Foram encontrados 1964 registros para a palavra: mulher

Empossada em Juazeiro nova diretoria do Conselho da Mulher

Foi empossada nesta quarta-feira (13), em cerimônia realizada no auditório da Câmara de Vereadores, a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) que atuará entre os anos de 2019-2020. A cerimônia, aberta ao público, contou com a presença de autoridades locais e representantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Juazeiro.

A nova gestão terá como presidente Katússia Almeida, vice-presidente Quitéria Lima, primeira-secretária Maria de Lourdes Deodato e segunda-secretária Jeane Marques. A posse da nova diretoria do CMDDM integrou a programação do ‘Março Mulheres’, realizado pela prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) que segue durante todo o mês com atividades dedicadas à mulher, entre elas, palestras, rodas de conversa e seminários...

Comissão de Defesa da Mulher de Petrolina é pioneira no Estado de Pernambuco

Opinar sobre todas as proposições que dizem respeito aos direitos da mulher; emitir pareceres e adotar as medidas cabíveis na sua esfera de atribuições, em especial as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; promover iniciativas e campanhas de divulgação dos direitos da mulher e organizar anualmente uma sessão solene em alusão à passagem do dia 08 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Com esse objetivo, vereadores da Casa Plínio Amorim lançaram numa sessão especial na última terça (12), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em Petrolina.

Composta por quatro integrantes do Legislativo municipal, a Comissão da Mulher, pioneira no Estado de Pernambuco, vem com a missão de defender os direitos da Mulher petrolinense. A presidente da Comissão Cristina Costa, não escondeu a alegria de presidir essa Comissão. “A Comissão Permanente em defesa aos Direitos das Mulheres vem para garantir projetos, discussões, debates para defender as mulheres de nossa cidade. Nossa perspectiva é envolver os homens também para debater sobre as reflexões para atribuir medidas cabíveis de proteção promovendo inciativas de valorização às mulheres. A Frente Parlamentar em Defesa Da mulher será instituída também com esse objetivo de galgar mais espaços para as mulheres e garantir os princípios da isonomia como também políticas públicas voltadas para as mulheres.  Nessa oportunidade, lançamos também a Patrulha Maria da Penha de assistência integral às mulheres no município”, explicou Cristina.  ..

EMBAIXADA FLA-JUAZEIRO REALIZA EVENTO EM DEFESA DAS MULHERES

A Embaixada FLA-Juazeiro/EFJ-BA, em alusão ao "Março pela Vida das Mulheres", realiza nesta quarta-feira (13), às 20h30, um ato de conscientização contra a violência, por respeito e mais espaço para as mulheres no ambiente do futebol. Durante o evento também será realizada a divulgação da campanha "Respeita as Mina", da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres/SPM-BA, além de palestras de representantes da União Brasileira de Mulheres/UBM e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/CMDM.

"Primeiro quero parabenizar a Fla Juazeiro por realizar algo raro nesse meio extremamente machista que é o futebol, onde as mulheres sofrem muita violência. Depois ressaltar a importância de travar esse diálogo com com pessoas que estão abertas e dispostas a serem parceiras em nossa luta para que possamos avançar na conquista de mais espaços e no combate ao machismo que tem vitimado tantas mulheres. A UBM apoia e está junta nessa grande iniciativa", atestou Bruna Barbosa, presidenta da UBM...

Juazeiro: Nova diretoria do Conselho da Mulher será empossada nesta quarta-feira (13)

Acontece nesta quarta-feira (13), às 9h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro, a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM).

A nova gestão atuará entre os anos de 2019-2021 tendo como presidente Katússia Almeida, vice-presidente Quitéria Lima, primeira-secretária Maria de Lourdes Deodato e segunda-secretária Jeane Marques. A cerimônia é aberta ao público e contará com a presença de autoridades locais e representantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Juazeiro...

Petrolina vence prêmio 'Prefeitura Amiga das Mulheres' e se destaca por políticas públicas

A cidade de Petrolina é destaque estadual pela realização de ações voltadas às mulheres. Na segunda-feira (11), a Capital do Sertão pernambucano foi reconhecida pelo  Prêmio 'Prefeitura Amiga das Mulheres', promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). Entre os critérios, foram avaliadas as atividades desenvolvidas para o enfrentamento à violência contra a mulher. A premiação deve ocorrer no próximo dia 26, na Alepe, em Recife.

Entre as ações desenvolvidas para que o município conquistasse o reconhecimento estadual, destaque para o trabalho do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e ações preventivas de combate à violência de gênero. "Esse é um tema que precisa ser encarado diariamente pois existem dados assustadores de agressões contra as mulheres a cada instante. O prêmio mostra que estamos no caminho certo, mas há muito ainda para se fazer na luta pela igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher", destaca o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. ..

Sobradinho: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social comemora o Dia Internacional da Mulher

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizou uma programação diversificada nesta sexta feira (8) no CRAS (Antigo CEBEC), para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Foi uma tarde-noite de troca de experiência e informações, quando as mulheres e seus familiares participaram de um ato devocional, aula de zumba, sorteio de brindes, entrega de enxoval do programa que atende as gestantes do município e também de uma palestra com a fonoaudióloga Fabiana Rolim, que teve como tema "Mulher, o que te move?"..

Univasf promove Expo Mulheres Rendeiras nesta terça-feira (12)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Associação Rendeiras do Vale promoverão a Expo Mulheres Rendeiras, que será realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontecerá na terça-feira (12), das 17h às 21h, ao lado da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). A exposição contará com bazar, estande com artesanato, apresentações de poesia, ciranda de roda e palestra sobre “Violência contra a Mulher”. A ação é aberta à participação de toda a comunidade.

Promovida por estudantes da disciplina de Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração da Univasf, a exposição pretende, através dessas ações, levar ao público as temáticas com foco no empoderamento, emancipação e autonomia feminina. Também visa promover o trabalho da Associação Rendeiras do Vale, localizada no bairro José e Maria, em Petrolina. A professora do Colegiado de Administração, Alvany Santiago, que ministra a disciplina de Ética e Responsabilidade Social, fala sobre a importância do evento...

SEDES prossegue com a programação do Março Mulheres

Dentro da programação do ‘Março Mulheres’, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foram realizadas mais atividades nos últimos dias. Um torneio de futebol e uma palestra sobre violência contra a mulher fizeram parte da programação.

O torneio de futsal feminino alusivo ao Dia Internacional da Mulher foi realizado no final de semana na quadra poliesportiva do Parque Fluvial, com a participação de diversas atletas em 4 equipes. O objetivo segundo os organizadores foi estimular a prática esportiva pelas mulheres, além de chamar a atenção para a cultura do machismo no futebol...

Colaboradoras do SAAE são homenageadas no Dia Internacional da Mulher 

Com mais de 70 mulheres em seu quadro de funcionários exercendo as mais diversas funções, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, através da sua diretoria homenageou na última sexta-feira (8) as suas colaboradoras com distribuição de brindes, lanches e muita brincadeira.

As dinâmicas abordaram temas como companheirismo e trabalho em equipe. Para a diretora financeira, Jáfia Martins o momento foi de confraternização. “Pode ter sido uma simples homenagem, porém a integração e o carinho de todas foram maiores do que a data em si. É sempre bom nos reunimos não só para avaliar os resultados do trabalho, mas também para festejar”, disse..

UJS Juazeiro promove torneio de futsal feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A União da Juventude Socialista (UJS) de Juazeiro, promoveu no último sábado (09), o torneio de futsal feminino alusivo ao dia internacional da mulher. O evento aconteceu na quadra poliesportiva do parque fluvial do município, com a participação de diversas atletas em 4 equipes.

O objetivo do torneio foi estimular a prática esportiva pelas mulheres, que conta com um grande número de atletas, além de chamar a atenção para a cultura do machismo no futebol. Para Alice Cristtina, "a sociedade precisa compreender que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na prática esportiva de futebol e qualquer outra modalidade, embora a cultura do machismo prevaleça nesses espaços, há grandes exemplos de atletas mulheres que são orgulho para o nosso país", explica a organizadora do evento...

Mulheres do IFBA realizam manifestação na sexta-feira (15)

Organizadas pelo Grêmio Estudantil do IFBA Salvador, Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET), Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana de Salvador, Movimento de Mulheres Olga Benário e pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE-IFBA), as mulheres vão às ruas no dia 15 de Março para protestar em defesa de direitos e lembrar o 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. Essa manifestação se somará a uma extensa agenda de atividades durante o mês de março no Brasil e exterior para defender os direitos das mulheres e fortalecer a organização e empoderamento.

"A verdade é que nosso país está entre os que mais matam mulheres, somos assediadas em todos os espaços que vivenciamos, não temos vagas para por nossos filhos em creches, ou seja, temos muito pelo que lutar. Para piorar, temos vivido um processo de retirada de direitos da classe trabalhadora e da juventude onde nós, mulheres, somos as mais afetadas. Como é o caso da reforma da previdência que entre outros ataques não reconhece a diferença entre homens e mulheres que sofrem dupla e até tripla jornada", afirma Gabriela Soares, uma das organizadoras da atividade...

Quer comemorar o dia das mulheres? Assista Amigas de sorte!


Um filme brasileiro que aborda de um assunto muito interessante e inusitado – amizade de mulheres maduras – não encontrou a divulgação que merecia e nem se sabe quando ou se terá um lançamento importante na TV. Trata-se de Amigas de sorte, da Globo Filmes.

É dificílimo encontrar algum filme, nacional ou não, que não fale sobre mulheres de uma maneira competitiva e destrutiva. O cinema brasileiro então, não liga para o fato. Mas é possível abordar o tema e comemorar o 8 de março com leveza e sororidade, por que não?..

23ª Caminhada da Mulher leva centenas de pessoas às principais ruas de Juazeiro

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi lembrado em Juazeiro com a tradicional Caminhada da Mulher que já está em sua 23ª edição e trouxe este ano o tema "Não vamos soltar as mãos". Centenas de pessoas foram às ruas comemorar a data e demonstrar a luta da mulher por direitos iguais. A ação realizada pelo município através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) teve o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM).

Este ano, a caminhada da mulher buscou utilizar o cenário político atual como pauta e trouxe para as ruas a luta pelo fortalecimento da garantia dos direitos da mulher e da igualdade de gênero. Para Bruna Barbosa, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), é fundamental ir às ruas e demonstrar a força da mulher. "Este é um ato de resistência, pois enquanto tiram nossas vidas estamos lutando pelo direito aos nossos corpos, às nossas vidas e contra o machismo que tanto nos vitimiza. Hoje, passamos por um momento de perda de direitos e precisamos lutar para mantê-los", destacou...

Vereadores lançam oficialmente a Comissão da Mulher em Petrolina

À frente da Comissão da Mulher, vereadores de Oposição pretendem somar forças para defender os direitos das mulheres de Petrolina. Na sessão da última sexta (08) vereadores salientaram a importância da mulher brasileira, especialmente da mulher petrolinense na Casa Plínio Amorim. Representando às mulheres petrolinenses, na Bancada de Oposição do Legislativo municipal, a vereadora Cristina Costa, foi enfática ao defender a luta pelos direitos da mulher.  "Saudamos todas às mulheres pelo seu dia 8 de março, que possamos avaliar o papel da mulher na sociedade. Vamos nos manter firmes na luta em favor da mulher petrolinense, vamos defender a garantia de seus direitos", disse em seu pronunciamento.

O discurso de Costa foi ratificado pelos colegas de bancada. Em seguida, a vereadora se reuniu com representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), em Petrolina, para discutir a importância da Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara. "Queremos a aproximação da comissão com as entidades de classe e movimentos sociais", reforçou...

FAMILIARES DE JOVEM ASSASSINADA EM JUAZEIRO (BA) PARTICIPAM DE CAMINHADA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Familiares e amigos de Alice Nilza Rodrigues assassinada na tarde da quinta-feira, 17 de janeiro deste ano, em Juazeiro (BA) participaram ativamente da caminhada tarde passada que abriu a programação do mês de março - dedicado às mulheres, da Prefeitura de Juazeiro, que em sua 23ª edição apresentou o tema ‘Não vamos soltar as mãos’.

Os manifestantes conduziram faixas e cartazes exigindo “justiça” e uma pessoa da família ao usar da palavra na caminhada também sugeriu que as mulheres permanecessem unidas exigindo justiça não só para o caso de Alice, mas de todos os casos registrados em Juazeiro. O acusado Nielton Soares foi preso em flagrante no mesmo dia do crime...

Comissão será instalada no dia 26 para acompanhar casos de violência contra a mulher em todo o país

Deputadas de partidos governistas e de oposição participaram, na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, do ato de criação de uma comissão externa para acompanhar casos de violência contra a mulher em todo o país. Segundo a autora do requerimento, Flávia Arruda (PR-DF), a comissão visitará os cinco estados que mais registram esse tipo de ocorrência: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também participou do ato.

Segundo Flávia Arruda, a comissão dará voz às mulheres agredidas. “Onde houver um agressor, nós estaremos presentes para dar voz, dar luz, cobrar protocolos de atendimento, acolhimento a essa mulher.” Ao final dos trabalhos do colegiado, que poderá durar toda a legislatura, será apresentado um relatório com as conclusões do trabalho, que poderão embasar projetos de lei que auxiliem no combate à violência contra a mulher...

AMAR DE VERDADE UMA MULHER

Para uma que se foi... outra aqui e quiçá uma que ainda virá!!!!

AMAR DE VERDADE UMA MULHER..

Bolsonaro diz que ministério é equilibrado com 20 homens e duas mulheres que valem por dez

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, que o ministério está "equilibrado" ao ter 20 ministros e duas ministras. Na opinião de Bolsonaro, cada ministra vale por "dez homens".

Bolsonaro deu as declarações ao participar no Palácio do Planalto de uma cerimônia de comemoração do Dia da Mulher, na qual estavam ministras e funcionárias do governo...

Ministra lança campanha Salve uma Mulher

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que está entre as prioridades da pasta a implantação de políticas de proteção e defesa dos direitos da mulher. “Não pouparemos esforços no enfrentamento da discriminação e da violência contra as mulheres, sobretudo o feminicídio e o assédio sexual”, afirmou a ministra na sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O aumento dos casos de feminicídio no país está no horizonte não só do governo federal, mas de organismos internacionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). No início deste mês, a comissão destacou que em 2019 ao menos 126 mulheres foram mortas no Brasil. Também foram registradas 67 tentativas de feminicídio – assassinato de mulher, em razão de sua condição de gênero...

Especialistas preocupados com reforma da previdência e tempo de serviço para a mulher agricultora

As mudanças que o governo Bolsonaro pretende realizar com a reforma da Previdência podem resultar numa combinação explosiva que torna o acesso às aposentadorias um sonho cada vez mais distante, especialmente para as mulheres.

Mesmo após o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), afirmar que a idade mínima de acesso às aposentadorias, para elas, poderia cair de 62 anos, como consta na proposta atual, para 60, ainda assim, pouca diferença fará, caso não se alterem os critérios relativos ao tempo de contribuição do projeto que foi apresentado ao Congresso Nacional...