morreu aos 89 anos, informou à agência France Presse o prefeito de Paris, cidade na qual o pesquisador estava hospitalizado.

Montagnier liderou a equipe que identificou o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O anúncio de sua morte foi feito nesta quarta-feira (10) nas redes sociais...

Governo sanciona lei que garante sigilo de saúde em casos de HIV, hepatites crônicas, tuberculose e hanseníase

O governo Federal sancionou a Lei nº 14.289/2022 que garante sigilo da condição de saúde para pessoas com HIV, hepatites crônicas, tuberculose e hanseníase, com o intuito de preservar a integridade dessas pessoas, evitando constrangimentos ou episódios preconceituosos que empeçam acesso a direitos básicos, políticas públicas.

O discumprimento da norma pode acarretar punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê indenização à vítima por danos morais e materiais. ..

‘Dezembro Vermelho’: Prefeitura de Juazeiro realizará atualização virtual para profissionais de saúde sobre HIV/Aids

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a programação em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids.

No dia 17, profissionais de saúde das Unidades Básicas (UBSs) do município farão uma atualização sobre HIV/Aids. O evento será virtual e tem como objetivo a promoção e prevenção da saúde da população...