Foram encontrados 11205 registros para a palavra: Bahia

Migração de facções criminosas e 'guerra' às drogas: entenda como cidades da Bahia viraram as mais violentas do Brasil

Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari. As quatro cidades baianas têm uma coisa em comum: encabeçam a lista de municípios mais violentos do Brasil, com mais de 100 mil habitantes.

Nesta sexta-feira (21), o g1 te ajuda a entender como a violência escalou nestes lugares. Os quatro municípios estão no mesmo patamar de taxa de mortes violentas intencionais, de acordo com apuração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta (20), em anuário...

Migração de facções criminosas e 'guerra' às drogas: entenda como cidades da Bahia viraram as mais violentas do Brasil

Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho Juazeiro e Camaçari. As quatro cidades baianas têm uma coisa em comum: encabeçam a lista de municípios mais violentos do Brasil, com mais de 100 mil habitantes.

Os municípios estão no mesmo patamar de taxa de mortes violentas intencionais, de acordo com apuração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta (20), em anuário...

Repercute na Bahia novo decreto de prisão do vereador Amadeus de Juazeiro (BA) que está foragido

Está repercutindo em toda Bahia a informação de que o vereador Amadeus dos Santos Silva está sendo procurado pela Polícia Federal sob acusação de envolvimento com organização criminosa.

Confira a matéria publicada no g1 Bahia um dos principais portais de notícia da Globo:..

Curaçá: Culminância do Projeto Educação Patrimonial reúne alunos, pais e professores da rede Municipal de Ensino

Na tarde da última sexta-feira, 21/07, o Governo Municipa de Curaçá, por meio da Secretaria de Educação realizou a culminância do Projeto Educação Patrimonial: Descortinando nossa história, um verbo de ação em três tempos.

O evento é o resultado de um projeto pedagógico que foi desenvolvido junto às escolas para celebrar os 191 anos de história da nossa Curaçá. ..

Encontro promove intercâmbio entre comunidades tradicionais do Território Velho Chico

Comunidades de fundo de pasto, indígenas e quilombolas do território Velho Chico trocaram experiências sobre as ações implantadas pelo projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva.

Durante os dias 19 e 20 de julho, o auditório do Hotel Serra do Rio, em Ibotirama, foi palco do 1º Encontro de Integração e Avaliação...

Em ação conjunta com outros estados, Bahia decreta emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1

O Governo da Bahia publicou, no Diário Oficial neste sábado (22), o decreto de estado de emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1, que tem afetado aves silvestres migratórias e de subsistência em alguns estados do Brasil. O anúncio foi resultado de um acordo nacional entre o Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) e os 27 governadores de Estado, com o intuito de controlar a transmissão sanitária que ocorre no país.

Segundo análises divulgadas pelo Ministério da Saúde, o vírus não infecta humanos com facilidade e, em ocorrências registradas em outros países, a transmissão de pessoa para pessoa não foi sustentada. Para haver contaminação é necessário um contato muito próximo entre o animal e o ser humano. Por isso, as autoridades alertam que a população não deve manipular aves encontradas mortas ou debilitadas...

Com o intuito de combater trabalho análogo à escravidão, Governo da Bahia lança Rede da Agenda do Trabalho Decente

Na manhã desta sexta-feira, 21 de julho, o Governo do Estado deu um mais um passo na luta pelo trabalho digno com o lançamento da Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD).

A iniciativa pretende difundir nos 27 territórios de identidade da Bahia, estratégias de enfrentamento de violações aos direitos dos trabalhadores. O evento de lançamento ocorreu na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, além de outras autoridades, sindicalistas e representantes da sociedade civil...

Livro 'Maltas de Saia - Histórias das Mestras de Capoeira da Bahia' será lançado na quinta (27)

O lançamento do livro 'Maltas de Saia - Histórias das Mestras de Capoeira da Bahia', na próxima quinta-feira (27) integra a celebração do Dia Nacional de Tereza de Benguela e do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorados no dia 25 deste mês como marcos da luta e da resistência da mulher negra contra o racismo, o sexismo, a discriminação racial, social e de gênero. O evento, que está previsto para às 15 horas, acontecerá na Casa Vale do Dendê, no Pelourinho, onde os exemplares da primeira e única obra que reúne biografias das mestras da capoeira da Bahia estarão disponíveis para aquisição com valor promocional. 

O projeto, que abrange um catálogo com fotografias, texto biográfico e relatos das mestras de capoeira, é um meio de fomento à proteção, preservação e difusão da memória histórica e de promoção do trabalho dessas mulheres e seus legados culturais. As biografias, apresentadas em ordem alfabética, destacam as vivências e intersecções entre as mestras e revelam a importância política, social e cultural da presença da mulher na capoeira..

Deputado Zó participa de lançamento do programa Caprinos e Ovinos da Bahia em Juazeiro 

O deputado estadual Zó participou do lançamento do programa "Cordeiros e Cabritos da Bahia", nesta quinta-feira, 20, em Juazeiro, na sede do SETAF, que contou com a presença de associações, cooperativas e outras entidades da cadeia produtiva da caprinovinocultura. A ação está sob o coordenação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através do programa Prosemiárido.

O Governo da Bahia está investindo R$30 milhões para promover o desenvolvimento sustentável de produtores e produtoras da Agricultura Familiar. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e de diversos parceiros envolvidos no desenvolvimento da caprinovinocultura, incluindo agentes financeiros, como Banco do Nordeste, e Sebrae. ..

Bahia perde mais de 50 mil beneficiários do Bolsa Família e lidera redução em 2023. Juazeiro tem 38 mil beneficiários

Segundo informações do site parceiro Bahia Notícias o Estado da Bahia foi o estado com a maior redução de beneficiários do Bolsa Família entre dezembro de 2022 e julho deste ano, tendo uma queda de 50.712 nos usuários do programa do governo federal.

No dia 31 de dezembro do ano passado, o estado contava com 2,6 milhões de beneficiários, enquanto em julho de 2023 esse número caiu para 2,56 milhões. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento Social...

Governo da Bahia lança Agenda de Igualdade Racial com presença da ministra Anielle Franco

Ações para o desenvolvimento do empreendedorismo negro, da cultura afro e indígena baiana e para a educação que integram a Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial foram anunciadas nesta quarta-feira (19), pelo Governo da Bahia, no Teatro Jorge Amado, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e outros secretários de estado apresentaram as iniciativas, que vão desde a capacitação de agentes de segurança e de trânsito até uma educação antirracista nas escolas. A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco foi uma das convidadas da noite e participou dos atos de assinatura da agenda.

"Apresentamos à sociedade hoje a nossa preocupação com uma política para os povos tradicionais, de terreiro, povos originários, através de um conjunto de programas e estratégias políticas do estado da Bahia, que inclui segurança pública, geração de renda e educação, a partir da parceria entre os governos federal, estadual e municipais", afirmou o governador...

Mapa da Violência no Brasil: Juazeiro é a 10ª e Petrolina não aparece entre as 50

Os dados do Anuário sobre violência no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com indicações das taxas de mortes violentas intencionais, colocou a Bahia numa posição bastante preocupante, com oito municípios, incluindo a capital, entre os doze com maiores índices por mortes violentas no Brasil.

Jequié lidera o ranking nacional, com 88,8% de mortes violentas, seguida por Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari, que completam as quatro primeiras na pesquisa nacional...

PT Bahia encerra Encontros Territoriais em Salvador neste sábado

Após promover encontros em todos os Territórios de Identidade do estado para fortalecer, organizar e preparar o partido para as eleições de 2024, o Partido dos Trabalhadores da Bahia realiza a última mobilização em Salvador. O encontro na capital baiana será realizado neste sábado, 22, às 8h30, no Sindprev, 4, no bairro de Nazaré, e contará com a presença de dirigentes, parlamentares e da militância.

Nos encontros, marcados por uma grande participação de membros da legenda, de deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, da militância e de secretários de Governo do Estado, foi possível mapear a quantidade de possíveis pré-candidaturas a prefeitos em diversas cidades baianas, informou o presidente do PT, Éden Valadares...

Governo do Estado da Bahia busca recursos para novo projeto de resiliência climática no Semiárido

O Governo do Estado busca cada vez mais recursos estratégicos para o crescimento da agricultura familiar da Bahia.

Nesta terça-feira (18), foi lançado o Edital de Seleção Pública de propostas no âmbito da iniciativa Sertão Vivo - Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está preparada para participar.  ..

Bahia tem 11 das 20 cidades com maiores taxas de homicídio. Juazeiro na lista

Onze das 20 cidades mais violentas do Brasil estão no estado da Bahia. O levantamento é do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Juazeiro é citada como entre as que estão com maiores taxas de homicidios. De acordo com os dados Juazeiro está em décimo lugar com  68,3 homicídios por 100 mil habitantes.

Confira lista...

Bahia completa um ano e meio com redução de mortes violentas, dia assessoria

A Bahia completou um ano e meio com redução das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte). O índice teve queda de 5,9% em 2022, na comparação com 2021, e diminuiu também no primeiro semestre de 2023, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em números absolutos, a polícia contabilizou 5.167 casos no ano de 2022, contra 5.594 em 2021. A redução de 5,9% colocou a Bahia entre os 10 estados brasileiros que mais diminuíram as mortes violentas...

Bahia: Mulher é amarrada, estuprada e espancada; cinco suspeitos são procurados

Uma jovem de 23 anos foi amarrada, estuprada e espancada na zona rural da cidade de Planaltino, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, cinco suspeitos são procurados. Um deles é filho de um vereador do município, que não teve o nome divulgado.

De acordo com a polícia, o crime divulgado na quarta-feira (19), aconteceu no sábado (14), em uma área de mata, nos fundos da casa onde a vítima mora, no povoado do Campinho. Depois de agredida, a jovem conseguiu fugir e denunciou o caso para a família...

Total de 326 presos pelo Reconhecimento Facial e queda de mortes violentas são destaques no primeiro semestre de 2023 na Bahia

Trezentos e vinte e seis foragidos da Justiça alcançados pelo Reconhecimento Facial e a diminuição de 4,5% das mortes violentas foram alguns dos números apresentados pela Secretaria da Segurança Pública na manhã desta quarta-feira (19), durante a coletiva de balanço do primeiro semestre de 2023.

Participaram da apresentação o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira; o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho; a delegada-geral adjunta, Elaine Nogueira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini; e a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, perita criminal Ana Cecília Bandeira...

AMOR, FONTE TRANSFORMADORA DO DESTINO: CORREGEDORIA GERAL DO TJBA REALIZA PRIMEIRO CASAMENTO HOMOAFETIVO EM UM COMPLEXO PENAL DA BAHIA

Foi ao som da música "Soube que me amava", da cantora Aline Barros, que Flávia Nunes e Daniel Nunes  tornaram-se marido e mulher. Ao lado deles, outros sete casais do Conjunto  Penal de Itabuna aceitaram, com ênfase e alegria, o compromisso de unirem-se e oficializarem o amor. Neuma Cristina e Juliete Reis estavam entre os recém-casados.   

Elas são o primeiro casal homoafetivo oficializados, no âmbito do Projeto da Corregedoria, em um estabelecimento penal na Bahia. "Estou muito emocionada, é um momento único. Me sinto uma mulher amada e feliz", compartilhou Juliete, que não conseguia segurar as batidas fortes do coração e o suor, tamanho o nervosismo. Compartilhando da mesma alegria que a esposa, Neuma disse que a oportunidade lhe proporcionou esperança de dias melhores.   ..

Forças de segurança apreenderam 36 fuzis no primeiro semestre de 2023 na Bahia, aponta balanço da SSP

No primeiro semestre de 2023 ações das forças de segurança apreenderam 36 fuzis no estado da Bahia. O número é maior que o encontrado em todo o ano de 2022, quando 22 armas desse tipo foram localizadas.

O número foi apresentado durante balanço semestral da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no Centro de Operações e Inteligência, na manhã desta quarta-feira (19)...