Foram encontrados 1388 registros para a palavra: baiano

Juazeirense vence em Guanambi com gol de Ricardo Braz


O zagueiro Ricardo Braz marcou aos 16 do primeiro tempo

A Juazeirense venceu sua primeira partida na temporada, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Baiano de Futebol.

Depois de marcar aos 16 minutos do primeiro tempo, através do zagueiro Ricardo Braz, a Juazeirense soube administrar o placar, segurou a pressão e derrotou o Flamengo jogando fora dos seus domínios...

Demitido, mas não desempregado, Quintino assume comando de um adversário da Juazeirense no baianão

Demitido, mas não desempregado, o técnico Quintino Barbosa deve usar tudo que conhece sobre o elenco da Juazeirense, contra o próprio clube, depois de assumir o Bahia de Feira, um dos adversários do Cancão de Fogo no Campeonato Baiano.

Se a demissão não fosse uma decisão da diretoria da Juazeirense, que alegou a falta de bons resultados como o fator para o desligamento, ficaria a i8pressão de que estava tudo combinado entre o treinador e o time de Feira de Santana, clube que já foi treinado por ele em outras oportunidades, incluindo a conquista da Copa Governador do Estado, em 2013...

Quintino Barbosa deixa comando da Juazeirense e Jonilson Veloso assume


Com Quintino Barbosa fora, Janilson Silva assume interinamente a Juazeirense

Depois de três partidas sem vitórias a direção da Juazeirense anunciou na tarde desta quinta-feira a demissão do técnico Quintino Barbosa. O treinador comandou a equipe em três partidas oficiais nesta temporada, com uma derrota pelo Campeonato do Nordeste e uma derrota e um empate pelo Campeonato Baiano. Na estreia da Copa do Nordeste perdeu para o Ríver, em Teresina; pelo campeonato baiano perdeu a primeira para o Vitória, em casa, e ficou no empate contra o Jacoibina, jogando na casa do adversário nesta última quarta-feira.

A ausência de vitórias, depois de uma boa pré-temporada e a contratação de um elenco bem avaliado, foi, pelo que se comenta nos bastidores, um dos motivos da insatisfação da diretoria com o trabalho que vinha sendo realizado. De acordo com  informações colhidas pelo Blog, antes do embarque para Jacobina o treinador  também havia manifestado descontentamento com críticas que diretores da juazeirense teriam feito ao seu trabalho. Em declarações anteriores Quintino Barbosa havia manifestado preocupação em relação à tabela no início desta temporada, prevendo uma recuperação mais à frente, quando passaria a enfrentar adversários de menor potencial financeiro e técnico. ..

Juazeirense volta de Jacobina com empate e primeiro ponto no Baianão

A Juazeirense cedeu o empate aos 17minutos do segundo tempo, em jogo realizado na Terra do Ouro e volta de Jacobina com o primeiro ponto no Campeonato Baiano de Futebol. O gol da Juazeirense foi marcado por Júnior Chicão no início do primeiro tempo e o Jacobina empatou aos 17 do segundo tempo após falta cobrada por Madson.

A partida, válida pela segunda rodada do Campeonato Baiano, tinha importância fundamental para as duas equipes, que iniciaram a competição com derrota: a Juazeirense perdeu para o Vitória e o Jacobina foi derrotado pelo Bahia...

Eleitores baianos são convocados para recadastramento biométrico

Eleitores com inscrição eleitoral em Salvador e em mais 51 cidades baianas serão convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), para comparecer aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia e realizar o recadastramento biométrico obrigatório. O chamado começa a partir desta quarta-feira (1º). Confira aqui a lista de cidades do interior.

De acordo com o TRE-BA, o procedimento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros. Veja aqui os horários e locais de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia...

Baianos se dividem na disputa pela presidência da Câmara

Às vésperas da escolha do presidente da Câmara dos Deputados, o atual comandante da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), mantém o favoritismo na disputa que tem no páreo ainda os parlamentares Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF), André Figueiredo (PDT-CE) e Júlio Delgado (PSB-MG). Otimista, o presidente do DEM na Bahia, deputado José Carlos Aleluia, disse à Tribuna que seu correligionário deve ser eleito com pelo menos 300 votos entre os 513 deputados federais que compõem a Câmara. “Maia deve vencer no primeiro turno, com no mínimo 300 votos”, afirmou Aleluia.

Embora seu partido tenha candidato, o deputado baiano Benito Gama, do PTB, não declarou seu voto no correligionário Jovair Arantes, e admitiu que o partido não está fechado em torno de sua candidatura. Mas Benito ressaltou que ele tem maioria entre os petebistas. “Eu não posso dizer que todos votarão, porque a votação é secreta. Mas te garanto que a maioria esmagadora do PTB votará em Jovair”, afirmou Benito Gama à Tribuna. Presidente do PDT na Bahia, o deputado Félix Magalhães Junior garante que a legenda está 100% com seu correligionário André Figueiredo, e aposta em segundo turno na disputa pela presidência da Câmara. “Com esse apoio do PT, nós passamos a ter chance de ir para o segundo turno”. Felix reconhece o favoritismo de Rodrigo Maia, mas afirma que o jogo ainda não acabou, e que Figueiredo ainda pode conseguir mais adesões entre os partidos de oposição ao governo de Michel Temer. O candidato pedetista fará hoje um jantar de adesão com aliados. A eleição acontece amanhã. Num movimento em que desagrada os partidos de esquerda, o PCdoB decidiu liberar a bancada para votar em Maia, e a maioria dos líderes da sigla confirmam voto no candidato democrata...

Após um jogo disputado, técnico do campeonato Baiano é demitido

O primeiro técnico já caiu após a primeira rodada do Campeonato Baiano. O clube agraciado com esse “título” foi o Bahia de Feira, que optou pela demissão de Jaelson Marcelino, nesta segunda-feira (30). A informação foi confirmada pelo presidente da agremiação, Thiago Souza. “Ele deixou o cargo à disposição e então preferimos trocar, pois ele não estava conseguindo fazer a equipe jogar da melhor maneira. Trocamos a tempo para se ter outro trabalho melhor”, explicou o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias. Marcelino foi desligado do cargo depois de perder na estreia do estadual para o Vitória da Conquista por 1 a 0, no último domingo (29), fora de casa. Posteriormente, o treinador fez duras críticas ao elenco e disse que os atletas não estavam dando o melhor de si, tanto no jogo contra o Bode, quanto nos amistosos de pré-temporada. Entretanto, o cartola tricolor garantiu que a declaração não influenciou na decisão da diretoria, que agora está avaliando as opções para assumir a vaga de técnico da equipe. No estadual, a segunda partida do Tremendão será neste domingo (5). No Joia da Princesa, o adversário será o Atlântico.  ..

Obra da Codevasf garante saneamento básico para cinco mil moradores do semiárido baiano

Cerca de cinco mil moradores do município de Mirangaba, no Norte baiano, passam, em breve, a contar com coleta e tratamento adequado de esgoto. Um investimento federal de aproximadamente R$ 7,2 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o sistema de esgotamento sanitário de Mirangaba está concluído e neste momento passa por testes e pré-operação da Embasa para em seguida ter sua operação repassada para a Prefeitura Municipal. De acordo o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, a ação em Mirangaba integra o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, cujos investimentos autorizados para o estado da Bahia para construção de sistemas de esgotamento são da ordem de R$ 497 milhões. “A conclusão dessa obra é mais uma prova da preocupação e do empenho da Codevasf e do Governo Federal com a revitalização do São Francisco e com o desenvolvimento sustentável de seu Vale”, destaca Guerra.

O sistema de Mirangaba é composto por 16,8 mil metros de rede coletora convencional e 2,3 mil metros de coletor tronco, ramais prediais, ligações intradomiciliares, uma estação elevatória de esgoto, um emissário de recalque e um emissário final. A estação de tratamento de esgoto (ETE) é composta de tratamento preliminar, duas lagoas facultativas em paralelo, seguida por duas lagoas de maturação também em paralelo. De acordo com Hélder Arraes, analista da Codevasf responsável por acompanhar a obra, já foi celebrado termo de compromisso entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Mirangaba para que a transferência da operação do sistema ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. ..

Juazeirense estreia no Baiano com derrota para o Vitória em casa

Pressão no final, gol de Danilo Bala, mas não foi dessa vez que vieram os primeiros pontos em 2017. Em tarde de estreia no Campeonato Baiano, o Cancão acabou perdendo para o Vitória por 2×1, no Adauto Moraes. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (01) diante do Jacobina, fora de casa, novamente pelo estadual.

O primeiro tempo debaixo de um sol escaldante foi de um lance isolado.  Melhor para o Vitória, que se aproveitou de uma escapada de David aos quatro minutos de jogo para abrir o placar. Após ganhar do zagueiro Michel, uma das novidades do Cancão no time titular, o atacante do Vitória cruzou para Kieza completar de esquerda sem chances para o goleiro Tigre: 1×0...

Rui é aliado dos municípios baianos, afirma novo presidente da UPB

O presidente eleito da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, visitou o governador Rui Costa, na tarde desta quinta-feira (26), e destacou a importância da relação do chefe do Poder Executivo com os municípios baianos. "Vim dar um abraço no governador Rui, que tem se mostrado um grande aliado dos municípios baianos. Ações como a construção das policlínicas e o incentivo à formação dos consórcios municipais de saúde é uma das provas de que ele aposta no fortalecimento dos municípios", disse.

Eures estava acompanhando dos integrantes da diretoria executiva da chapa vencedora e da ex-presidente Maria Quitéria, que encerra seu mandato. "Municípios valorizados significam população atendida nos seus anseios. O Governo e a UPB manterão a forte parceria, que tem por objetivo melhorar a vida dos cidadãos baianos", afirmou Rui. ..

Investimento de R$ 7 milhões da Codevasf garante água a 2,9 mil famílias no semiárido baiano

Quase três mil famílias rurais que vivem e produzem em áreas do Norte baiano castigadas pela estiagem prolongada estão tendo acesso a água graças a um investimento de R$ 7 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. Do total de 290 poços tubulares e cristalinos que haviam sido previstos para serem instalados na região, 123 foram concluídos até o final de 2016 e 167 serão implantados este ano. Cada poço possui um reservatório individual com capacidade para 10 mil litros, e cada reservatório é dotado de três torneiras e um bebedouro para animais.

As estruturas vão atender, no total, a 24 municípios do Norte baiano, região do Submédio São Francisco. Os recursos que viabilizam a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares, e também do Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. "A importância de um poço é grande porque quando você não tem água praticamente de jeito nenhum, fica dependente de carros-pipa. A água quando chega talvez seja a maior riqueza que pode acontecer na vida do homem da Caatinga, do Semiárido", afirma José Carlos Santana Silva, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA), no município de Curaçá. "Com o poço, a gente passou a ter mais disponibilidade de água. Antes a gente tinha que comprar em carro-pipa ou então aguardar as chuvas, e se perdia muito tempo no deslocamento com animais pegando a água – até mesmo no lombo da gente. Agora a água está mais próxima, então eu digo a você que a água aqui é tudo", acrescenta Silva.

Alguns dos poços revelam alta capacidade de fornecimento de água – caso daquele instalado na região do Talhadinho, município de Glória, que revelou potencial de vazão estimada em 40 mil litros. "Esta ação é um marco, pois pela primeira vez executamos serviços de perfuração e instalação de poços em região de sedimento, cujos custos são elevados", observa o técnico da Codevasf Antônio Virgolino, que acompanhou as obras. "Os resultados, porém, são bem mais favoráveis do os da região de cristalino, onde frequentemente há poços secos, com pouca água ou com água salobra", explica. A ação em Glória contou com a parceria da prefeitura municipal, que disponibilizou máquinas motoniveladoras, retroescavedeira, trator de esteira e equipamentos que facilitaram o acesso ao local da perfuração, no qual o terreno é arenoso e de difícil mobilidade, segundo informou o técnico da Codevasf.

As comunidades rurais beneficiadas com a ação estão situadas nos municípios de Glória, Jaguarari, Morro do Chapéu, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Juazeiro, Curaçá, Uauá, Miguel Calmon, Campo Formoso, Mirangaba, Jacobina, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Abaré, Chorrochó, Jeremoabo, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Umburana, Sento-Sé e Várzea Nova. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, ressaltou a importância da ação. "Essa é uma das nossas principais missões: levar água para quem precisa, independente do lugar ou da dificuldade para alcançar esse precioso líquido", reforça.

Sedimentares e Cristalinos

Os poços perfurados e instalados pela Codevasf no semiárido são uma tecnologia de convivência com a seca que se divide em dois tipos: poços sedimentares e cristalinos. Os sedimentares são perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 100 a 200 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

O poço tubular em áreas cristalinas é perfurado e instalado em regiões de subsolo rochoso, entre 50 a 80 metros de profundidade, e a água é captada das fendas nas rochas, onde se acumula água. O volume é menor, e a captação é feita por catavento ou por bomba submersa. A perfuração e instalação de poços oferecem alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. ..

Codevasf investe R$ 3,6 milhões para beneficiar agricultura familiar em projeto no semiárido baiano

Os agricultores do projeto público de irrigação Pedra Branca, no Norte da Bahia, serão beneficiados com a retomada dos serviços e fornecimentos para administração, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação de uso comum. A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, assinou, nesta sexta-feira (20), contrato no valor de R$ 3,6 milhões com a empresa vencedora da licitação pública.

A assinatura do contrato ocorreu na sede da Codevasf, em Brasília, com a presença do diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado; do gerente de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Flávio Aragão; do vice-presidente da empresa vencedora da licitação, Porfiro José Borges Neto, além de técnicos da Companhia...

Juazeirense venceu mais uma e testou novatos em jogo treino no Adauto Moraes

A Juazeirense realizou mais um jogo treino, na tarde de ontem (18) no Estádio Adauto Moraes e não teve dificuldades em vencer um combinado local. O placar de 3 x 1, mesmo palcar do jogo anterior, contra o Bahia de Feira, foi construído com gols de Rodrigo, Junior e Coité.

A partida, sob sol forte, deu ao treinador Barbosinha a oportunidade de avaliar atletas recém contratados a exemplo de Bruno, goleiro; Alisson Guirra, volante; Elton Lira e Lucas, laterais; Marquinhos e Rodrigo, atacantes, dentre outros...

EU PENSO ASSIM...DÍVIDAS NÃO DEIXARAM O JUAZEIRO PARTICIPAR DO BAIANO/2017

O Juazeiro Social Clube, fundado em 16/08/1995, surgiu da fusão entre oito times amadores que disputavam na LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE (América, Barro Vermelho, Carranca, Colonial, Grêmio, Olaria, XV de Novembro e Veneza). Em 1996, conquistou seu primeiro título, o da Segunda Divisão baiana. Na estreia na elite do futebol baiano, terminou em um satisfatório terceiro lugar.

Em 2000, disputou o Módulo Verde da Copa João Havelange, terminando na vice-liderança do Grupo B (atrás do Corinthians Alagoano). Na segunda fase, terminou como líder do Grupo 1, superando a Tuna Luso. O Juazeiro flertou com o acesso à Série B até a última rodada, disputando a vaga na final com o Uberlândia, sendo que os dois clubes terminariam empatados em vitórias, empates, derrotas e pontos ganhos. Mas a equipe mineira levou vantagem no saldo de gols (10 marcados e seis sofridos, saldo de 4), enquanto os baianos marcariam seis gols, levando quatro (saldo de 2). Na sua história, podemos registrar também outras boas participações. Por exemplo, em 2001, após uma gradativa evolução, o Juazeiro, sob o comando do técnico Élcio "Sapatão" Nogueira, conquista o vice-campeonato baiano de futebol daquele ano, tendo sido derrotado na final pelo Bahia, por 3x0...

Paulo Bomfim comemora avanço da cidade de Juazeiro entre os melhores municípios baianos em Performance Socioeconômica

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim participou do programa Geraldo José, por telefone, nesta sexta-feira (13), e comentou sobre a avaliação feita pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) que incluiu Juazeiro como uma das melhores cidades no Índice de Performance Socioeconômica dos Municípios Baianos (IPESE).

Sobre o assunto Paulo Bomfim afirmou: “Estávamos acompanhando o trabalho feito e os resultados estão chegando agora. Na educação, construímos 15 creches, entregamos 23 quadras poliesportiva coberta, climatizamos 96 escolas. Na saúde reduzimos a mortalidade infantil em quase 50%, implantamos a primeira UPA do Vale do São Francisco, compramos o prédio da Clise e fizemos a Maternidade Infantil. Na economia Juazeiro pode comemorar no ano passado como a cidade que mais gera emprego em carteira assinada no Brasil e no Nordeste. Pagamos os salários em dia e de fornecedores. Todo esse trabalho faz com que Juazeiro apareça a nível nacional. Estou muito orgulhoso de fazer parte desse grupo político e vamos fazer muito mais”...

Investimento de R$ 5,2 milhões da Codevasf fortalece produção familiar no semiárido baiano

Ação vai beneficiar 2 mil agricultores de 45 associações em 14 municípios do Norte da Bahia que convivem com os efeitos da estiagem prolongada

Cerca de 2 mil agricultores familiares da região Norte da Bahia, semiárido do estado, terão sua produção fortalecida em 2017. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) acaba de investir R$ 5,2 milhões em máquinas e implementos agrícolas que vão otimizar e dar mais eficiência aos produtores rurais de 45 associações, o que vai contribuir para o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida de famílias que convivem com a estiagem prolongada...

Contagem Regressiva: Sem dinheiro, restam algumas horas para o Juazeiro Social Clube garantir presença no acesso...

O Juazeiro Social Clube, que vive há anos em crise, parece ter chegado ao fundo do poço e pode ficar de fora da 2ª Divisão do Campeonato Baiano, competição que garante o acesso à elite do futebol baiano. O prazo para inscrição da equipe se encerra hoje(13) e o time sequer tem os recursos para inscrição junto à Federação Baiana. Uma situação vexatória para um clube que leva o nome de uma cidade do porte de Juazeiro.

A crise, que começou há alguns anos e levou o clube ao rebaixamento, se acentuou na gestão do presidente Rafael Campelo. Sem condições de garantir os recursos necessários para a manutenção da equipe e, ao que parece, sem força para garantir os apoios empresariais e políticos que mantinham, mesmo com precariedade, o Juazeiro Social vivo, resta a morte prematura de uma equipe que chegou a ser vice-campeã baiana...

JUAZEIRO ENTRE OS MELHORES MUNICÍPIOS BAIANOS COM PERFORMANCE SÓCIOECONÔMICA

Passou quase despercebido, mas a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), publicou nos últimos dias de 2016, o Índice de Performance Socioeconômica dos Municípios Baianos (IPESE), com série histórica 2010-2013. O Ipese é composto por índices relacionados à educação, saúde, economia e finanças. O resultado foi surpreendente. Mata de São João foi o município que apresentou a melhor performance entre os 417 municípios baianos, com um indicador de 0,841 pontos, seguido por Jaborandi, Pojuca Madre de Deus e Lauro de Freitas.

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Lauro de Freitas liderou o ranking de melhor performance, seguido por Camaçari, Salvador, Eunápolis e Juazeiro. Os melhores munícipios em termos de infraestrutura de saúde na Bahia são Governador Mangabeira e Laje. Já na área de educação, quem lidera o ranking são os municípios de Jaborandi e Maetinga. Salvador aparece em primeiro lugar no quesito economia e finanças, seguido por Mata de São João, Candeias e Feira de Santana...

Governo e 40 municípios firmam consórcios de saúde para beneficiar 1 milhão de baianos

Foi dado o primeiro passo para a formação de dois novos consórcios públicos para gerir serviços regionais de saúde na Bahia. Nesta terça-feira (10), o governador Rui Costa se reuniu com prefeitos e representantes de 40 municípios no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, onde assinou protocolos de intenções para reforçar a saúde nas regiões de Valença e Santo Antônio de Jesus/Cruz das Almas. A parceria entre Estado e as prefeituras deve beneficiar mais de um milhão de baianos. As ações incluem a construção de duas policlínicas - já autorizada por Rui no evento -, além de centros de especialidades odontológicas e farmacêuticas. 

"Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população, indo além da atenção básica. Com a construção dessas duas novas policlínicas, nós teremos um investimento de cerca de R$ 36 milhões, entre obras e equipamentos", afirmou o governador durante o ato, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia...

Irrigantes do semiárido baiano começam 2017 com expectativa positiva

Os projetos públicos de irrigação Salitre e Maniçoba, ambos implantados e geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no semiárido da Bahia, entram em 2017 com boas novas e expectativa positiva. Enquanto o Salitre comemora produtividades acima da média nacional em pelo menos oito diferentes cultivos, os agricultores do Maniçoba esperam poder investir neste ano até R$ 2,5 milhões com recursos próprios na ampliação e melhoria da infraestrutura da área de 8,5 mil hectares irrigáveis que reúne 621 lotes agrícolas.

As informações foram passadas para a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, que nesta terça-feira (03) visitou os projetos na zona rural de Juazeiro, conversou com os irrigantes e percorreu lotes para conhecer a produção. O superintendente regional da Companhia em Juazeiro (BA), Misael Aguilar, e técnicos da empresa também participaram da vista...