Foram encontrados 119 registros para a palavra: doenças

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da ONU, que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos.

“Os bens e serviços fornecidos pela natureza são os fundamentos definitivos da vida e da saúde das pessoas. A qualidade do ambiente em que vivemos desempenha papel essencial na nossa saúde. Em ambiente natural, com florestas intactas, mamíferos, répteis, aves e insetos se autorregulam. O desmatamento, somado à expansão desordenada das áreas urbanas, faz com que os animais migrem para as cidades. No caso dos mosquitos, que são vetores de muitas doenças, a crise climática e o aumento da temperatura também trouxeram condições favoráveis à reprodução desses indivíduos. Nas cidades, eles passam a se alimentar também do sangue das pessoas, favorecendo a transmissão de enfermidades”, explica a gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Leide Takahashi...

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE ALERTA SOBRE A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Nesta sexta-feira (11) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O principal objetivo do dia é alertar a população sobre a probabilidade de pessoas obesas desenvolverem diversos problemas. Diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer são algumas dessas.

Uma boa alimentação ajuda na prevenção do surgimento de doenças crônicas e também na melhor qualidade de vida. A obesidade é um dos fatores de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. É necessário ter bons hábitos e se conscientizar sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns produtos, que devem ser ingeridos com moderação...

UPAE/IMIP de Petrolina sedia 3ª etapa do Mutirão de Doenças Neuromusculares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) sediou sexta-feira (07), a 3ª etapa do Mutirão de Doenças Neuromusculares, chamado de InterAÇÃO. A iniciativa é fruto de uma parceria da Associação dos Amigos e Familiares de Doenças Neuromusculares (Donem) com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e já passou por Caruaru e Arcoverde.

De acordo com a presidente da Donem, Suhellen Oliveira, a ação visa interiorizar as ações da associação. "Existem muitas barreiras para essas famílias e nós estamos aqui para fazer ponte, para diminuir a distância entre capital e interior. Trouxemos todos os especialistas do Recife para realizar uma avaliação e daqui eles farão os encaminhamentos necessários", garantiu...

Sobe para 29 o número de mortes por doenças respiratórias na Bahia; um caso registrado em Juazeiro

A Bahia já notificou 640 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até esta sexta-feira (31). Segundo boletim divulgado pela Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), foram 29 mortes em todo o estado. Esse número representa uma redução de 52,5% se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Dentre os 417 municípios baianos, 76 registraram casos de SRAG. A capital baiana foi a que mais teve registros: 396, o que corresponde a 61,8% do total do estado. Já as mortes ocorreram em 10 cidades: Salvador (18 vítimas), Camaçari (2), Castro Alves (1), Chorroxó (1), Itabuna (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Mirante (1), Retirolândia (1) e Santo Antônio de Jesus (1). ..

Bahia tem medicamentos usados contra Aids, tuberculose, alzheimer e outras doenças com estoque zerado

Vinte e quatro medicamentos que são usados para o tratamento de doenças como HIV/Aids, tuberculose, alzheimer e outras doenças estão com estoque zerado na rede pública de saúde da Bahia, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ainda segundo o órgão, outros 19 remédios encontram-se com estoque crítico, ou seja, possuem quantidade para até 45 dias.

Os medicamentos em falta, diz a Sesab, são adquiridos pelo Ministério da Saúde de modo centralizado e distribuídos para estados e municípios. Também estão com estoques zerados medicamentos contra hanseníase, hepatite, artrite reumatóide, parkinson, esclerose múltipla, tecidos transplantados, dentre outros...

Brasil celebra primeiro Dia Nacional das Doenças Raras em meio a desafios

Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, o Brasil celebrou seu primeiro Dia Nacional de Doenças Raras. Aprovada no ano passado, a lei¹ que oficializa a efeméride representa mais um avanço no apoio aos pacientes que enfrentam essas enfermidades, um movimento que ganhou força a partir de 2014, com a criação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Mundialmente, a data é reconhecida desde 2008, quando a Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis trouxe à tona a importância da conscientização sobre o tema.

Se isoladamente as doenças raras afetam poucas pessoas, em conjunto representam um importante problema de saúde, acometendo mais de 350 milhões de indivíduos² em todo o mundo. Trata-se de uma categoria que engloba aproximadamente 8 mil enfermidades², a maioria delas de difícil diagnóstico e com poucas opções de tratamento, o que provoca um forte impacto para os sistemas de saúde e grande sofrimento para os pacientes e suas famílias.

No Brasil, estima-se que existam 13 milhões³ de pessoas com doenças raras, número superior à população da cidade de São Paulo. Como forma de ampliar a assistência a esses pacientes, desde 2014 foram publicados mais de 30 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para doenças raras, com foco nas enfermidades consideradas prioritárias para o Brasil, como é o caso da polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), ou paramiloidose, mais comum em descendentes de portugueses...

Chegada do verão faz Estado ampliar esforços para combater o avanço de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya

A chegada do verão faz a Bahia aumentar os esforços para conter o avanço das arboviroses típicas da estação. Além de promover o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya, o Estado também centra foco no diagnóstico rápido dos pacientes – medida que permite, além do tratamento eficiente e adequado, o monitoramento constante dos casos em cada região.

Nesta terça-feira (22), foi realizado, no auditório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), uma capacitação sobre o uso dos kits de diagnóstico rápido de Dengue, Zika e Chikungunya, produzidos pela Bahiafarma e distribuídos por todo o País pelo Ministério da Saúde. ..

Verão exige cuidados para evitar doenças causadas por mosquito

A chegada do verão é caracterizada pelo aumento da umidade, devido à maior ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas. Essas características são propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, o tempo de formação do mosquito diminui no verão, caindo quase pela metade – o que facilita o aumento dos casos.

Recentemente, o Ministério da Saúde fez a entrega de mil caminhonetes a diferentes regiões do País, como força efetiva no combate ao mosquito, no atual cenário de risco dos municípios...

Mulheres que sofreram assédio ou abuso sexual têm mais chances de desenvolver doenças

De acordo com a publicação científica Jama Internal Medicine, publicada no início de outubro nos Estados Unidos, mulheres que sofreram agressão sexual ou abuso têm três vezes mais probabilidade de desenvolver depressão e duas vezes mais chances de apresentar ansiedade do que mulheres sem histórico de trauma sexual. Aquelas que sofreram ataques sexuais ou assédio ficaram duas vezes mais propensas a ter insônia.

O estudo incluiu 304 mulheres não fumantes com idade entre 40 e 60 anos. O levantamento apontou que 19% das mulheres relataram já ter sofrido assédio sexual, 22% afirmaram ter passado por agressão sexual em algum momento da vida e 10% disseram que passaram por ambas as situações...

Evento especializado sobre doenças de Cabeça e Pescoço acontece hoje em Juazeiro

O III Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SICAPE, realizado pelo terceiro ano consecutivo, acontece hoje na cidade do norte baiano, Juazeiro. O evento será realizado a partir da 19 horas, na Faculdade Estácio de Medicina, localizada no Delta Park e deve reunir especialistas que irão abordar a necessidade dos cuidados e prevenção em relação às doenças de cabeça e pescoço, entre elas o câncer.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer, as doenças de Cabeça e Pescoço aparecem com frequência entre os homens, atrás somente do câncer de próstata e nas mulheres, representa o quinto mais comum. Diante desse cenário, o organizador do evento, o médico cirurgião de cabeça e pescoço Aglailton Menezes destaca a importância de repercutir o tema e levantar o debate sobre a prevenção e diagnóstico precoce...

Sicape: Evento sobre doenças de cabeça e pescoço entra na terceira edição 

O III Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Vale do São Francisco (Sicape) já tem data marcada. O evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo vai acontecer no próximo dia 24 de agosto na universidade Estácio de Sá em Juazeiro. 

Este ano, o tema abordado será “Glândula tireoide da Ultrassonografia à Cirurgia. Com realização do Grupo de Estudos de Nódulos de Tireoide (GENTE) o Sicape vai abordar a glândula tireoide, desde a explicação da sua função no organismo até o tratamento dos nódulos tireoideanos, segundo explica o médico e coordenador do evento, Aglailton Menezes. 

“Este ano contamos o apoio da faculdade de medicina Estácio de Sá nos cedendo a estrutura para o evento e nos apoiando na organização. Assim teremos os maiores especialistas das região, na glândula tireoide, com os endocrinologistas e cirurgião de cabeça e pescoço do hospital universitário. Além dos maiores especialistas do país como os médicos Rosalinda Camargo, da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Tomimori, do Instituto da Tireoide em São Paulo, Carlos Lehn do hospital dos servidores estaduais de São Paulo. Portanto será o maior evento médico já realizado no Vale do São Francisco”, afirma. 
 ..

Gonzaga Patriota pede aprovação de Projeto que garante tratamento no SUS para crianças com doenças metabólicas

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, na terça-feira (10), Gonzaga Patriota (PSB) solicitou a aprovação do Projeto de Lei 7374/14, que garante o atendimento e o tratamento na rede pública de crianças e adolescentes portadores de doenças do Erro Inato do Metabolismo (EIM), também conhecidas como doenças metabólicas hereditárias.

Autor do projeto, o deputado Gonzaga Patriota afirma que o principal objetivo é garantir o diagnóstico e o tratamento precoce. A proposta define que caberá ao Estado, sob pena de sanção legal, a implementação de atendimento médico especializado e o fornecimento imediato de fórmulas homeopáticas e medicamentos para suprir a necessidade do portador de EIM, assim como assistência social e financeira para os familiares. O socialista quer ampliação do "teste do pezinho" para diagnóstico de pelo menos 56 doenças...

Juazeiro duplica capacidade de atendimento em doenças renais

O município de Juazeiro, no norte baiano, foi contemplado com um equipamento médico que vai duplicar a capacidade de atendimento aos pacientes portadores de patologias renais. As novas instalações da Clinefro – Clínica de Nefrologia de Juazeiro, foram entregues à população na noite desta quinta-feira (14), em meio a uma concorrida solenidade na rua do Paraíso (bairro Santo Antônio).

Empreendimento do grupo CSB, o maior do segmento na Bahia e um dos que mais crescem no Brasil, a nova Clinefro vai oferecer atendimento ambulatorial e tratamento dialítico nas áreas de Hemodiálise, CAPD – Dialise Peritoneal Ambulatorial Continua e DPA – Dialise Peritoneal Automática, além de encaminhamento para centrais de transplante renal da Bahia e de Pernambuco...

Evento em Juazeiro orienta população para prevenção de doenças bucais

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CROBA) seção Bahia, realizou nos dias 26 e 27 de abril a campanha ‘Pra ficar bem na selfie’. A ação que aconteceu no bairro João Paulo II e no Centro da cidade teve o objetivo de promover a escovação e prevenir doenças bucais.

Equipes da SESAU e do Conselho realizaram serviços de orientação em higiene oral, escovação e aplicação tópica de flúor. “Para muitas pessoas é uma oportunidade única de acesso a dentistas e até mesmo a itens básicos como uma escova e um fio dental. Conseguimos atingir um número expressivo de atendimentos e alguns usuários já saíram com um encaminhamento para serviços do município”, afirmou Juliana Bonifácio, diretora de Saúde Bucal...

Ação em Juazeiro vai orientar população a prevenir doenças bucais

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CROBA) seção Bahia, realiza nos dias 26 e 27 de abril a campanha ‘Pra ficar bem na selfie’. O objetivo é promover a escovação e prevenir doenças bucais.

Na quinta-feira, a ação acontece na avenida principal do bairro João Paulo II e na sexta-feira, na Praça 15 de Julho, centro de Juazeiro (ao lado do Paço). Nos dois dias, os serviços serão oferecidos a partir das 9h. Durante a ação serão ofertados os serviços de orientação em higiene oral, escovação e aplicação tópica de flúor, além da entrega de kits com escova de dente, creme e fio dental...

Secretaria de Saúde leva orientações sobre febre amarela e doenças de Chagas para comunidade rural de Petrolina

Com o objetivo de esclarecer a comunidade do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho/ C1, zona rural de Petrolina, sobre febre amarela, a Secretaria de Saúde ministrou uma palestra na Escola Edison Nolasco com orientações sobre o agravo, modo de transmissão e os critérios de vacinação.

"Decidimos realizar essa palestra para informar a população que Pernambuco não é área de risco da doença, e que a vacina é disponibilizada somente para quem irá viajar para locais de risco, com a devida apresentação de comprovante de viagem. É uma forma de acalmar as pessoas, de mostrar que não é preciso ter receio ", explica  a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro...

Secretaria de Saúde alerta para riscos de doenças durante o período de chuvas em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro faz um alerta para os cuidados que devem ser tomados durante o período de chuvas na cidade.  O objetivo é evitar risco de contágio de doenças infectocontagiosas transmitidas pelo contato com a água de áreas com alagamentos, normalmente com presença de diversos vírus e bactérias prejudiciais à saúde humana.

Em época de chuva é importante ficar alerta em relação aos riscos que as inundações podem causar à saúde. A água da chuva em contato com a rede de esgoto, com animais portadores de doenças e seus excrementos (fezes e urina), fica contaminada e facilita entrada de vírus, bactérias ou vermes pela pele, principalmente se houver feridas...

Carnaval: época pede atenção às doenças sexualmente transmissíveis

Na época do carnaval, período de maior festividade e alegria, é importante lembrar que a melhor forma de prevenção de infecções sexualmente transmitidas, também conhecidas como ISTs, é o sexo seguro com o uso de preservativo. Uma pesquisa do Ministério da Saúde constatou que, cerca de 14% das 827 mil pessoas que convivem com Aids no Brasil, não sabem que estão infectadas. Essa porcentagem corresponde a um total de 112 mil cidadãos.

Em uma recente pesquisa publicada nos Estados Unidos, constatou-se que 40% dos casos de transmissão do vírus HIV estão relacionados aos 15% de indivíduos que são portadores do vírus mas não sabem. O trabalho percebeu ainda que, em média, as pessoas levam cerca de 3 anos para descobrirem uma IST. Hoje, sabemos que o quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de a pessoa infectada permanecer sem sintomas...

DIA DO HEMOFÍLICO ALERTA PARA OS RISCOS DE DOENÇAS GENÉTICAS HEREDITÁRIAS

O Dia do Hemofílico, comemorado nesta quinta-feira (4), tem o objetivo de chamar atenção para a Hemofilia, um grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo humano em controlar a circulação do sangue, além de dificultar o processo da coagulação, que é usado para parar hemorragias. A data foi instituída no Brasil no dia 4 de janeiro porque lembra a morte do escritor e cartunista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil, e dos seus irmãos, que possuíam a doença e que, por conta das transfusões de sangue que antes eram necessárias para controle da patologia, contraíram o vírus HIV, em 1988.

A hemofilia é mais frequente em homens e isso acontece porque a doença é fruto de um defeito genético no cromossomo X. Como as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega. Como as mulheres têm dois cromossomos X e hemofilia é rara, a chance de uma mulher ter duas cópias defeituosas do gene é muito remota...

Comerciantes do Mercado Joca de Souza recebem orientação da equipe de endemias no combate à dengue

A equipe de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro esteve na manhã desta sexta-feira (08), no Mercado Joca Oliveira realizando uma campanha de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti. O grupo passou por cada banca do mercado fazendo panfletagem  e orientando a população quanto aos cuidados para não ter criadouros em casa, além de explicar sobre as doenças que ele pode transmitir: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

Marinalda Pires trabalha há 10 anos como agente de endemias e destacou a importância da ação para feiras e mercados de Juazeiro. “Essas ações são educativas e têm o objetivo de prevenir e controlar as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Foi um momento de conversar com os permissionários e explicar como evitar a proliferação do mosquito no Mercado Joca. Contamos com todos os permissionários e feirantes no combate à dengue”, disse Marinalda...