Foram encontrados 2024 registros para a palavra: educação

Sobradinho: Secretaria de Educação e 96º CIPM discutem implantação do PROERD nas escolas do município

Nesta terça feira (2) a Secretaria de Educação realizou uma reunião na 96ª Companhia Independente de Polícia Militar, com as diretoras das escolas municipais CELEM - Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães, 24 de fevereiro e CES - Centro Educacional de Sobradinho, o chefe de planejamento operacional Dayvid Barbosa e o Major Manuel de Araújo Perdiz Filho.

Na oportunidade foi discutida a implantação do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas nas escolas municipais, que consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, Escola e Família, com objetivo de capacitar os estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência...

Reajustes de servidores sempre acima da inflação, diz a secretária de educação de Casa Nova, Rosicler Lustoza

Com a parada determinada por sindicatos dos servidores públicos do Estado da Bahia, nesta terça-feira, 02 de abril, tendo como motivação as perdas salariais acumuladas nos últimos seis anos, a secretária de educação de Casa Nova, Rosicler Lustoza, relembrou que no município "todos os reajustes foram acima da inflação, obedecendo aos índices nacionais, no caso dos trabalhadores em educação": "Em Casa Nova não há motivos salariais para paradas ou manifestações. Obedecemos aos índices, regularizamos salários atrasados da gestão anterior e estamos buscando melhorias em todos os setores".

Lembrando que a "herança que herdamos", ainda "pesa", mas, "estamos construindo mudanças efetivas que já estão sendo percebidas pelos nossos professores" a secretária reafirma:  "com nossa permanente disposição ao diálogo, atendendo os professores diretamente a qualquer hora; a prioridade que o prefeito Wilker dá à educação e os avanços que conquistamos, não há razão para paradas, protestos ou manifestações vinculadas a perdas salariais". A rede pública municipal está funcionando normalmente neste dia 02...

Conselho Nacional de Educação debate custo aluno-qualidade

Qual é o investimento necessário para oferecer uma educação pública de qualidade? A pergunta deveria ter sido respondida pelo governo brasileiro há pelo menos três anos, em 2016. Esse foi o prazo estipulado em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE), para a definição do chamado Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi). De acordo com o PNE, o CAQi é o valor calculado com base nos insumos indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Após definido, esse valor deveria ser progressivamente reajustado até a implementação plena do Custo Aluno Qualidade (CAQ).

Nesta semana, CAQ e CAQi foram discutido na reunião extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE). Nela o CNE se declarou incompetente “para definir o valor financeiro e precificação do Custo Aluno Qualidade Inicial”, dando, segundo entidades e movimentos educacionais, passos atrás para a definição desses instrumentos. O próprio CNE foi o autor, em 2010, de parecer que definia o CAQi. O documento nunca chegou a ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e, portanto, nunca chegou a vigorar. ..

Governo de Curaçá realiza Formação continuada para profissionais em Educação Indígena e Quilombola

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e o Setor Pedagógico, realizou nos dias 28 e 29/03, a uma Formação continuada para profissionais escolares que trabalham em comunidades tradicionais ou que recebem alunos indígenas e quilombolas em suas unidades de lotação. Sendo ministrada pelo o Educador Roberto Remígio, a formação é destinada a professores, coordenadores, diretores, auxiliares e motoristas que estão em contato direto com esses alunos. 

Segundo o Secretário de Educação, Daniel Torres, a formação visa a socialização de ideias, bem como, a valorização das boas práticas pedagógicas. "O objetivo é oferecer uma formação contextualizada com as questões étnico-raciais e culturais, encontradas nas comunidades. Ampliando suas bases pedagógicas e suas práticas educacionais voltadas para uma educação no campo crítica e reflexiva, destacou". As etapas da formação serão realizadas entre Março e Julho e conta com atividades em grupo, discussões e troca de experiências. ..

ICEP promove Seminário em Juazeiro para elaborar diagnóstico da rede de educação

Realizado pelo Instituto Chapada, evento é uma das ações do Programa Melhoria da Educação e deverá reunir gestores públicos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, equipe técnica pedagógica, famílias e comunidade local, para levantar dados que irão subsidiar as ações do Programa.

Movido pelo princípio do trabalho coletivo e colaborativo, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) inicia as suas primeiras ações na cidade de Juazeiro, com o "Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede", que acontece neste dia 01.04 (segunda-feira), das 8h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), situada na rua Antônio Pedro, 139, centro. No dia 02 de abril haverá ainda os "encontros de escuta" com representantes da rede, que pretendem levantar dados sobre a educação no município. Os eventos integram as ações do Programa Melhoria da Educação, que será desenvolvido no município pelo Itaú Social, em uma parceria entre a SEDUC e o Itaú Social, tendo o ICEP como parceiro executor/técnico. O encontro contará com a participação de cerca de 400 representantes da Rede de Educação e tem a proposta de fazer um diagnóstico da rede...

PROFESSOR EMITE NOTA DE REPÚDIO CONTRA O PREFEITO E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO

O professor Agnaldo José publicou na sua página pessoal no facebook e encaminhou mensagem ao Blog GJ Notícias repudiando ações do prefeito Paulo Bomfim e da Secretária Municipal de Educação Lucinete Alves. Confira:

NOTA DE REPÚDIO!..

Concurso da nova mascote da Educação mobiliza escolas municipais em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro e a comunidade escolar estão em plena campanha para a escolha do nome da mais nova mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, toda criança valorizada’. Na semana passada a Comissão Julgadora da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) escolheu os três estudantes finalistas do concurso e a votação começou no dia 22 de abril no Portal da Educação portaldaeducacao.juazeiro.ba.gov.br. Os internautas poderão votar até o dia 2 de abril para escolher o melhor nome e justificativa da mascote.

A gestora Hilza Gomes contou que todos da escola ficaram extremamente felizes, pois é a segunda vez que a Escola Santa Inês, localizada em Maniçoba, fica entre as finalistas do concurso do Projeto Educação Nota 10. “O estudante Luã dos Santos, do 7º ano, ficou muito feliz, assim como a família e vizinhos. Desde o dia 22 de março quando saiu o resultado, ficamos eufóricos e já começamos a mobilização junto aos professores, familiares, amigos, parentes de outros estados, os estudantes. Fizemos grupos com os educandos e estamos nas redes sociais divulgando o card com a justificativa do nome, a fim de fortalecer a solicitação do voto para a nossa candidata a Manu Risserda, escolhido por nosso aluno”, contou a gestora...

Cultura e Educação: Projeto 'Concertos Itinerantes' inicia temporada 2019 em Petrolina

Uma noite embalada pela boa música. Assim pode ser descrito o primeiro dia de apresentações da temporada 2019 do Projeto 'Concertos Itinerantes', promovido pela Prefeitura de Petrolina. Dezenas de moradores do Rio Corrente e bairros vizinhos prestigiaram na quinta (28) as primeiras apresentações da Philarmônica 21 de Setembro, que mostrou para o público que a arte, através da música, é acessível a todos.

Regida pelo Maestro Flávio Gomes, a orquestra preparou um repertório com uma mistura que foi de sucessos do grupo Roupa Nova, passado por Tom Jobim, com espaço para o Lamento Sertanejo de Gilberto Gil e Dominguinhos, sem esquecer também de homenagear o mês da mulher com apresentação da canção 'Maria, Maria', de Milton Nascimento...

Prefeitura de Petrolina investe em educação e requalifica unidades de ensino em Nova Descoberta

O cenário da educação em Nova Descoberta, na zona rural, está sendo transformado através do trabalho da Prefeitura de Petrolina. Após anos reivindicando melhorias para as unidades de ensino da comunidade, os moradores estão contemplando um novo tempo na educação. Prédios que no passado estavam em quase situação de abandono por parte do governo, agora, estão se transformando em espaços requalificados e adequados para atender os estudantes da região.

Com equipes trabalhando em ritmo acelerado, nos próximos meses, mais uma obra de manutenção será entregue à comunidade. A Escola Municipal José Nunes de Santana está recebendo serviços de pintura geral; troca das instalações elétricas que estavam comprometidas; instalação de grades de segurança nos corredores; troca dos equipamentos dos banheiros, impermeabilização de lajes e reforma de parte do muro que tinha desabado...

Equipes da Fundação Itaú Social e da SEDUC iniciam atividades do Programa Melhoria da Educação em Juazeiro

As equipes da Fundação Itaú Social e da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) iniciaram esta semana as atividades do Programa Melhoria da Educação, uma parceria firmada com a Prefeitura de Juazeiro no mês passado. O objetivo é fortalecer a Gestão Educacional e a Gestão Escolar para melhorar ainda mais a qualidade da educação da rede municipal de ensino do município. “Juazeiro agora tem esta grande parceira, empenhada na efetivação dos direitos prescritos no ensino público de qualidade e, juntos, vamos obter resultados ainda melhores em nossa rede.

A cada ano conseguimos avanços significativos na Educação do município, e agora com esse programa do Itaú Social, as nossas expectativas são as melhores”, disse a secretária da SEDUC, Lucinete Alves, durante o encontro com a equipe da Fundação, onde foi apresentado o plano de trabalho que será realizado na rede municipal até dezembro de 2020...

De surpresa, Rui participa de reunião com diretores dos Núcleos Territoriais da Educação

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, neste sábado (23), um encontro com os diretores dos 27 Núcleos Territoriais da Educação (NTE) para discutir as ações estratégicas voltadas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. O governador Rui Costa participou do evento, compromisso que não estava previsto em sua agenda oficial

Este é o segundo encontro do planejamento em curso, realizado na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com os diretores dos NET. O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, dirigentes e técnicos da pasta também estavam presentes.  ..

SEDUC define os três estudantes finalistas do concurso da mais nova mascote da Educação de Juazeiro

A Comissão Julgadora da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) escolheu os três estudantes finalistas do concurso que vai escolher o nome da mais nova mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, todas as crianças valorizadas’.

A votação já está aberta no Portal da Educação portaldaeducacao.juazeiro.ba.gov.br, e os internautas podem conhecer e escolher o melhor nome e justificativa até o dia 02 de abril. Participaram do concurso 180 estudantes de 60 escolas da sede e do interior do município. Os três finalistas são das Escolas Municipais Santa Inês (Maniçoba), Santo Antônio e Elizeu Santos (Itamotinga)...

Sobradinho: Secretaria de Educação comemora o Dia Mundial da Água formando multiplicadores da causa ambiental

Em diversos momentos de conscientização e reflexão, a Secretaria de Educação, através das escolas e creches municipais, realizou nesta quinta feira (21), atividades relacionadas ao 22 de março, Dia Mundial da Água.

A equipe pedagógica do município já trabalha o tema cotidianamente, dentro do Programa de Educação Ambiental Permanente, ação de governo publicada no diário Oficial do município.Foram realizadas apresentações culturais, exposição de trabalhos realizados pelos alunos, caminhada com um apelo de preservação deste importante recurso natural, quando foi entregue material informativo a população e houve explanação dos professores...

Secretaria de Educação da Bahia envia nota sobre a falta de climatização nas escolas

Este Blog publicou ontem (20) reportagem exclusiva revelando a saga dos alunos de Juazeiro e Petrolina que enfrentam o calor abrasador em salas de aulas sem a climatização adequada. Em Juazeiro alunos da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada no bairro Santo Antonio enviaram fotos e video "ameaçando paralisar as atividades'. Eles acusam que nas salas de aulas os ventiladores estavam sem funcionar.

Na manhã desta quinta-feira (21), pais e alunos da Escola Moyses Barbosa, localizado no Bairro Areia Branca, Petrolina, acusaram que o calor na escola é insuportável. 'Nas salas de aulas só existem ventiladores. Avalio que no sertão o compromisso deveria ser todas as escolas terem ar condicionado...

Governo de Curaçá usa Tribuna da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre obras na Educação

Na noite da última segunda-feira, 18/03, o Governo de Curaçá através do Setor de Convênios esteve na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre obras da Educação, objeto de questionamentos pelos Vereadores na sessão anterior, dia 11 de março de 2019. Durante a sua fala, o Assessor de Convênios, Edgar Araújo, explanou sobre execução da construção da murada da Escola Municipal Caminhos do Aprendiz. Assim como, colocou a Assessoria a disposição dos Vereadores para elucidar qualquer dúvida sobre as demais obras em execução ou finalizada no Município. ..

Professor entra armado com faca na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Um professor de música de 53 anos foi detido, nesta sexta-feira (15/3), após entrar armado no prédio da Secretaria de Educação do Distiro Federal e pedir para falar com o responsável pela pasta, Rafael Parente. A segurança do órgão agiu e o deteve já no gabinete do secretário, acionado a Polícia Militar, que o deteve e o levou algemado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). O prédio onde funciona a secretaria, no Setor Bancário Norte, foi isolado.

Informações da secretaria são de que o homem estava armado com um facão e uma besta, arma que lança dardos e também foi utilizada no ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na última quarta-feira (13). Segundo a Polícia Militar, o fato de o professor estar muito alterado e parte da besta ter sido vista na mochila que ele portava fez com que os seguranças acionassem a corporação. Ao chegar ao local, os policiais abordaram o homem, que tentou resistir e acabou contido. ..

Juazeiro: Inscrições do concurso da mais nova mascote da Educação encerram nesta terça-feira (12)

As inscrições do concurso que vai escolher o nome da mais nova mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, todas as crianças valorizadas’ encerram nesta terça-feira (12), nas escolas municipais de Juazeiro.

O objetivo da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) é envolver os alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, sensibilizando-os para o projeto ‘Juazeiro, Educação Nota 10’. De acordo com o setor pedagógico da secretaria, a proposta de criar uma segunda mascote - uma menina negra, é debater a questão racial, explorando os conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação, as políticas de ações afirmativas, debater a condição da mulher negra na sociedade, utilizando o lúdico como elemento incentivador no espaço escolar. ..

Bolsonaro manda ministro da Educação exonerar assessor

Em meio a críticas do escritor Olavo de Carvalho ao governo de Jair Bolsonaro, o presidente pediu neste domingo (10) que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, exonerasse o coronel Ricardo Wagner Roquetti do cargo de diretor de Programa da Secretaria-Executiva da pasta.

Bolsonaro e Vélez se reuniram na manhã deste domingo no Palácio da Alvorada, em Brasília, em encontro que não estava previsto inicialmente na agenda. À Folha, Roquetti confirmou que teve seu afastamento solicitado por Bolsonaro.

"O presidente pediu meu afastamento hoje em conversa pessoal com o ministro. A exoneração deve ocorrer durante a semana, pois é um ato administrativo burocrático que leva tempo", disse, sem querer comentar os motivos que levaram à sua saída. 

A exoneração do coronel se dá em meio a uma dança de cadeiras que Vélez vem fazendo no MEC, como mostrou a Folha na sexta-feira (8), diante de críticas de Olavo, considerado "guru" da nova direita e responsável por indicar o ministro da Educação a Bolsonaro.

Neste domingo, ele foi o principal alvo de Olavo no Twitter, que o chamou de "Bebianno de Vélez", em referência ao ex-chefe da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno, que foi demitido por Bolsonaro em meio ao escândalo das candidaturas de laranjas, caso revelado pela Folha.

Em uma sequência de tuítes, com 14 postagens, ele narra os motivos pelos quais critica Roquetti. Segundo o escritor, ele se aproximou de Vélez e blindou o ministro.

Ele culpa o coronel da Aeronáutica pelo episódio da carta enviada pelo MEC às escolas, nas quais o ministro da Educação pedia que crianças fossem filmadas cantando o hino nacional. Após série de críticas, o ministério recuou.

"As reuniões passaram a acontecer com portas fechadas, e dentro da sala somente ele, Velez e Tozi. Assim, por exemplo, foi decidida a questão da carta (diferente do que a mídia propagou, de que os autores eram os alunos do Olavo - MENTIRA).", escreveu Olavo em uma das publicações deste domingo.

Tozi, a quem ele se refere é o secretário-executivo do MEC, Luiz Antonio Tozi. O escritor disse que a escolha do número 2 da pasta foi o "primeiro Cavalo de Troia no ministério", por ser ele "ligado ao ensino técnico e ao PSDB".

Desde sexta, o escritor intensificou as postagens em sua conta do Twitter com críticas aos militares e recomendou que seus alunos deixassem cargos no governo.

"Todos os meus alunos que ocupam cargos no governo -umas poucas dezenas, creio eu- deveriam, no meu entender, abandoná-los o mais cedo possível e voltar à sua vida de estudos", escreveu Olavo na sexta.

Ainda neste domingo, o escritor disse ter-se arrependido de três coisas, entre elas, de ter apresentado Roquetti à deputada Bia Kicis (PSL-DF).

Ele disse ainda lamentar o fato de ter "acreditado, nos anos 90, que os militares brasileiros teriam a coragem de reagir na Justiça contra a difamação jornalística das Forças Armadas" e por ter apoiado o general Hamilton Mourão para ser vice de Bolsonaro. 

Como mostrou a Folha neste domingo, em pouco mais de dois meses de governo, o presidente tem gastado boa parte de seu tempo e capital político para diluir os desentendimentos entre duas alas que o apoiam: os pragmáticos e os ideólogos. ..

Seduc realiza 1º Circuito Sistema de Avaliação da Educação Básica em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através da Escola de Formação dos Educadores (EFEJ) realizou na sexta-feira (08), o 1º Circuito Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com o objetivo de preparar os educadores para melhorar a aprendizagem do aluno e, consequentemente, atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira. O evento reuniu os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, no auditório da secretaria.

De acordo com a diretora da EFEJ Cristine Hermenegildo, várias mudanças do Saeb estão sendo implementadas em 2019. “A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, deixarão de existir com essa nomenclatura...

ARTIGO – EDUCAÇÃO: PROCURA-SE UM MINISTRO!

Todo cronista dos fatos do cotidiano tem sempre algum tema em mente, antes da largada final na direção do teclado. Mas, são tão abundantes e múltiplos os acontecimentos ao longo da semana, que uma mudança de rumo sempre surge na trajetória. Dias atrás fomos provocados pelas palavras deselegantes e impróprias do Sr. Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, ao atingir de modo genérico a todos os brasileiros com a pecha de que “o brasileiro viajando é um canibal”. Pronunciadas por algum cidadão sem formação e inculto, o fato passaria despercebido e não seria levado em consideração. Mas, ditas por um Ministro da Educação, passa um sentimento de que ele estivesse em estado de êxtase pela recente nomeação!

O ministro é professor, teólogo, filósofo, ensaísta e professor colombiano, naturalizado brasileiro, com algumas obras já publicadas. É óbvio que a sua formação acadêmica é robusta e inquestionável, mas esse seu farto currículo, diante das primeiras manifestações públicas no exercício do importante cargo que assumiu, evidencia que lhe falta o preparo específico para a função, tal a fragilidade e incoerência até aqui demonstradas. Pela sua bagagem pedagógica, é incompreensível que isso ocorra.,..