Foram encontrados 693 registros para a palavra: janeiro

De janeiro a setembro de 2024, forças de segurança da Bahia já apreenderam 55 fuzis

Operações das Forças da Segurança da Bahia contra facções, realizadas entre os meses de janeiro e setembro de 2024, apreenderam 55 fuzis, igualando o número de todo o ano de 2023. O dado foi apresentado durante a coletiva de Balanço da Segurança Pública, promovida nesta segunda-feira (16).
 
O número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) apresentou um aumento de 7%, na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado. Em números absolutos, a Polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023.
 
"São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos", destacou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner, que acrescentou ainda que a DESARME, unidade criada pela Polícia Civil, investigará a origem, rotas e comércio ilegal de armas no estado.
 
Para a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira "a apreensão de armas, de drogas e de outros materiais passa por exames periciais para comprovar o crime nos laudos. Temos muito orgulho de fazer parte desse trabalho conjunto. É um esforço conjunto de todas as forças, cada uma desempenhando seu papel, que tem contribuído para esses resultados significativos, demonstrando o avanço no planejamento e no combate ao crime organizado".
 
Combate a incêndios florestais
 
Bombeiros empregados na Operação Florestal 2024 debelaram 422 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses, na Bahia. O total de 59 municípios foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
 
Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. Além do combate, 720 orientações preventivas foram promovidas para a população.
 
As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste).
 
Os profissionais utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais. O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências.
 
O monitoramento das regiões com maior índice de calor auxilia na preparação das equipes empregadas no enfrentamento. Aeronaves remotamente tripuladas também são utilizadas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) foi empregado para transportar equipes.
 
Risco
 
O oficial do CBM lembrou que mais de 90% dos incêndios florestais são causados pelos humanos, durante queimas de lixo e vegetação, ou até mesmo no descarte incorreto de cigarro.
 
"Quando a vegetação está muito seca, qualquer coisa é capaz de gerar uma situação sem controle", frisou o coronel Jadson, acrescentando que autores de crimes ambientais poderão ser responsabilizados com base na Lei 9.605/98.
  ..

SSP-BA localizou 78 chefes do tráfico, apreendeu 55 fuzis e realizou 12 mil prisões de janeiro a agosto

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta segunda-feira (16), o resultado das operações de janeiro a setembro de 2024. O balanço aponta que foram realizadas 12 mil prisões, 78 lideres de facção foram detidos, e mais de 3 mil armas de fogo, entre elas 55 fuzis, foram apreendidas.

A divulgação dos números aconteceu em uma coletiva de imprensa, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador...

Projeto de lei declara a Bossa Nova patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio aprovou a derrubada do veto da Prefeitura do Rio, nesta terça (3), e aguarda a promulgação da lei que reconhece a bossa nova como patrimônio histórico e cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o G1, Rio de Janeiro, o gênero musical, criado na Zona Sul do Rio ao final da década de 1950, se tornou referência carioca e brasileira no exterior, através do talento de músicos como João Gilberto, tido como inventor da maneira de cantar e tocar violão no ritmo. Entre os outros grandes nomes da bossa nova estão Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão e Carlos Lyra...

Pâmela Bório que exerceu jornalismo no Vale do São Francisco vira ré no STF por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, tornou ré por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 a ex-primeira-dama Pâmela Bório. Ela apareceu em vídeos e fotos no telhado do Congresso Nacional durante a depredação aos Poderes em Brasília.

O pedido feito pela Procuradoria-Geral da República em junho deste ano foi relatado pelo ministro Alexandre de Moraes e seguido pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e ministra Carmén Lúcia, em um julgamento virtual que se iniciou no último dia 23 e se encerrou nessa sexta-feira (30)...

"Temos acidentes com escorpiões aqui no município, de janeiro a janeiro", diz coordenador Sesau Petrolina

A REDEGN destacou reportagem (Veja aqui) que neste período, junho, julho e agosto é comum que aumente o número de acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões.

Em Juazeiro, Bahia, uma fonte médica, afirmou que tem aumentado o números de atendimentos por este tipo de acidente...

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 200 cirurgias eletivas de janeiro a abril de 2024

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou 221 cirurgias eletivas entre os meses de janeiro e abril de 2024. Foram feitas cirurgias gerais, pediátricas, ginecológicas e de espuma para o tratamento de varizes.

"Para garantir que a nossa população não tenha que esperar pela disponibilidade das cirurgias nas unidades hospitalares geridas pelo estado da Bahia, fizemos convênios com unidades como o Hospital São Lucas e a Promatre...

"Nada foi feito", diz morador do bairro Coréia após cobrança por limpeza pública em janeiro; prefeitura responde

Na tarde desta quarta-feira (5) um morador do bairro Coréia, em Juazeiro, enviou uma nova reclamação sobre a falta de limpeza no bairro. 

Em matéria publicada pela redeGN, em janeiro deste ano, o morador relatava situação de abandono das ruas Oscar Feitosa Passos, Professor Agostinho José Muniz,Travessa do Cajueiro e Rua D do Loteamento Nossa Senhora das Graças. Veja a matéria aqui...

APA busca terceiro título da Maratona do Rio de Janeiro

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) deseja mais uma vez estar entre os protagonistas da Maratona do Rio de Janeiro, que será realizada neste final de semana.

O clube pernambucano quer repetir o desempenho vitorioso de 2021 e 2022, quando conquistou duas dobradinhas seguidas com os corredores Justino Pedro e Edson Amaro, e faturar o seu terceiro título...

Mais de oito mil pessoas são prejudicadas por ocorrências envolvendo furto de cabos na Bahia, de janeiro a abril deste ano

Na madrugada da última quarta-feira (15), moradores e câmeras de segurança flagraram indivíduos roubando fiação da rede elétrica no Campo Grande, em Salvador. O caso, além de muito perigoso, prejudicou o fornecimento de energia do bairro, causando uma breve interrupção nas unidades locais. Esta é mais uma situação em que o roubo de cabos e equipamentos gera prejuízos para a população. Nos quatro primeiros meses de 2024, a distribuidora registrou 321 ocorrências originadas pelo furto dos seus ativos na Bahia, impactando diretamente mais de oito mil pessoas. Para inibir a prática, a empresa vem adotando medidas em conjunto com os órgãos de segurança e instalando tecnologias no sistema de distribuição de energia.

Além da falta de energia gerada pelo furto de cabos, a prática requer que técnicos da distribuidora – que poderiam estar realizando ações de melhoria na rede elétrica ou atendendo outras demandas, precisem se deslocar para resolver a ocorrência. Para reparar os danos provocados pela prática ilegal, cerca de mil profissionais da distribuidora precisaram atuar nas ocorrências. Ou seja, além dos clientes afetados diretamente pelo furto de cabos, outros milhares de consumidores são prejudicados indiretamente...

Bahia registra redução de 8,7% em mortes violentas e 25 fuzis são apreendidos desde janeiro

A Bahia registrou uma redução de 8,7% no índice de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) entre janeiro e maio de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023.

O índice foi apresentado nesta quarta-feira (15), durante coletiva realizada pela Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo, em Salvador...

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

Ao menos dez militantes bolsonaristas condenados ou investigados por participarem dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro do ano passado, quebraram suas tornozeleiras eletrônicas e fugiram do Brasil.

Levantamento feito pelo UOL aponta que ao menos 51 pessoas suspeitas de participar de atos golpistas após as eleições presidenciais de 2022 têm mandados de prisão em aberto ou fugiram após quebrar as tornozeleiras eletrônicas...

Feira registra 10 mortes por gripe entre janeiro e março; crianças e jovens adultos são as principais vítimas

Entre janeiro e março deste ano a Vigilância Epidemiológica (Viep) de Feira de Santana contabilizou 10 mortes causadas pela gripe. “Dos pacientes que morreram, metade tinham algum tipo de comorbidade, como diabetes e cardiopatias. Desse total, apenas duas tem registro de vacina, os demais não tomaram ou não informaram”, contou a coordenadora da Viep, Carlita Correia.

Ainda de acordo com a coordenadora, as mortes provocadas pela gripe são em pessoas na faixa dos 30 anos: “Quando pensamos em óbitos por viroses, a população costuma pensar em pessoas mais idosas, que têm alguma comorbidade e isso não é verdade. Temos registrados dois pacientes com 30 e 33 anos que não tinham nenhuma doença associada e morreram por Influenza”...

Motorista de app relata à polícia que idoso segurou em porta do carro durante trajeto ao banco

O motorista de aplicativo que transportou Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, e Paulo Roberto Braga, de 68 anos, para sacar um empréstimo em um banco na última terça-feira (16), em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, afirmou em depoimento que o idoso segurou na porta de seu carro. O relato foi acessado pelo O Globo nesta quinta-feira (18). 

"Ele chegou a segurar na porta do carro", disse o motorista em depoimento à polícia. ..

Vítimas que morreram após ônibus de turismo do Rio de Janeiro tombar na Bahia são identificadas

Sete das nove vítimas que morreram após um ônibus de turismo tombar na manhã desta quinta-feira (11), na BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, tiveram os nomes divulgados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município. Veja abaixo:

Cléa da Conceição Faria;
Conceição Maria dos Santos Rangel;
Glória Regina do Nascimento Cunha;
Irapuã de Azevedo;
Maria José Nicomedes Sinfrônio;
Regina Maura Feitosa;
Valter Nery...

Bahia tem saldo de 4.821 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

A Bahia registrou, em janeiro de 2024, o saldo positivo de 4.821 vagas com carteira assinada, resultado de 73.389 admissões e 68.568 demissões.

É o melhor desempenho entre os estados da região Nordeste, que teve 11,6 mil vagas de saldo no período levando em conta os nove estados...

Número de assassinatos é reduzido em Juazeiro no mês de Janeiro 2024, diz CPR-N

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), comandado pelo Coronel PM Valter Araújo, com 19 (dezenove) municípios na área de responsabilidade, correspondendo a 02 (dois) Territórios de Identidade, quais sejam: Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru, em cumprimento às diretrizes estratégicas de otimização do policiamento ostensivo, prevenção de crimes e integração interinstitucional, após análise dos índices dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no comparativo ao mesmo período de 2023, registra:

REDUÇÃO NO MÊS DE FEVEREIRO/24 e no ACUMULADO DO ANO, EM JUAZEIRO-BA:*..

Pernambuco registra mais de 600 desde 1º de janeiro

A portas fechadas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez a terceira reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança.

A primeira com representantes dos diversos poderes. Escancarou os números da violência, pediu apoio e sinalizou tomar as rédeas para tentar reverter a situação...

Rio de Janeiro: Operação policial contra facção em comunidades deixa suspeitos mortos em confrontos e PMs feridos

Pelo menos 7 suspeitos morreram em uma operação conjunta das polícias Militar e Civil, nesta terça-feira (27), em comunidades do Rio de Janeiro dominadas pelo Comando Vermelho (CV), a maior facção do tráfico do estado. Dois PMs foram feridos, e 5 homens acabaram presos.

Ao longo da manhã, porém, moradores levavam corpos para fora das favelas. Essas mortes ainda não haviam sido contabilizadas até a última atualização desta reportagem...

Bahia lidera exportações do agro no Nordeste em janeiro

A Bahia demonstrou sua força no agronegócio em janeiro de 2024, liderando as exportações brasileiras do setor no Nordeste, com um total de US$ 521,4 milhões. Este valor representa um aumento expressivo de 56% nas vendas externas do estado em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do sistema Agrostat, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O complexo soja foi o grande destaque na Bahia, sendo responsável por mais da metade (50,4%) de todas as exportações do agronegócio do estado, totalizando US$ 263 milhões. Em seguida, destacam-se as vendas do setor de produtos florestais, com US$ 120,6 milhões, e fibras e produtos têxteis, que somaram US$ 66,4 milhões...

25 janeiro: advogado de Jair Bolsonaro afirma que evento contará com financiamento da Associação Vitória em Cristo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores para um ato “em defesa do Estado democrático de direito” em 25 de fevereiro às 15h na av. Paulista, em São Paulo. Segundo ele, a manifestação será para se defender de “todas as acusações” que têm sofrido nos últimos meses

 Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmaram que a manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, marcada para 25 de fevereiro, será pacífica e sem financiamento de dinheiro público...