Foram encontrados 466 registros para a palavra: jornal

Projetos no Senado propõem punição rigorosa para agressões a jornalistas

O Senado tem vários projetos em tramitação que buscam coibir agressões a profissionais da imprensa. O tema voltou à tona após o incidente com a jornalista Vera Magalhães na noite de terça-feira (13). Os projetos criam agravantes ou novas penas para atos violentos que tentem intimidar ou impedir o trabalho da imprensa.

Vera Magalhães acompanhava debate entre candidatos ao governo de São Paulo quando foi abordada agressivamente pelo deputado estadual Douglas Garcia, integrante da comitiva do candidato e ex-ministro Tarcísio Gomes. Ao final do debate, Douglas se aproximou da jornalista gravando um vídeo com o celular, perguntou se ela teria recebido dinheiro para falar mal do presidente Jair Bolsonaro e chamou-a de “vergonha para o jornalismo”...

'Lamentável', diz Eduardo Bolsonaro sobre deputado que atacou jornalista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP), candidato à reeleição, criticou nesta quarta-feira (14/9) o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos), que intimidou a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, durante o debate realizado pelo portal UOL com os candidatos ao governo de São Paulo na noite dessa terça-feira (13/9).

"O que ocorreu ontem após o debate dos candidatos ao Governo de SP é lamentável por muitos motivos. Em primeiro lugar, não há justificativa para provocar uma jornalista e tentar constrangê-la gratuitamente no seu local de trabalho, sem que ela tenha dado qualquer motivo para isso", publicou o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), que também atacou Vera no mês passado...

Debate Eleições 2022: "Não tenho medo de homem que ameaça e intimida mulher", escreve jornalista Vera Magalhães, após sofrer agressões

A jornalista Vera Magalhães foi hostilizada pelo deputado estadual paulista Douglas Garcia (Republicanos), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o debate para o governo de São Paulo na noite desta terça-feira, 13. Usando um celular para gravar o ato, o parlamentar foi até ela e reiterou os ataques feitos pelo chefe do Executivo há duas semanas a chamando de "vergonha para o jornalismo brasileiro", em seguida, reproduziu uma falsa notícia sobre a remuneração anual dela na TV Cultura.

"Não tenho medo de homem que ameaça e intimida mulher", escreveu Vera Magalhães, no Twitter. Ela afirmou que precisou sair escoltada por seguranças do Memorial da América Latina - local onde aconteceu o debate - e adicionou que irá registrar um boletim de ocorrência pela ameaça sofrida. "Um país que condescendendo com esse tipo de ameaça à imprensa não é uma democracia plena. Basta!", adicionou a jornalista...

Briga entre apoiadores de Bolsonaro e de Lula, deixa um morto após discussão política, diz polícia

Um apoiador do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) foi preso na quinta-feira (8) pela morte de um colega que defende o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Confresa (MT). Benedito Cardoso dos Santos, de 44 anos, e o suspeito, Rafael Silva de Oliveira, de 24 anos, estavam discutindo por várias horas por causa de política, até que a vítima foi atingida com facadas no rosto.

A Justiça diz na decisão que converteu a prisão de Rafael para preventiva que o crime foi cometido por ódio político...

Candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes diz a jornalista: 'Você é quase negra na pele, mas é inteligente'

O candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), fez um comentário de teor racista para a jornalista Katya Dangeles durante uma sabatina na TV Meio Norte nesta quarta-feira (31). Mendes, que é apoiado pelo ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, afirmou que a profissional "era quase negra, na pele", mas que "é uma pessoa inteligente", após ter sido questionado sobre feminicídio e minorias.

Em nota, a assessoria do candidato afirmou que Sílvio Mendes nutre admiração pela profissional e que, após a sabatina, entrou em contato e pediu desculpas, reconhecendo o erro. Leia a íntegra do texto ao final da reportagem. A jornalista disse preferir não se pronunciar sobre o ocorrido...

Estudantes de escola municipal de Juazeiro participam de aula prática sobre gêneros jornalísticos

Alunos do 4° ano da Escola Municipal Professora Maria José Lima da Rocha, localizada no bairro João Paulo II, participaram de uma atividade baseada na produção de conteúdo a partir do uso dos gêneros jornalísticos. A iniciativa faz parte do projeto "A Tarde Educação", oferecido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que incentiva o acesso à informação de forma educativa e dinâmica, trazendo a linguagem jornalística para a sala de aula, através do jornal e promovendo, entre outras coisas, o desenvolvimento da criticidade, do exercício da cidadania e do gosto pela leitura.

O objetivo é possibilitar que os alunos da rede pública de ensino tenham acesso à informação de forma acessível e segura, consumindo conteúdo confiável e de qualidade, para se tornarem multiplicadores de conhecimento. Na ocasião, foi apresentado os gêneros jornalísticos, responsáveis por informar, entreter e apresentar uma interpretação de credibilidade sobre determinada informação, posteriormente, foi solicitado que os estudantes produzissem um texto opinativo a partir da leitura de uma reportagem ou notícia acessadas exclusivamente, no Jornal A Tarde...

Simone Tebet no Jornal Nacional: 'A polarização ideológica leva Brasil ao abismo'

A candidata Simone Tebet é quarta e última na série de entrevistas com  presidenciáveis no Jornal Nacional, da Rede Globo. A sabatina, feita pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, dura 40 minutos e aborda temas diversos.

Fisioligismo e corrupção no MDB-Mais que meia dúzia de seus políticos e caciques. A maioria é de homens éticos e espirito público. Essa é minha trajétoria...

TSE: Curso para jornalistas aborda práticas de combate à desinformação

No quarto dia do curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral” nesta sexta-feira (26), dois especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) falaram sobre as iniciativas de combate à desinformação, adotadas pela Justiça Eleitoral (JE) e parceiros; ações judiciais eleitorais; e mudanças na legislação com impacto no registro de candidaturas.

Com duração de 15 horas e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), o curso tem como meta preparar jornalistas e especialistas da área para propagar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral. A capacitação é realizada em formato de Ensino a Distância (EaD) e vai até segunda-feira (29)...

Ex juiz-Sergio Moro se 'oferece' para sabatinar Lula no Jornal Nacional: "Tenho experiência"

O candidato ao Senado pelo Paraná Sergio Moro (União Brasil) provocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a equipe da TV Globo com uma postagem no Twitter nesta quinta-feira (25).

O ex-juiz disse esperar que o petista seja "perguntado com firmeza" sobre temas como "mensalão, petrolão, triplex e Atibaia" na sabatina do Jornal Nacional marcada para esta quinta. Moro ainda disse que, caso necessário, se voluntaria para fazer as perguntas: "Tenho experiência". ..

Lula no Jornal Nacional: candidato será o sabatinado desta quinta-feira

O candidato à Presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, será o entrevistado desta quinta-feira (25/8) no Jornal Nacional, na TV Globo. O petista é o terceiro a participar da sabatina, que começa às 20h30 e terá 40 minutos de duração. Os entrevistadores serão os âncoras do telejornal, William Bonner e Renata Vasconcellos.

As sabatinas no Jornal Nacional começaram nesta segunda-feira (22/8), com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na terça-feira foi a vez de Ciro Gomes (PDT). Amanhã, a entrevistada será Simone Tebet (MDB). A ordem dos candidatos foi definida por sorteio realizado em 1º de agosto com a participação de representantes dos partidos..

Curso para jornalistas trata de gastos de campanha e segurança do sistema eletrônico

O terceiro dia do curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral” contou com dois módulos conduzidos por especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que falaram sobre arrecadação, gastos de campanha e prestação de contas e também sobre a segurança do sistema Eletrônico de votação.

Com duração de 15 horas e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), o curso tem como meta preparar jornalistas e especialistas da área para propagar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral...

Curso para jornalistas aborda inovações nas normas das Eleições 2022

No segundo dia do curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), especialistas falaram nesta terça-feira (23) sobre as principais novidades da legislação eleitoral referentes às regras das Eleições 2022 e como ocorre a tramitação dos processos no TSE. 

Com duração de 15 horas, o curso ocorre em formato de Ensino a Distância (EaD) e prossegue até segunda-feira (29). O jornalista Ney Vital, colaborador da REDEGN é um dos participantes...

Ciro Gomes no Jornal Nacional: candidato participa nesta terça (23) de sabatina

O ex-ministro Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo PDT, é o entrevistado desta terça-feira (23/08), no Jornal Nacional. A sabatina do presidenciável está marcada para às 20h30, pelo horário de Brasília. O pedetista é o segundo entrevistado pelo telejornal nessa série de sabatinas com os postulantes ao Palácio do Planalto no pleito deste ano.

A entrevista será conduzida pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos e terá duração de 40 minutos. No minuto final, o candidato ficará livre para passar sua mensagem aos eleitores. ..

Colaborador da REDEGN participa do Curso para Jornalistas promovido pelo TSE: Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral

O jornalista Ney Vital, colaborador da REDEGN, participa do curso promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE). 

Na manhã desta segunda-feira (22), três módulos apresentados por especialistas abriram o curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), e que tem como público-alvo jornalistas e profissionais da imprensa que acompanham os trabalhos relacionados ao pleito de outubro...

Jair Bolsonaro chegou aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para participar da sabatina no Jornal Nacional

O presidente Jair Bolsonaro chegou aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, às 19h10 desta segunda-feira (22/8), para participar da sabatina no Jornal Nacional. A entrevista está marcada para começar às 20h30 e deve durar 40 minutos. A informação foi confirmada pela Rede Globo.

Bolsonaro participa de entrevista com os apresentadores do telejornal, William Bonner e Renata Vasconcellos. Ele é o primeiro dos quatro presidenciáveis que serão entrevistados ao longo da semana. Depois do chefe do executivo, o Jornal Nacional receberá Ciro Gomes (PDT), na terça-feira (23); Lula (PT), na quinta-feira (25); e Simone Tebet (MDB), na sexta-feira (26/8)...

Estudantes da UniFTC participam do Prêmio Abapa de Jornalismo

Cerca de 20 estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo da Rede UniFTC se inscreveram para participar este ano na categoria Jovem Talento do prêmio Abapa de Jornalismo, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão.

Os inscritos vão participar de um ciclo de palestras e de uma visita técnica no Oeste da Bahia, entre os dias 24 e 26 de agosto. Após este primeiro momento, os estudantes interessados devem inscrever o trabalho para o Prêmio até o dia 19 de setembro. A premiação deste ano traz o tema 'Cotonicultura do Estado da Bahia' e será dividida em duas categorias: escrita e vídeo...

Senadores divulgam relatório sobre mortes de indigenista e jornalista

A Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte do Senado, criada para investigar o assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, apresentou, nesta terça-feira (16), o relatório final do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) com a conclusão dos trabalhos. Desde sua criação, a comissão fez quatro reuniões, sendo duas audiências públicas e uma diligência externa em Atalaia do Norte e Tabatinga, no Amazonas.

Segundo o relator, ao longo das reuniões, várias manifestações convergiram para delinear um panorama sobre a violência nas terras indígenas, incluindo, mas não se limitando ao Vale do Javari, local do crime. e o contexto no qual se insere o assassinato de Bruno e Dom...

Agosto: Jornal Nacional entrevistará candidatos à Presidência da República

Na semana de 22 de agosto, o Jornal Nacional dá início a uma série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as entrevistas, ao vivo, direto dos estúdios da TV Globo, no Rio.

A conversa com cada candidato será transmitida por TV Globo, Globoplay e g1. As íntegras de todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay e no g1. Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 28 de julho: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB)...

Ex-vereador de Petrolina agride jornalista da Folha de Pernambuco em convenção. Em nota o candidato a governador Miguel Coelho repudiou o ocorrido

Durante a convenção do União Brasil, na tarde do último domingo (31), no Clube Internacional do Recife, a reportagem da Folha de Pernambuco foi agredida com empurrões e palavras de baixo calão pelo ex-vereador de Petrolina, Cícero Freire.

Ao tentar se aproximar do palco, em uma área que, antes estava reservada exclusivamente para a cobertura da imprensa, a repórter Pupi Rosenthal foi impedida pelo político...

Codevasf fez licitação sem justificativa e direcionada para desovar emendas, diz jornal

A estatal federal Codevasf lançou em 2020 uma licitação para a compra de centenas de milhares de tubos de PVC voltada a desovar emendas parlamentares, sem demonstrar a necessidade das aquisições, sem planejamento e superfaturada, conforme relatório da CGU (Controladoria-Geral da União).

Apesar de o órgão ter apontado as irregularidades antes da concorrência pública, por duas vezes, e ter recomendado a sua suspensão, a Codevasf seguiu em frente e já gastou mais de R$ 2 milhões com o contrato...