Foram encontrados 1640 registros para a palavra: CARNAVAL

Rui acompanha, nesta sexta, Olodum e show de Paulinho da Viola no Pelourinho

A tradicional saída do Bloco Olodum do Pelourinho (Circuito Batatinha), nesta sexta-feira (5), às 19h, será acompanhada pelo governador Rui Costa, que também prestigia as atrações, a exemplo de Paulinho da Viola, que irão se apresentar no local.

A saída do Olodum, prevista para as 19h, parte da Rua das Laranjeiras, em frente ao prédio da Escola Olodum, e se dirige ao Terreiro de Jesus. Já Paulinho da Viola faz show no Largo do Pelourinho a partir das 20h desta sexta. Este ano, artistas de destaque nacional irão se apresentar no circuito Batatinha, que recebeu o título "Bahia: Terra Mãe do Samba", onde estão previstas mais de 200 atrações promovidas pelo governo baiano nos largos e praças do Pelourinho. Além dos shows, o Pelourinho terá desfile de orquestras e quatro dias de baile infantil...

River Shopping terá horário especial durante o carnaval

O River Shopping, em Petrolina, irá funcionar em horário diferenciado durante o Carnaval. Na terça-feira (9), as lojas estarão fechadas, mas o Hiper Bompreço, a Praça de Alimentação e as atividades de lazer irão funcionar normalmente. Já na Quarta-feira de Cinzas (10), o Shopping abre ao meio-dia, com exceção do Hiper Bompreço que inicia o funcionamento às 8h.

Confira:..

Cantora baiana desabafa e se diz contra a invasão de ritmos no carnaval

Durante o Carnaval em Salvador está repleto de bandas de forró, sertanejo e arrocha se apresentando por lá. Essa invasão vem acontecendo ano a ano e vem aumentando significamente.

A cantora Márcia Freire, ex- vocalista do Cheiro de Amor criticou a invasão de ritmos na folia: “Sinceramente, não gosto dessa invasão de ritmos no Carnaval. Acho que é preciso valorizar a cultura baiana. Quanto vamos cantar forró no São João, ou fazemos um trabalho com esse foco, ou não entramos no mercado. Acho que essa abertura não é legal porque toma o nosso espaço”, opinou...

Bloco Especial e Concerto de Philarmônica iniciam Carnaval em Petrolina nesta sexta

O Carnaval oficial organizado pela Prefeitura de Petrolina, no Polo da Praça 21 de Setembro/Orla, só começa no sábado (06), mas o clima da folia já toma conta da cidade nesta sexta-feira (05) com a movimentação do Bloco "Sou Legal, Sou Especial", composto por crianças atendidas pela APAE no município.

O grupo deve circular no percurso da Av. Guararapes e se concentrar, as 20h, na Concha Acústica de Petrolina, para assistir a apresentação do Concerto especial de Carnaval da Philarmônica 21 de Setembro, "21 no Passo", que está na sua 3ª edição. A Prefeitura lembra que a participação nos eventos é aberta a toda população...

CARNAVAL: IBAMETRO ALERTA FOLIÕES SOBRE USO DE CAMISINHAS

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) alerta os foliões sobre o consumo seguro de camisinhas. Produto de certificação compulsória pelo Inmetro, a camisinha deve trazer, na embalagem, o Selo do Inmetro, um atestado de que passou por testes diversos e está adequado ao uso.  

Órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria Desenvolvimento Econômico (SDE), o Ibametro é responsável pela fiscalização contínua do produto em estabelecimentos comercias tais como farmácias e supermercados, com o objetivo de retirar do mercado produtos irregulares, que podem trazer problemas futuros ao consumidor como gravidez indesejada e as DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis...

Ponto facultativo na Prefeitura de Juazeiro durante o carnaval oficial

A Prefeitura de Juazeiro instituiu ponto facultativo nos órgãos da administração municipal durante o feriado de Carnaval, nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro, com exceção dos serviços considerados essenciais para a população, como os da área de saúde – UPA, Maternidade Municipal, Hospital da Criança, SAMU e Unidades de Saúde 24 horas na sede e interior, coleta de lixo. O expediente da Quarta-Feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro, em caráter excepcional, será das 12:00 às 18:00. ..

Em pleno Carnaval, Rui mantém agenda de trabalho na Governadoria

A antecipação da abertura do Carnaval de Salvador para a noite de ontem não interrompeu a agenda de trabalho do governador Rui Costa. Nesta quinta-feira (4), após inaugurar o Terminal de Integração Metrô-Ônibus de Pirajá, Rui retornou à Governadoria, no Centro Administrativo, onde se reuniu, por cerca de três horas, com alguns secretários de Estado para avaliar as ações realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) em 2015, e discutir as atividades que serão desenvolvidas este ano. 

De acordo com o titular da pasta, Marcus Cavalcanti, foi apresentado um planejamento até 2018. A recuperação da malha rodoviária da Bahia foi um dos assuntos mais detalhados na reunião, tendo em vista a liberação de um empréstimo no valor de US$ 500 milhões oriundos do Banco Mundial e do Banco Europeu de Investimentos, para a recuperação e manutenção de mais de quatro mil quilômetros de rodovias baianas nos próximos cinco anos.

Ao longo do dia, Rui manteve sua agenda de compromissos normalmente. À noite, ele acompanha, do camarote oficial do Governo do Estado, no Campo Grande, o desfile dos artistas baianos Ivete Sangalo e Bell Marques, além de alguns blocos de Samba, no circuito Osmar. ..

Bloco “Quem Disse Que a Gente Não Vinha” abordará o tema da violência contra a mulher no carnaval de Petrolina

A Secretaria Municipal de Cidadania e Secretaria Executiva da Mulher de Petrolina comemoram o carnaval com o Bloco “Quem Disse Que a Gente Não Vinha”. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher. 
 
O bloco carnavalesco “Quem Disse Que a Gente Não Vinha”, mais uma vez sai às ruas levando irreverência e tratando de assunto sério. O bloco desfilará pelo circuito do carnaval abordando o tema:“Violência contra Colombina,Catirina e Caboclinha é coisa de outros carnavais”, mostrando aos foliões que a violência contra a mulher é crime e dá cadeia.
 
Essa é a 7ª edição do evento, quando foliões se reúnem para brincar na avenida. A concentração do Bloco será na Orla I de Petrolina, no dia 06/02, na Avenida Cardoso de Sá – em frente ao Restaurante Maria do Peixe, e sairá em cortejo às 17h, em direção à Praça 21 de Setembro, onde será realizada uma panfletagem com a distribuição de material  sobre o tema.
 
O evento faz parte das atividades da campanha  de “Violência contra a Mulher ” da Secretaria Executiva da Mulher. Com esta ação pública, a Secretaria espera sensibilizar a população de Petrolina, para lutar  contra qualquer tipo de violência contra a mulher.
 
“Sensibilizar a sociedade petrolinense, para esse tipo de violência e como enfrentá-la, precisa ser visto como um compromisso de todos! Entendemos que sozinhos  pouco poderemos fazer, mas se dermos as mãos, certamente seremos mais fortes nesse enfrentamento. O Carnaval, apesar de falar de descontração, torna-se também um espaço para se tratar de assuntos sérios. Parabéns pela iniciativa”, disse o prefeito Julio Lossio. ..

Carnaval de Petrolina: Prefeitura divulga ordem de apresentações da festa

Os festejos carnavalescos se aproximam e os foliões se preparam para sair às ruas desfilando alegria e irreverência. Em Petrolina, a Prefeitura já organiza a cidade para receber a folia de momo. A programação oficial do carnaval será de 6 a 9 de fevereiro, mas desde a sexta-feira (5) já tem bloco desfilando pelas ruas da cidade e neste dia crianças atendidas pela APAE e pelo Petrape tomam conta do circuito do carnaval. 

Acompanhe os dias e horários de apresentações no carnaval de Petrolina e programe a sua festa:..

Rui enfatiza diversão e paz no Carnaval da Bahia

O programa Digaí, Governador! desta semana orienta os foliões para se divertirem no Carnaval da Bahia com alegria e paz, recomendação extensiva a quem prefere viajar nesse período de folia para descansar junto aos familiares. "Quem for brincar, brinque em paz, com tranquilidade, com respeito ao próximo", ressalta Rui Costa, que deseja bom Carnaval a todos. Ele enfatiza ainda a importância das pessoas dirigirem com muito cuidado "para que a gente vá e volte em paz e com saúde". 

Nesta edição, o governador fala também da entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, da última estação do Metrô de Salvador inaugurada – a de Pirajá - e do pronunciamento feito na segunda (2) durante a solenidade de abertura do ano legislativo na Bahia. Em relação a Pirajá, Rui informa sobre a conclusão das obras da estação de transbordo. "... Eu faço a vistoria final na quinta [4]. De acordo com ele, o equipamento já pode ser usado no Carnaval. "... nós teremos um terminal moderno completamente integrado à Estação do Metrô". 

Minha Casa, Minha Vida

Outro assunto do programa é a entrega simultânea de habitações do Minha Casa, Minha Vida, nesta quarta-feira (3), em todo o País, beneficiando 2.500 famílias baianas. O governador diz que a presidente Dilma Rousseff vai estar em outro estado e, na Bahia, são 500 unidades em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), 500 em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste do estado, e 500 em Salvador. 

Como ressalta Rui, "... dá um orgulho [...] quando a gente entrega a chave [das casas]". Segundo ele, "nove mil pessoas que vão ser beneficiadas [na Bahia]". Às 9h30, o governador participa da inauguração do Residencial Lagoa da Paixão Setor I, na Fazenda Coutos, subúrbio ferroviário.

Otimismo e diálogo

Em relação ao pronunciamento na Assembleia Legislativa, Rui fala de otimismo e diálogo. Ele refere-se ao momento de crise no País, "mas eu entendo que não podemos deixar a peteca cair porque o governante não pode carregar pessimismo. Tem que carregar responsabilidade [e], ao mesmo tempo, otimismo, porque as obras públicas servem para dar dignidade, qualidade de vida às pessoas [...], servem para manter a atividade econômica, para gerar empregos". 

O governador cita ainda o compromisso com o ritmo do desenvolvimento e a importância do diálogo. "Eu convidei todos os chefes de poderes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais de Contas, a manterem um permanente diálogo sobre as contas públicas, para que juntos possamos pensar e agir com responsabilidade, com serenidade [...]. Eu entendo que o diálogo entre os poderes pode nos ajudar a passar por esse momento mais difícil".

O Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por diversos veículos de comunicação. Está disponível no site da Secom e pelo telefone 0800-071-7328. ..

Bahia: Operação Carnaval 2016

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia realizará a Operação Carnaval 2016 iniciando à 00h de sexta-feira (05/02), até meia noite de quarta-feira (10/02). Considerada a maior festa popular do mundo, o Carnaval da Bahia atrai milhares de foliões que buscam a animação dos trios elétricos e das grandes atrações musicais. Estima-se um aumento de cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimento, saída (sexta e sábado) e retorno (terça e quarta), especialmente nos locais turísticos e onde serão realizados os festejos momescos.

A experiência da PRF infelizmente tem demonstrado que os dias de folia são marcados pelo excesso de velocidade e pela violência nas estradas em todo o país. Por isso, para o planejamento desta operação, a PRF levou em consideração análises de dados estatísticos, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente. Essas análises permitiram direcionar as ações de prevenção, fiscalização, socorro às vítimas de acidentes, campanhas educativas, etc.  otimizando melhor os recursos humanos e materiais, possibilitando melhoria na fiscalização para coibir comportamentos de risco...

Ações sociais vão garantir respeito e inclusão durante o Carnaval de Salvador

 
Diversas ações sociais promovidas pelo Governo do Estado para o Carnaval da Bahia vão propagar o respeito e garantir o direito de crianças, adolescentes e foliões de todos os gêneros, classes e raças. Essa é o objetivo central das campanhas lançadas na manhã desta segunda-feira (1º), no Palácio Rio Branco, no Centro Antigo de Salvador. Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 1,6 milhão de investimentos, por meio das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Cultura (Secult), além de outros órgãos que se mobilizaram para apoiar as causas.
 
Contra a exploração sexual e o trabalho infantil na folia, a cantora Margareth Menezes é madrinha da campanha 'Fique de olho. No Carnaval de todo mundo criança não trabalha', pelo terceiro ano seguido. Para a cantora, ações como essa podem decidir o futuro de uma criança. "Sinto-me honrada de participar disso, porque é muito sério uma criança ser submetida a qualquer tipo de violação ou exploração, que pode interferir definitivamente no caráter dela, no ser humano adulto que ela vai se tornar", explicou.
 
Uma rede de instituições vai trabalhar durante o Carnaval no Plantão Integrado de Proteção, recebendo denúncias, atendendo casos de violação dos direitos da criança e do adolescente e encaminhando para órgãos responsáveis, como Juizado da Infância e da Adolescência, Defensoria Pública do Estado, Conselho Tutelar, entre outros. A coordenação desse plantão fica em um posto fixo na sede do Procon, na Rua Carlos Gomes. 
 
Ecofolia Solidária
 
Na campanha 'Eco Folia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente', o Governo do Estado aposta no fortalecimento de cooperativas e organização dos trabalhadores que recolhem materiais recicláveis das ruas, oferecendo kits para o trabalho digno e apoio financeiro com diária e alimentação. No evento desta segunda (1º), o secretário da Setre, Álvaro Gomes, entregou simbolicamente dois kits com fardamentos e equipamentos de proteção individual, como luvas e botas. 
 
Além disso, durante a manhã, foi disponibilizada uma linha de financiamento especial para três cooperativas de catadores e uma de alimentação. Com o empréstimo, é possível comprar o material coletado por catadores avulsos, estocar e vender no período pós-festa. "A perspectiva é que sejam retiradas dezenas de toneladas de resíduos sólidos das ruas através do trabalho dessas pessoas. Nos preocupamos com a cadeia completa, para que o preço justo também fique assegurado, mesmo com uma oferta maior, como a que acontece em períodos como o Carnaval", disse o secretário. 
 
Combate ao racismo
 
Para o enfrentamento à discriminação racial, a Sepromi vai coordenar as ações para denúncias e atendimento às vítimas de racismo. Durante a folia, o Centro Nelson Mandela Itinerante funcionará na sede do Plantão Integrado e equipes de técnicos especializados farão abordagem qualificada para monitoramento das ruas. Segundo o coordenador do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Wlamir França, qualquer forma de racismo será combatida, sejam agressões verbais, físicas ou constrangimentos. 
 
"Existem muitas formas de discriminar e é importante que estejamos atentos a todos eles, seja por um tratamento diferente, uma ameaça e qualquer tipo de maus tratos que podem ser um comportamentos racistas. Estamos preparados para lidar com essa situação e queremos que todos sintam-se acolhidos e encorajados a denunciar", afirmou o coordenador. 
 
Ouvidoria 
 
A Ouvidoria Geral do Estado prestará apoio com atendimento através do 0800 284 0011 ou pelo site do órgão. Neste ano, durante o Carnaval, o 0800 também vai receber ligações realizadas por telefone celular. "Teremos dois milhões de pessoas nas ruas e queremos preservar a paz como uma marca dessa festa que mobiliza tantas pessoas", explicou o ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica. 
 
"Qualificamos nosso pessoal para uma atenção especializada a qualquer tipo de discriminação, seja contra mulher, crianças ou adolescentes ou discriminação de raça. Muitas vezes, depois do 'calor' da emoção, as pessoas deixam passar, e nós não queremos isso. Através da Ouvidoria, é possível acessar um canal de denúncia de onde estiver, seja através da ligação ou de uma conexão com o nosso site", acrescentou o ouvidor-geral.
..

6º BPM REALIZA REUNIÃO SOBRE O CARNAVAL

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar que serão empregados no Carnaval de Salvador receberam as últimas orientações, em reunião, no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, sexta-feira (29). Estiveram presentes o Padre Darlan e o Pastor Josemário para uma bênção, antes do árduo trabalho. Ambos falaram sobre a missão do policial militar de promover a paz e rogaram a Deus pelo retorno de todos, em segurança, para suas famílias, após o cumprimento do dever.

Na oportunidade, o Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, Comandante do 6º BPM, aconselhou: "Quando o cidadão nos vê, sente que a paz chegou. Precisamos de equilíbrio para promover a paz no Carnaval. O nosso Comandante Geral, Coronel Anselmo Brandão, durante reunião sobre o Carnaval com os comandantes das unidades, em Salvador, falou-nos que a Polícia Militar deve agir com força e vigor, sempre dentro da lei"...

Faltando apenas cinco dias, programação do Carnaval de Petrolina é definida

De 6 a 9 de fevereiro Petrolina se enche de cor e frevo para celebrar o carnaval. Com a programação da festa definida, a Prefeitura divulga as atrações que estarão nas ruas nos quatro dias de folia. Com uma festa voltada para valorização da cultura pernambucana e dando espaço para artistas locais, o carnaval de Petrolina promete levar diversão para todos os públicos nos polos da 21 de setembro e Orla.

O circuito carnavalesco contará com apresentações culturais na Praça 21 de setembro, onde se apresentam orquestras, fanfarras e blocos. O palco, que receberá as apresentações artísticas, será instalado próximo ao colégio estadual Dom Malan, onde está sendo montada toda a estrutura para garantir segurança e comodidade ao público. A festa se estende para os bairros da cidade, com programação na Areia Branca, Cohab VI e Rio Corrente.

O cortejo Afro abre os festejos no sábado, lavando as ruas que vão receber os foliões, seguida de outras atrações que vão de frevo ao axé como: Ana Costa, Fabiana Santiago, Alan Cléber e as bandas Miragem, Nosso Harém, Axé Camaleão, Voa Voa, Pega leve, além das Orquestras Fernando Júnior, Joãozinho Maravilha, Skalla e Frevart...

Cantor Novo Destak, comenta participação no Carnaval de Juazeiro: "Deus me ouviu"


Com certeza, Novo Destak, foi um dos pontos altos do Carnaval de Juazeiro. A banda comandada pelo vocalista Thiago, arrastou milhares de fãs atrás de seu trio, enquanto puxava o bloco Meu No Seu.

Devido a esse sucesso no Carnaval, Thiago veio à público e agradeceu todo carinho que recebeu durante a folia: É, gente, nós conseguimos! Com a ajuda de amigos, fãs, nós conseguimos. O percusso todo pedindo a Deus pra que tudo pudesse dar certo, e sair do jeito que eu queria. Ele me ouviu, e fez melhor. Fez de um jeito que eu nem imaginava. Não tive tempo direito, mais hoje estou aqui pra deixar um muito obrigado a todos que nos acompanhou no carnaval, aos foliões na pipoca, galera do bloco meu nu seu, pode ter certeza que foi mais uma conquista em minha vida, esse foi o 3° ano de carnaval na avenida, e graças a Deus, a cada dia que se passa vamos realizando mais e mais, espero que todos tenham gostado, pois tudo foi, e é bem preparado com todo carinho pra vocês, então vamos curtir o ND, vem muita coisa nova, e ano que vem estaremos novamente no Carnaval de Juazeiro se Deus permitir! Estooourado" disse ele

..

"Mais de 60% do investimento no Carnaval é para segurança", diz Rui

Ao som de samba com os cantores Riachão, Nelson Rufino, Cacau do Pandeiro, Ju Moraes e outros nomes do cenário artístico baiano, o Governo do Estado anuncia as ações e estruturas para a festa, durante evento na manhã desta quinta-feira (28), no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, em Salvador. A coletiva de imprensa, que apresentou as iniciativas em turismo, saúde, transporte, cultura, comunicação e diversas outras áreas de atuação, mostrou que a folia deste ano terá um grande homenageado: o folião pipoca. Serão mais de 60 atrações sem cordas somente em Salvador, além de investimentos do governo estadual no Pelourinho e em 16 cidades do interior, com ações voltadas para a democratização da folia.

Ao lado de artistas que participarão da festa com apresentações gratuitas, como Bell Marques, Gilmelândia, Magary Lord, além de secretários de Estado, o governador Rui Costa falou sobre a marca do povo da Bahia que é o Carnaval. "Conclamo a todos para que possamos cuidar do patrimônio da Bahia, a marca do povo baiano, que é a nossa diversidade cultural, de raça, de manifestações artísticas. É a arte e a cultura que representam um povo em todo o mundo e por isso acreditamos e investimos no Carnaval. A folia é uma marca do nosso estado, é um pouco do que temos aqui, reforçamos aquilo em que somos singulares, e por isso que vale muito o investimento". 

Ainda de acordo com Rui, foram investidos R$ 69 milhões para o Carnaval 2016 “e mais de 60% foram destinados para garantir a segurança de todos". Em resposta a questionamentos da imprensa, o governador afirmou que empresas privadas pagaram os cachês dos artistas que farão a festa do folião pipoca. ..

Prefeitura de Petrolina cadastra gratuitamente ambulantes que trabalharão no carnaval

Com a proximidade do carnaval, a Prefeitura de Petrolina inicia ações de ordenamento dos espaços que receberão a festa na cidade, que acontece de 6 a 9 de fevereiro. Em virtude disto, a gestão municipal convoca os vendedores ambulantes que pretendem comercializar comidas e bebidas no percurso para participarem de cadastramento gratuito.

Os cadastros serão feitos nos próximos dias 1 e 2 de fevereiro (segunda e terça-feira) de 8h às 12h na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, localizada no pavimento térreo do Centro de Convenções. Estão aptos a participar do cadastramento os ambulantes submetidos a capacitação, oferecida pela Prefeitura de Petrolina. No ato do cadastro os vendedores devem apresentar o comprovante desta capacitação e também de residência, além de cópias de RG e CPF...

Prefeito de Andorinha cancela carnaval para cuidar dos estragos causados pela chuva

A prefeitura de Andorinha confirma o cancelamento do tradicional Carnaval dos Caretas que seria realizado em fevereiro. O motivo é à situação de emergência decorrente das chuvas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, formam registrados aproximadamente 500 milímetros de chuva somente no mês de janeiro. O excesso de chuvas causou diversos estragos em todo município.

“O dinheiro que seria usado para realização do evento deve ser direcionado para reconstrução de áreas, ruas, avenidas e diversos outros prejuízos causados pela chuva”.  Afirmou o Prefeito Zé Branco, após assinar o Decreto 0292016 que declara situação de Emergência no município...

Coordenação do Carnaval 2016 de Juazeiro faz avaliação positiva da festa

O programa Geraldo José desta quarta-feira (27) contou com a participação do Superintendente de Eventos da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Samuel Moraes, e do Presidente da Associação dos Blocos de Trios e Cordas de Juazeiro, Antônio Gama (Gaminha). Durante a entrevista os líderes da coordenação do carnaval 2016 de Juazeiro fizeram um balanço da organização da festa.

Para Samuel Moraes, o período carnavalesco superou todas as expectativas do grupo da coordenação. O superintendente esclareceu ainda que o sucesso da festa só foi possível através de vários alinhamentos entre as equipes de segurança e do governo municipal...

Apresentada operação de segurança para o Carnaval da Bahia 2016

Com a presença do governador Rui Costa e demais autoridades, foi apresentada, nesta quarta-feira (27), no Hotel Fiesta, em Salvador, a operação de segurança para o Carnaval da Bahia 2016. A festa contará com aproximadamente 26 mil servidores do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar e Departamento de Polícia Técnica (DPT), que vão atuar de forma integrada para garantir a segurança dos foliões, entre os dias 3 e 9 de fevereiro, na capital baiana e em mais 30 cidades do interior. 

"Quero reconhecer, dar os parabéns pelo empenho e profissionalismo dos trabalhadores da segurança pública, que, no ano passado, eleitos pela população, ganharam o troféu Dodô e Osmar como o melhor serviço público do Carnaval de Salvador. Não espero um resultado diferente este ano. Aliás, acredito que o trabalho dos bombeiros, policiais militares e dos policiais civis pode ser ainda melhor", destacou o governador durante o lançamento.

Para este ano, um investimento de R$ 42,9 milhões será destinado ao pagamento de horas extras, montagem de postos policiais, além de uso de tecnologia, alimentação, entre outros itens. O esquema de segurança terá o apoio operacional de viaturas (carros, motos e caminhões), cavalos, além de dois helicópteros e dois aviões do Grupamento Aéreo da PM (Graer), responsável por apoiar as ações de policiamento ostensivo e prestar socorro em casos de urgência.

Rui Costa destacou que dois terços do valor aplicado este ano para a segurança pública é para o pagamento de pessoal. “O investimento que estamos fazendo este ano é de R$ 42 milhões, só em segurança pública. Portanto, um crescimento em relação ao ano passado, que foi de R$ 36 milhões. Este aumento se deve, primeiramente ao reajuste que foi feito aos profissionais. Segundo, no pequeno aumento do contingente de policiais em todo o estado. Terceiro, pelo número de equipamentos que está sendo utilizado, que é maior que no ano passado”.

Dentre as ações apresentadas no encontro, está a revista promovida nos acessos à festa, através de 48 portais de segurança, onde os foliões serão inspecionados por detectores de metal e poderão passar por uma pesquisa no banco de dados criminal. A iniciativa tem o objetivo de impedir a entrada de armas nos circuitos da festa, e de viabilizar que indivíduos com pendências judiciais sejam detidos. A festa na capital baiana ainda contará com a Ronda Maria da Penha, que atuará em patrulhas, com especial atenção às ocorrências de violência contra a mulher. 

Conforme o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, há a recomendação de que as ações sejam realizadas de forma integrada para garantir o cumprimento das metas para o Carnaval. “O trabalho de integração, na verdade, é o grande marco da segurança pública. Apesar da visualização primária ser em cima da patrulha da Polícia Militar, há toda uma preparação prévia, seja o trabalho de investigação e infiltração feito pela Polícia Civil, um trabalho prévio de inteligência feito nas redes sociais, para identificar os grupos que possivelmente podem atuar ou se rivalizar dentro dos circuitos. Nossa tentativa é de justamente se antecipar a isto”.

Participaram do evento os comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, coronéis Francisco Telles e Anselmo Brandão, respectivamente. Também estiveram presentes a delegada titular do Departamento de Polícia Metropolitana, Fernanda Porfírio; o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado; a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana; e os secretários estaduais Jorge Portugal (Cultura), Geraldo Reis (Justiça e Direitos Humanos), Olívia Santana (Políticas para as Mulheres), Nelson Pelegrino (Turismo) e Bruno Dauster (Casa Civil).

VEJA MAIS..