Foram encontrados 1882 registros para a palavra: água

Quatro cidades têm racionamento de água na BA e 8 iniciarão em fevereiro

Uma das cidades já em racionamento é Vitória da Conquista (Foto: Imagem/TV Sudoeste)

Por conta da estiagem que atinge algumas regiões da Bahia, a Embasa informou nesta quinta-feira (16) que quatro municípios já estão com abastecimento de água em regime de racionamento, e que outros oito passarão a racionar água até o final deste mês. Ainda de acordo com a Embasa, outras seis cidades estão com a possibilidade de racionamento ainda em análise...

Curaçá: Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior realiza parceria com o Programa Água Doce

No dia (15), a equipe da Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior recebeu no gabinete executivo membros da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). Na oportunidade, foi feita uma parceria com o governo municipal para a implantação do Programa Água Doce do Governo Federal (PAD), que tem como objetivo garantir o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo a implantação de sistemas de dessalinização ambiental sustentável em poços artesianos com grande teor de sal, para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades do semiárido.

Para o Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanderley Menezes, essa parceria irá contribuir sustentavelmente, para que famílias rurais tenham acesso a água doce para o próprio consumo. "Além da dessalinização, o projeto possibilita uma política permanente de acesso à água de boa de qualidade, isso sem falar que além das famílias o meio ambiente também será beneficiado". Destacou...

Ação que facilita acesso a água é realizada pela Codevasf em comunidades rurais do Norte baiano

Cerca de meio milhão de reais já estão assegurados, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para investir este ano em ações que contribuem para o acúmulo de água de chuvas na zona rural de onze municípios do Norte baiano cuja população convive com os efeitos da estiagem prolongada.

Serão R$ 579 mil aplicados na execução de obras e serviços de engenharia civil para construção, limpeza ou desassoreamento de 40 aguadas. Em alguns municípios, como Mirangaba e Ourolândia, os trabalhos já começaram. Também vão receber a ação comunidades rurais de Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Curaçá, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Glória e Chorrochó.

"Agora é só esperar a chuva", comemora o produtor familiar Adelício Gomes da Cunha, da fazenda Riacho Branco, em Mirangaba, onde uma aguada já foi concluída. Ele mantém, junto com três filhos, um pequeno rebanho de bovinos e planta mandioca, feijão, milho e capim para forragem.



Os recursos federais investidos na ação são do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares; os trabalhos ficam a cargo da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. 
A ação tem como objetivo melhorar a condição dos reservatórios já existentes e a construção de novos para acumulação de água da chuva - que pode ser utilizada por um período de até um ano, dependendo do índice pluviométrico anual da região. 

As aguadas já existentes e as previstas para construção possuem um volume de acumulação que varia entre 7 e 21 metros cúbicos de água. O líquido acumulado é usado na dessedentação animal e em pequenos cultivos, como de hortifrutigranjeiros ou de forragem para sobrevivência de pequenos rebanhos.

No interior dos municípios de Campo Formoso, Curaçá, Glória, Juazeiro, Pilão Arcado e Remanso, a iniciativa vai beneficiar cerca de 20 agricultores familiares em cada um, totalizando algo em torno de 120 famílias. 
Em Sento Sé, serão 40 famílias com acesso à água facilitado. Já em Ourolândia, a previsão é de que as aguadas atendam 50 famílias. Nas localidades rurais dos municípios de Chorrochó e Mirangaba, cerca de 60 famílias, em cada um, deverão ser beneficiadas. O maior número de beneficiários está concentrado no município de Campo Alegre de Lourdes: 70 famílias. O prazo para conclusão dos trabalhos em todas as localidades previstas é de dez meses. ..

SESP trabalha na limpeza das galerias de águas pluviais nos calçadões de Juazeiro

Trabalhando de forma preventiva e com alcance em vários pontos do município, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), iniciou nesta quarta-feira (15) a limpeza e manutenção das galerias de águas pluviais dos calçadões Benjamim Constant, Travessa Josino Ribeiro, Conselheiro Saraiva, Travessa Ribeiro e Praça Barão do Rio Branco.

Os serviços consistem na retirada de entulhos, lixo, vegetais e outros dejetos que obstruem a rede de drenagem. "A secretaria tem mantido um intenso trabalho de manutenção na rede de drenagem. Todo este trabalho busca garantir o escoamento das águas pluviais e reduzir as possibilidades de pontos de alagamentos que causam transtorno para quem trafega pelas ruas de Juazeiro em épocas de chuvas", explicou o gerente de manutenção e máquinas, Josevaldo Gomes dos Santos...

SAAE: Adutora que rompeu na manhã de hoje já foi substituída e fornecimento de água está normalizado

O SAAE comunica que o fornecimento de água para os bairros Piranga, Santo Antonio, Country Clube,  Vila da Penha, Maringá, Jardins Flórida e Vitória, Alto da Maravilha e adjacências já foi normalizado.

O fornecimento tinha sido interrompido na manhã desta quarta-feira (15), quando a adutora de 150 milímetros que abastece essas localidades, localizada na Avenida Raul Alves, proximidades da Maternidade Municipal, rompeu devido à alta pressão da água na tubulação...

REDE DE DISTRIBUIÇÃO SE ROMPE E DEIXA PIRANGA E BAIRROS ADJACENTES SEM ÁGUA

O bairro de Piranga e bairros adjacentes amanheceram sem o fornecimento de água nesta quarta-feira (15) em razão da rede de distribuição que se rompeu na Avenida Raul Alves, bairro Santo Antônio. Em frente à Maternidade Municipal.

A reportagem do Blog Geraldo José registrou milhares de metros cúbicos de água se espalhandoo por toda avenida e ruas transversais, interferindo, inclusive, no trânsito que ficou lento por conta do grande volume do precioso líquido...

MORADOR RECLAMA DA ÁGUA OFERTADA EM ITAMOTINGA

Um morador que pediu para não ser identificado, por temer represálias, enviou email ao blog Geraldo José com uma série de apelos à gestão do governo Paulo Bomfim. Confira: "Não é o primeiro apelo, nem o segundo, muito menos o último, mas o SAAE continua a afirmar que a comunidade de Itamotinga consome água tratada. Já existem vários manifestos nas redes sociais sobre esse descaso. Essa Água é tratada?  (Veja a imagem) Aproveitando a oportunidade quero destrinchar outros pontos fracos da gestão. Vou começar apelando pela falta d'água todos os dias. Até quando vai ser assim? O segundo apelo é sobre o boleto de pagamento que vem cobrando a taxa de esgoto o mesmo valor da taxa do consumo d'água, nunca vi isso em cidade nenhuma! É um absurdo!! O terceiro apelo é uma sugestão, desejo que a diretoria do SAAE fosse tão eficaz nas nossas demandas como é na hora de desmentir (as verdades) as denúncias dos seus consumidores". ..

Espaço do Leitor: Morador reclama de falta de água no Parque Residencial

O morador José Batista procurou a redação do Blog Geraldo José nesta terça-feira (07) para informar que os moradores do bairro Parque Residencial estão sem água deste a noite desta segunda-feira (06). Confira a seguir o relato do leitor na íntegra:

Caro amigo Geraldo, nós moradores do PARQUE RESIDENCIAL,  estamos sem o precioso líquido. Mas nossas torneiras desde ontem entre sete e oito horas que faltou água e até esse momento estamos buscando  ajuda nas residências que possuem reservatório, e isso de faltar já virou rotina, todos os dia durante o dia falta e só  retorna à noite depois das vinte horas.
Esperamos que o SAAE tenha alguma explicação.
..

SAAE suspende interrupção no fornecimento de água na região da Pedra do Lorde

Por motivos técnicos e operacionais a direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental comunica aos moradores dos bairros Pedra do Lorde, Quidé, Quidezinho, Expedito Nascimento, Palmares I e II, além dos condomínios Colina do Rio, Country Clube, Assunção de Maria e Terra dos Sonhos, que a parada no sistema programada para essa quarta-feira, 08 de fevereiro, foi temporariamente suspensa até que sejam feitos os ajustes necessários para que a nova adutora entre em pleno funcionamento.

Pedimos desculpas pelos transtornos e, tão logo os reparos sejam concluídos, comunicaremos a nova data de paralisação. ..

Vai faltar água em alguns bairros da cidade para o SAAE efetuar entroncamento de rede da Pedra do Lord

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, comunica aos moradores da Pedra do Lorde, Quidé, Quidezinho, Expedito Nascimento, Palmares I e II, além dos condomínios Colina do Rio, Country Clube, Assunção de Maria e Terra dos Sonhos que o abastecimento de água será interrompido em toda aquela área, nessa quarta feira, 08 de fevereiro das 8h às 16h, para que as equipes realizem a limpeza da caixa d'água da Pedra do Lorde e façam o entroncamento de uma nova adutora  para aquele reservatório. O serviço, segundo o engenheiro José Oliveira, vai eliminar as manobras que eram feitas naquela região e melhorar consideravelmente o abastecimento de água nos referidos bairros que passam a contar com duas adutoras. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto o abastecimento voltará à normalidade. ..

Sistemas de abastecimento ampliam oferta de água em Licínio de Almeida

O carro-pipa e outras formas alternativas de levar água potável até as casas vão ficar no passado dos moradores de Licínio de Almeida, cidade do sudeste baiano. Neste sábado (4), dois sistemas de abastecimento de água foram inaugurados no município pelo governador Rui Costa. As obras fazem o atendimento dos sistemas se aproximar da totalidade da população. Na visita do governador, uma Unidade de Saúde da Família também foi inaugurada e assinada ordem de serviço para reforma do estádio municipal.

O sistema que abastecia a sede de Licínio de Almeida foi ampliado, passando a atender o distrito de Tauape. A população beneficiada saltou de pouco mais de quatro mil pessoas para cerca de 11,5 mil. "Não adianta ter estrutura de saúde se as pessoas consomem água sem qualidade. Então, levar água tratada para as pessoas é o mesmo que levar saúde para a população. Por isso que nos esforçamos para fazer essas entregas. Minha meta é levar água tratada a todos os distritos e localidades do estado.", afirmou Rui depois de conferir as obras.

Moradora de Tauape, Estelita Soares hoje tem mais facilidade no acesso à água tratada, que chega em sua casa pelo menos três vezes durante a semana, e comemora não depender mais de carro-pipa nos períodos de seca. "Antes, a água que chegava para a gente não era muito boa, não tinha tratamento, mas agora melhorou muito e não falta mais". ..

Rui assume desafio de superar meta de abastecimento de água

A ampliação do abastecimento de água na Bahia é o destaque do Digaí, Governador! desta semana. No programa, Rui desafia a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), a superar a meta de entrega de sistemas de abastecimento em 2017.

"Desde 2012, o Nordeste passa por uma grave crise hídrica. E agora a seca volta com toda força, mas nós vamos continuar nosso investimento em abastecimento de água. [...] Eu fiz um grande desafio à Cerb: que ela consiga bater em 2017 a meta histórica de instalação de 800 sistemas simplificados de abastecimento de água", afirma o governador. ..

Ministro Helder Barbalho garante chegada da água do 'Velho Chico' à Paraíba na primeira semana de março

A terceira estação de bombeamento (EBV-3) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Floresta (PE), entrou em operação nesta segunda-feira (30), após acionamento feito pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. A estrutura vai impulsionar a água do Velho Chico por mais 60,9 quilômetros rumo à Paraíba e Pernambuco.   Durante o evento, o ministro reafirmou o compromisso do Governo Federal para cumprir prazos e antecipar o cronograma de entrega das águas do Projeto, além de garantir que o estado da Paraíba já receberá a água do 'Velho Chico' na primeira semana de março, em Monteiro (PB).

"Nós estamos conseguindo antecipar prazos, o que na história deste país é algo totalmente destoante. O Brasil se acostumou a não cumprir com o planejado e esta obra é um exemplo disso: já teve previsões de entrega em diversas datas, em diferentes anos. Nós estamos conseguindo marcar dia e honrar os compromissos", afirmou o ministro Helder Barbalho, ao destacar a orientação do presidente Michel Temer de olhar com prioridade para o Nordeste, especialmente para as regiões mais afetadas por períodos de seca.  Em seu discurso, inclusive, o presidente assegurou a inauguração, ainda em 2017, do Eixo Norte - que levará água para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, parte da Paraíba e de Pernambuco...

Temer inaugura obra que levará água para 30 mil pernambucanos

O presidente Michel Temer afirmou, nesta segunda-feira (30), que o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco será inaugurado ainda em 2017. Em Floresta (PE), Temer assinou duas Ordens de Serviço no valor de R$ 40,4 milhões para o início do Projeto do Ramal do Agreste - obra que receberá as águas do São Francisco e será utilizada para aumentar o abastecimento de 72 cidades pernambucanas.

O presidente também inaugurou a terceira estação de bombeamento (EBV-3) que faz parte do Eixo Leste do projeto. “O Eixo Norte, ainda neste ano, nós vamos inaugurá-lo. Fora tantas obras complementares que visam a trazer água para a região do Nordeste”, afirmou o presidente...

Formosa do Rio Preto recebe novos sistemas de abastecimento de água

Quatro novos sistemas de abastecimento de água foram inaugurados, sábado (21), pelo governado Rui Costa no município de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, já na divisa com o estado do Piauí. Rui também entregou um trecho recuperado de 78 quilômetros da BA-255, ligando a BR-135 ao distrito de Coaceral, que se destaca na economia do Norte-Nordeste pela produção de soja. Participaram das entregas o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, e os secretários de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Rui Costa disse que água é prioridade absoluta na sua administração. "O governador Jaques Wagner criou o programa Água para Todos e fez o maior investimento em água na história da Bahia. E nós queremos bater este recorde, porque água significa vida e saúde. Agora nós queremos que a Embasa faça a ampliação para que todas as casas do município recebam água tratada". Os quatro sistemas de abastecimento inaugurados beneficiam as comunidades de Arroz de Baixo e de Cima, Lagoinha, Morro Pelado, Vazante e Araçás, atendendo milhares de baianos, e receberam investimentos de R$ 2,5 milhões...

Investimento de R$ 7 milhões da Codevasf garante água a 2,9 mil famílias no semiárido baiano

Quase três mil famílias rurais que vivem e produzem em áreas do Norte baiano castigadas pela estiagem prolongada estão tendo acesso a água graças a um investimento de R$ 7 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. Do total de 290 poços tubulares e cristalinos que haviam sido previstos para serem instalados na região, 123 foram concluídos até o final de 2016 e 167 serão implantados este ano. Cada poço possui um reservatório individual com capacidade para 10 mil litros, e cada reservatório é dotado de três torneiras e um bebedouro para animais.

As estruturas vão atender, no total, a 24 municípios do Norte baiano, região do Submédio São Francisco. Os recursos que viabilizam a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares, e também do Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. "A importância de um poço é grande porque quando você não tem água praticamente de jeito nenhum, fica dependente de carros-pipa. A água quando chega talvez seja a maior riqueza que pode acontecer na vida do homem da Caatinga, do Semiárido", afirma José Carlos Santana Silva, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA), no município de Curaçá. "Com o poço, a gente passou a ter mais disponibilidade de água. Antes a gente tinha que comprar em carro-pipa ou então aguardar as chuvas, e se perdia muito tempo no deslocamento com animais pegando a água – até mesmo no lombo da gente. Agora a água está mais próxima, então eu digo a você que a água aqui é tudo", acrescenta Silva.

Alguns dos poços revelam alta capacidade de fornecimento de água – caso daquele instalado na região do Talhadinho, município de Glória, que revelou potencial de vazão estimada em 40 mil litros. "Esta ação é um marco, pois pela primeira vez executamos serviços de perfuração e instalação de poços em região de sedimento, cujos custos são elevados", observa o técnico da Codevasf Antônio Virgolino, que acompanhou as obras. "Os resultados, porém, são bem mais favoráveis do os da região de cristalino, onde frequentemente há poços secos, com pouca água ou com água salobra", explica. A ação em Glória contou com a parceria da prefeitura municipal, que disponibilizou máquinas motoniveladoras, retroescavedeira, trator de esteira e equipamentos que facilitaram o acesso ao local da perfuração, no qual o terreno é arenoso e de difícil mobilidade, segundo informou o técnico da Codevasf.

As comunidades rurais beneficiadas com a ação estão situadas nos municípios de Glória, Jaguarari, Morro do Chapéu, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Juazeiro, Curaçá, Uauá, Miguel Calmon, Campo Formoso, Mirangaba, Jacobina, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Abaré, Chorrochó, Jeremoabo, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Umburana, Sento-Sé e Várzea Nova. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, ressaltou a importância da ação. "Essa é uma das nossas principais missões: levar água para quem precisa, independente do lugar ou da dificuldade para alcançar esse precioso líquido", reforça.

Sedimentares e Cristalinos

Os poços perfurados e instalados pela Codevasf no semiárido são uma tecnologia de convivência com a seca que se divide em dois tipos: poços sedimentares e cristalinos. Os sedimentares são perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 100 a 200 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

O poço tubular em áreas cristalinas é perfurado e instalado em regiões de subsolo rochoso, entre 50 a 80 metros de profundidade, e a água é captada das fendas nas rochas, onde se acumula água. O volume é menor, e a captação é feita por catavento ou por bomba submersa. A perfuração e instalação de poços oferecem alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. ..

Casa Nova: “Abastecimento de água, um problema a menos”

“O SAAE não fugiu à realidade dos outros órgãos da prefeitura. Assumi com material para tratamento de água para apenas um dia, débitos com fornecedores, servidores cedidos à outras instituições, abastecimento precário e instalações já insuficientes para atender à cidade” – constata Dagmar Nogueira que assumiu o serviço de abastecimento de água e esgoto de Casa Nova.

Seguindo determinação do prefeito Wilker Torres, Dagmar centrou seus esforços no atendimento à população: “Vi de perto torneiras sem água e é justo que o consumidor não pague. Pagar o que? Por água que não chega nas torneiras? ”..

Boa parte de Petrolina ficou sem água ontem, saiba a razão:

A falta de água em vários bairros de Petrolina na tarde de ontem (17) foi justificada pela Compesa devido a um acidente ocorrido em uma das principais redes de distribuição de água do município que afetou o abastecimento em 40% da cidade.

De acordo com a empresa, durante a realização de um serviço particular para fazer um aterramento na calçada de um imóvel localizado na Avenida da Integração, no bairro Areia Branca, uma tubulação de 400 mm da rede foi perfurada por uma haste. Para consertar o vazamento, de grande porte, a Compesa precisou suspender o fornecimento de água para 43 localidades de Petrolina...

São Francisco: ministro Helder vistoria avanço das águas no Eixo Leste

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, começou ontem (17) a vistoriar o percurso da água do Velho Chico pelas primeiras estruturas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que já avançou 19,7 quilômetros pelos canais. O objetivo é inspecionar a conclusão das obras em todo o trecho, desde o reservatório de Itaparica, em Floresta (PE) - onde é feita a captação-, até a adutora Monteiro (PB) - estrutura final do Eixo. Deste último ponto, a água seguirá pelo rio Paraíba e deverá atender as cidades de Monteiro e Campina Grande ainda neste primeiro trimestre.

A comitiva do Ministério da Integração Nacional fiscaliza o funcionamento da captação do reservatório de Itaparica, o caminho percorrido pela água até chegar à primeira Estação de Bombeamento do eixo (EBV-1) e sua passagem pelo Aqueduto da BR 316 e pelo Reservatório de Areias - estruturas que estão no trajeto até a segunda Estação de Bombeamento (EBV-2), em Floresta (PE). As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais elevado. Ao todo, o Eixo Leste possui seis estações distribuídas nos 217 quilômetros de comprimento. Essas estruturas elevarão a água do rio em mais de 300 metros acima do nível do São Francisco...

Compesa localiza furtos de água no sertão pernambucano

Fiscalizações serão intensificadas para reduzir perdas do sistema e promover melhorias no abastecimento das cidades de Afrânio e Dormentes

A Compesa iniciou uma série de ações de fiscalização para combater o furto de água ao longo da Adutora Maria Tereza Coelho, que atende localidades de Petrolina e os municípios de Afrânio e Dormentes, no Sertão do São Francisco. A companhia irá vistoriar um ramal da adutora, por semana - de um total de 75 ramais - para evitar quedas na vazão do sistema e prejuízos no abastecimento de água para a população. Após receber muitas denúncias, reclamações de falta de água e identificar visualmente áreas irrigadas - numa região de 'sequeiro' no sertão árido - a companhia realizou a primeira operação, ontem (12), em um dos ramais que atende os distritos de Sítio Serrinha, Lagoa do Pau Ferro e Curral Queimado, na zona rural de Petrolina...