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47% dos internautas só compram em loja física após pesquisarem na internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil

Mais bem informado e maduro, o consumidor brasileiro tem utilizado cada vez mais a internet como um aliado na hora de ir às compras. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com internautas que realizaram alguma compra on-line nos últimos 12 meses mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física.  Nesses casos, a maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e também a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%). Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço que buscam.

De acordo com a pesquisa, os itens mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são os eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%) e cosméticos e perfumes (30%). Quando precisam se informar sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir, 47% dos internautas buscam informações em sites que mensuram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem aos buscadores, como o Google, por exemplo.



Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, com o avanço da tecnologia, as decisões de compra por parte do consumidor passam por múltiplos canais e de forma simultânea, unindo mundo on-line e off-line. "A internet é a grande ferramenta que o consumidor tem em suas mãos para informar-se de forma rápida, prática e bastante abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas a partir da experiência de outros clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra. A internet trouxe às pessoas a liberdade de comprar quando e onde quiserem e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade", afirma Costa.
 
25% dos internautas visitam loja física antes de comprar na internet. Maioria busca ver detalhes de perto e pesquisar preço

Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do internauta brasileiro, o inverso também acontece, embora em uma proporção menor. De acordo com a pesquisa, um quarto (25%) dos internautas visita uma loja física para conhecer o produto que deseja adquirir na internet. A maior parte toma essa atitude para ver os detalhes e principais características daquilo que está sendo adquirido (17%), além da tradicional pesquisa de preço (12%). Outros 44% tomam essa atitude a depender do produto, enquanto 30% não se importam em realizar a pesquisa, indo direto aos sites ou aplicativos.

Os itens que os entrevistados mais procuram ver presencialmente para depois comprar de forma on-line são os eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os empresários precisam romper com a separação entre varejo físico e on-line para proporcionar experiências mais completas aos seus clientes. "Houve um tempo em que o mundo virtual e o mundo físico não conversavam. Mas isso acabou. Hoje, os clientes se surpreendem quando a empresa não tem ao menos um canal de atendimento on-line. Isso acontece porque as pessoas estão todo o tempo conectadas, mas continuam sendo consumidores no sentido tradicional. Por isso, investir na qualidade da experiência de compra é entender que o cliente é ao mesmo tempo físico e virtual e tem transito livre entre os diferentes canais de venda e relacionamento", afirma.
 
Para 83%, lojas on-line praticam preços mais baratos, mas facilidade de troca é vantagem percebida nas lojas físicas

O estudo ainda revela em quais tipos de compras as lojas físicas ganham a preferência do consumidor e em quais momentos a compra pela internet leva vantagem. De modo geral, a maioria (83%) relata a percepção de que os preços praticados na internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Outro aspecto comparativo que aparece com força é a comodidade (75%) seguida da variedade na oferta de produtos (73%). Também são mencionados como fatores positivos da internet a facilidade para escolher produtos (62%), disponibilidade de informações (59%), agilidade na compra (58%) e melhores formas de pagamento (57%).

Em contrapartida, as lojas físicas lideram quando são levados em consideração a facilidade de troca (73%), qualidade do atendimento (51%) e pós-venda (46%). Entre os preferem o ambiente físico para as compras, 40% acham que há menos decepções nesse tipo de compra do que no ambiente on-line e 38% destacam a vantagem de poder levar o produto para casa imediatamente após o pagamento. No geral, a internet é o meio preferido de 62% dos internautas na hora de fazer compras, enquanto 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

Já em relação as sensações provocadas por cada tipo de compra, as lojas físicas são consideradas mais seguras (64%), proporcionam compras mais conscientes e racionais (41%) e também prazerosas (37%). Por outro lado, as compras feitas em sites ou aplicativos costumam deixar o consumidor mais ansioso (62%), proporciona compras mais personalizadas (52%) e estimula compras por impulso (43%).
 
41% dos internautas admite que cede às compras por impulso. Promoções são as principais razões do gasto impensado. Internauta dá nota oito para segurança digital

A pesquisa aponta que a impulsividade atinge parte considerável dos internautas. Quase (41%) em cada dez entrevistados admite que nem sempre planeja suas compras on-line, sendo que na maior parte das vezes são tentados pelo desejo de consumo (23%) ou pelo senso de oportunidade (18%) ao se depararem com uma oferta. Nesses casos, os principais motivos das compras impulsivas feitas pela internet são as promoções (67%), as visitas constantes aos sites das lojas (36%) e o recebimento de propagandas (24%).

Os tipos de produtos que os internautas menos resistem na internet, mesmo sem saber se tem condições de comprar, são as roupas, calçados e acessórios (37%), cosméticos e perfumes (18%), livros (16%), artigos para casa (15%) e eletrônicos (14%). Já os canais online que mais estimulam as compras por impulso são e-mails de divulgação (56%), notificações de ofertas de aplicativos (48%), redes sociais (33%) e os influenciadores digitais (28%).

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Embora muitos internautas não resistam aos apelos da propaganda na internet, a pesquisa aponta um grau positivo de maturidade do consumidor na questão da segurança digital. Assim como as lojas on-line se tornaram ambientes mais seguros com o passar do tempo, os internautas também passaram a se precaver mais na hora de fazer compras usando o computador. Em média, o internauta atribui nota 7,9 no quesito sentir-se seguro para fazer compras on-line. No geral, 91% dos internautas dizem se preocupar com fraudes na internet.

Nesse sentido, 98% das pessoas ouvidas na pesquisa tomam algum tipo de cuidado ao fazer compras pela internet, sendo que 59% só fazem compras em canais conhecidos ou indicados e 39% evitam cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras. Além disso, 35% são desconfiados e não compram em sites que praticam ofertas com preços excessivamente baixos.

"O mercado de e-commerce já amadureceu o suficiente no Brasil para oferecer compras seguras e o consumidor já sabe identificar indícios de fraude de forma mais efetiva. Em geral, ofertas muito generosas e de sites desconhecidos devem ser encaradas com extremo cuidado, pois podem ser sinal de fraude", alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. 
 
Metodologia

A pesquisa ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais do país e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos 12 meses anteriores ao estudo, ocorrido entre os dias 08 e 18 de maio de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,43 pp a uma margem de confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa emhttps://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..

Rui tem 51% na corrida para governador na Bahia, segundo pesquisa

Pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada pela Rede Record/TV Itapoan esta manha mostra o governador Rui Costa (PT), candidato à reeleição, no cenário estimulado, liderando a corrida pelo Palácio de Ondina com 51% das intenções de voto. O candidato do DEM, José Ronaldo, aparece em segundo lugar com 18%. Ainda na pesquisa estimulada, João Henrique (PRTB) é o candidato que aparece em terceiro com 1%. Os candidatos Marcos Mendes (Psol), Orlando Andrade (PCO) e Célia Sacramento (Rede) têm, juntos, 2%. No levantamento espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Rui Costa tem 34%. José Ronaldo, por sua vez, aparece com 10%. Os demais candidatos somam 1%, indecisos são 44% e os que vão votar nulo ou em branco representam 11%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-05201/2018, e contratada pelo próprio instituto Real Time Big Data. O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre os dias 16 e 17 deste mês de agosto, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de até 3% para mais ou para menos. ..

Evento mostra pesquisas e experiências de uso e conservação da Caatinga

Um amplo leque de possibilidades de uso e conservação do Bioma Caatinga está sendo evidenciado pela pesquisa científica e pelas experiências da sociedade civil. Os trabalhos realizados pelas mais diversas instituições vêm mostrando que é possível utilizar os recursos naturais, gerar renda e ainda preservar a natureza, além de recuperar as áreas já degradadas. 

Todas essas alternativas foram apresentadas e debatidas durante o II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic) e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, realizado entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto, no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA. O evento reuniu mais de 400 participantes, entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, produtores e outros interessados, oriundos de sete estados do Nordeste, além de outras regiões...

Agricultura Familiar: Estratégias de comercialização, desenvolvimento e pesquisa são temas de encontro

Aconteceu nesta sexta (03) e sábado (04) o I Encontro de Comercialização em Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar, em Juazeiro (BA), realizado pela Central de Comercialização da Caatinga com o importante apoio do Projeto Bem Diverso/Embrapa/PNUD e diversos parceiros. Na pauta, as estratégias de comercialização, desenvolvimento e pesquisa, implantação de um Núcleo de Certificação Agroecológica Participativa (Rede Povos da Mata) no TSSF, bem como o aprimoramento da gestão das cooperativas e a agregação de valor aos produtos da biodiversidade. 

Presentes no evento mais de 30 cooperativas de agricultores familiares, de todo Estado da Bahia, as equipes do Projeto Bem Diverso/PNUD, da Embrapa Agroindústria/Rio de Janeiro, Central do Cerrado, Central de Comercialização Conexão Solidária, OCEB/BA, Rede Povos da Mata/Ecovida, IRPAA, SEBRAE, Pró-Semiárido/CAR, Bahia Produtiva/CAR e ADEAP/Prefeitura Municipal de Juazeiro, entre outros...

Pesquisa realizada no comércio pela CDL Petrolina apresenta expectativa de 5% no crescimento das vendas para o dia dos pais

O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que espera movimentar positivamente o comércio varejista. Empresários procuram estimular as vendas para os diversos segmentos do comércio, principalmente os voltados aos artigos masculinos, tais como: vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, relojoaria, entre outros.

Deste modo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Petrolina aponta em pesquisa realizada com os segmentos acima que os lojistas esperam um aumento de 5% nas vendas no comércio da cidade, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para os lojistas, esse resultado é esperado devido a campanhas internas, promoções e variedades em produtos que contribui para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis. A comemoração que se dá no segundo domingo de agosto já é tradicionalmente comemorada no comércio...

PRTB denuncia empresa à PF por não colocar João Henrique em pesquisa

O PRTB, partido do pré-candidato ao governo do Estado João Henrique, apresentou uma denúncia à Polícia Federal contra uma empresa que fez uma pesquisa eleitoral na Bahia sem apresentar os nomes do ex-prefeito de Salvador e do candidato ao Senado pela sigla, Celsinho Cotrim, como intenções de voto.

De acordo com o pedido de abertura de investigação, a HC 7 Consultoria e Assessoria de Imprensa – Eirelli, de São Paulo, ligou para mulher no último dia 26 de julho e perguntou a ela em quem votaria para governador da Bahia e senador. Segundo a denúncia, ao dizer que seu voto seria para João Henrique, a senhora foi corrigida pela atendente, que teria a induzido a falar o nome “José Henrique” várias vezes. ..

Pesquisa Vox Populi aponta 41%, Lula seria eleito no primeiro turno

Apesar de estar preso há mais de 100 dias na sede da Polícia Federal, em Curitiba, o ex-presidente Lula continua disparado nas intenções de voto e seria eleito no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje, segundo nova rodada de pesquisa CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 18 e 20 de julho. Nas simulações de segundo turno, Lula também derrotaria qualquer adversário por ampla margem de votos.

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, as intenções de voto em Lula aumentaram para 41% contra 39% registrado em maio. Já a soma de todos os outros adversários alcançou 29%, segundo o levantamento, divulgado hoje...

TRE-BA realiza pesquisa com a sociedade visando escolha das metas da Justiça Eleitoral para 2019

A Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG) disponibilizou a sociedade consulta pública para escolha das metas da Justiça Eleitoral no ano de 2019. Após pesquisa realizada com servidores e magistrados de todos os Tribunais Eleitorais do País, foram selecionadas cinco propostas de metas específicas da Justiça Eleitoral para 2019, dentre as quais uma será escolhida pela sociedade para vigorar a partir de 2019.

Nesta 2ª etapa, é muito importante a participação de todos os servidores e magistrados do TRE-BA. A pesquisa está sendo realizada mediante questionário eletrônico disponível na internet até 31 de julho, e pode ser acessada na página do TRE-BA e, também, nas redes sociais. O questionário foi preparado nos termos previstos pela Resolução CNJ nº 221/2016, que institui princípios de Gestão Participativa e Democrática na elaboração das metas nacionais e específicas, por todos os Tribunais do país. A opinião de todos é muito importante para a consolidação da Gestão Participativa...

Na hora de valorizar o curriculum, falar inglês é a habilidade mais desejada pelos jovens – aponta pesquisa

Fortalecer o currículo é, historicamente, uma das maiores preocupações dos jovens que estão na busca por um emprego. Ainda em formação e, muitas vezes, sem qualquer vivência profissional, esses candidatos precisam demonstrar habilidades capazes de cativar os recrutadores durante o processo seletivo. E, com a retração de vagas do mercado formal, esse documento ganhou um peso ainda maior: os menos experientes são, justamente, os que mais sofrem para conseguir uma oportunidade e precisam, mais do que nunca, contar com diferenciais que aumentem sua competitividade. Nesse momento, os estudantes já têm uma preferência: contar com um segundo idioma. De acordo com uma pesquisa especializada, realizada pela Companhia de Estágios, saber falar uma língua estrangeira é apontado, pelo segundo ano consecutivo, como a habilidade mais desejada e mais valorizada por esse público.

Competitividade e remuneração..

Pesquisa do Colegiado de Economia da Facape aponta aumento no Custo da Cesta Básica no mês de Junho em Petrolina

A cesta básica de alimentação apresentou, na comparação do mês de junho de 2018 com maio, inflação de 1,64%, em Petrolina-PE. A pesquisa do custo da Cesta Básica do Colegiado de Economia da Facape estimou o custo no mês de junho em R$ 295,80, em Petrolina. No acumulado dos últimos doze meses, Juazeiro - BA apresenta deflação de -7,66% e Petrolina -PE de -10,66%. No ano de 2018, porém, Juazeiro-BA tem inflação de 2,28% e Petrolina-PE, de 0,72%.

Em Petrolina, quase todos os produtos tiveram aumento de preços, com exceção do pão francês e do café em pó. O preço da carne bovina aumentou em razão da menor disponibilidade no mercado interno e o aumento da qualidade devido o abate de novilhos. Os exportadores estão aproveitando a taxa de câmbio favorável para aumentar as exportações e isto faz com que a oferta interna diminua no período, aumentando os preços. O desequilíbrio entre oferta e demanda igualmente explica o comportamento de alta dos preços dos leites e de seus derivados, como a margarina...

Na programação do Intercom, em Juazeiro, pesquisadores lançam seis livros com diversas temáticas

Dentro da vasta programação do  20º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste (Intercom Nortes 2018), que este ano está sendo sediado em Juazeiro (BA), nos campus da Uneb e  da Univasf, além de debates sobre mídia e sertões, educomunicação, desigualdades de gênero, empreendedorismo,  e jornalismo entre outros temas, outro ponto alto do evento serão os lançamento de livros, agendados para sexta-feira, a partir das 17h30 no hall da biblioteca localizada no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS).

Entre os títulos a serem lançados, estão "Cenas da Comunicação do Território do Sisal", assinado pelos  professores e pesquisadores Vilbégina Monteiro dos Santos e Moisés Viana dos Santos(organizadors da publicação). Lançado este ano pela editora editora Criativa: Comércio e Serviços, o livro é uma coletânea que marca a comemoração dos 10 anos do Curso de Comunicação Social - Rádio e TV, da Universidade do Estado da Bahia, com objetivo de apresentar as pesquisas sobre a comunicação no Território do Sisal, realizadas pelos discentes no âmbito dos seus trabalhos de conclusão de curso...

Prefeito reúne imprensa mostra pesquisa que São João de Petrolina é aprovado por 98% do público

Uma pesquisa realizada durante o São João apontou sucesso de público, segurança e alta movimentação econômica no circuito junino de Petrolina. Os dados, como aprovação de 98% dos frequentadores, foram apresentados pelo prefeito Miguel Coelho, na manhã desta quinta (05), em entrevista coletiva para a imprensa. 

O levantamento foi realizado pelo Instituto Alpha e mostrou um elevado nível de satisfação com a qualidade do evento dos petrolinenses (94% ótimo ou bom) e turistas (96% ótimo ou bom). A ampliação do efetivo da Guarda Municipal, polícias e segurança resultou na redução de ocorrências e com isso uma sensação maior de segurança no público (92% de aprovação)...

Grupo de pesquisa da Univasf participa de pesquisa internacional para melhorar a sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco

O grupo de pesquisa Ecologia, Conservação e Manejo da Entomofauna do Semiárido Nordestino (Ecoments), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participa de um consórcio internacional de pesquisadores para melhorar a sustentabilidade da produção intensiva de frutas no Brasil. O projeto é intitulado “Sustainable Fruit farming in the Caatinga: managing ecosystem service trade-offs as agriculture intensifies” (Sufica) e entrou em vigência em maio de 2018 e vai até março de 2021.

O objetivo do projeto é aumentar a competitividade e a sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco. Para isso, serão feitas pesquisas de ponta sobre serviços ecossistêmicos agrícolas e biodiversidade. As inovações testadas no projeto serão desenvolvidas em fazendas de fruticultura intensiva da região e pretendem envolver toda a cadeia produtiva, desde agricultores, empresas internacionais de fornecimento de frutas até um supermercado no Reino Unido...

Grupo de Pesquisa da UNEB Monta mais uma brinquedoteca em Juazeiro

Nesta quinta-feira 21, às 08h da manhã, o grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território - EDUCERE e o Projeto de Extensão Reflexão dos Referencias da Educação Contextualizada realizam mais uma ação concreta na Casa Lar Maria de Nazaré, na Rua Nossa Senhora de Nazaré, nº 01, bairro Palmares II - Juazeiro -BA, espaço em que montaremos mais uma brinquedoteca física, para atender às crianças acolhidas por esta importante instituição. É a universidade mais uma vez saindo das sua paredes para garantia a tutela da infância e o direito à brincar.

Essa ação é fruto do Curso de formação do Brinquedista, ofertafo pelo EDUCERE e Reflexão, sob a Coordenação da Professora Edilane Teles. Já realizamos a montagem de uma outra Brinquedoteca Física na Escola Municipal da Comunidade de Alfavaca, no Salitre em Juazeiro e a distribuição de 13 brinquedotecas itinerantes a escolas da rede municipal em Juazeiro - BA...

Estudo da Univasf sobre linha condutora para tecidos é destaque na Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat)

A ideia inicial era produzir materiais têxteis condutores de energia elétrica. Mas a pesquisa sobre fibras de algodão como um material condutor, desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), tomou outras proporções. O trabalho foi considerado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) o artigo científico de destaque na área de Materiais publicado no Brasil no mês de maio e, por este motivo, ganhou destaque no portal da SBPMat.

O artigo é intitulado Multifunctional Wearable Electronic Textiles Using Cotton Fibers with Polypyrrole and Carbon Nanotubes(Tecidos Eletrônicos Vestíveis Multifuncionais Utilizando Fibras de Algodão com Polímeros e Nanotubos de Carbono) e foi publicado no periódico ACS Applied Materials & Interfaces. O trabalho foi realizado pelos pesquisadores Ravi Moreno Araujo, estudante do Mestrado em Ciência dos Materiais da Univasf; José Jarib Alcaraz, que desenvolveu pós-doc na Univasf; Fernando da Silva, doutorando do Programa de Doutorado em Biotecnologia - Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e o professor do PPGCM Helinando Oliveira, que orientou a pesquisa...

Alan Sanches quer saber até quando a SSP vai alegar que as pesquisas são falhas, "mesmo diante da realidade escancarada"

O deputado estadual Alan Sanches (DEM), quer saber até quando a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) toda vez que sair dados que envolvem  todo país e não apenas a Bahia, como o Atlas da violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e apontar o estado no ranking dos mais violentos, vai alegar falha na coleta de dados. O Atlas registrou que de cinco cidades mais violentas no país quatro estão na Bahia: Eunapólis, Porto Seguro, Simões Filho e Lauro de Freitas. 

"É a SSP ao invés de contestar deveria fazer seu papel, pensando efetivamente  em ações de inteligência, que possam, de fato, amenizar o caos instalado, que não apenas os números confirmam, mas que está diante da realidade escancarada", lamentou, relembrando o último final de semana (sábado e domingo), que registrou  o maior número de mortes em Salvador e RMS, conforme  mostra o boletim da própria secretaria: 30 mortes, incluindo dois policiais. Por fim, ele enfatiza os números claros e conclama por soluções em prol da população, "que tanto vem sofrendo e cada vez mais se enclausurando dentro de suas próprias casas"...

Pesquisa estimulada para governador de Pernambuco apresenta um empate técnico entre os três primeiros pré-candidatos; Julio Lossio 2%

A pesquisa estimulada de primeiro turno para governador de Pernambuco apresenta um empate técnico entre os três primeiros pré-candidatos, Paulo Câmara, Marília Arraes e Armando Monteiro. O governador, do PSB, vem em primeiro lugar, com 20%, seguido da candidata do PT, com 17%, e do candidato do PTB, com 14%. Os demais pré-candidatos simulados na pesquisa, Júlio Lóssio, Danielle Portela e Coronel Meira, apareceram cada um com 2%, 2% e 1%, respectivamente. É o que mostra a pesquisa Datamétrica sobre as eleições deste ano, realizada entre 8 e 9 de junho.

Em um segundo exercício, especulou-se o cenário em que Marília Arraes não seria candidata. Mantém-se um empate técnico, mais uma vez com Paulo Câmara em primeiro lugar e, neste quadro, com 23%. O candidato do PTB aparece em segundo com 19%. Os demais três incluídos permanecem nas posições do outro cenário...

Pesquisa aponta que rede hoteleira de Petrolina já está com 90% de ocupação

A rede hoteleira de Petrolina já está refletindo o sucesso dos festejos juninos da cidade.  É que as vagas entre os dias 15 e 23 de junho, já esgotaram em alguns dias, como aponta pesquisa realizada pela Prefeitura de Petrolina. O levantamento ainda mostra que dos 20 hotéis da cidade, cerca de 90% dos quase 2 mil leitos já estão reservados.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emicio Junior, o São João de Petrolina, muito mais que uma festa, é o momento de fazer movimentar a economia da cidade. "A expectativa é que, este ano, tenhamos uma injeção de cerca de R$ 200 milhões na economia local. São novos empregos gerados em todos os setores, inclusive, na rede hoteleira, que espera ocupar 100% dos leitos", afirma o secretário. ..

José Ronaldo diz que pesquisa mostra desinformação da população sobre as eleições

O pré-candidato a governador da Bahia pelo DEM, José Ronaldo, disse, em entrevista ao Bahia Notícias, que a pesquisa Paraná Pesquisa, divulgada terça-feira (29), mostra claramente “uma grande desinformação do eleitorado”. O levantamento mostrou que o democrata tem 9,5% das intenções de voto e, além disso, apontou também que 11,2% dos entrevistados acreditam que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai apoiar o atual governador Rui Costa à reeleição. “As pessoas não sabem o quadro total. Acredito que isso vai acontecer com a campanha tomando corpo. indo pra as ruas, nas carreatas, na TV. Numa maior visibilidade. Agora estamos em ambiente fechado”, afirmou. De acordo com Ronaldo, muitas pessoas ainda não o conhecem, e acredita que isso vai mudar com o tempo. “Vamos trabalhar arduamente para mudar esse quadro e vencer a eleição. Há um desejo de mudança, com força e coragem, a tendência é subir”, completou. O levantamento Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores entre os dias 23 e 28 de maio e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-08989/2018. Possui margem de erro de 2.5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. ..

Casos de câncer devem aumentar 58% até 2035, diz Fundo de Pesquisa

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF - World Cancer Research Fund, em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento intitulado "Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global", divulgado hoje (24), ressalta o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muita comida "rápida" e processada, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.

Em 2012, foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de câncer em todo o mundo (7,4 milhões de casos em homens e 6,7 milhões em mulheres). De acordo com o documento, este número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, o que representa um alarmante aumento de 58%...