Foram encontrados 46 registros para a palavra: afogamento

Campanhas de prevenção buscam diminuir afogamentos

Férias, calor, tudo isso é um convite a se jogar na água. Porém a diversão em família e amigos pode virar uma preocupação e risco de vidas para banhistas e tripulantes de embarcações que frequentam o Rio São Francisco

Juntamente com o calor da estação mais aguardada pelos baianos e turistas vem uma série de preocupações diante de praias e rios lotados. A preocupação vem amparada nas experiências das temporadas passadas: este ano, até novembro, a Bahia registrou 328 mortes por afogamento, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)...

Onda de calor acende alerta para riscos de afogamentos; veja dicas para se prevenir

O afogamento é uma das principais causas de morte no mundo, com cerca de 472 mil mortes por ano. 

A elevação das temperaturas no país acende o alerta para o risco de aumento no número de afogamentos, com mais banhistas procurando um lugar para se refrescar. Por este motivo muitas pessoas procuram o Rio São Francisco e com isso o alerta para riscos de afogamentos aumenta...

Brasil registra três mortes ao dia de crianças e jovens por afogamento

“Criança não aprende pelo erro. Criança precisa de supervisão do adulto bem de perto’. É o que defende o presidente do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento às Causas Externas na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luci Pfeiffer. O alerta coincide com o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, celebrado nesta quinta-feira (25), e se baseia em levantamento divulgado pela entidade, segundo o qual, em média, três crianças e adolescentes perdem a vida por afogamento, diariamente, no Brasil.

A SBP analisou os registros de óbitos ocorridos entre os anos de 2021 e 2022, quando houve mais de 2,5 mil vítimas desse tipo de acidente que, de acordo com a entidade, é completamente evitável. As crianças de um a quatro anos de idade foram as principais vítimas, com 943 mortes, seguidas de adolescentes de 15 a 19 anos (860 óbitos). O estudo incluiu as faixas etárias de 10 a 14 anos (com 357 óbitos); de cinco a nove anos (291); e os menores de um ano (58)...

Criança de dois anos morre afogada no Projeto N8 em Petrolina

Uma criança de dois anos, identificada como Enzo Vieira morreu afogada nesta segunda (22), no projeto N8 em Petrolina, Sertão de Pernambuco. De acordo com relatos da mãe ao Samu, ela havia aberto a caixa d'água e a deixou descoberta; nesse meio tempo, o filho de dois anos, entrou e ela não percebeu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e foi constatada a morte da criança, após tentativa de reanimação durante 30 minutos. O corpo foi encaminhado ao IML para perícia e já foi liberado para a família...

Homem sofre princípio de afogamento no Rio São Francisco em Juazeiro e é socorrido por bombeiros

Um homem ainda não identificado se atirou da Ponte Presidente Dutra e teve princípio de afogamento no trecho da orla em Juazeiro, Bahia. 

Informações dão conta de que inicialmente ele teria sido atendido por um popular e posteriormente por uma equipe do corpo de bombeiros...

Jovem morre vítima de afogamento em Casa Nova-BA

Um jovem identificado por Mateus A. Souza morreu na tarde deste domingo (10), após se afogar próximo à ponte da saída da cidade de Casa Nova sentido Remanso.

De acordo com informações, a polícia militar foi acionada por volta das 16h50min...

Turista piauiense tenta salvar namorada de afogamento e morre nas águas do rio São Francisco 

Conforme divulgação da TV São Francisco, um turista de 28 anos, natural do Piauí, morreu afogado nas águas do Rio São Francisco, no balneário Dunas do Velho Chico, em Casa Nova.

O homem foi identificado como Jair da Silva Pais e segundo os relatos tentou salvar a namorada de um afogamento e terminou se afogando...

Guarda-Vidas da Prefeitura de Juazeiro faz alerta para evitar afogamentos no Rio São Francisco

O banho no Rio São Francisco é uma prática comum entre os ribeirinhos, mas também muito desejado por turistas que visitam Juazeiro. Mas o frescor do banho no rio precisa andar junto de muito cuidado para evitar afogamentos.

Os guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) destacam as orientações que os banhistas devem seguir para ter a segurança na água...

Bombeiros são acionados para ocorrência de afogamento na Orla Fluvial de Juazeiro

Neste domingo (14/05), uma equipe de guarda-vidas do 9º GBM foi acionada por banhistas para salvar uma pessoa que  estaria se  afogando e teria submergido na Orla II de Juazeiro, no perímetro próximo a área da Marinha. 

Após avaliar situação, de imediato, a equipe de bombeiros iniciou a operação de buscas fazendo varredura no local, encontrando um corpo de um popular do sexo masculino, trazendo-o à margem. ..

Dois corpos são resgatados pelo Corpo de Bombeiros após afogamentos nas cidades baianas de Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves

Dois corpos foram resgatados por bombeiros militares da 9º GBM nas cidades baianas de Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves, após afogamentos. Os resgates foram realizados pela equipe de mergulhadores e aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, com o apoio da 13° GBM/GMAR.

Após reunirem informações acerca dos acontecimentos, foram iniciadas buscas das vítimas. A primeira no açude de Soen, localizada no povoado bonfinense de Igara. De acordo com os militares, o corpo foi localizado após 20 minutos...

Defesa Civil: Cuidados para evitar afogamentos durante a cheia do Rio São Francisco

Prevenção: Cuidados para evitar afogamentos, dicas que salvam vidas. A Defesa Civil de Petrolina orienta a população com informações de prevenção para evitar possíveis afogamentos, com crianças e adultos. Com a cheia do Rio São Francisco, o aumento da temperatura e com o período de férias, muitas pessoas aproveitam para se refrescar na água. Contudo, esses passeios podem virar um pesadelo, caso não sejam tomados os devidos cuidados ao entrar na água, com correnteza ou não. 

"Desde o ano passado estamos vendo o rio mais cheio, por isso a população precisa redobrar a atenção. Se estiver em perigo, mantenha calma, flutue e acene por socorro, não nade contra correnteza. É muito importante também não querer entrar na água para salvar quem está em perigo, porque a falta de treinamento pode fazer com que a pessoa se torne também facilmente uma vítima", alerta o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino. ..

Morte de Rodrigo Damascena, 37 anos, por afogamento, consterna comunidade do Rodeadouro

A Comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, está de luto e bastante consternada com a morte, por afogamento, de Rodrigo Damascena Souza, de 37 anos, ocorrida entre a noite desta segunda-feira (5) e hoje, terça-feira (6).

De acordo com informações colhida junto a familiares, Rodrigo, que era funcionário a muitos anos da Central do Adubo e residia na Ilha do Rodeadouro desde criança, teria saído para pescar e não retornou para casa, o que provocou preocupação da família, que saiu em sua busca...

Sepultamento do Padre James, que morreu afogado nas águas do Velho Chico, será nesta terça (15), em Jaguarari (BA)

Está marcado para às 10h da manhã desta terça-feira (15), feriado da proclamação da República, em Jaguarari (BA), o sepultamento do padre James Wahome Irungu, que ministrava o sacerdócio na Paróquia São João Batista, naquele município.

Natural do Quênia, James tinha 35 anos de idade e 4 de ordenação sacerdotal...

Guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro comemoram um ano de atuação e diminuição de 90% de ocorrências envolvendo afogamentos

Um serviço essencial e que garante a segurança e prevenção de acidentes de quem visita as águas do Rio São Francisco. Trata-se dos guarda-vidas vinculados à Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). A equipe completou um ano de atuação nesta quinta-feira (6) e comemora um grande número de afogamentos evitados e resgates realizados neste período.
 
São sete guarda-vidas que atuam na Orla de domingo a domingo, das 8h às 17h, no perímetro entre a Marinha até o bairro Angari. A equipe realiza rondas diárias e trabalha na educação, prevenção e salvamento quando necessário. De acordo com o coordenador do grupo, Eriel Henrique, a prevenção do risco é de grande importância, sobretudo aos finais de semana. "Nós trabalhamos diuturnamente e abordamos os banhistas, as pessoas que vão utilizar os caiaques, orientamos que a Orla não é um lugar próprio para banho e falamos principalmente com aqueles que têm o costume de beber e ir nadar no rio", explica.
 
Eriel destaca ainda que durante este um ano de atuação, os guarda-vidas já conseguiram diminuir em cerca de 90% as ocorrências de afogamento. "Com a nossa presença já auxiliamos para que muitas ocorrências não chegassem a acontecer e conseguimos diminuir 90% delas. Nós estamos sempre realizando treinamentos e buscando nos especializar para ofertar o melhor serviço à população", destaca.
 
Dicas-O coordenador aproveitou ainda para dar valiosas dicas para quem pretende se refrescar nos dias quentes no Rio São Francisco. "As dicas principais são: não se afastar da margem e observar sempre onde há guarda-vidas e bandeiras vermelhas que indicam perigo. Ideal ficar com água abaixo do umbigo; cuidado redobrado com crianças: se estiver com elas, não ingerir bebida alcoólica e não deixá-las nem um minuto sem supervisão", alertou.

 ..

Perigo: Placas de risco de afogamento alertam banhistas no Rio São Francisco

Desde a última quarta-feira (13), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em função do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do Sistema Interligado Nacional – SIN, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou alteração na programação de vazões dos reservatórios de Sobradinho (BA).

A vazão da barragem de Sobradinho atualmente é de 2.000 metros cúbicos por segundo (m³/s). A REDEGN mais uma vez alerta que os banhistas devem aumentar os cuidados, pois, é visível que aumentou a profundidade do Rio São Francisco...

Mais um afogamento registrado na Ilha do Fogo

Informações que chegaram à redação da Rede GN dão conta de que nesta segunda-feira (30) foi registrado um afogamento nas proximidades da Ilha do Fogo.

Ainda segundo esses populares o corpo foi encontrado boiando do lado pernambucano da ilha...

Corpo de Bombeiros mantém alerta de perigo para evitar afogamentos na orla de Juazeiro

É vísivel que as águas do Rio São Francisco a cada dia vem baixando. Mas isto não representa que banhistas não corram riscos. Vários pontos da orla Juazeiro representam pontos de perigo devido a grande profundidade existente no local.

Por isto o Corpo de Bombeiros mantem o alerta com bandeiras vermelhas de sina de Perigo para evitar afogamentos. Mesmo com a água baixa é constante o risco de afogamentos no Velho CHico...

Corpo de Bombeiro registra mais um afogamento nas água do Rio São Francisco

No final da tarde de sexta-feira (18) mais um afogamento foi registrado na Orla Nova em Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo informações Elaudo Reis da Silva, 35 anos, foi a vítima

O Corpo de Bombeiros, através do 9° GBM esteve no local e na manhã deste sábado (19) e conseguiu encontrar o corpo nas proximidades do bairro Angary...

Defesa Civil de Petrolina alerta e dá dicas de como evitar afogamentos no rio

Com a cheia do Rio São Francisco e o aumento da temperatura, muitas pessoas aproveitam para se refrescar na água. Por isso, todo cuidado é pouco, já que um descuido pode transformar os momentos de alegria em fatalidade. Então, a Defesa Civil de Petrolina alerta e orienta a população para que sejam evitados afogamentos, em alguns casos após cinco minutos de submersão há um elevado risco de morte e sequelas neurológicas irreversíveis.

A população deve tomar cuidados, algumas ações podem proporcionar mais segurança na água. Entre as recomendações que devem ser seguidas está, por exemplo, não superestimar a habilidade de natação, evitar ingerir bebida alcoólica, não mergulhar de cabeça e supervisionar as crianças constantemente...

Corpo de Bombeiros intensifica alerta de riscos de afogamentos com a cheia do Rio São Francisco

A cheia no rio São Francisco tem chamado a atenção dos moradores dos municípios banhados pelo Velho Chico. Em Juazeiro, na Bahia, e em Petrolina, por exemplo, a quantidade de pessoas indo ver a mudança no cenário cresceu. 

No entanto, com o aumento do público, também subiu o risco de afogamentos. O enente Breno Gusmão Barbosa, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Petrolina, disse que por causa do grande volume d’água, a orientação é para que as pessoas evitem nadar no Velho Chico...