Foram encontrados 360 registros para a palavra: seca

Em ano eleitoral agricultores de Juazeiro e Petrolina vivem mais um "drama da seca": situação é de emergência

A REDEGN conversou com lideranças que atuam na zona rural de Juazeiro e Petrolina. A situação é dramática. Sem chuvas e não há previsão para os próximo dias. O cenário é de “Vidas Secas” denuncia o descaso social e a exploração humana mostrada na obra de Graciliano Ramos retratando em 1938. o drama de uma família nordestina, comum ainda hoje no Brasil.

Ano passado a REDEGN destacou reportagem: Sol abrasador dos Sertões e a inoperância das políticas públicas para o convívio com as secas-Veja Aqui. Passados meses e dias a situação "só piorou"; Nem mesmo o ano de eleições 2024  fez com que as autoridades dessem prioridade a política pública de convivência com a seca...

Primavera deve ser mais quente e mais seca

A primavera começa às 9h44 deste domingo (22), com a ocorrência do equinócio, e se estende até 6h20 de 21 de dezembro, quando terá início o verão. Em Pernambuco, a estação é marcada por ser mais quente e mais seca.

Para a primavera deste ano, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de temperaturas acima da média climatológica e chuvas abaixo do histórico no Estado...

UBM Juazeiro emite nota de repúdio após ataque à jornalista Sibelle Fonseca

A União Brasileira de Mulheres Juazeiro-BA repudia veementemente os ataques à jornalistas Sibelle Fonseca que é um exemplo de luta e combate pelas conquistas de direitos das Mulheres e avanços sociais de modo geral; Sibele empresta sua voz às pessoas que não tem voz , pessoas que clamam por justiça social e essa voz que não pode ser calada pelo machismo e misoginia. A misoginia é uma prática recorrente dos homens em relação às Mulheres e se expressa pelo "ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres ou meninas (discriminatório). A misoginia pode se manifestar de várias maneiras, incluindo a exclusão social, a discriminação sexual, hostilidade, androcentrismo, o patriarcado, ideias de privilégio masculino, a depreciação das mulheres, violência contra as mulheres e objetificação sexual."  De maneira que não podemos mais permitir esse tipo de barbaridade e ausência de civilização na nossa cidade. A UBM é uma entidade que atua pela emancipação da sociedade como um todo e entende que só combatendo essas práticas misóginas contra as Mulheres é que poderemos sonhar com uma sociedade civilizada. ..

É a maior seca que o Brasil viveu nos últimos 75 anos e que as mudanças climáticas agravam a situação, diz ministro

O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários para o combate aos incêndios e à estiagem que atinge quase todos os estados, afirmou nesta quinta-feira (19) o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Goés disse que o governo está com liberdade para apoiar estados, Distrito Federal e municípios porque as despesas para combater os efeitos da emergência climática e ambiental foram excluídas do atual teto de gastos. ..

Crise Hídrica: No Brasil, o Rio São Francisco é um dos grandes rios que estão secando, revela estudos

Os maiores rios do país estão secando, aponta um levantamento divulgado pelo jornal O Globo e feito pelo laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente, a seca que atinge 55% do território nacional e é a mais extensa já registrada, atingindo 4,6 milhões de km². A reportagem é de  Cleide Carvalho — Folha São Paulo.

Por satélite, o laboratório detectou redução na vazão de rios, lagos e reservatórios das regiões Centro Oeste, Sudeste e da Amazônia...

Seca no Brasil deve interferir no preço e qualidade dos alimentos, aponta Conab

A crise climática vivida no mundo tem se manifestado cada vez mais no Brasil, essa mudança deve impactar os cidadãos na hora de fazer compras no supermercado. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), a seca no país entre 2023 e 2024 é “a mais intensa da história recente”.

O alto valor dos alimentos ocorre devido à seca em várias regiões do país. Para esta semana, autoridades meteorológicas emitiram um alerta de baixa umidade no centro-oeste, Tocantins, no int..

Brasil vive maior seca da história e especialistas alertam que situação pode piorar

O Brasil vive a maior seca da história e a estiagem, que afeta o país inteiro, é ainda pior na região Norte. No Amazonas, mais de 300 mil pessoas sofrem com a estiagem. Cada vez mais, as águas dos rios perdem espaço para os bancos de areia no Amazonas. Em várias cidades do interior, há registro de problemas de abastecimento de insumos e água potável.

Na região de Tabatinga, a 1.100 quilômetros de Manaus, o rio Solimões secou em vários trechos...

Sexta-feira (30) é o último dia para pedir para votar na seção em que irá trabalhar

Quem irá trabalhar como mesária ou mesário nas Eleições Municipais de 2024 ou como apoio logístico durante o pleito tem somente até hoje (30) para requerer, alterar ou cancelar a habilitação para votar na seção em que irá atuar. A possibilidade também se estende a agentes penitenciários, policiais penais e servidores de estabelecimentos penais e de unidades de internação nos quais haverá seções eleitorais, bem como aos nomeados para trabalhar nos Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas. 

A medida visa facilitar o deslocamento dessas pessoas e não comprometer os serviços prestados nos dias de votação: 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno, onde houver). A mudança de seção só é permitida dentro do mesmo município de inscrição do requerente e, para fazer a solicitação, é necessário estar com o cadastro eleitoral em situação regular, conforme estabelece a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.736/2024.  ..

Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira (30)

Quem foi convocado pela Justiça Eleitoral para trabalhar em atividades de apoio nas eleições municipais têm até sexta-feira (30) para solicitar transferência temporária da seção eleitoral. 

A mudança é para facilitar o deslocamento dos convocados no dia do pleito, caso votem em local distante de onde irão trabalhar. No entanto, o interessado pode pedir a mudança apenas para a seção eleitoral em vão atuar no dia do pleito, sendo no mesmo município. ..

Vegetação inteligente e riqueza cultural: a Caatinga que é muito mais que seca e escassez

A Caatinga cobre cerca de 11% do território brasileiro, incluindo todos os Estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais, e é o único bioma exclusivamente brasileiro, com aproximadamente 380 espécies endêmicas. No entanto, a região é vista como paisagem proscrita, renegada e frequentemente associada a rusticidade, escassez, seca e miserabilidade.
Uma pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP investigou os significados negativos atribuídos a esse bioma e propõe abordagens pedagógicas para promover uma visão mais positiva do semiárido brasileiro. A reportagem completa Aqui-Jornal da USP.

A partir de entrevistas, visitas ao sertão nordestino e acesso a bibliografia científica, jornais e obras literárias, a pesquisa encontrou indícios de que a desvalorização desse bioma pode estar associada a narrativas deturpadas difundidas pela mídia, obras literárias e ações governamentais. RI.CA.ATINGA: o semiárido clama pela valorização de sua riqueza é o título da tese defendida pela nordestina Andreia de Araújo. Há quase duas décadas morando em São Paulo, a arquiteta não esquece de suas raízes e deseja ver a riqueza do semiárido nordestino reconhecida...

Flávio Henrique Fonseca convida artistas e imprensa para posse simbólica dia 27 de Julho

O Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto, Flávio Henrique Fonseca convida toda imprensa, amigos e colegas para celebrar a posse do cargo, onde assume a coordenadoria junto à sua equipe. 

Um momento único para a cidade, que vai reunir artistas, comunicadores e apoiadores da arte no Vale do São Francisco...

Rio Salitre: ''infelizmente com a seca do rio agricultores vão para o lado de irrigação, furando poços artesianos"

A comunidade ribeirinha de Lagoa Branca, localizada na zona rural de Campo Formoso, há 64 km da sede do município, sofre com o processo de desertificação devido a seca do Rio Salitre, que dura há cerca de 20 anos. De acordo com o site Comite Hidrográfica da Bacia do São Francisco, o rio que nasce na localidade de Boca da Madeira, no município de Morro do Chapéu (BA), percorre cerca de 333 quilômetros até desaguar em Juazeiro, onde se torna perene por causa da instalação de adutoras, auxiliando quem tira dele a sua subsistência.

Na região de Juazeiro, o rio percorre o Projeto Salitre, que conta atualmente com 255 lotes agrícolas destinados a pequenos produtores rurais e 68 empresariais em uma área de 5.098 hectares onde 1,5 mil hectares correspondem a área irrigada cultivada. Segundo os produtores, enquanto se espera por soluções permanentes para a gestão adequada na região há mais de 40 anos, já se registrou episódios de violência e prejuízos pela disputa da água...

Mudanças climáticas já interferem em secas e cheias na Amazônia, alerta Inep

O desmatamento, as queimadas, aliados às mudanças climáticas, estão entre as causas da alteração do regime hidrológico dos rios da Amazônia, que tem se tornado mais intenso nos últimos anos, levando à ocorrência de cheias e secas mais severas com menor intervalo de tempo. Um exemplo foi a seca histórica de 2023, que causou a maior queda nos níveis dos rios já registrada na região. No Rio Negro, o nível da água no porto de Manaus chegou a 14,75m, o menor nível já registrado desde o começo da série histórica, em 1902.

De acordo com o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) Jochen Shöngart, somente nessas duas primeiras décadas do século 21 foram registrados nove eventos de cheias severas, o mesmo número registrado em todo o século passado...

Seca na Amazônia encurta ano escolar de crianças indígenas e prejudica aprendizado

O ritmo das águas sempre conduziu a vida de comunidades indígenas na Amazônia. Por isso, a alteração dos ciclos de enchente e vazantes dos rios por eventos climáticos extremos tem causado impactos nas esferas social e econômica desses grupos, com prejuízos na alimentação, na forma de se locomover e até mesmo no tempo para estudar.

Antes um fenômeno natural da vida da região, o período de seca nos últimos anos foi tão prolongado que encurtou o calendário escolar, interrompeu o processo de aprendizagem das crianças e deixou professores dessas escolas sem trabalho e salário por meses...

Governo Federal instala sala de crise para queimadas e seca no país

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva para tratar sobre a seca e o combate a incêndios no país, especialmente no Pantanal e na Amazônia. De acordo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, há um agravamento dos problemas de natureza climática e as consequências chegarão mais cedo este ano, com repercussão ambiental “muito grave”.

“Em função disso, já estamos agindo na lógica da gestão do risco e não apenas do desastre”, disse Marina, após reunião da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, no Palácio do Planalto. “Estamos agindo dentro de um cronograma para que tenhamos uma ação preventiva, por entendermos que o custo de prevenir é sempre menor do que aquele de remediar”, acrescentou...

Com extenso trabalho cultural na região Flávio Henrique Fonseca é nomeado novo Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto

O Centro de Cultura João Gilberto, importante espaço da arte e cultura de Juazeiro-BA, tem novo Coordenador: Flávio Henrique Fonseca, nomeado pela Diretoria de Espaços Culturais, da Superintendência de Desenvolvimento territorial da cultura, da Secretaria da Cultura.

A nomeação foi divulgada no diário oficial no dia 28 de maio de 2024 e a partir de agora o Artista e Diretor Cultural, desenvolve junto à sua equipe as atuais atividades do espaço, que desde 1986, abre portas para a comunidade artística de todo o município e região...

Com extenso trabalho cultural na região, Flávio Henrique Fonseca é nomeado novo Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto pela Secretaria de Cultura do Estado

O Centro de Cultura João Gilberto, importante espaço da arte e cultura de Juazeiro-BA, tem novo Coordenador: Flávio Henrique Fonseca, nomeado pela Diretoria de Espaços Culturais, da Superintendência de Desenvolvimento territorial da cultura, da Secretaria da Cultura.

A nomeação foi divulgada no diário oficial no dia 28 de maio de 2024 e a partir de agora o Artista e Diretor Cultural, desenvolve junto à sua equipe as atuais atividades do espaço, que desde 1986, abre portas para a comunidade artística de todo o município e região...

Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca é tema de seminários

 Dando seguimento ao cronograma de construção do 2° Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAB Brasil, mais dois seminários aconteceram esta semana, respectivamente, em Paulo Afonso-BA e Delmiro Gouveia-AL.

O PAB é um dos instrumentos da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PNCD) e visa a construção de estratégias com auxílio de diferentes atores sociais para medidas concretas de curto, médio e longo prazo para combater a desertificação e mitigar os efeitos das secas...

CPR-N realiza mudanças na chefia de assessoria de imprensa e Seção de Valorização Profissional

O Comandante de Policiamento da Região Norte (CPR-N), Coronel PM Valter Araújo, realizou na manhã desta quinta-feira (28), uma reunião, para redimensionamento das classificações dos Oficiais que compõem a equipe do CPR-Norte. Doravante, fica classificada na Assessoria de Comunicação deste Grande Comando, a Tenente PM Rejane Luz.

Já a Capitã PM Kátia Suênia da Costa Lima Cirne, assumiu uma nova missão, chefiar a Seção de Valorização Profissional (SVP), que tem como finalidade oferecer apoio psicossocial e jurídico aos Policias Militares da região Norte...

Petrolina possui Decreto de Emergência devido a seca, mas realiza São João com cifras milionárias

Foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da Defesa Civil Nacional, o estado de emergência em sete municípios pernambucanos atingidos pela estiagem. 

Uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (21). Com a medida, os municípios podem, a partir de agora, solicitar ajuda humanitária ao Governo Federal para viabilizar compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa...