Foram encontrados 1941 registros para a palavra: Hospital

Hospital Dom Malan participa de reunião materno/infantil e apresenta protocolo para o IMIP Recife

O Hospital Dom Malan participou, nesta segunda-feira (27), de uma reunião materno-infantil com o IMIP Recife através de videoconferência. Na oportunidade, o hospital apresentou um estudo de caso e o seu protocolo de cuidados paliativos em obstetrícia, a pedido da unidade sede, que está implantando o mesmo procedimento operacional padrão em seu serviço.

“Participamos todo mês da reunião materno-infantil com o IMIP Recife, mas em janeiro, excepcionalmente, fomos convidados a apresentar daqui para lá. Em Petrolina nós temos o protocolo de cuidados paliativos na neonatologia e na obstetrícia. Eles lá não. Possuem apenas da neonatologia”, esclarece o especialista de medicina fetal do HDM, Marcelo Marques.

De acordo com o médico, “é um prazer e uma honra para o Dom Malan exportar conhecimento”. Esse mesmo protocolo foi apresentado em 2018 para o Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico de Brasília (Nexus) e uma turma da Fundação de Medicina Fetal de Barcelona.

Dessa vez, o estudo de caso ficou a cargo da R2 de Ginecologia/Obstetrícia, Cássia Ramos Lima, e o protocolo sob a supervisão e responsabilidade de Dr. Marcelo. “Cuidados paliativos em obstetrícia ainda é um assunto muito novo e podemos dizer que o Dom Malan já está à frente do tempo com esse instrumento”, garante...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta sobre doenças do verão

Os dias mais quentes do ano começam em dezembro e se estendem até meados de março. Neste período, ocorrem as férias escolares, muito associadas com passeios, viagens à praia e ao campo e muita diversão ao ar livre. Entretanto, existem algumas doenças (chamadas de sazonais) mais comuns no verão que podem acabar com toda a diversão. Você sabe quais são elas?

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan listou algumas principais para que a população possa ficar ligada e curta o período sem estresse. São elas: Desidratação; Micose; Dengue; Conjuntivite; Otite e Insolação. Muita gente se pergunta por que esses problemas acontecem mais em um período específico do ano. A resposta está diretamente relacionada com o clima, pois essa época de muita chuva e ondas de calor contribui para que o organismo fique mais fragilizado e que fatores de risco estejam mais presentes.

"Em geral, nessa época do ano começa a haver um aumento da procura pelas urgências e emergências infantis por conta dessas doenças, sendo que medidas simples podem preveni-las. Então, como nós temos o papel de atuar também na promoção de saúde gostamos de deixar a população informada", esclarece a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins.

Confira:

1 – Desidratação

Definida como a perda excessiva de líquidos e sais minerais, a desidratação é uma doença comum no verão por causa do aumento da transpiração e, em alguns casos, devido também a vômitos e diarreia decorrente de uma intoxicação alimentar.

Para prevenir a desidratação, é recomendado ingerir muito líquido, consumir alimentos frescos e leves, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados e, preferencialmente, na sombra.

2 – Micoses na pele

As micoses são focos de infecção causadas pela proliferação de fungos em alguma parte do corpo. Normalmente, nas regiões mais quentes e úmidas, pois são as que mais favorecem a reprodução dos micro-organismos. Por isso, no verão, em que essas condições são agravadas, as micoses se tornam mais frequentes. Entre os sintomas dessa doença estão: uma forte coceira, vermelhidão e ressecamento da pele.

Para evitar a micose, é preciso manter o corpo bem seco, especialmente as regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas, evitar o uso de sapatos fechados por longos períodos, usar roupas leves e não compartilhar toalhas ou outros objetos pessoais. Cuidado com piscinas, banheiros e vestiários, onde a proliferação de fungos é maior. Nunca ande descalço nesses locais!

3 – Intoxicação Alimentar

A conservação inadequada de alimentos é uma das principais vilãs durante o verão, pois resultam em intoxicação alimentar. Por isso, verifique a procedência de qualquer alimento antes de consumi-lo. Preste atenção principalmente no odor e aparência da comida, assim como na higiene do local responsável por prepará-la. Se ficar na dúvida, não arrisque! Coloque a sua saúde sempre em primeiro lugar.

4 – Dengue

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que provoca sintomas como dores, manchas pelo corpo e febre alta, a qual pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. Por isso, não deixe águas limpas e paradas. É neste ambiente que o mosquito se reproduz.

5 – Conjuntivite

Olhos vermelhos, muito inchados, com ardência e secreção — a ponto de você não conseguir abrir os olhos de manhã porque eles ficam colados — são sinais clássicos de uma conjuntivite bacteriana, a qual é mais comum durante o verão, pois é transmitida facilmente por meio da água do mar ou da piscina de uma pessoa para outra.

Para evitar a contaminação, evite mergulhar e abrir os olhos embaixo d'água, principalmente em lugares em que a ela não é própria para banho. Também não compartilhe toalhas, não coce os olhos e evite contato direto com pessoas que já estão com essa doença.

6 – Otite..

CORONAVÍRUS: Segundo hospital será construído em duas semanas em Wuhan

O novo hospital terá capacidade para 1.300 camas, as quais se somarão aos 1.000 leitos previstos para o primeiro hospital para pacientes portadores do vírus que será construído em dez dias, conforme foi anunciado na sexta-feira, acrescenta o jornal estatal. O novo vírus, que causa pneumonia, foi detectado na China no final de 2019 e já provocou a morte a pelo menos 41 pessoas.

No território continental chinês há registro de mais de 800 pessoas infectadas e cerca de 1.000 casos suspeitos, tendo sido confirmados casos em Macau, Malásia, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, França e Austrália. As autoridades chinesas consideram que o país está no ponto "mais crítico" no que toca à prevenção e controlo do vírus e colocaram em quarentena 13 cidades...

Vereador denuncia que Prefeitura de Pilão Arcado descarta lixo hospitalar no lixão da cidade

Segundo denúncia do vereador Paulo José, o pagamento da empresa que faz serviço de coleta para o município está atrasado. Desde agosto do ano passado eles não recebem o valor de aproximadamente R$ 7.000,00 por conta disso, é possível que seja esse o motivo que o lixo não esteja sendo descartado adequadamente pelo município, ao contrário, os restos de materiais usados nos procedimentos hospitalares, estão sendo jogados sem nenhum critério na área onde o lixo comum da cidade é despejado.

No local trabalham catadores, esse lixo coloca em risco a saúde das pessoas e ao meio ambiente, é obrigado por lei, que esse tipo de material seja transportado num recipiente específico, depois incinerado. Após quatro meses sem receber, a empresa não está realizando o serviço e a prefeitura tem feito esse descarte de forma clandestina e irregular...

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo cadastro reserva para Técnico de Enfermagem 

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo cadastro reserva para Técnico de Enfermagem. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de cadastro reserva na categoria de Técnico de Enfermagem; Interessados deverão enviar currículo vitae para e-mail [email protected], nos dias 25,26 e 27 de Janeiro de 2020. Para participar de todas as etapas do processo seletivo, o candidato deverá comprovar habilitação profissional do COREN-BA. ..

Chuvas: Leitor reclama falta de infraestrutura e risco à saúde devido a esgoto de hospital

Confira email do leitor relatando problemas sempre que chove na Rua Toufic Nicola Khoury no bairro Santo Antonio. Ele cita um único bueiro na Rua Toufic Nicola Khoury, para escoar as águas da chuva e aponta que a solução seria uma tubulação a ser despejada no rio e área de abrangência da bacia que se forma.

Leia texto:..

Hospital Universitário realizou mais de 78 mil atendimentos em 2019

O Hospital Universitário é a maior unidade de saúde da região do Vale do São Francisco. Essa informação é comprovada através dos dados contidos no balanço do ano de 2019, apresentado pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do hospital. Somando os atendimentos ambulatoriais e os de urgência e emergência, foram 78.468 mil.

Ano passado, o hospital realizou 5.498 cirurgias, uma média de 458 por mês. Quase 60% dos procedimentos foram de ortopedia e traumatologia (3.077); em seguida, destacam-se os procedimentos vasculares (875) e cirurgias gerais (813). Ainda de acordo com o relatório, os ambulatórios do HU e da Policlínica ofereceram 31.939 consultas, em 27 especialidades médicas diferentes. O número de consultas cardiológicas foi o mais expressivo (5.453), seguido por ortopedia e traumatologia (5.367) e cirurgia geral (3.691)...

Hospital da Mulher realiza triagem para mastologia e planejamento familiar

No próximo sábado (18), das 7h às 9h, o Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, vai realizar uma triagem para marcação de consultas com mastologistas e especialistas em planejamento familiar. Podem participar pacientes que já possuam exames como mamografia, ressonância magnética ou ultrassonografia mamária, biópsias ou alterações palpáveis e visíveis na mama, como sangramento ou ferimento. Quem deseja colocar o dispositivo intrauterino (DIU) ou fazer laqueadura também será atendida. Além dos exames, a paciente deve apresentar carteira de identidade (RG), comprovante de residência e cartão do SUS. 

“Nosso hospital é voltado para o tratamento das pacientes com câncer de mama. Então, as pacientes que devem ser encaminhadas são as que têm alteração no exame de mama. Elas serão acolhidas para que a gente possa dar seguimento no tratamento delas. O outro foco dessa ação é o planejamento familiar. Nós vamos receber pacientes entre 25 e 40 anos de idade, que tenham pelo menos dois filhos e queiram realizar laqueadura tubária, como contracepção definitiva, e pacientes que desejem colocar o DIU como método contraceptivo de longo prazo”, explica o coordenador o serviço de ginecologia do HM, Luis Carlos Monteiro. ..

Hospital Sírio-Libanês assina com a Sesab convênio de aperfeiçoamento da gestão hospitalar

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) assinou nesta quarta-feira (15) um convênio com o Hospital Sírio-Libanês para aperfeiçoamento da gestão do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), maior unidade da rede pública do estado. O fortalecimento da administração da unidade será feito por meio de uma consultoria realizada pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês. Inicialmente será feito o diagnóstico situacional e elaborado plano operativo, que resultará em modelo de gestão mais moderno e eficiente. A parceria terá a duração de um ano, com pacotes de entregas periódicas.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a intenção é proceder ao diagnóstico completo da gestão. “O governo do estado deu início a uma importante parceria de aprimoramento da gestão hospitalar, com a contratação do Hospital Sírio Libanês para avaliar a modelagem e funcionamento do HGRS. Pretendemos estudar de que forma o hospital pode avançar em um modelo mais eficiente de assistência à saúde, na produção de conhecimento e também na sua função de hospital de ensino”, afirmou...

Prefeito Paulo Bomfim acompanha no Hospital Regional as cirurgias eletivas agendadas durante a Feira Cidadã

As cirurgias eletivas agendadas durante a Feira Cidadã em novembro de 2019 em Juazeiro começaram a ser realizadas nesta quarta-feira (15) no Hospital Regional de Juazeiro. Durante 10 dias serão 518 cirurgias de hérnia (umbilical, hepigástrica, inguinal), vesícula e histerectomia

O prefeito Paulo Bomfim, a secretária da Saúde Fabíola Ribeiro e a técnica de gestão da SESAB Eliene Ventin acompanharam os atendimentos dentro da unidade. Foram reservados mais de 20 leitos para pós-operatório e pacientes em procedimento simples que não apresentem nenhuma instabilidade e - terão alta no mesmo dia da cirurgia. Os blocos cirúrgicos também estão reservados durante os dias de cirurgias para dar celeridade às necessidades da população...

Hospital Universitário está entre as 10 instituições federais mais elogiadas do país

A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou um ranking com as instituições federais que mais receberam elogios no ano de 2019. O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco alcançou a 10ª posição. Foram avaliadas 350 ouvidorias que utilizam o portal Fala.BR, plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação administrada pela CGU. O portal recebe denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Segundo dados da Ouvidoria do HU, a instituição vem apresentando aumentos significativos no número de elogios ao longo dos anos. No ano de 2015, foram apenas 8 registros dessa natureza, em 2016, este número já subiu para 40, chegando ao recorde de 190 no ano passado.

A ouvidora Larissa Walfredo explicou que vem desenvolvendo um trabalho mais intenso de divulgação da Ouvidoria também como um canal para receber elogios. “O ano de 2019 foi desafiador, mesmo assim usuários e colaboradores do HU buscaram a Ouvidoria para demonstrar satisfação pelo atendimento prestado. Estar entre as dez instituições que mais receberam elogios é uma honra e nós queremos deixar o nosso agradecimento a todos os funcionários”, disse...

CIRURGIAS ELETIVAS ELENCADAS NA FEIRA CIDADÃ ACONTECEM A PARTIR DE HOJE (15) NO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO

Como já anunciado pelo Blog GJ Notícias (Veja aqui) começam nesta quarta-feira (15), no Hospital Regional de Juazeiro, as cirurgias eletivas para pacientes com necessidades cirúrgicas de hérnia, vesícula e histerectomia que foram atendidos durante a Feira Cidadã em Juazeiro, no mês de outubro do ano passado.

A Secretaria de Saúde do Estado em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia/VSBA, idealizado pela primeira-dama do estado, Aline Peixoto, organizou a feira cidadã com o objetivo de atender as demandas reprimidas em diversas cidades baianas, em Juazeiro, durante seis dias de atendimentos, mais de 17 mil pessoas foram atendidas...

Cirurgias eletivas serão realizadas no Hospital Regional de Juazeiro em parceira com a SESAU

A partir da próxima quarta-feira (15), através do Hospital Regional de Juazeiro, pacientes com necessidades cirúrgicas de hérnia, vesícula e histerectomia que foram atendidos durante a Feira Cidadã em Juazeiro terão seus procedimentos realizados. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em parceria com os Voluntários Sociais da Bahia/VSBA, idealizado pela primeira-dama do estado, Aline Peixoto, organizaram a feira cidadã com o objetivo de atender as demandas reprimidas em diversas cidades baianas, em Juazeiro, durante seis dias de atendimentos, mais de 17 mil pessoas foram atendidas.

De 15 a 24 de janeiro, o Hospital Regional de Juazeiro irá realizar 518 cirurgias eletivas de hérnia (umbilical, hepigástrica, inguinal), vesícula e histerectomia. Estes procedimentos serão ofertados aos pacientes que realizaram a triagem durante a realização da Feira Cidadã em novembro do ano passado. Estes pacientes já estão com as solicitações e no sistema da rede pública de saúde, a partir disso, o contato com os pacientes se dará pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) via telefone informado na ficha cadastral para o dia e horário do seu procedimento no hospital Regional de Juazeiro...

Jovem de 18 anos é hospitalizada após ser agredida e sofrer tentativa de estupro em Pilão Arcado

Uma jovem de 18 anos teve ferimentos e foi hospitalizada depois de sofrer uma tentativa de estupro no Centro da cidade de Pilão Arcado, no norte da Bahia. O caso aconteceu na tarde de sábado (11), e até esta segunda-feira (13) o suspeito não havia sido preso.

De acordo com informações da delegacia a cidade, o homem agrediu a vítima na rua e depois tentou estuprar a jovem. Os dois entraram em luta corporal, e a vítima conseguiu fugir. Por causa dos ferimentos, ela foi levada para o Hospital Municipal de Pilão Arcado. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. O caso é investigado pela delegacia de Pilão Arcado, que procura o suspeito do crime...

Hospital da Mulher completa três anos com 650 mil atendimentos e perspectiva de ampliação

Cerca de 650 mil atendimentos e 27 mil cirurgias já foram realizados pelo Hospital da Mulher (HM), que completa três anos no próximo dia 9. Localizado no Largo de Roma, em Salvador, a unidade é referência na promoção de serviços à saúde da mulher e primeiro hospital 100% SUS do Estado da Bahia a receber o prêmio nacional Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação foi concedida pela Câmara dos Deputados no ano passado. 

Mulheres dos 417 municípios da Bahia já foram atendidas na unidade. Segundo o diretor médico do HM, Paulo Sérgio Andrade, o hospital possui 163 leitos e oferece nove especialidades, além das áreas de apoio. Para 2020, a perspectiva é de ampliação. "Neste ano, nós vamos concluir mais uma ampliação, com a implantação do serviço de radioterapia e de um novo serviço de imagem com ressonância. Para o futuro, nosso grande plano é ampliar as áreas de ensino e pesquisa", afirma. ..

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina realiza ampla programação de Natal 

A programação de final de ano do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina teve início na última sexta-feira (20) e só será concluída no dia 08 de janeiro com a entrega dos donativos arrecadados no Natal Solidário. Já teve distribuição de presentes pelo Papai Noel, reinauguração da Brinquedoteca, Cantata, Ceia Natalina e até Show de Talentos. 

Tudo teve início com o Natal do Voluntariado que acontece há 9 anos no HDM. "Como sempre nós realizamos essa comemoração com as crianças porque muitas delas passam a data oficial no hospital por conta do adoecimento. Então a gente faz esse momento, que é extremamente simbólico e afetivo", esclarece o coordenador do Voluntariado Rui Holanda. ..

Solidariedade: Profissionais do Hospital Universitário fazem doação ao Lar feliz

Durante os meses de outubro e novembro, o Hospital Universitário realizou uma campanha solidária para arrecadar donativos para à Fundação Lar Feliz. dia (23), colaboradores do hospital levaram as doações para a instituição. A equipe do Programa Consultórios Itinerantes (PCI) foi a responsável pela promoção da campanha que recolheu: brinquedos, alimentos, material escolar, roupas e produtos de higiene pessoal. 

“Quero agradecer pela escolha da nossa fundação. Essas doações chegam em um momento muito importante, quando as crianças aguardam ansiosas pela chegada do Papai Noel com um presente. Nós vamos fazer chegar às mãos mais necessitadas. Trabalhamos ao longo de 21 anos com muita seriedade graças a generosidade das pessoas que trazem tudo o que as crianças necessitam”, falou a diretora do Lar Feliz, Ressurreição Barbosa...

Jair Bolsonaro deixou Hospital nesta manhã (24), após sofrer queda no banheiro do Alvorada, ontem


O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar agora pela manhã (24), de acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

De acordo com a nota, o presidente passou por uma reavaliação médica e teve alta com orientação de repouso na residência oficial do Palácio da Alvorada...

Após queda no Palácio da Alvorada, presidente Bolsonaro é levado para hospital

O presidente Jair Bolsonaro levou um tombo no banheiro na noite desta segunda-feira, bateu com a cabeça, e foi levado para o Hospital das Forças Armadas em Brasília, onde passsou por exames que não detectaram alterações no cérebro. Ele ficará em observação pelo menos até a manhã desta terça-feira 24, segundo informou o Palácio do Planalto.

Bolsonaro foi primeiramente atendido pela equipe médica da Presidência da República. Ainda segundo a Presidência, Bolsonaro, já no hospital, foi submetido a "exame de tomografia computadorizada do crânio, que não detectou alterações". A nota é assinada por Ricardo Camarinha, médico oficial da Presidência. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) confirmou as informações sobre o presidente...

Vídeo mostra pacientes deitados no chão em hospital de Picos no Sul do Piauí

Um vídeo mostra pacientes deitados no chão do Hospital Regional Justino Luz, situado em Picos, município situado a 307 km de Teresina. A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) confirmou que as imagens são da unidade hospitalar e alegou que o caso ocorreu devido à superlotação do Hospital Regional Justino Luz.

Conforme as imagens feitas por uma testemunha, alguns dos pacientes estão próximos a um entulho dentro da unidade hospitalar. Isso porque, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o hospital está passando por uma reforma. A restruturação da unidade foi iniciada no ano de 2016, mas as obras foram embargadas devido a um problema com uma empresa que terminou o contrato com estado. A Sesapi explicou que a reforma foi retomada há poucos dias por determinação da Justiça...