Foram encontrados 1335 registros para a palavra: Alerta

Prefeitura alerta comunidade sobre uso inadequado da rede de saneamento no Dom Avelar

Há mais de 10 anos sendo aguardada, a obra em andamento do saneamento do Dom Avelar, em Petrolina, está correndo o risco de ser paralisada e perder tudo que já foi feito. Isso, porque durante o período chuvoso, alguns moradores do bairro estão retirando a tampa do esgoto para escoar a água que se acumula com a precipitação. Apesar de ser uma medida rápida para escoar a água, o canal, que não é para receber água da chuva mas apenas os fluídos do saneamento, pode acabar sendo entupido. 

“A rede de saneamento é uma grande teia interligada em todo bairro. Essa atitude de abrir a rede pode até ter tido uma boa intenção, mas pode colocar a perder tudo que já fizemos na obra de saneamento do Dom Avelar. O que entra em um trecho pode ficar em um local ou entupir mais à frente. Seria desperdício de dinheiro público e atraso na entrega de uma obra que se arrasta há mais de 10 anos” alerta o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado. ..

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta sobre doenças do verão

Os dias mais quentes do ano começam em dezembro e se estendem até meados de março. Neste período, ocorrem as férias escolares, muito associadas com passeios, viagens à praia e ao campo e muita diversão ao ar livre. Entretanto, existem algumas doenças (chamadas de sazonais) mais comuns no verão que podem acabar com toda a diversão. Você sabe quais são elas?

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan listou algumas principais para que a população possa ficar ligada e curta o período sem estresse. São elas: Desidratação; Micose; Dengue; Conjuntivite; Otite e Insolação. Muita gente se pergunta por que esses problemas acontecem mais em um período específico do ano. A resposta está diretamente relacionada com o clima, pois essa época de muita chuva e ondas de calor contribui para que o organismo fique mais fragilizado e que fatores de risco estejam mais presentes.

"Em geral, nessa época do ano começa a haver um aumento da procura pelas urgências e emergências infantis por conta dessas doenças, sendo que medidas simples podem preveni-las. Então, como nós temos o papel de atuar também na promoção de saúde gostamos de deixar a população informada", esclarece a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins.

Confira:

1 – Desidratação

Definida como a perda excessiva de líquidos e sais minerais, a desidratação é uma doença comum no verão por causa do aumento da transpiração e, em alguns casos, devido também a vômitos e diarreia decorrente de uma intoxicação alimentar.

Para prevenir a desidratação, é recomendado ingerir muito líquido, consumir alimentos frescos e leves, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados e, preferencialmente, na sombra.

2 – Micoses na pele

As micoses são focos de infecção causadas pela proliferação de fungos em alguma parte do corpo. Normalmente, nas regiões mais quentes e úmidas, pois são as que mais favorecem a reprodução dos micro-organismos. Por isso, no verão, em que essas condições são agravadas, as micoses se tornam mais frequentes. Entre os sintomas dessa doença estão: uma forte coceira, vermelhidão e ressecamento da pele.

Para evitar a micose, é preciso manter o corpo bem seco, especialmente as regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas, evitar o uso de sapatos fechados por longos períodos, usar roupas leves e não compartilhar toalhas ou outros objetos pessoais. Cuidado com piscinas, banheiros e vestiários, onde a proliferação de fungos é maior. Nunca ande descalço nesses locais!

3 – Intoxicação Alimentar

A conservação inadequada de alimentos é uma das principais vilãs durante o verão, pois resultam em intoxicação alimentar. Por isso, verifique a procedência de qualquer alimento antes de consumi-lo. Preste atenção principalmente no odor e aparência da comida, assim como na higiene do local responsável por prepará-la. Se ficar na dúvida, não arrisque! Coloque a sua saúde sempre em primeiro lugar.

4 – Dengue

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que provoca sintomas como dores, manchas pelo corpo e febre alta, a qual pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. Por isso, não deixe águas limpas e paradas. É neste ambiente que o mosquito se reproduz.

5 – Conjuntivite

Olhos vermelhos, muito inchados, com ardência e secreção — a ponto de você não conseguir abrir os olhos de manhã porque eles ficam colados — são sinais clássicos de uma conjuntivite bacteriana, a qual é mais comum durante o verão, pois é transmitida facilmente por meio da água do mar ou da piscina de uma pessoa para outra.

Para evitar a contaminação, evite mergulhar e abrir os olhos embaixo d'água, principalmente em lugares em que a ela não é própria para banho. Também não compartilhe toalhas, não coce os olhos e evite contato direto com pessoas que já estão com essa doença.

6 – Otite..

Alerta: INPE prevê trovoadas, chuvas fortes na região. Tromba-d'agua é registrada no lago de Sobradinho. Veja o vídeo

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos –CPTEC/INPE, áreas do Nordeste, que inclui as cidades de Juazeiro, Petrolina e região, tem previsão de trovoadas, raios e acúmulos expressivos de chuvas.

Em nota publicada neste domingo o INPE informa que “Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas." Nesta manhã, em Juazeiro, já há registro de trovoadas e o céu carregado de nuvens escuras sinalizam a chegada de chuvas a qualquer momento...

Cosmetóloga alerta sobre a importância de ler o rótulo antes de comprar um produto

O mercado de cosméticos é um dos que mais cresce no país. De acordo com dados da  Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) o setor cresceu 10,6% apenas no primeiro trimestre de 2019. E com uma variedade cada vez maior de marcas, preços e efeitos disponíveis, é importante saber ler rótulos para ter certeza de que está fazendo uma boa compra.

A especialista em Cosmetologia Avançada, Jackeline Alecrim explica que é super importante observar as especificações das substâncias da qual um produto é feito para atestar sua qualidade e eficácia. “Assim também é possível verificar se o produto tem substâncias nocivas à saúde como o chumbo e a parafina”, alerta.

Quais informações devem constar no rótulo?

De acordo com a especialista, a função do produto deve ser assinalada de forma clara no rótulo, pois há produtos que podem ser confundidos. “Outro aspecto que deve estar presente é o prazo de validade, que varia conforme a função do cosmético e deve ser criteriosamente observado.”

Jackeline Alecrim aponta ainda que é importante dar preferência para a utilização de produtos dermatologicamente testados. A depender do tipo de produto, é necessário testar uma pequena quantidade em alguma parte do corpo para atestar que ele não causa nenhuma reação alérgica. “Retinol e ácido lipóico, por exemplo, podem causar reações na pele e são facilmente encontrados em produtos anti-idade”, aponta. 
A composição também deve estar no rótulo e é uma das partes mais importantes. A lista geralmente aponta as substâncias em ordem de concentração do maior para o menor.

Substâncias para evitar

Amianto: Comumente encontrado em cosméticos e maquiagens em pó, a substância pode ser cancerígena.

Chumbo: Pode causar intoxicação e é usado em cosméticos de alta pigmentação como fixadores ou em tintas de cabelo e batom, na forma de corante.

Formaldeído e liberadores de formol: Usados em produtos de como shampoos e esmaltes. Quando em grandes concentrações, podem causar dermatite de contato e enxaqueca.

Petrolatos: Pode criar uma camada superficial que impede a pele e o cabelo de respirarem. Ou seja, obstrui os poros...

Inmet mantém alerta de chuva forte para Sertão e Agreste

Em novo boletim meteorológico emitido nesta sexta-feira (24), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta de chuva forte válido para o Sertão e o Agreste de Pernambuco. De acordo com o aviso, válido até as 9h deste sábado (25), as cidades das duas regiões podem ter entre 20 e 30 mm de chuva por hora ou até 50 mm no dia. Há, porém, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Os moradores devem evitar enfrentar o mau tempo, assim como tomar cuidados ao usar aparelhos eletrônico ligados a tomadas. Em caso de alterações em encostas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados pelos números 199 e 193, respectivamente...

Meteorologia alerta para chuva forte no sertão. Defesa Civil faz alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuva com intensidade forte para três regiões de Pernambuco. O aviso, emitido é válido por 24 horas. Segundo o órgão, a previsão é válida para o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

O boletim prevê chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia. Há ainda a possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h, além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido ainda para regiões de outros sete estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe...

HDM/IMIP de Petrolina alerta aos pais e responsáveis sobre o aumento do número de acidentes domésticos no período de férias

De acordo com dados do Ministério da Saúde, ao ano, 110 mil crianças são hospitalizadas em razão de acidentes domésticos, sendo o período de férias responsável pelo aumento de 25% no total. Em geral isso acontece porque as crianças tendem a ficar mais agitadas e cheias de energia devido ao maior tempo livre em casa.

Então, para prevenir situações de perigo (como queimaduras, quedas, fraturas, asfixias e afogamentos) durante as férias e garantir a diversão é preciso seguir algumas recomendações. É claro que não dá para evitar todos os incidentes, mas há maneiras e atitudes que ajudam na prevenção dessas eventualidades, como adotar protetores de tomadas para evitar choques elétricos – assim como manter ocultos os fios dos aparelhos eletrodomésticos...

UPAE e HDM alertam sobre os perigos das chuvas

Que a chuva é benção no sertão todo mundo sabe. Mas, além de favorecer os plantios e levar água para quem precisa enchendo as cisternas e barreiros, as chuvas causam transtornos, e é preciso estar atento. Os banhos de chuva, muitas vezes irresistíveis para as crianças, por exemplo, devem ser evitados, principalmente quando estiver relampejando. Durante uma tempestade o raio pode atingir pessoas, animais e até a rede elétrica, provocando uma descarga de alta voltagem sobre ela. 

Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga (dando um choque) em quem estiver usando. "É sim perigoso tomar banho quando está relampejando, assim como é perigoso ficar próximo de telefones, computadores e outros aparelhos elétricos ligados na tomada", garante o supervisor de manutenção da UPAE, Marcílio Ingson...

Especialista alerta para o perigo dos leilões falsos na internet e ensina como identificá-los

Todos os dias, centenas de novos sites falsos surgem na internet e se reinventam para enganar os que acreditam se tratar de algo legítimo. Com a popularização da internet e das transações online também houve aumento na incidência de golpes na rede, o que preocupa não apenas os especialistas em segurança digital mas também o cidadão comum. Os casos são tão numerosos que a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) chegou a criar uma espécie de lista negra para consulta dos usuários.

O especialista e leiloeiro Antonio Sato, da Sato Leilões, alerta que muitos golpistas exibem, entre outras coisas, ofertas tentadoras de um determinado produto em falsos leilões para atrair a atenção de potenciais vítimas: "para enganar o usuário chegam a replicar a identidade visual de algum site de boa reputação para roubar dados de usuários e aplicar golpes. É preciso verificar muito bem antes de se cadastrar e fornecer seus dados na internet", pontuou.

Antonio Sato revela algumas dicas cruciais para evitar cair em golpe dos falsários e ensina como identificar falsos sites e leiloeiros não credenciados. Confira:..

Dermatologista do IMIP alerta para os cuidados com a pele no verão

De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, é muito importante o uso de protetor solar para se proteger do sol. O médico dá algumas dicas de como utilizá-lo de forma eficaz e segura, chamando a atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Confira as dicas:..

Janeiro Branco: ações da Prefeitura de Petrolina alertam para o cuidado com a saúde mental

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha 'Janeiro Branco', que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com o bem-estar mental. Em Petrolina, a prefeitura está desenvolvendo diversas ações durante todo o mês nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

A programação foi elaborada com atividades lúdicas, momentos terapêuticos e até práticas integrativas – como técnicas de relaxamento e de respiração e musicoterapia. A ideia é que os pacientes com transtornos mentais possam ser atendidos com mais respeito, recepcionados enquanto usuários e assistidos em seus direitos...

Prefeitura alerta para pausa na distribuição de mudas durante período de produção

Para tornar Petrolina uma cidade cada vez mais arborizada, o "Nossa Árvore", projeto da prefeitura coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), vem atuando na produção e distribuição gratuita de mudas pelo município. Nos primeiros meses do ano, a AMMA está fazendo a coleta de sementes, através de expedições, para produzir novas mudas da Caatinga no Viveiro Municipal. É por este motivo que o órgão irá dar uma pausa na distribuição, a partir desta quarta-feira (15),  para produzir novas plantas.

A primeira busca já foi feita, dentro da área de preservação do 72 Bimtz, coletando espécies da área de sequeiro, como a Catingueira, Jurema Vermelha, Angico, Pau-ferro, Baraúna e Acássia. Outras expedições devem ser realizadas para que as sementes sejam levadas para o Viveiro Municipal, no Parque Josepha Coelho, e assim dar início à etapa de produção de novas plantas para o ano inteiro. Com isso, as doações devem voltar a acontecer normalmente a partir da primeira semana de abril. ..

ALLAN JONES ALERTA QUE PROJETO PARA ADEQUAR MUNICÍPIO À NOVA LEGISLAÇÃO DA PREVIDÊNCIA SERÁ PREJUDICIAL AO SERVIDOR JUAZEIRENSE

Nesta quinta-feira, dia 09, a Prefeitura de Juazeiro encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que adequa o município às regras de aplicação imediata estabelecidas pela emenda constitucional que promoveu a Reforma da Previdência, de autoria do Governo Federal.

Após aprovação, serão revistas, dentre outras coisas, as alíquotas de descontos previdenciários de ativos (de 11% para 14%) e inativos (antes contribuíam todos que ultrapassavam o teto. Agora contribuirão os que ganham a partir de um salário mínimo). A administração passará a se responsabilizar por benefícios como salário-família, salário-maternidade e auxílio-doença, dentre outros, antes de responsabilidade do IPJ...

Samu: Trotes atrapalham serviço de emergência e prefeitura de Petrolina emite alerta

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Petrolina continua recebendo um número elevado de trotes. Apesar dos trabalhos educativos da prefeitura, esse tipo de ocorrência ainda é muito grande. Em todo o ano de 2019, das 66.277 ligações recebidas pelo Samu, 21.891 foram chamadas falsas.

Nesse período de férias escolares é comum os trotes aumentarem em todo o país. Em Petrolina, graças às ações que o município desenvolve nas escolas, os trotes reduziram entre 2018 e 2019. Somente no mês de janeiro de 2018 foram registradas 2.410 chamadas falsas de um total de 3.382 ligações atendidas. No mesmo período do ano passado foram notificados 1.514 trotes de um total de 5.094 ligações recebidas...

Juazeiro e Petrolina: Meteorologia alerta para previsão de chuvas e ventos fortes até quarta, 08

O Sertão pernambucano deve ter chuvas fortes até a manhã desta quarta-feira (8). É o que diz alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (7). Segundo o aviso - válido ainda para regiões da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba -, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h. O alerta prevê atenção até 9h da quarta 8.

De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as cidades sertanejas de Parnamirim, Petrolina e Dormentes registraram a maior incidência de chuvas nas 24 horas contabilizadas até as 10h30 desta terça, com 52,3; 37,7 e 17,01 mm, respectivamente. A temperatura na região deve ficar entre 21º C e 35º C nestes dois dias, segundo previsão da Apac...

SESAU alerta para cuidados com água parada e reprodução do Aedes Aegypti em Juazeiro

Com o período chuvoso, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) alerta para os cuidados com recipientes em domicílios que possam acumular água e servirem de local para a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outros.  A SESAU acrescenta que os cuidados devem ser diários, uma vez que depositados os ovos do mosquito, os mesmos podem resistir até um ano.

Os moradores devem observar dentro das próprias residências a existência de recipientes com água parada como: vasos de plantas, caixas d’água, piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular água, por menor quantidade que seja, principalmente nos períodos de chuva, para assim, evitar a proliferação do mosquito...

Prefeitura alerta sobre cuidados com período chuvoso e criadouros do Aedes aegypti em Petrolina

Com a chegada do período chuvoso, deve-se redobrar a preocupação com os focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste período, os locais propícios para a criação do mosquito se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, dois fatores são propícios para aumentar os casos de doenças transmitidas pelo Aedes. "Além da chuva que tem caído na cidade, a temperatura também está elevada. Essas são duas condicionantes que aceleram o desenvolvimento do mosquito, pois aumenta a oferta de criadouros e os ovos eclodem rapidamente com as altas temperaturas", explica...

Leitora alerta para semáforo da avenida Flaviano Guimaraes, CSTT DIZ QUE DESATIVOU O SEMÁFORO

A leitora Alessandra Maia envia email e faz alerta para semáforo da avenida Flaviano Guimaraes.

Confiram:..

COELBA ALERTA SOBRE CUIDADOS COM A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES

As férias escolares já começaram e a Coelba reforça as orientações de segurança para este período do ano que deve ser marcado, apenas, por momentos de diversão. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 110 mil crianças são hospitalizadas, anualmente, vítimas de acidentes dentro da própria casa. Durante as férias escolares, essas ocorrências aumentam em 25%. 

O ambiente doméstico pode esconder armadilhas que comprometem a segurança dos pequenos. Quando o assunto é energia elétrica, a Coelba recomenda atenção redobrada dos pais ou responsáveis no período de férias, em que as crianças permanecem mais tempo em casa. ..

Prefeitura de Petrolina alerta para suspensão da coleta de lixo no feriado

A coleta de lixo está entre os setores que quase nunca param em Petrolina. Contudo, nesta quarta-feira (1º), feriado da Confraternização Universal, todo serviço será paralisado. As atividades voltam à normalidade, na quinta-feira (2), de acordo com o cronograma de cada bairro. Já o serviço de duas localidades da zona rural, será remanejado para os dias posteriores.

A coleta na Tapera, Roçado, Vila do Massangano e adjacências, será feita na quinta-feira (2) a partir das 7h. Já o roteiro de Pedrinhas, Serrote do Urubu e demais localidades próximas, o carro de coleta passará na sexta-feira (3),também no primeiro turno, iniciando às 7h. A Prefeitura de Petrolina reforça que o atendimento nos demais locais será efetivado normalmente, de acordo com o calendário de limpeza. O setor de limpeza paralisa as atividades apenas em três datas do ano que são 1º de janeiro, Sexta Feira da Paixão e São João...