Foram encontrados 17432 registros para a palavra: BA

Técnicos realizam ações de georreferenciamento no Sertão do São Francisco

Dando continuidade aos trabalhos de Regularização Fundiária, equipes estão em campo realizando atividades de georreferenciamento em propriedades rurais nos territórios do Sertão do São Francisco e Costa do Descobrimento. O projeto de Regularização Fundiária integra o Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, e é desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com os Consórcios Públicos.

Em Juazeiro, o Consórcio do Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco (Constesf), iniciou medições nos imóveis rurais do Distrito de Pinhões. Ainda este mês, está prevista a visita técnica no distrito de Massaroca.  Ao todo, realizadas 1.254 medições, em 256 comunidades, o equivalente a 62% da ação do projeto no Território. ..

Leur Lomanto Jr diz que Bahia vive caos na segurança pública com onda de assaltos em todo o estado

O líder da Bancada de Oposição, deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB), classificou como caos, a situação da segurança pública no estado com a onda de explosão a caixas eletrônicos, assaltos a bancos, casa lotéricas e farmácias, nos últimos dias, em todo o estado. Segundo Leur Jr., embora o governo baiano revele o equilíbrio das contas públicas, como um diferencial do estado da Bahia, em relação aos demais do Brasil, esse dado não tem se refletido em melhorias para algumas áreas prioritárias, a exemplo da segurança pública.

"A população vive dias de tensão com a violência crescente na capital e no interior. Somente nessa semana, dois bancos da mesma rede foram assaltados em plena luz do dia, com clientes passando mal e mais uma vez a população exposta à insegurança. Os assaltos a ônibus a cada dia fazem mais vítimas. Estamos à mercê dos bandidos e só vemos a situação piorar mês a mês", disparou...

Brincadeiras, brinquedos e lanches movimentam Dia das Crianças no bairro Quidé, em Juazeiro

Uma tarde pra lá de animada com muita música, cachorro quente, pipoca, distribuição de brinquedos e as brincadeiras do palhaço Paçoca. Foi nesse clima, na última quarta-feira (11), que mais de 80 crianças e adolescentes do bairro Quidé, em Juazeiro – BA, comemoraram o Dia das Crianças.

A festa, que ocupou os quatro cantos da sede do Projeto Ponto de Cultura Casa da Cultura Jordélio de Souza, começou com uma grande roda de meninos e meninas e o palhaço no centro fazendo uma série de esquetes engraçados. Num quebra cabeça de perguntas e respostas, os acertadores iam sendo premiados com brinquedos e distribuição de doces. Em meio à folia, o pequeno Robson Leandro foi surpreendido pelos colegas com os parabéns pelo seu aniversário de 10 anos.
 
De acordo com Adegivaldo Mota, coordenador de projetos do Naenda, uma Organização da Sociedade Civil que desenvolve atividades de arte-educação no bairro, o Dia das Crianças no Quidé foi um dos melhores nos últimos anos. “Programamos esta festa sob a inspiração do tema ‘Criança aqui tem vez e voz’, mas já tínhamos desistido de fazer por falta de patrocínio. Foi quando fizemos um contato com a Agrovale e conseguimos todo o apoio necessário”, lembrou...

Secretaria de Saúde da Bahia emite nota sobre acidente de ônibus

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que 27 pacientes deram entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana, vítimas do acidente de ônibus que ocorreu na região de Piritiba. Do total, 18 são adultos e nove crianças.

Em virtude da gravidade do acidente e do número de vítimas, o Governo do Estado mobilizou todas as equipes de cirurgia das unidades em questão, além de utilizar aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PM-BA) para auxiliar no transporte dos pacientes...

Justiça define que enfermeiros não podem mais fazer diagnósticos e solicitar exames

No fim do mês de setembro, o juiz federal Renato Borelli, substituto da 20ª Vara do Distrito Federal, suspendeu itens da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) no qual estão definidos que enfermeiros podem solicitar exames complementares, prescrever medicamentos e encaminhar usuárias e usuários a outros serviços. Com a liminar, as atuações dos enfermeiros ficam restritas no Sistema Único de Saúde (SUS) e apenas os médicos podem exercer tais funções.

Uma enfermeira, profissional de Petrolina e Juazeiro (pediu para não identificada), garante que a medida prejudica principalmente os mais pobres, em especial as mulheres. "Essa liminar afeta diretamente o diagnóstico precoce de algumas doenças, como as infecções sexualmente transmissíveis, sífilis congênita, exames preventivos e outras anomalias para o bebê e a mãe, e tuberculose, por exemplo, já que os enfermeiros não vão poder mais solicitar exames". ..

Juazeirenses usam a criatividade para driblar a crise econômica

Quando a renda diminui e os gastos aumentam, o jeito é reinventar-se para enfrentar a crise econômica que assola o país. Usando a criatividade, juazeirenses de diferentes idades e classes sociais estão tendo que enxergar a vida de uma forma diferente. 

Para dona Maria Nazaré, Dacicleia e Dacilene da Silva a solução para garantir a permanência dos clientes e despertar interesse dos novos foi criar o cartão fidelidade. "A situação da economia brasileira foi revertida, botijão aumenta todo mês, a matéria prima do nosso trabalho também aumenta, então temos que buscar novas formas de crescimento", revela a pequena empresária, ressaltando que a qualidade dos serviços é o mais importante no setor...

76 CIPM FAZ A FESTA DA CRIANÇADA NOS BAIRROS DA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

Mais uma iniciativa feliz nesta quinta-feira, dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e dia das crianças, fez a alegria de centenas de pequenos carentes nos bairros da área de atuação da 76 CIPM.

A programação desenvolvida pelo Comandante, Sub-Comandante, Oficiais e praças contemplou a criançada dos bairros: Malhada da Areia, Piranga, Piranga I e II, Argemiro, Codevasf, Nova esperança, Quidé, Pedra do Lorde, Alto da aliança, Residenciais São Francisco e Mairi...

Deputado Roberto Carlos cobra agilidade na reativação do Banco do Brasil em Jaguarari

Acompanhado do prefeito do município de Jaguarari, Everton Rocha, o deputado estadual Roberto Carlos (PDT) esteve na sede da Superintendência do Banco do Brasil na Bahia, em Salvador. A visita do deputado com a presença do prefeito foi para cobrar agilidade no processo de reabertura da agência do Banco do Brasil do município, que fica a cerca de 400 Km de Salvador, após a unidade ter sido alvo de uma ação criminosa.

Atendidos pelo Gerente de Administração da Superintendência, Romeu Schiavon, e pela Gerente de Núcleo-Rede do Banco, Luciana Lacerda, o deputado Roberto Carlos ouviu deles o compromisso em verificar o processo em no máximo 60 dias, um prazo muito menor que o padrão da instituição, que pode levar até um ano para realizar o mesmo processo...

Projeto que amplia área da Codevasf no Estado da Bahia é retirado de pauta

O projeto que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), previsto para ser votado em Plenário, foi retirado de pauta. A proposta (PLC 68/2015) incorpora à jurisdição da Codevasf os vales dos rios Mucuri, em Minas Gerais, e Paraguaçu, na Bahia, além de todo o estado da Paraíba.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou uma emenda de redação para explicitar a região do Vale dos Barris, na Bahia, na área de atuação da Codevasf. O senador ponderou, no entanto, que não adianta aumentar a área de atuação de um órgão se também não houver um aumento de recursos. Ele também sugeriu um estudo sobre a fusão da Codevasf com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs)...

Detran e Ibametro implantam tecnologia pioneira no Brasil para intensificar fiscalização em todo o Estado

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/BA) passam a intensificar a fiscalização do equipamento cronotacógrafo em todo o Estado com a implantação de um sistema de gestão pioneiro, em nível nacional. A expectativa é abranger 100% dos veículos cujo uso do cronotacógrafo é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O procedimento visa a redução de acidentes nas vias públicas. O anúncio foi feito durante evento, realizado nesta data, no auditório do DETRAN, em Salvador.
 
O CTB determina a compulsoriedade do cronotacógrafo para os veículos de grande porte, a exemplo de carretas e caminhões que fazem transporte de carga, com peso brutal total superior a 4.536 quilos. Entretanto, do total dos 140 mil veículos enquadrados nesse universo, 60% trafegam de modo irregular, descumprindo a legislação e colocando vidas em risco. O Brasil registra cerca de 47 mil mortes no trânsito por ano, sendo que 400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequela.
 
A legislação metrológica em vigor estabelece a verificação compulsória do equipamento a cada dois anos. Ou seja, o certificado expedido pelo Ibametro tem validade por dois anos. A importância da fiscalização repercute na maior segurança nas vias públicas, contribuindo para a redução de acidentes. ..

Prefeito Paulo Bomfim acompanha a 88ª Caravana da Saúde no bairro Alto da Maravilha

O prefeito Paulo Bomfim esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto da Maravilha, nesta quarta-feira (11), durante a 88ª Caravana da Saúde. Também participaram da visita os secretários Fabíola Ribeiro (Saúde), Clériston Andrade (Governo) e Tiano Félix (ADEAP).

“A Caravana da Saúde é um programa de governo e nós temos buscado parcerias e profissionais para que possamos fortalecer ainda mais esse programa, para que se torne cada vez mais efetivo e resolutivo para a população juazeirense”, declarou Paulo...

Ônibus tomba na região da Chapada Diamantina e deixa 4 mortos na BA-421

Um ônibus tombou na BA-421, em trecho que fica na cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, por volta das 9h desta quinta-feira (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), quatro pessoas morreram no acidente, que ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia.

O ônibus partiu da cidade de Itaberaba e tinha como destino Jacobina, em uma viagem de cerca de 207 km. O veículo era de transporte particular e estava fretado. A polícia vai investigar as circunstâncias do acidente.
 ..

"Cinquentinhas" devem ser emplacadas até 17 de outubro na Bahia

Os proprietários de ciclomotores de 50 cilindradas, conhecidos como "cinquentinhas", têm até 17 de outubro para emplacar os veículos. A medida vale para os automóveis fabricados antes de 31 de julho de 2015, já que os demais já foram cadastrados. Para emplacar, é necessário procurar uma das unidades do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) portando a nota fiscal do veículo, além de original e cópia autenticada do documento de identificação e do CPF.

O custo do primeiro emplacamento é de R$ 207. Já a placa fica entre R$ 95 e R$ 104, além de R$ 42,40 da selagem e R$ 86,38 do seguro DPVAT. Em alguns casos, a "cinquentinha" também precisa passar por vistoria. Para conduzir as motos de 50 cilindradas é preciso ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou habilitação categoria A...

Moradora do Bairro Jardim Flórida pede solução ao Saae para problema de lixo na lagoa

A redação do blog recebeu fotos/denúncia da leitora Rosana Cruz. Ela mora na rua Floriano Peixoto, bairro Jardim Florida. Rosana diz que os moradores do bairro "sofrem com os dejetos na parte da lagoa que fica do lado deles e o Saae resolveu jogar os dejetos na parte da lagoa que fica nas proximidades da rua 8".

"O cheiro é insuportável para qualquer morador e as moscas dentro de casa está um horror", escreve Rosana. "Peço socorro as autoridades para que possam nos ajudar"...

Após 10 dias de ocupação da Funai, indígenas se reúnem com coordenadoria do órgão no norte da Bahia

Indígenas dos estados da Bahia e Pernambuco participaram de uma reunião com a coordenadoria da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Paulo Afonso, no norte da Bahia, na manhã desta quarta-feira (11). Eles ocupam a sede do órgão desde o dia 2 de outubro.

O grupo tem cerca de 120 pessoas, pertencentes a 12 etnias diferentes e defendem políticas públicas voltadas para a população indígena. Os índios disseram que vão continuar ocupando a Funai até que a fundação dê explicações a respeito dos direitos indígenas. Eles querem ainda segurança para as comunidades e a nomeação de um indígena para o cargo de coordenador regional da Funai...

Agentes de Endemias recebem fardamento em Juazeiro

Toda equipe do Núcleo de Combate às Endemias recebeu na manhã desta quarta-feira (11), o fardamento completo e insumos que irão melhorar ainda mais as condições de trabalho, bem como o serviço ofertado à população. A solenidade foi realizada do auditório do Centro de Saúde III, às 09h com a participação da secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, do presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias (Sintase), Jorge Brandão, e de outras lideranças políticas locais.

Na ocasião, o prefeito Paulo Bonfim falou dos avanços de Juazeiro no âmbito da saúde pública. “Apesar das dificuldades que a saúde pública vem enfrentando em âmbito nacional, temos trabalhado sem medir esforços para melhorar a saúde de Juazeiro. Quero agradecer aos agentes, profissionais que estão na ponta, trabalhando incansavelmente para melhorar nossos indicadores de saúde”, afirma...

Reportagem aponta que Juazeiro, Bahia é a 4º cidade que mais mata mulher no Brasil

A Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo mergulhou nos registros do Ministério da Saúde para encontrar a cidade brasileira com mais mortes violentas de mulheres e a evolução desse número em dez anos (de 2005 a 2015 – último ano com dados disponíveis no sistema).

Mais de 47 mil mulheres mortas no Brasil em 10 anos. Todas vítimas de agressões por diversos meios, como sufocamento, armas de fogo, objetos cortantes ou mesmo agressões sexuais*. Esse é o dado que a Pública levantou junto aos registros do Ministério da Saúde...

Melão desperdiçado é alternativa à maçã na indústria de bebidas

Um suco-base de melão, para uso na indústria de bebidas, é uma das alternativas propostas pela Embrapa para reduzir o desperdício da fruta. O produto concentrado não apresenta gosto e aroma de melão e pode ser empregado pela indústria como base para a produção de sucos mistos, néctares e outras bebidas. Hoje esse papel é da maçã, principal matéria-prima de sucos-base das mais diversas bebidas com frutas. A proposta também é substituir água e açúcar por uma base mais saudável. A empresa busca parceiros para a validação da tecnologia em escala industrial.

O produto pode ser muito útil para reduzir o desperdício de melão. Em 2015, as perdas chegaram a 37% do total produzido, com base no último levantamento da produção feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma boa parte do total não foi aproveitada por problemas puramente estéticos: manchas na casca, tamanho menor que o habitual ou formato irregular. Apesar de rejeitados pelos consumidores, esses melões mantêm intactas as propriedades nutricionais...

Mulher é morta a facadas no bairro João de Deus, em Petrolina

Uma mulher de 26 anos foi morta a facadas na tarde desta quarta-feira (11), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar (PM), Elisângela Alaíde Neta estava no local de trabalho, no bairro João de Deus, quando o crime aconteceu.

Segundo a polícia, a vítima foi esfaqueada após uma discussão com o filho do proprietário da mercearia onde ela trabalhava. O suspeito de cometer o assassinato é Lucas de Carvalho Coelho, de 18 anos, que está foragido...

Mucugê recebe Festival de Forró da Chapada neste feriadão

A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebe neste feriadão a primeira edição do Festival de Forró da Chapada. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de outubro e celebra a valorização do forró gonzagueano, ao reunir grandes representantes do ritmo, como Targino Gondim, Genival Lacerda, Marquinhos Café, Adelmário Coelho, Estakazero, Zelito Miranda, Flor Serena, Jó Miranda, e Tato, do Falamansa.
 
Este é o primeiro evento da Chapada Diamantina que promove o forró, o baião, o xaxado e o xote. Na programação também contará com oficinas gratuitas de sanfona, aulas de dança, forró na praça com a Rural Elétrica e, em todas as noites, shows com Targino Gondim e seus convidados.
 
O Festival de Forró da Chapada vai estimular a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação dos artistas e difundindo o movimento. A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais, promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, comunicadores e amantes do forró. ..