Foram encontrados 124 registros para a palavra: Animal

Animal é resgatado na rodovia da BR-235/BA

 
A espécie foi levada para o CEMAFAUNA, em Petrolina. 
 
A equipe do Subprograma de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna, da Gestão Ambiental da BR-235/BA, resgatou um animal da espécie 'Procyon cancrivorus', mais conhecido como Guaxinim ou Mão pelada, atropelado no lote 5 da rodovia, há aproximadamente 34 quilômetros de Juazeiro. O animal foi levado até o CEMAFAUNA (Centro de Conservação e Manejo de Fauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) para ser medicado e receber os devidos cuidados. 
 
Esta espécie geralmente vive sozinha. Noturna e terrestre, esses animais vivem de preferência perto de fontes de água, como banhados, rios, manguezais, praias, baías e lagoas. Também é registrado em habitats não aquáticos em determinadas épocas do ano. Podem utilizar também canaviais, pastos e fragmentos de mata, pois são relativamente tolerantes a perturbações humanas. Estudos realizados com a espécie consideram a população do guaxinim em declínio devido à perda de habitat, mas também incluem nas ameaças à espécie e caça para obtenção de peles, uso para prática de tiro e tráfico de animais.  
 
O Centro concentra suas ações desde 2008 nos estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF).  Por ser referência no assunto e se localizar próximo à BR-235/BA o centro se torna uma alternativa viável para enviar os animais que, porventura, forem encontrados atropelados. 
 
Por esse motivo a equipe de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna Silvestre da BR-235/BA encaminhou o guaxinim para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), unidade que atende o CEMAFAUNA. Nesse local são realizadas ações no ambiente natural – pesquisas -, além de ações que atuam na recuperação de espécies animais debilitadas em suas instalações. 
 
O Monitoramento e Controle de Atropelamentos de Fauna Silvestre tem por objetivo acompanhar a resposta da fauna local às intervenções provenientes das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA. Através do número de ocorrências é possível subsidiar a implantação de dispositivos de transposição de fauna, além da adoção de medidas de controle. Sendo assim, minimizando os impactos ao meio ambiente da região – objetivo da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
..

SEMAOP ORIENTA E PROPRIETÁRIO RETIRA ANIMAL QUE ESTAVA ÀS MARGENS DA BR-407

Ontem (25), a leitora Luciana Andrade informou ao Blog sobre um animal que estava há vários dias amarrado às margens da BR-407, proximidades do contorno da São Luiz, o que gerava a suspeita de maus tratos ao referido animal. Na parte da tarde, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública por meio de nota anunciou a seguinte ação:

A fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública já se dirigiu ao local para efetuar a apreensão do animal que se encontra próximo à Lagoa do Calu. Maus tratos a animal é crime, se o proprietário quiser retirar o animal terá que pagar uma multa no valor de R$ 102,19. A população pode fazer reclamações e denúncias a SEMAOP pelo telefone (74) 3612 3574...

Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública responde denúncia de leitora sobre maus tratos contra animal na BR-407

 
A fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública já se dirigiu ao local para efetuar a apreensão do animal que se encontra próximo à Lagoa do Calu. Maus tratos a animal é crime, se o  o proprietário quiser retirar o animal terá que pagar uma multa no valor de R$ 102,19. A população pode fazer reclamações e denúncias a SEMAOP pelo telefone (74) 3612 3574. 
..

LEITORA DENUNCIA SUSPEITA DE MAUS TRATOS CONTRA UM ANIMAL NA BR-407

A leitora Luciana Andrade manteve contato com o Blog com o fito de denunciar uma situação que no mínimo gera a suspeita de maus-tratos com um animal. Confira:

“Tem um cavalo amarrado na BR-407, em frente à Lagoa do Calu. Tem três dias que esse animal está lá, debaixo do sol e sem água. Já liguei para vários órgãos e nada. É muita malvadeza. Ajude-me. Tirei essa foto quando estava vindo para o trabalho” ressaltou a leitora...