Foram encontrados 119260 registros para a palavra: e

ESPAÇO DO LEITOR: A VOZ DO CIDADÃO...

Dando continuidade a um quadro que criamos aqui ano passado, onde perguntávamos AONDE É ESSA FOTO, este ano, exercendo nosso direito de informar enquanto cidadão, vamos continuar levando ao conhecimento daqueles que tem o dever de fazer, aquilo que se faz necessário para o bem comum da cidade...

Hoje, estamos trazendo essa imagem daquela faixa de pedestre atrás do Paço Municipal onde apenas de um lado tem aquela rampa de acesso próximo à faixa, que tanto ajuda às pessoas, principalmente, àquelas da melhor idade. A foto diz tudo. Bem intencionada, aqui bem postada nesse meio de comunicação que atende como ninguém as proposições e reclamações do Povo, através do qual quero sugerir que ali do outro lado também seja feito um acesso a fim de melhorar a mobilidade de algumas pessoas que, diga-se de passagem, é muito grande, nos horários de pico.....

ARTIGO: “SAUDADE DAS DONZELAS LÁ DA CASA DE FARINHA”

Não poderia haver título melhor para estas linhas em que nos deteremos sobre as já saudosas casas de farinha. A frase é de um cantador do sertão que ouvi nos meus dias de menino. Ah, as casas de farinhas!

Poderíamos dizer que a vida no sertão começava na quadra da farinhada. Para a casa de farinha se voltavam todas as atenções, transformando-se a mesma num pólo aglutinador de pessoas advindas dos mais diferentes rincões. Famílias inteiras mudavam-se para lá, onde se demoravam por dias e até semanas, o tempo que fosse necessário para dar por pronta a cobiçada iguaria. 

A festa começava ainda na roça, na arranca da mandioca. Sim, a festa, porque aquilo não era trabalho. Parecia mais um folguedo, regado a pinga boa e animado por acaloradas cantorias. As arrancas eram disputadíssimas e possuíam caráter de evento social, com agenda previamente estabelecida. Assim se evitava que duas arrancas acontecessem ao mesmo tempo. Era a festa da mandioca. Dela participava a vizinhança toda, sem contar os que vinham de mais longe. 



Acomodadas em caçuás e transportadas no lombo de jumentos, as raízes chegavam à casa de farinha, onde eram aguardas por rapadeiras habilidosas. As facas entravam em ação, num chichiar contínuo e cadenciado. Em pouco tempo, livre da casca, o produto repousava branquinho, pronto para a “desmancha”. Lá fora, a panela borbulhava. Era o rango sendo preparado. Havia muitas bocas a alimentar. No cardápio, feijão com jabá e pé de porco.

E a festa prosseguia, cada um fazendo de um tudo: rapar, ralar, prensar, peneirar, enfornar, ensacar; eis a linha de produção. Recolhida em cochos ou gamelas, a manipueira fornecia a alvíssima tapioca posteriormente transformada nos alvíssimos beijus, que eram servidos no desjejum, com café quente, da hora. A cada passo, a cada processo, as pessoas iam se revelando mais qualificadas nas tarefas de que eram incumbidas. Homens feitos, mulheres e meninos, todos atuando com habilidade extraordinária. Não era pra menos; o ofício é antigo; vem de eras imemoráveis; os nativos já o faziam. O Brasil, aliás, nasceu sob o signo da farinha. Foi ela seu primeiro sustento; um maná dos deuses a forjar uma nação inteira. 

A casa de farinha não era só uma casa de farinha. Era uma indústria de saberes, de afetos, de poesia. Vivia ela da solidariedade, da cooperação, da ajuda mútua. Sua lógica era a do mutirão, do trabalho conjunto que forma fraternidade. Era o jeito bíblico e conselheirista de conceber a vida, de gerar sociedade. Sua produção tinha como fim o consumo familiar, comunitário, sem visar o lucro cego, fruto da ambição mercantilista. 

A casa de farinha modelou a cultura sertaneja. Estabeleceu formas de convivência. Fixou canais de interação. Uniu. Aproximou. Estreitou laços. Era lugar de encontro. De ajuntamento. De confraternização. Por ali circulavam informações; trocavam-se experiências; construíam-se novas relações. Ali contavam-se histórias de trancoso, liam-se folhetos de cordel, cantava-se a moda da terra. Vez ou outra, aparecia um sanfoneiro para animar a festa. Quando isso acontecia, o forró ia noite adentro. No terreiro, crianças brincavam de roda, livres da chatice dos mais velhos.

À noite, à boca do forno, juntava-se a rapaziada toda. Era chegada a hora da paquera. Muitos iam à casa de farinha com o intuito de namorar. E namoravam. Não foram poucos os casamentos nascidos ali, ao crepitar das brasas em chama.

Veio a mecanização e afastou o que havia de mais precioso. A casa de farinha já não é mais a mesma. Perdeu o encanto de outros tempos. Despida de poesia, de afeto e de calor humano, hoje não passa de uma ruína, perdida em meio à capoeira, como se fora um fogo morto.

José Gonçalves do Nascimento
[email protected]..

MORADOR RECLAMA DA ESCURIDÃO NA PRAÇA SANTA TEREZINHA EM PIRANGA

O morador do bairro de Piranga e leitor do Blog Eduardo enviou e-mail no final de semana reclamando da escuridão na Praça Santa Terezinha, a principal da comunidade. Confira:

Caro Geraldo, gostaria que você postasse no blog a situação da Praça Santa Terezinha na Piranga. Há cerca de cinco dias a praça está totalmente às escuras, deixando os cidadãos à mercê de marginais. Muitas pessoas passam pela praça para chegar até a igreja.                       ..

Inscrições para minicursos oferecidos pelo Profmat e PEMD da Univasf terminam nesta segunda-feira (16)

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e o Programa de Elaboração de Material Didático (PEMD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizam atividades no período de férias de janeiro. Serão ofertados a disciplina Resolução de Problemas para alunos do Profmat e os minicursos “Introdução ao Scilab” e “Introdução ao LaTeX”, abertos a comunidade. Os interessados nos minicursos podem se inscrever até esta segunda-feira (16), através de formulário eletrônico

No minicurso de Introdução ao Scilab, serão apresentados os recursos básicos do software, suas potencialidades para a realização de cálculos numéricos e noções básicas de linguagens de programação de computadores. São ofertadas 25 vagas. O curso será ministrado por Gislanio Bezerra, aluno do curso de Engenharia Elétrica, e voluntários do PEMD, nos dias 19, 20, 23, 24 e 25 de janeiro, das 14h às 18h, no Laboratório de Informática 2, Campus Juazeiro (BA). O curso tem carga horária de 20 horas 

Já no minicurso de Introdução ao LaTeX, serão apresentadas as ferramentas básicas do programa com enfoque na redação de textos acadêmicos e científicos. São oferecidas 20 vagas. Os participantes deverão levar Notebook, pendrive, extensão e adaptador de tomadas. O curso, com carga horária de 10 horas, será ministrado pelo professor do Profmat, Carlos Antônio de Freitas, nos dias 19, 20, 23, 24 e 25 de janeiro, das 09h30 às 11h30, na sala do PEMD, Campus Juazeiro (BA). 

Também será ministrada a disciplina Resolução de Problemas, pelo professor da Univasf, Lino Marcos da Silva, no período 18 a 28 de Janeiro (manhã e tarde), na sala 40, Campus Juazeiro, com carga horária de 60h. São ofertadas 15 vagas para estudantes do Profmat.  ..

MAIS UM POSTO DE SAÚDE FOI ARROMBADO EM JUAZEIRO E O GOVERNO NÃO CHAMA OS GUARDAS EXCEDENTES

Meus caros, mais um Posto de Saúde foi alvo dos vândalos na cidade de Juazeiro-Ba. Desta vez foi o Posto do Tabuleiro. O motivo todos já sabem a falta de segurança, não entendemos o porquê o prefeito não chama os excedentes da Guarda Municipal do último concurso pois, foi dito que chamaria se houvesse a necessidade. Não é de agora que existe a tal necessidade pois, o último concurso foi feito em 2003 e de lá para cá a categoria ficou defasada. Atualmente conta com o seu efetivo de 163 guardas concursados. Obs: Não entendemos a atitude da prefeitura em fazer esse REDA para área de agente de portaria, pois, a referida função do agente de portaria tem uma função nobre, e um profissional que não exerce a função de vigilante armado, ora os arrombamentos acontecem a noite é claro. Será que o prefeito irá colocar esses agentes de portaria para trabalhar a noite sem eles ter a devida segurança até com as suas próprias vidas? Sem contar que o prefeito burla a lei do concurso com esse REDA para área de segurança. Sr. Prefeito de Juazeiro comece a sua gestão fazendo o que é certo, pois a população está vendo isso, e principalmente os excedentes que são muitos não queremos fazer oposição queremos dialogo.

Precisamos que o prefeito reveja isso...

SEMAO adia pré inscrição de ambulantes para o carnaval de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano/SEMAO informa que devido a problemas técnicos detectados no Sistema de Cadastros para ambulantes que irão trabalhar durante o carnaval,  as pré-inscrições que começariam nesta segunda-feira (16) foram adiadas. Desta forma, a capacitação, que ficará a cargo da Vigilância Sanitária, também foi adiada.

Os adiamentos se fizeram necessários para evitar transtornos aos profissionais que oferecem serviços de alimentação e bebidas durante a folia momesca. A SEMAO divulgará em breve as novas datas. ..

ILHA DO FOGO LOTADA SEM GUARDA-VIDAS NESTE DOMINGO (15)

Calor intenso em pleno verão no Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco com isso os munícipes aproveitam para curtir as ilhas ao longo do Rio São Francisco.

É exatamente neste período que é registrada a maioria dos afogamentos. Na Ilha do Fogo muitas crianças e adultos aproveitam as férias para fugir do calor nas águas do Velho Chico. Só que a água calma pode esconder perigos e é preciso ficar em alerta e seguir dicas de segurança...

Prefeitura de Petrolina comenta sobre bônus financeiro para professores, veja abaixo na íntegra:

Em atenção à matéria divulgada pelo veiculo de comunicação sobre o bônus financeiro para professores em regência, fruto do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a prefeitura informa que o valor será creditado na conta dos servidores até o próximo dia 20, como acordado com o sindicato da categoria. A gestão municipal reafirma seu compromisso em honrar todas as suas obrigações, a exemplo do pagamento dos servidores da saúde nesta quinta-feira, 12, como acordado. Vale salientar que a demora na quitação da bonificação deu-se por conta de problemas gerados pela antiga gestão. ..

JUAZEIRO E PETROLINA PERDEM AGÊNCIAS DO BANCO DO NORDESTE

Conforme o Blog antecipou no último sábado, dia 14, (Veja aqui), Dezenove agências do Banco do Nordeste serão desativadas. O anúncio foi comunicado pela própria instituição, na sexta-feira (13).

Algumas destas agências estão localizadas no Estado da Bahia, inclusive a de Juazeiro, localizada na Avenida Adolfo Viana. O Banco do Nordeste explicou que seu conselho de administração aprovou a desativação das 19 agências da instituição...

Juazeiro está fora da Série B do Baianão

Embora oficialmente não tenha sido divulgada a relação de clubes inscritos para participar do Campeonato Baiano da Série B 2017 (Segunda Divisão), fontes do clube e da Federação Baiana de Futebol confirmaram que o Juazeiro Social Clube não disputará o acesso à Série A.

Segundo as mesmas fontes, o presidente Rafael Campelo estaria em Salvador desde sexta-feira 13 e nos próximos dias deverá divulgar um comunicado à imprensa justificando a decisão...

Iphan promove concurso para seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro

Em 2017 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 80 anos de atuação e, como parte das comemorações, lança no dia 13 de janeiro o edital do concurso nacional para a escolha do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro. O objetivo da seleção é criar uma identidade visual para os bens do Patrimônio Cultural Brasileiro, valorizando sua condição especial e apoiando sua promoção. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 16 de janeiro a 02 de março de 2017. O prêmio para o trabalho vencedor será de R$ 30 mil.

Além do emblema, o vencedor deverá desenvolver um Manual de Identidade Visual e Aplicação. As regras e definições para participação estão disponíveis no edital do concurso. Poderão participar do concurso apenas pessoas físicas, individualmente, com apenas uma proposta inédita por participante...

ESPAÇO DO LEITOR: POR QUÊ PAROU?

A Prefeitura de Juazeiro estava realizando um ótimo trabalho de limpeza e poda de árvores no cais da cidade. Tomei conhecimento através deste "blog" e fui conferir; realmente o trabalho estava dando uma nova cara ao nosso cais, cheio de sujeira e mata fechada que só serve mesmo para esconder usuários de "crack" entre essas feias algarobas, planta invasora que não permite nem o crescimento da "mata ciliar" do rio! Para minha decepção, fui informada que o trabalho havia parado e umas pessoas próximas que também elogiavam estavam achando que foi o "Ibama"... Será possível? Será que este órgão protege sujeira e árvores danosas ao nosso rio?

O Carnaval se aproxima e estava ficando bonito e com muitos elogios esta limpeza do nosso cais, parou logo em frente aos nosso "cais do porto" pizzaria, por quê?  Prefeito, nos responda?..

Bahia: Diretor e diretor adjunto da Cadeia Pública são exonerados

O governador Rui Costa determinou ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a exoneração do diretor da Cadeia Pública do Estado da Bahia, capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento.

Além da exoneração, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Corregedoria, abriu uma sindicância para investigar os procedimentos de segurança da cadeia e todas as circunstâncias da fuga ocorrida sexta (13). ..

Polo Teatral abre diálogo com grupos de teatros de Juazeiro e região

Após incursão em Ilhéus e região, a comitiva da 2ª Edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia parte para a cidade de Juazeiro. Entre os dias 16 e 18 de janeiro, o curador Fernando Marinho e os produtores executivos Jorge Albuquerque e Rafael Pimenta visitam a cidade para conhecer espaços públicos e dialogar com produtores e grupos de teatro locais. As apresentações das peças selecionadas no extremo norte baiano acontecerão entre os dias 07 e 12 de março, em Juazeiro. A programação do segundo Festival de Teatro do Interior da Bahia contempla ainda temporadas nas cidades de Ilhéus e Camaçari, com abertura oficial em fevereiro.  

Em parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, a iniciativa tem como proposta fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. O projeto tem o patrocínio da Braskem através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Polo Cultural e Ministério da Cultura - Governo Federal. Dentre as 12 montagens selecionadas para integrar a programação do Festival, as cinco melhores serão indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, onde disputarão na categoria Espetáculo do Interior.  ..

Hospital da Mulher atende pacientes encaminhadas pelos municípios a partir desta segunda-feira (16)

As primeiras pacientes do Hospital da Mulher começam a ser atendidas a partir desta segunda-feira (16). Todas elas foram encaminhadas pelas secretarias de saúde dos seus municípios de origem, após atendimento inicial em uma unidade básica de saúde. Até o momento, 145 pacientes de 27 cidades baianas já estão com consulta agendada no novo hospital do Governo do Estado, procedimento que pode ser feito apenas com a intermediação das prefeituras.  

Entre os municípios que cadastraram as pacientes destacam-se Conceição do Coité (45), Cansanção (10), Salvador (8), Barra do Mendes (7), Bom Jesus da Serra (5) e Itaberaba (4). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressalta que o agendamento dos procedimentos ambulatoriais é simples, mas cabe às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou às Secretarias Municipais de Saúde (SMS). ..

CONDUTOR JUAZEIRENSE SE QUEIXA DA FALTA DE PLACAS INDICANDO VELOCIDADE NA AVENIDA ADOLFO VIANA

Placas no início da Avenida Adolfo Viana

..

ARTIGO – TRANSPARÊNCIA ou APARÊNCIA?

É muito estimulante quando alguém, além de ler a crônica e comentar, ainda oferece ao autor o desafio para abordar um tema da sua preferência. Assim é que o leitor Carlos Fernando, num comentário, solicitou: “Numa próxima crônica, sugiro tratar da transparência, termo usado com ênfase pelos gestores em passados. Falar em transparência é fácil, a forma de ser transparente na gestão é que interessa à sociedade”. A afirmativa é autêntica, visto que reflete comportamento muito comum no universo político, quase sempre recheado de distorções na prática.

Com a devida vênia do Acordadinho, copiarei a sua boa prática de buscar a definição etimológica para certas palavras, a fim de facilitar o prévio entendimento...

Paulo Henrique Amorim defende “aliança do centro para a esquerda”; Boff quer mudança de consciência

Uma mesa inusitada marcou o primeiro dia de debates do Encontro Estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do PT, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, em Salvador, com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim (PHA) e do teólogo Leonardo Boff. Quebrando o protocolo e chamando para compor a mesa, o comunicólogo uniu dois distintos discursos interligados pela dinâmica socialista em um evento com representantes de cerca de 100 municípios da Bahia. PHA salientou a importância do encontro com a participação de Boff para a esquerda brasileira e apontou a saída para vencer o golpe, a crise política e restaurar a democracia. “A saída é montar uma aliança do centro para a esquerda, que reúna toda a sociedade num trabalho que tenha o interesse do povo em primeiro lugar, no centro do problema e lutar de modo que isso se concretize na campanha presidencial do Lula, que é quem tem as condições para liderar esse movimento”.

Conhecido pelo jargão ‘Olá, tudo bem?’, PHA não poupou críticas e apontou para a importância da mídia nas tomadas decisivas do país e como ela influência a opinião pública. “O jornalismo da Globo é mais poderoso que a Câmara, o Senado, o Palácio do Planalto e cada um dos 11 membros do STF [Supremo Tribunal Federal]. O que derrubou a Dilma foi a Lava Jato, cujo o objetivo ainda é impedir a eleição do ex-presidente Lula”. O jornalista ainda diz que: “A Lava Jato não teria esse poder destruidor se ela não tivesse se tornado uma extensão da programação da Globo no horário nobre. Posso dizer agora, com muita clareza que, na minha modestíssima opinião, como autor de um livro sobre o quarto poder, ou seja, sobre a imprensa, que o maior erro dos governos do PT, eu me refiro ao de Lula e Dilma, foi não ter enfrentado a Rede Globo”...

AÇÃO DE LUCAS RAMOS PROMOVE SERVIÇO DE SANEAMENTO EM PETROLINA E LAGOA GRANDE

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza neste fim de semana uma ação de desobstrução da rede de esgoto no distrito de Izacolândia, em Petrolina. Graças a uma ação conjunta do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) ao lado do vereador Domingos de Cristália (PMDB), dois caminhões limpam as tubulações e retiram resíduos e detritos que estavam impedindo o escoamento e ocasionando transbordo em algumas localidades. Após o trabalho em Izacolândia, os veículos seguem para o município de Lagoa Grande.

"O prefeito Vilmar Capellaro e o secretário de Infraestrutura, Ademar Nonato, nos procuraram já no primeiro dia de trabalho para que o serviço pudesse ser realizado em Lagoa Grande. Viabilizamos junto à Compesa para que o trabalho fosse feito o quanto antes", detalhou o deputado. "Em Izacolândia, o vereador Domingos de Cristália cobrou a ação, fundamental para melhorar a qualidade de vida da população", declarou Lucas...

Parceria entre Governo de PE e prefeitura de Surubim vai viabilizar instalação de unidade dos Bombeiros no município

Uma parceria firmada entre o Governo do Estado e a prefeitura de Surubim, no Agreste Setentrional, vai viabilizar uma importante ação para beneficiar não apenas o município, como também outras dez cidades da região. A instalação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros será no antigo terminal rodoviário do município, na PE-90, atendendo a uma reivindicação da população.

Na última sexta-feira (13), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o deputado federal Danilo Cabral, a prefeita Ana Célia e o vice-prefeito Guilherme Nóbrega integraram comitiva que visitou o local. Na ocasião, dirigentes da corporação realizaram uma inspeção técnica, coordenada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Francisco Cunha...