Foram encontrados 2532 registros para a palavra: eleições

Eleições seguem tranquilas, sem ocorrência significativa, diz TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse neste domingo (6) que as eleições seguem tranquilas e que não há ocorrência significativa. Segundo ela, até o momento, 0,3% das urnas precisaram ser substituídas. 

"Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde 8 horas da manhã, no horário de Brasília. Nós temos um número bem significativo de presença, temos praticamente nenhuma mudança nem de urna, que é uma situação normal, 0,3% de urnas substituídas por outras urnas", afirmou, em entrevista coletiva para a imprensa no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE...

Canais oficiais do TRE-PE registram mais de 6 mil atendimentos sobre eleições neste domingo (6)

As primeiras horas das eleições municipais de Pernambuco foram marcadas por muitas dúvidas por parte dos eleitores do Estado.

Desde as 6h deste domingo (6), os canais oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foram acionados por mais de 6 mil pernambucanos com diferentes questionamentos sobre o pleito. ..

Compra de voto, boca de urna e ameaça: 48 pessoas são presas por crimes eleitorais na Bahia

Quarenta e nove crimes eleitorais foram registrados pela Polícia Civil até as 12h deste domingo (6), em 33 municípios da Bahia. Ao todo, as Forças da Segurança prenderam 48 pessoas pelos crimes de compra de voto, boca de urna, transporte irregular, ameaça, entre outros delitos.

Os flagrantes aconteceram nas cidades de Camaçari, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Itaberaba, Aporá, Aramari Barra do Mendes, Caém, Camacan, Coaraci, Conceição do Almeida, Ibicuí, Ibiquera, Inhambupe e Ipirá...

“Eu sou o cidadão que mais me esforcei para praticar a cidadania e a democracia dessa cidade", dispara Dr. Marcos após exercer seu voto

O candidato do partido Agir à prefeitura de Petrolina (PE), o médico ortopedista Marcos Heridijanio, votou na tarde deste domingo (06) na Escola Anézio Leão, bairro Vila Eduardo. Ele falou ao vivo com a equipe de reportagem do programa Nossa Voz e destacou sobre a sua campanha sem o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão.

“Eu sou o cidadão que mais me esforcei para praticar a cidadania e a democracia dessa cidade. Acho que aqui quase ninguém me conhece porque não coloquei bandeiras e não emporcalhei as ruas com esses monte de papéis nas ruas. Fiz a campanha sem o ‘fundão eleitoral’, apontei a solução para os problemas da minha cidade. Eu e minha família nos esforçamos para colocar o povo na política. Essa política que está aí não é para o povo, é só para eles encherem os bolsos (…). A nossa campanha é uma campanha para quem tem consciência, para quem realmente está se revoltando com os políticos que querem de verdade uma mudança. Votando neles só aumenta o ‘fundão eleitoral’. os Ricos já estão se ajeitando para a festa dos ricos, não contempla os bairros como Dom Avelar, Jardim Petrópolis e São Joaquim e tantos outros. Eu sou o candidato dos loucos e conscientes”. ..

Maria Clara destaca luta e apoio popular em campanha marcada por desafios

A candidata a prefeita de Petrolina pelo partido Unidade Popular (UP), Maria Clara, exerceu seu voto neste domingo (6) e refletiu sobre a campanha que, segundo ela, foi marcada por grandes desafios e intensa luta. Em suas palavras, a candidata destacou o esforço de sua militância e os boicotes enfrentados pela legenda ao longo do processo eleitoral. “Foi uma campanha de muita luta. A gente já sabe todos os boicotes que o nosso partido enfrentou, mas tivemos muito apoio popular. Hoje, venho votar com muito orgulho, exercendo o que considero um dos maiores pilares da democracia, que são as eleições”, afirmou.

Maria Clara atribuiu a sua posição nas pesquisas ao trabalho dedicado de sua militância, composta por voluntários comprometidos com a causa. “A nossa militância não é paga, são pessoas que dedicam suas vidas ao trabalho em prol da classe trabalhadora. Durante o período eleitoral, intensificamos essa mobilização, visitando bairros e conversando com a população, fortalecendo ainda mais o nosso vínculo com o povo”, explicou. Ela também reforçou que, para o seu partido, o trabalho não se limita ao período eleitoral: “O nosso partido não é apenas eleitoreiro, temos movimentos sociais que atuam o ano todo. Amanhã, mesmo com o fim da eleição, continuaremos nosso trabalho com muito orgulho, lutando por uma vida melhor para a classe trabalhadora de Petrolina.”..

Pernambuco: Secretaria de Defesa Social fará coletiva de imprensa para divulgação do balanço parcial da Operação Eleições 2024

A Secretaria de Defesa Social (SDS) convida a imprensa para divulgação do balanço parcial da Operação Eleições 2024, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

Data: Hoje, domingo, 06 de Outubro de 2024 Hora: 17h30..

Petrolina: em balanço parcial, presidente da OAB relata registro de quebra de sigilo de votos

Nesta eleição, a OAB está realizando um trabalho de fiscalização em todo o Estado de Pernambuco e também em Petrolina. Cinco representantes da OAB Petrolina estão à frente desse trabalho. São eles, Dr. Alexandre Torres, conselheiro estadual, Fernando Meireles, conselheiro local, Arthur Faustino, diretor-tesoureiro e Saulo Moura, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Petrolina.

Em entrevista à Rádio Grande Rio FM, o presidente da OAB, Marcílio Rubens, explica como funciona o observatório e faz uma parcial desta manhã de votação na cidade...

Antes de votar, Suzana Ramos faz breve resumo sobre sua trajetória na campanha

No início da tarde deste domingo (6), na Univasf, a prefeita e candidata à reeleição, Suzana Ramos (PSDB), falou do sentimento de gratidão e da sua trajetória durante a campanha.

"Só gratidão, primeiramemte a Deus, gratidão às pessoas, ficou uma campanha bonita, uma campanha sem xingamento, e, Deus no comando e o povo. O povo de Juazeiro me conhece, sabe do meu coração e sabe do meu propósito. Então, Deus abençoe a todos", destaca Suzana Ramos...

"Torcer por uma eleição tranquila"; diz Jerônimo Rodrigues sobre pleito municipal

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), chegou por volta das 9h ao Colégio São Paulo, no bairro Itaigara, em Salvador, onde vota Geraldo Júnior (MDB), vice-governador e candidato à prefeitura pela base. O petista falou sobre suas expectativas para as eleições municipais em todo o estado, ressaltando a importância do processo democrático.

“Minha primeira expectativa é uma eleição em todo o país com tranquilidade. A gente vem puxando uma corda sobre a questão da democracia há 5, 6 anos. Passamos momentos difíceis e quando o Brasil vai bem, os outros estados vão bem, os municípios vão bem. Então primeiro vou torcer para que no final do dia a gente tenha uma eleição de paz, tranquila. Hoje, mesmo tendo os meus candidatos, eu vou torcer para que as eleições ocorram bem", disse o governador...

Eleições 2024: promotores eleitorais fiscalizarão a votação neste domingo (05)

Duzentos promotores de Justiça eleitorais fiscalizarão as eleições nas zonas eleitorais da Bahia (180 no interior e 19 na capital) no próximo domingo, dia 6, quando cidadãos de todo o país irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Na Bahia, 33.229 candidatos concorrem aos cargos, sendo que a grande maioria (32.877) disputa vaga nas Câmaras de Vereadores. O estado conta com 11.283.507 eleitores. Desse total, 52% são mulheres e 48% homens, segundo o ‘Guia das Eleições 2024’, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

A Ministério Público da Bahia recebeu 2.228 notícias de fato sobre supostas irregularidades, como assédio eleitoral, violência política de gênero, abuso de poder político ou econômico, corrupção eleitoral e propaganda irregular. Os promotores de Justiça eleitorais deram andamento a 1.191 desses casos, que totalizaram 487 procedimentos, entre denúncias criminais, ações, recomendações, investigações próprias e requerimentos de instauração de inquéritos policiais para apuração dos fatos, prevenção e saneamento de irregularidades. Outras 704 notícias de fato foram arquivadas em razão da falta de elementos básicos para abertura ou continuidade da investigação ou por haver procedimentos em curso sobre o mesmo objeto. As demais notícias ainda estão em andamento...

Petrolina: Lara Cavalcanti vota na Facape acompanhada da família

Na manhã deste domingo (6), a candidata à Prefeitura de Petrolina, Lara Cavalcanti, assistiu à missa presidida por Dom Antônio Carlos, bispo de Petrolina, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, a filha da candidata, Olga, de 4 meses foi apresentada à Igreja. 

Após a celebração, Lara e a família compareceram à FACAPE, onde a candidata exerceu seu voto. ..

No José e Maria, maior Colégio eleitoral do município, eleitores chegaram cedo para votar na Escola 21 de Setembro

Eleitores chegaram cedo e formaram fila para votar neste domingo (6), na Escola Municipal 21 de setembro, no bairro José e Maria em Petrolina (PE). Antes mesmo dos portões abrirem, já havia muitas pessoas esperando do lado de fora.

No local funciona a Zona 145 – Seções 357, 358, 359, 360, 404, 416, 425, 430. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral-PE, 2.922 eleitores estão aptos a votar na escola. ..

Em Salvador, Jerônimo Rodrigues registra seu voto no primeiro turno nas eleições municipais

O governador Jerônimo Rodrigues registrou seu voto neste domingo (6), no Colégio Estadual Luís Viana, localizado no bairro de Brotas, em Salvador. Ao cumprir seu dever cívico, Jerônimo destacou a importância do momento eleitoral  os 417 municípios baianos e para o país. "A participação popular é essencial para fortalecer a democracia e garantir que todos tenhamos voz na construção de um futuro melhor", afirmou o governador.

Jerônimo reforçou o papel do voto na definição dos caminhos que serão seguidos pelos gestores eleitos, destacando o impacto dessas escolhas na vida da população. Mais cedo, Jerônimo acompanhou o trabalho das forças de segurança e demais órgãos envolvidos no processo para garantir uma eleição pacífica em todo o estado. "Comecei o dia bem cedinho me reunindo com as forças de polícia, com o TRE. Eu espero que a gente possa, ao final do dia, o Brasil sair vitorioso da democracia e a Bahia, demonstrar ao Brasil que foi tudo tranquilo", acrescentou...

Eleitores relatam congestionamento no aplicativo do e-Título

Poucos minutos após a abertura das urnas para as eleições municipais de 2024, às 8h deste domingo (6), eleitores de diversas partes encontraram dificuldade para acessar o aplicativo do e-Título.

Ao abrir o software, uma mensagem indicava congestionamento...

Petrolina: Acompanhado de Guilherme Coelho e Lucas Ramos, Júlio Lóssio vota no Colégio Auxiliadora

Na manhã deste domingo (6), após a Missa, o candidato Júlio Lóssio votou no Colégio Auxiliadora, no centro de Petrolina. Ele estava acompanhado do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, do deputado Federal Lucas Ramos, e do candidato a vice-prefeito, Elismar Gonçalves.

"A cidade esverdeou, nós estamos muito felizes com a receptividade que tivemos nesses últimos dias, eu acredito mesmo que vamos ter um segundo turno muito animado, de muitas propostas. Segundo turno é algo importante nas cidades como Petrolina, que o prefeito dessa cidade, de uma cidade grande precisa ter representatividade de pelo menos mais de 50% da população, então estamos muito animados", disse Júlio Lóssio.
 ..

Em Petrolina, trânsito segue tranquilo e sem intercorrências neste domingo de eleição

De acordo com o diretor de Trânsito de Petrolina, Apolo Moreira, a manhã está tranquila e sem intercorências no trânsito da cidade neste dia de eleição. A organização e o trabalho das equipes garantiram a fluidez e segurança nas vias.

Segundo Apolo, em média 50 agentes de trânsito estão nas ruas, principalmente em colégios com maiores movimentações, e também com viaturas e motocicletas fazendo fiscalização. ..

Eleições 2024: Polícia Federal prende dois suspeitos de compra de votos por combustível em Petrolina

Dois homens suspeitos de compra de votos por meio de abastecimento de combustível foram presos, na manhã de sábado (5), véspera das eleições municipais de 2024, na cidade de Petrolina.

Segundo a Polícia Federal (PF), os votos seriam comprados em favor de candidatos a vereador e prefeito de Dormentes, também no Sertão do Estado. Os dois foram liberados após pagarem fiança. Os nomes dos políticos não foram informados pela PF...

Policiais civis anunciam que não irão atuar na fiscalização dos crimes eleitorais neste domingo

As entidades que representam os policiais civis baianos anunciam que, de acordo com deliberação da última Assembleia Geral Extraordinária, os policiais civis não exercerão a fiscalização dos crimes eleitorais neste domingo (6), em repúdio à contraproposta e negativa do governo estadual referente à reestruturação salarial dos investigadores, escrivães, peritos, médicos legistas, e delegados. As informações são do site parceiro, Bahia Notícias.

A Polícia Civil do Estado da Bahia possui o 2º pior salário da categoria no Brasil. No entanto, ainda assim segue desempenhando um papel exemplar: em 2024, os servidores apreenderam 58 fuzis, o que superou o recorde do ano anterior, e demonstrou  dedicação e eficiência no combate ao crime organizado...

"O seu voto é a cidade que se constrói", afirma ministra do TSE desejando um "excelente domingo de eleições democráticas" 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo (6) para "exercer seu direito fundamental de participar, com tranquilidade e com serenidade, deste grande momento de escolha do seu representante na cidade".

Em cadeia de rádio e televisão, a ministra lembrou que o voto nem sempre foi garantido aos cidadãos brasileiros. "O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse, e ela é construída com a participação de todas das pessoas, os que pensam igual e os que pensam diferente"...

Análise: As tendências das eleições municipais

As competições municipais no Brasil usualmente são oportunidades para que o eleitor se conecte a questões relativas à zeladoria e boa gestão da cidade em que vive. Mas não raro promovem também discussões mais amplas sob a influência de lideranças nacionais ou estaduais, que entram em cena oferecendo apoio aos candidatos e candidatas da arena local. Além disso, já foram caracterizados por nós como "barômetros ideológicos", capazes de mensurar ou atualizar o peso dos campos políticos, podendo sinalizar perspectivas para o sistema nacional nos pleitos subsequentes.

Em algumas ocasiões, despertam discussões acaloradas sobre comportamento e formação de preferências dos eleitores, reacendendo debates importantes para estudiosos da comunicação política. Mais do que isso, são capazes ainda de suscitar reflexões abrangentes sobre a qualidade da representação no país e a influência do arranjo federativo para o funcionamento da democracia brasileira...