Foram encontrados 10 registros para a palavra: Encontro Internacional

Encontro Internacional: Petrolina (PE) vai receber dois grandes nomes do teatro mundial

A terceira edição do Encontro Internacional Pontes Flutuantes vai trazer para Petrolina, interior de Pernambuco, dois grandes nomes do teatro mundial, Eugênio Barba e Julia Varley.

Os dois artistas são integrantes do Odin Teatret, grupo sediado na Dinamarca e que comemora 60 anos em 2024. O evento será realizado pela Cia Biruta de Teatro, de 22 a 24 de novembro, e vai reunir espetáculos, masterclass, oficinas e intercâmbio cultural entre artistas...

Bahia participa de encontro internacional sobre saúde pública

Representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) participam, em Brasília, do seminário internacional "O Desafio da Sustentabilidade dos Sistemas Universais de Saúde nas Américas", promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nos dias 29 e 30 de outubro. O evento reúne especialistas e autoridades de diversos países para discutir os desafios e soluções voltadas à sustentabilidade dos sistemas universais de saúde em meio às transformações demográficas, econômicas, epidemiológicas e ambientais que impactam o setor.

O seminário aborda questões centrais como resposta a emergências sanitárias, participação social, fortalecimento da força de trabalho, financiamento, governança, regionalização e redes de atenção à saúde. Para a secretária da saúde do estado da Bahia, Roberta Santana, o evento representa uma oportunidade de troca de experiências internacionais, o que fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde pública baiana. "O SUS é uma grande referência internacional. Com a participação de representantes de diversos países das Américas, conseguimos perceber o quanto o Brasil é exemplo na construção de sistemas de saúde públicos e universais, além de adquirirmos novas ideias para avançar ainda mais no fortalecimento da saúde no Brasil e na Bahia", afirmou Roberta Santana...

Líder nacional na geração de energia eólica, Bahia receberá encontro internacional do setor em 2025

Durante a abertura da 15ª edição da Brazil Wind Power, nesta terça-feira (22), em São Paulo, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, foi anunciado, pela Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeolica, que a próxima edição do evento, em 2025, será realizada na Bahia.

O Brasil Wind Power é o maior encontro nacional da indústria eólica, e trará para o estado um conjunto de empresas para conhecer novas oportunidades de investimentos. ..

UNEB Juazeiro sedia II Encontro Internacional das Brinquedotecas Públicas e IV Encontro das Brinquedotecas das Universidades Estaduais da Bahia

Começa hoje e vai até sexta-feira (10), o II Encontro Internacional das Brinquedotecas Públicas e IV Encontro das Brinquedotecas das Universidades Estaduais da Bahia.

Com o tema "Qual o lugar do Brincar na Infância e na escola?", os Encontros acontecem no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com diversas atividades como mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos, conferências e atividades culturais...

Guilherme Coelho vai representar fruticultura brasileira em encontro internacional entre autoridades e empresários na Rússia 

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Guilherme Coelho, representará o setor da fruticultura em encontro econômico, realizado nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-Rússia em Moscou.

A delegação brasileira será composta pelo presidente da república Jair Bolsonaro, pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre outras autoridades públicas e empresários. O objetivo do evento é fortalecer os laços bilaterais entre os dois países.    ..

Agricultura familiar marca presença em encontro internacional Brasil-Alemanha

A agricultura familiar da Bahia está presente na 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), o mais importante evento focado nas relações entre os dois países, que teve início neste domingo (15) e segue até esta terça-feira (17), no Centro de Convenções, em Natal, Rio Grande do Norte. 

No estande do Governo do Estado da Bahia, produtos como os chocolates da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, doces e cerveja de umbu da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc),  Banana da Terra Chips, da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), e o mel da Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), de Ibotirama, mostram a potencialidade do rural baiano. ..

UNEB realiza Encontro Internacional de Alfabetização de Jovens e Adultos

O VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA), promovido pela UNEB, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), prorrogou o prazo para inscrições de trabalhos até o dia 30 de setembro.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras) devem realizar inscrição online . Aqueles que desejam participar como ouvintes podem realizar inscrição até o dia do evento. O encontro acontece nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e abordará o tema A educação como prática da liberdade: O legado de Paulo Freire na contemporaneidade...

Encontro Internacional de Educação discute experiências de cooperação em ensino

Na manhã desta sexta-feira (03), o campus Petrolina do IF Sertão-PE sediou o primeiro Encontro Internacional de Educação no Sertão Pernambucano (EIESP). O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), lotou o auditório central do campus. Estudantes e docentes presenciaram duas palestras, uma com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, e a outra com a professora finlandesa Päivi Aarreniemi-Jokipelto, da Universidade de Haaga-Helia. 

Alexandre Correia deu início à sua palestra explicando a mudança de programação do evento, que inicialmente contaria com a participação dos diretores gerais dos campi Salgueiro e Ouricuri, respectivamente Josenildo Forte e Rejane Oliveira, que tratariam sobre experiências educacionais nos campi. Porém, devido a uma agenda de última hora do atual ministro da Educação, Mendonça Filho, não puderam comparecer. ..

IF Sertão-PE abre inscrições para o Encontro Internacional de Educação no Sertão Pernambucano

"Tecnologias para o sucesso do processo de ensino/aprendizagem: um retrato em alguns países da Ásia, África e América Latina e outro da comunidade acadêmica do Sertão Pernambucano". É o tema que será debatido pela professora finlandesa Päivi Aarreniemi-Jokipelto, da Universidade de Haaga-Helia, e pelos diretores-gerais dos campi Salgueiro e Ouricuri, Josenildo Forte e Rejane Oliveira, no Encontro Internacional de Educação no Sertão Pernambucano (EIESP).

Organizado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), o evento será realizado no dia 3 de novembro, às 9h, no Auditório Central do campus Petrolina.  Especialista em mobile learning (aprendizagem com tecnologias móveis), a professora Päivi apresentará o retrato de uma experiência educacional em alguns países da América Latina, África e Ásia. Já os diretores Josenildo Forte e Rejane Oliveira abordarão experiências educacionais em Salgueiro e Ouricuri...

Salvador sedia encontro internacional de Capoeira Angola

 
Quem assiste ao enérgico senhor que atende por Mestre Curió, em uma roda de capoeira, talvez não consiga imaginar que Jaime Martins dos Santos, nome escolhido pela mãe, já foi menino de rua e passou por pelo menos dez profissões diferentes até se tornar um dos mestres de Capoeira Angola mais conhecidos no mundo. Aos 78 anos, ele será o anfitrião de brasileiros e estrangeiros no 27º Encontro Internacional de Capoeira Angola, a ser realizado entre terça-feira (19) e o próximo sábado (23), em Salvador, com o apoio do Governo do Estado. O evento reúne outros mestres e alunos do homem que, além do Brasil, possui escolas na Bélgica, Suíça, Japão, Senegal, França, México, Equador, Martinica e Iraque. Mestre Curió também já perdeu a conta das cidades para onde viajou divulgando o trabalho da capoeira tradicional, que chegou ao território brasileiro por meio de escravos africanos.
 
O tema do encontro deste ano é ‘Andanças de um angoleiro pelo mundo’, em que ele vai contar parte da trajetória entre capitão de areia, vendedor de mingau, chefe de cozinha, boxeador, jogador de futebol e guia de cego, até se encontrar como mestre de Capoeira Angola. Curió, apelido herdado do avô, nunca esqueceu suas origens, lição que gosta de passar aos alunos. “A Capoeira Angola é uma coisa do negro, uma parte importante da nossa história, é a herança dos nossos antepassados, é uma filosofia de vida e é única no mundo inteiro. Por isso que reunir essas pessoas no encontro é uma forma de intercâmbio de cultura, de língua, de arte, de educação e de malícia”, explica o mestre.
 
Trabalho social
 
Para Curió, a capoeira pode mudar a vida das pessoas - como mudou a dele - e essa é uma das suas grandes missões. “Eu acho que minha função é tentar passar um pouco do que eu aprendi a crianças e jovens menos favorecidos e quero incentivar as pessoas a fazerem o mesmo”. Adenilson Lima, 35, tem uma trajetória parecida com a do mestre. Aos oito anos, era morador de rua, quando foi descoberto e acolhido por Curió, que começou a ensiná-lo a jogar a arte de Angola. Conhecido como João Grandão nas rodas de capoeira, ele se emociona ao falar sobre o significado desses ensinamentos. “Hoje trabalho com o mestre cuidando do espaço no Pelourinho e se não fosse a capoeira, não sei onde eu estaria. A capoeira hoje é a minha vida, aquilo que eu acredito e que eu quero passar para outras pessoas através do exemplo do que aconteceu comigo”, afirma João Grandão. 
 
Programação
 
O encontro terá cinco dias de programação sobre a arte e a filosofia da Capoeira Angola. Entre palestras gratuitas e oficinas no valor de R$ 150, o público ainda pode participar de uma missa na Igreja São Francisco e de um caruru oferecido por Curió, como encerramento do evento, no dia 23, quando o mestre também comemora o aniversário de 79 anos. As atividades se dividem entre as sedes da Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos (ECAIG), que ficam no Forte do Santo Antônio Além do Carmo e na Rua Gregório de Mato, nº 9, no Pelourinho. Para mais informações sobre o evento, os interessados podem ligar para os números (71) 3321-0396, 3323-0081 e (71) 98733-8776, ou entrar em contrato pelo email [email protected].
..