A 38ª edição do concurso Noite da Beleza Negra voltou a elevar a autoestima da comunidade negra de Salvador e a propagar a cultura afro-baiana na noite deste sábado (4), na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, localizada no bairro da Liberdade. A nova rainha do Ilê para o Carnaval ficou conhecida na cerimônia. Gisele Santos Soares, 24 anos, foi escolhida entre 15 concorrentes ao título de Deusa do Ébano 2017, musa anual do Pérola Negra. A jovem, que participou pela primeira vez do concurso, passou a ter missão de representar o grupo na luta pela valorização da riqueza histórica da cultura afro-brasileira em todo o mundo.
Os jurados avaliaram as finalistas em requisitos como beleza, atitude, aptidão para dança afro e conhecimento sobre a história do 'mais belo dos belos' e do povo negro da Bahia. Apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa e das secretarias de Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê é o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no Brasil. Realizado desde 1975, o evento tem estimulado a discussão acerca do que é ser negro e do padrão de beleza, além de impulsionar o discurso de valorização das raízes.
“Esta é uma grande ação afirmativa do Ilê Aiyê. Ela vai além da escolha de uma musa. O contexto da Noite da Beleza Negra mexeu com a estrutura do povo brasileiro no que diz respeito ao valor da mulher negra. O evento é pioneiro e estimulou outros estados a entrarem forte na luta. Hoje tem concursos como este em várias partes do país“, explica Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, presidente da organização...