Foram encontrados 13501 registros para a palavra: rio

Documentário "O Começo da Vida" é apresentado para funcionários do Nova Semente

Baseado em avanços da neurociência, o documentário "O Começo da Vida" mostra a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança. O filme convida a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade.

O documentário "O Começo da Vida" foi exibido no último final de semana no Cinema Orient, em Petrolina, para as mais de duas mil sementeiras, gestoras, e convidados com a presença da equipe que gerencia o programa Nova Semente, e do prefeito Julio Lossio, que também assistiu ao filme pela primeira vez e se emocionou. "A fundação Maria Cecília Souto Vidigal, promoveu um filme extraordinário, O Começo da Vida. Todas as pessoas deviam assistir esse documentário, independente der serem pais ou não. O documentário foi disponibilizado para as sementeiras e demais funcionários do programa. Vi o filme inteiro hoje, e fiquei muito emocionado, porque ele mostra a importância dos cuidados com as crianças, estou muito feliz de ter participado dessa experiência", comentou, acrescentando que a ideia é levar o documentário para as comunidades próximas as creches do Nova Semente...

Gonzaga Patriota afirma que corrupção deve ser combatida em todas as áreas

Em entrevista a um programa de rádio, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) afirmou que a corrupção deve ser combatida diariamente e não apenas em casos pontuais. O parlamentar alegou que existe corrupção em todos os meios.

"Existe ladrão em todos os locais, não apenas na política. No Ministério Público, na justiça e, principalmente, nos meios de comunicação existe corrupção. E ela deve ser combatida e os seus envolvidos punidos", disse...

SOBRADINHO REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA(10) O 2º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a prefeitura de Sobradinho realizam nesta sexta-feira, dia 10, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF - Município Aprovado, edição 2013-2016. No evento, que acontece nas dependências da Prefeitura, das 08h às 10h da manhã, entidades representativas da sociedade, lideranças, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, vão fazer um diagnostico e avaliar propostas que assegurem melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Para Fernanda Sanjuan, secretária de Assistência Social, “A gestão em Sobradinho não mediu esforços, cumpriu todas as etapas e metas estabelecidas e a conquista do selo UNICEF vai coroar todo esse trabalho intenso que vem sendo realizado, pelo gestor e todos os envolvidos, na busca por uma educação de qualidade para nossos jovens”, destacou...

Campus Floresta do IF-Sertão Pernambucano realiza Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Floresta estará realizando, no período de 08 a 11 de junho, o II Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas – SEAGESPE. O evento, que teve sua 1ª edição no Campus Petrolina em 2015, será realizado em parceria com o IFBA Campus Juazeiro, IFPI Campus São João do Piauí, Faculdade São Francisco de Juazeiro(FASJ), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF),  Fundação UNED e os Campus do IF SERTÃO Petrolina e Serra Talhada. O evento este ano terá como tema “Ferramentas e estratégias de crescimento profissional no ambiente corporativo”, será totalmente gratuito e aberto à comunidade interna e externa.

O Seminário será composto por diversas palestras sobre assuntos da área de Gestão de Pessoas, Oficinas, Consultorias nos turnos matutino, vespertino e noturno, visando abranger todos os alunos do IF SERTÃO, instituições parceiras e comunidade em geral. A proposta desse evento é orientar os profissionais e os estudantes em preparação profissional quanto às questões relacionadas a Comportamento em Entrevista de Seleção, Postura Profissional, Marketing Pessoal e Elaboração de Currículo...

CONSELHO TUTELAR DE PETROLINA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO APÓS COMENTÁRIOS DE VEREADORA

Conselheiro Tutelar da cidade de Petrolina – PE, enviou, através de nota de esclarecimento a despeito dos comentários tecidos pela Vereadora Maria Helena, no último dia 02 de Junho de 2016, sobre problemas de perturbação da ordem causados por adolescentes no bairro areia branca, divulgados pela mídia local, veja abaixo:

Os Conselheiros Tutelares da cidade de Petrolina – PE, vem, a despeito dos comentários tecidos pela Vereadora Maria Helena, no último dia 02 de Junho de 2016, sobre problemas de perturbação da ordem causados por adolescentes, divulgados pela mídia local, informar o seguinte: De acordo com o artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei 8.069/90, “o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”. ..

COMUNITÁRIO IRMÃO BASTOS RECEBE TÍTULO DE CIDADANIA JUAZEIRENSE NESTA TERÇA (07)

Natural da cidade do Crato no Ceará, o comunitário Sebastião Soares Isídio, popular Irmão Bastos, é o mais novo cidadão juazeirense. O título concedido por meio de Projeto de Resolução de autoria do vereador José Carlos Medeiros (PSDB), aprovado por unanimidade da Casa Legislativa, será entregue em sessão especial desta terça-feira (07), às 18 horas.

“Minha família, que é motivo de orgulho para este humilde trabalhador, recebeu com muita alegria essa homenagem da Câmara Municipal e eu espero contar com a presença de todos os meus amigos nesta solenidade que é também do associativismo comunitário” expressou Irmão Bastos ao radialista Geraldo José, durante programa nesta segunda-feira na Transrio FM...

Walter Pinheiro é empossado como secretário da Educação

 
Depois de aceitar o convite do governador Rui Costa, Walter Pinheiro tomou posse como secretário da Educação em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (6), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento foi acompanhado pelo ex-titular da pasta, Osvaldo Barreto, além de secretários de estado e outras autoridades, como o senador Roberto Muniz, que a partir de agora ocupa a cadeira de Pinheiro no Senado. 
 
No evento, o governador enfatizou a escolha e os desafios para a nova gestão. "Nos últimos anos, temos dados passos largos e vamos continuar avançando nesse sentido. Para ser secretário de estado, é preciso ir além, é preciso ter capacidade e tranquilidade para escolher uma boa equipe, ter paixão pelo que faz, se dedicar de corpo e alma ao trabalho. E são essas convicções que me fizeram convidá-lo para assumir esse posto. Eu sou a prova viva de que a educação transforma a vida das pessoas e esta é a minha convicção na capacidade de mobilização de Pinheiro, de contagiar a alma dessas pessoas, de sensibilizar e envolver as famílias nesses processo", explicou Rui. 
 
Emocionado, Pinheiro destacou um pouco da atuação que o trouxe de volta à Bahia, agora como secretário da Educação, e afirmou que esse é um novo desafio na sua trajetória política. "Para mim foi uma honra o convite de assumir essa missão, reconhecendo que esse é um terreno delicado, que lida com a mudança de vida das pessoas. A vantagem é que antes de mim quem trabalhou nele foi o professor Osvaldo Barreto, que muito contribuiu e abriu espaço nesse campo. E assumo hoje a responsabilidade de, a partir desse legado, dar os próximos passos rumo à melhoria da educação no estado", disse. 
 
Antes de transmitir o cargo, Barreto ressaltou a missão que cumpriu durante os últimos anos. "Gostaria de registrar minha satisfação dos 6 anos e oito meses que toquei essa casa e de agradecer à equipe da Secretaria da Educação, porque esse trabalho não poderia ter sido feito sozinho, além da parceria com todos os secretários e colegas nessa missão de transformar a Bahia". 
 
Pasta prioritária 
 
Eleito senador em 2010, com mais de 3,5 milhões de votos, Pinheiro se afastou do mandato para assumir uma das pastas prioritárias do Governo do Estado e que tem elaborado planos e projetos que estão mudando a educação pública na Bahia, como o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. 
 
Desde a semana passada, o novo secretário tem se reunido com gestores da Secretaria da Educação, reforçando que acredita na escola como um ambiente de transformação e socialização e que precisa estar cada vez mais integrada com a comunidade. Natural de Salvador, Pinheiro é casado e tem três filhos. É técnico em telecomunicações, tendo iniciado a carreira profissional na antiga Telebahia, no fim da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.
..

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

João de Deus aponta prioridades para o programa de governo do pré-candidato a prefeito deputado Odacy Amorim

O bairro João de Deus, em Petrolina, recebeu na noite de sábado, 4, a segunda edição do projeto 'Debatendo Petrolina com Odacy'. Comandado pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT, que é pré-candidato a prefeito, a programação é uma iniciativa do partido para construir ouvindo de forma democrática, as sugestões da população para a construção do programa de governo do parlamentar. O projeto atraiu lideranças comunitárias da região polarizada pelo bairro e representantes de várias entidades que atuam no João de Deus que hoje é o maior bairro da cidade com cerca de 35 mil habitantes.

Saúde, transporte público, segurança pública, infraestrutura, com foco em pavimentação, além da atenção aos idosos, tiveram entre as principais queixas e também foram as sugestões consideradas prioritárias pela comunidade para que o deputado priorize em seu plano de governo voltado para o João de Deus. O presidente da Associação de Usuários de Transporte Coletivos de Petrolina, Francisco do João de Deus, entregou a Odacy um documento com 14 propostas para que Petrolina passe a ter um sistema de transporte público mais digno, conforme disse Francisco no encontro...

Lagoa Grande realiza segunda edição do Casamento Comunitário

A prefeitura de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Poder Judiciário e o Cartório da cidade, realizou sábado (04), a segunda edição do Casamento Comunitário. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes, com a oficialização do matrimônio de 68 casais.

O juiz Elder Muniz realizou a cerimônia, com a ajuda do Cartório de Lagoa Grande na pessoa de Ivete Amorim. O prefeito da cidade destaca que este é um evento de grande importância para o município, principalmente por se tratar de um serviço social sem fins lucrativos. "Estamos muito felizes por realizar a segunda edição deste evento no nosso município, superando a edição anterior de nossa gestão, sem nenhum custo para os casais", ressaltou...

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

 
Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.
 
Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem.
 
Após a conversa, os próprios alunos, auxiliados por técnicos da Codevasf, soltaram os peixes no rio. De acordo com Rozzanno Figueiredo, promover peixamentos que, além de povoarem as águas do Velho Chico com espécies nativas, contam com a participação de estudantes de escolas públicas para mostrar a eles a importância de conservação do meio ambiente tem sido um expediente adotado pela Codevasf nos últimos anos. 
 
O engenheiro salientou, ainda, que as espécies depositadas são nativas do rio, e algumas delas são cada vez mais difíceis de ser encontradas. “A gente aproveitou pra colocar no rio espécies de Curimatã, Piau e Pacamã, que são peixes de importância econômica e ecológica. O Pacamã, inclusive,é um peixe ameaçado de extinção”, informou Figueiredo.
..

IEL/PE oferece vagas de estágio no interior de Pernambuco

Oportunidades estão concentradas nas regiões de Caruaru, Belo Jardim e Petrolina

O Instituto Euvaldo Lodi em Pernambuco (IEL/PE) está oferecendo oportunidades de estágio no interior do estado - 32 para a região Agreste, nas cidades de Caruaru e Belo Jardim, e 8 para o Sertão, em Petrolina. As vagas disponíveis são para estudantes de cursos como Administração, Arquitetura, Pedagogia, Ciências Contábeis...

Prefeitura de Petrolina realiza V Edição do Casamento Comunitário

O sonho do casamento legalizado ficará mais próximo para 100 casais que pretendem se unir em matrimonio. A partir da próxima quarta-feira (08/06), a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria Executiva da Mulher, abre as inscrições para a V Edição do Casamento Comunitário. A data do casamento ainda será definida.  As 100 vagas são para casais Héteros e Homossexuais que pretendem oficializar a sua união. As inscrições serão realizadas no CRAM - Centro de Referência de Atendimento á Mulher  na Av. Projetada, s/n, Vila Mocó (ao lado do SESI), das 9h às 14hs. Vale ressaltar que as inscrições estarão encerradas a partir do preenchimento total das vagas e todo processo é gratuito. 

“Ano passado foi maravilhoso ver casais se unindo em matrimonio realizado por nossa Gestão. O nosso compromisso com a cidadania e bem estar das pessoas é o combustível que tem nos alimentado nesses quase oito anos de mandato. E posso dizer que estamos empolgados para entregar mais obras para o povo petrolinense”, disse Julio Lossio, prefeito de Petrolina.

Para realizar este sonho, os casais devem obedecer aos seguintes requisitos:Levar as certidões de nascimento; comprovantes de residência recente no nome dos pais ou deles ou cópia de contrato do aluguel do imóvel; RG e CPF das duas testemunhas; se algum dos noivos for divorciado judicialmente, deverá levar a certidão de divórcio; caso algum dos interessados tenha idade menor que 18 anos, os pais deverão assinar e levar RG e CPF. Todos os documentos devem ser apresentados com a original e a cópia. 

Os casais devem ficar atentos aos seguintes lembretes: A Secretaria fará um agendamento dos casais para comparecimento ao cartório; No dia da triagem, apenas uma pessoa (noiva ou noivo) precisará levar a documentação do casal e das testemunhas. Somente no dia agendado com o cartório as testemunhas devem ir com o casal; As certidões de nascimento deverão estar legíveis, pois não serão emitidas 2º vias; Todos os casais devem residir em Petrolina.
..

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado a partir deste domingo (5) na Univasf

Com o objetivo de discutir produções científicas e reunir pessoas interessadas em temas ligados à gestão sustentável do rio São Francisco, será realizado o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), de domingo (5) até quinta-feira(9). O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o simpósio é realizado pela Univasf em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

As inscrições podem ser realizadas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. 

A abertura do simpósio será realizada neste domingo (5), a partir das 18h30, e contará com a participação do reitor em exercício da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do evento e professor da Universidade, Renato Garcia; e do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ainda estará presente o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramori, e representantes das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Durante o evento, serão realizados debates, apresentações de trabalho, apresentações culturais da Orquestra da Univasf e do Trio Nordestino Pé-de-Serra e visitas técnicas a vinícolas, à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e ao Lago de Sobradinho. Serão realizadas palestras com temas como políticas públicas, sustentabilidade, geração de renda, entre outros. 

Ainda serão apresentadas as palestras “Contributos para estudo dos processos de erosão e transporte de sedimentos em regiões semiáridas”, ministrada em inglês pelo professor Axel Bronstert da Universidade de Potsdam, na Alemanha; e “Experiências do Projeto Innovate”, apresentada pela professora Marianna Siegmund-Schultze da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF. 

De acordo com Renato Garcia, estarão reunidos no evento pesquisadores de diversas áreas que trabalham com o tema. “São estudos pontuais sobre pesquisas que giram em torno dos eixos temáticos, de pesquisadores de diversas localidades, com o objetivo de realizar uma compilação de dados destas pesquisas, durante o simpósio”, afirma. Garcia ainda destaca a importância desses estudos. “O rio tem múltiplos usos para a energia elétrica, irrigação, lazer, consumo humano e industrial, mas também desgastes e ações negativas sobre ele. O evento visa entender estes diversos impactos”, explica. ..

Petrolina: Ordem Pública intensifica normas para comercialização de fogueiras no período junino

Durante esse mês junino, a Secretaria de Ordem Pública vem intensificando as normas para a comercialização correta de fogueiras em vias e logradouro no Município. Para as pessoas que desejarem comercializar madeira para queima de fogueira, em vias e logradouros públicos, a Ordem Pública alerta que o exercício da atividade eventual nesses locais, depende de prévia autorização, que poderá ser obtida pelo comerciante na Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã.

O secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jota Santos, reforça as orientações sobre a determinação de locais apropriados para comercialização da madeira. "Locais como praças, ciclovias, vias de circulação intensa de veículos e de pessoas, assim como nos locais com proximidade a residência não é permitida a comercialização. Essas iniciativas demonstram a preocupação com o bem-estar das pessoas pela Gestão Julio Lóssio em épocas festivas da cidade" ressaltou...

Seminário em Defesa do São Francisco discute melhorias socioambientais para a região

Nesta sexta-feira, 03, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizou um dia de ações voltadas à Educação Ambiental e em Defesa do São Francisco. O encontro teve inicio as 08h no Museu Regional do São Francisco, onde membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e população fizeram uma visitação à Exposição fotográfica sobre o Rio São Francisco. Logo em seguida a equipe se dirigiu para o auditório do Campus da UNEB e lá se reuniu com a Marinha, membros da OAB, representantes de Comunidades indígenas e demais ativistas ambientais, em especial com a situação do Rio São Francisco.

O encontro que teve como tema “Somos Todos Ribeirinhos Defensores do São Francisco, Cuidar é da Nossa Natureza”, discutiu temas para curto, médio e longo prazos, uma vez que o trabalho de preservação é continuo. “O interessante neste encontro é a integração dos diversos órgãos com a questão da gestão ambiental, onde cada instituição tem a sua legislação, mas é preciso  haver uma maior interação entre os mesmos. Não adianta nada só falarmos que o rio está morrendo, mas realizarmos ações conjuntas”, pontuou Rafael Sanctos, Capitão Tenente da Marinha e Comandante da Agência Fluvial de Águas em Juazeiro...

Ordem Pública intensifica normas para comercialização de fogueiras no período junino

Durante esse mês junino, a Secretaria de Ordem Pública vem intensificando as normas para a comercialização correta de fogueiras em vias e logradouro no Município.

Para as pessoas que desejarem comercializar madeira para queima de fogueira, em vias e logradouros públicos, a Ordem Pública alerta que o exercício da atividade eventual nesses locais, depende de prévia autorização, que poderá ser obtida pelo comerciante na Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã...

Inscrições para a V Edição do Casamento Comunitário serão abertas em Petrolina

O sonho do casamento legalizado ficará mais próximo para 100 casais que pretendem se unir em matrimônio. A partir da próxima quarta-feira (08), a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria Executiva da Mulher, abre as inscrições para a V Edição do Casamento Comunitário. A data do casamento ainda será definida.  As 100 vagas são para casais Héteros e Homossexuais que pretendem oficializar a sua união.

As inscrições serão realizadas no CRAM - Centro de Referência de Atendimento á Mulher  na Av. Projetada, s/n, Vila Mocó (ao lado do SESI), das 9h às 14hs. Vale ressaltar que as inscrições estarão encerradas a partir do preenchimento total das vagas e todo processo é gratuito. 

“Ano passado foi maravilhoso ver casais se unindo em matrimonio realizado por nossa Gestão. O nosso compromisso com a cidadania e bem estar das pessoas é o combustível que tem nos alimentado nesses quase oito anos de mandato. E posso dizer que estamos empolgados para entregar mais obras para o povo petrolinense”, disse Julio Lossio, prefeito de Petrolina.

Para realizar este sonho, os casais devem obedecer aos seguintes requisitos:Levar as certidões de nascimento; comprovantes de residência recente no nome dos pais ou deles ou cópia de contrato do aluguel do imóvel; RG e CPF das duas testemunhas; se algum dos noivos for divorciado judicialmente, deverá levar a certidão de divórcio; caso algum dos interessados tenha idade menor que 18 anos, os pais deverão assinar e levar RG e CPF. Todos os documentos devem ser apresentados com a original e a cópia. 

Os casais devem ficar atentos aos seguintes lembretes: A Secretaria fará um agendamento dos casais para comparecimento ao cartório; No dia da triagem, apenas uma pessoa (noiva ou noivo) precisará levar a documentação do casal e das testemunhas. Somente no dia agendado com o cartório as testemunhas devem ir com o casal; As certidões de nascimento deverão estar legíveis, pois não serão emitidas 2º vias; Todos os casais devem residir em Petrolina...

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, nesta sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.

Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem...

Deputado defende queda em taxa de juros e o fim da especulação para melhorar cenário econômico do país

O deputado estadual Odacy Amorim, PT/PE, anda preocupado com a manutenção do cenário econômico preocupante e frisa que a queda da taxa de juros traria um momento melhor para a economia brasileira. Conforme o parlamentar que esteve em Brasília essa semana em audiências com senadores e deputados federais, o governo interino do vice-presidente Michel Temer, PMDB, precisa barrar a especulação do mercado para essa queda de juros acontecer,

"O cenário não é bom, as pessoas estão em busca de recursos até recorrendo a agiotas devido a esse momento especulativo. Somente a queda dos juros tiraria o povo do sufoco atual e um momento melhor possa ocorrer em nosso país", assinalou Odacy.

Odacy também reclamou do aumento dos gastos públicos com pautas bombas que o governo interino aprovou essa semana. "Esses gastos são para melhorar a popularidade dele (Michel Tema) e ai o pais ter que voltar ao Fundo Monetário Internacional. Estamos acompanhando um processo de impeachment com uma movimentação estranha. Então é preciso que a sociedade esteja atenta. Sou solidário aos que estão com dívidas para pagar, que estão sem emprego, mas que essa conta não caia no colo da sociedade", pontua o deputado...