Foram encontrados 1842 registros para a palavra: água

Meio Ambiente: Nível de água da barragem sobradinho vai atingir 40% da capacidade

O nível de água do Rio São Francisco tem aumentado consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. O acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).

O resultado positivo desta chuva é o aumento da água que vai chegar nas barragens do Rio São Francisco, entre elas a Usina Hidrelétrica de Sobradinho Bahia e nas usinas de Três Marias e Xingó. A reportagem da redeGN/Blog Geraldo José, obteve o relatório que informando que o volume útil do reservatório de Sobradinho, Bahia entrou o mês de fevereiro superando 33% de sua capacidade. ..

Nível de água do Rio São Francisco continua aumentando em decorrência das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais

O nível de água do Rio São Francisco tem aumentado consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. O acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).

Os municípios de Malhada e Carinhanha, no Oeste da Bahia, são os primeiros a receberem as águas do Velho Chico em território bahiano e também têm apresentado aumento no volume de água. No dia 27 de janeiro, o nível estava pouco abaixo dos 3 metros e o dia seguinte (28 de janeiro) chegou a 4,12 metros. Já no dia 29, o volume de água voltou a subir e o nível chegou a 5,04 metros...

Fortes chuvas em Minas Gerais vão contribuir para aumentar o volume de água do rio São Francisco

A alegria toma conta dos ambientalistas, funcionários e frequentadores do Parque Nacional da Serra da Canastra, situado em São Roque de Minas, Minas Gerais. Com a chuva que se intensificou na região nos últimos dias, a principal nascente do Rio São Francisco, que fica dentro da área de preservação voltou a jorrar água com um volume expressivo. 

O chefe do parque Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Fernando Augusto Tambelini, afirma que um dos grandes benefícios da chuva é devido a esse período de estiagem que foi muito prolongado. "Agora é muito bom ter volume de chuvas maiores. Dessa forma os rios afluentes serão abastecidos e vão trazer mais água para as represas, aumento dos reservatórios, aumento de água para o abastecimento da população, para a agricultura, além do ganho para a biodiversidade” comemora Tambelini...

Fenômeno registrado no Lago de Sobradinho é típico em grandes áreas de água, informa Agência Fluvial 

Em resposta a um pedido de informações sobre um fenômeno climático ocorrido neste final de semana no Lago de Sobradinho, mais precisamente de uma tromba-d’água, a Agencia Fluvial da Bahia enviou nota à nossa redação com as seguintes informações:

Esse fenômeno está ligado às nuvens de chuva intensa sobre grandes áreas de água (represa, lago ou mar por exemplo).  Não há como prever tal fenômeno, porém é possível saber as condições climáticas que possibilitam que o mesmo aconteça. ..

Projeto impede corte de água quando inadimplência for de até 90 dias

A água do usuário residencial não poderá ser cortada totalmente antes de 90 dias de atraso no pagamento. Mas após a primeira conta vencida, o fornecimento será reduzido. De autoria do senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, o projeto altera a lei que estabelece as diretrizes nacionais de saneamento básico para proibir o corte total de água do usuário residencial que está com a conta atrasada há menos de três meses. Mas, pela proposta, após a primeira conta sem pagamento, a companhia pode limitar o fornecimento a apenas 50 litros de água por dia por pessoa da residência. O projeto ainda prevê que o benefício será oferecido apenas uma vez por ano. O senador Plínio Valério lembrou que, segundo resolução da ONU.

Organização das Nações Unidas, o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais. Ao ler o relatório do senador Weverton, do PDT Maranhense, o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade, do Espírito Santo, disse que a proposta é equilibrada. (Fabiano Contarato) “Reconhecemos o direito à água como um direito fundamental porque corresponde às exigências mais elementares da dignidade humana...

Açougueiro acusado de esquartejar jovem em Águas Lindas é preso na Bahia

O açougueiro de 23 anos suspeito de matar e esquartejar a ex-namorada Ketley Estefany Silva Nascimento,17 anos, foi preso. Ele foi encontrado na Bahia e deve prestar depoimento na tarde desta quinta-feira (23/1).

A vítima, natural de Paratinga (BA), morava na Cidade Ocidental (GO). Ela havia deixado a casa do namorado, em Águas Lindas (GO), após ter sido ameaçada por ele.  Os policiais localizaram o corpo dela nesta segunda-feira (20/1), na quadra 77 do bairro Jardim Pérola da Barragem II, em Águas Lindas (GO), município goiano distante cerca de 50km da Rodoviária do Plano Piloto...

Deputado Zó e produtores conseguem retorno da água no Salitre

A ação rápida do deputado estadual Zó (PCdoB) e dos produtores do Salitre, em Juazeiro, garantiu o retorno do fornecimento de água pela Codevasf. Na sexta (17/01), o abastecimento foi suspenso sob a alegação da falta de escritura dos lotes. Nesta terça (21), eles estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e conversaram sobre a regularização fundiária dos produtores com o secretário Josias Gomes e a coordenadora da CDA, dra. Camila Batista. 

"Para normalizar a situação, a empresa exigiu um documento público com prazo definitivo para a regularização fundiária das terras. Solicitamos e o CDA enviou, ao superintendente regional da Codevasf, Elmo Nascimento, uma declaração garantindo a regularização em até 90 dias. Em seguida, ele autorizou a religação da água", celebrou Zó...

Prefeitura entrega mais um sistema de abastecimento de água dentro do Toda Sexta tem Obra

Dentro do Programa Toda Sexta Tem Obra, a Prefeitura de Juazeiro em parceria com o governo do Estado entregou na sexta-feira (17) o sexto sistema de abastecimento de água do Programa Água Doce, que já beneficia cerca de 15 famílias e um rebanho de mais de três mil animais  das comunidades de Veneza e São Pedro, Distrito de Carnaíba do Sertão.

O sistema, executado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e administrada pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) fornece água tratada através de um dessalinizador para o consumo humano, água bruta para os animais e pequenas plantações de forrageiras e ainda para a criação de peixes no tanque de rejeito...

Bairros de Petrolina vão ficar sem água na segunda-feira (20) para que a Celpe faça intervenções

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai suspender nesta segunda-feira (20) o funcionamento de uma das captações de água, no Distrito Industrial, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A interrupção será necessária para viabilizar intervenções da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A suspensão no abastecimento de água terá início às 13h e a previsão de conclusão será às 17h.

Será interrompido o abastecimento de bairros das zonas Leste e Oeste. São eles: Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Dom Avelar, São Joaquim, Monsenhor Bernardino, Loteamento Santa Barbara, Vivendas I e II, Buona Vita, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver, Mais Viver Vinhedos, Centro, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbira, Vila Mocó, Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Cohab IV, Cohab V e Distrito Industrial...

FLUXO DE ÁGUA NA NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO AUMENTA APÓS CHUVAS EM MINAS GERAIS

O volume de água da nascente do Rio São Francisco, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, tem apresentado um aumento. Segundo a coordenação do local, o fluxo chamou atenção e o motivo é a chuva na região desde o inicio desta ano 2020.

A consequência disso foi registrada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Abaeté, onde o rio apresentou um índice recorde no nível da água neste período, se comparado a anos anteriores. O monitoramento é feito na estação Porto das Andorinhas. A situação é contrária à mostrada em 2014, quando funcionários do parque registraram uma seca na nascente devido à estiagem na região...

HIDRELÉTRICA DE XINGÓ TEM AUMENTO DA VAZÃO PARA MELHORAR CONDIÇÕES DAS ÁGUAS DO BAIXO RIO SÃO FRANCISCO

O reservatório de Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, passou a liberar uma vazão no patamar de 800 metros cúbicos por segundo, desde sábado, 11 de janeiro, em vez dos 700m³/s que vinha sendo praticados desde o fim do ano passado. A medida busca garantir mais água para atendimento dos usos múltiplos do recurso no Baixo São Francisco e melhorar as condições da água no baixo São Francisco.

Pela proposta, este novo patamar de operação de Xingó, a ser praticado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), será mantido se as projeções para o reservatório de Sobradinho (BA) continuarem apontando um volume útil superior a 55% no fim de maio deste ano. Caso contrário, as defluências de Xingó poderão ser revistas. ..

USUÁRIO RECLAMA DE VIAGEM EM ÔNIBUS DA EMPRESA SÃO LUIZ: “AR CONDICIONADO QUEBRADO, FRIGOBAR COM ÁGUA QUENTE E LUZ DO ALTERNADOR ACESA”

Mais um leitor do Blog GJ Notícias e usuário do transporte intermunicipal reclama da empresa São Luiz que faz a linha Salvador/Juazeiro e também no sentido Juazeiro/Salvador. Desta vez foi o ex-vereador Genivaldo Medrado que indignado com a estrutura do ônibus encaminhou a seguinte mensagem a este noticioso: “Meu amigo, até quando vamos ter que aguentar essa empresa São Luiz ou Falcão Real? Estou viajando de Salvador para Juazeiro em um ônibus semi-leito que saiu às 23:00h do dia de hoje 11/01 /2020, onde fui ao guichê comprar a passagem para um custo no qual seria para um carro com ar condicionado, frigobar com água gelada e o que tem nesse ônibus, ar condicionado sem funcionar, água quente e frigobar sem funcionar. O pior: o carro com a luz do alternador acesa, sendo que a qualquer momento o referido ônibus poderia ficar quebrado na estrada. Procurei o motorista e o fiscal em Feira de Santana e os mesmos com uma cara de pau disseram que não sabiam o que fazer. Aí optaram em abrir as janelas, pois não estávamos mais aguentando o calor e a falta de circulação de ar... Novamente procurei o motorista e o mesmo informou que lamentavelmente não era a primeira vez. Estou aqui cerca de uma hora da manhã, junto com outros passageiros sem saber que fazer. Pedimos a sua atenção para que esse fato chegue às autoridades competentes. Obrigado”. ..

RIO SÃO FRANCISCO: MINISTRO GARANTE QUE ÁGUAS DAS TRANSPOSIÇÃO CHEGAM AO CEARÁ NO FINAL DE MARÇO 2020

A chegada das águas do Rio São Francisco, ao Ceará, tem data definida, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto. Conforme Canuto, as águas do “Velho Chico” chegarão ao estado no final de março de 2020.

A expectativa do ministro é encher o reservatório de Negreiros, em Salgueiro e de lá, a água segue até a barragem Milagres, ainda em território pernambucano. Com a estrutura preenchida, o recurso hídrico será transportado até a barragem de Jati, no Cariri cearense, onde será captada pelo Cinturão das Águas do Ceará e levada até o Açude Castanhão...

RIO SÃO FRANCISCO: AGRICULTURA IRRIGADA GERA DISPUTA POR ÁGUA EM BARREIRAS, BAHIA

"Quando eu cheguei aqui dava para contar os carros nos dedos. Agora, parece que tem mais carro do que gente. É uma dificuldade cruzar a avenida ali", diz o jardineiro Manoel Clóvis, 42, apontando para a rodovia lotada de grandes caminhonetes de luxo e caminhões bi-trem. Ele vive há cerca de 30 anos em Barreiras, no oeste da Bahia, e acompanhou a explosão do agronegócio que enriqueceu a região nas últimas décadas, trazendo produtores -principalmente da região sul- prestadores de serviço e fornecedores de insumos.

Barreiras e a vizinha Luís Eduardo Magalhães são o epicentro da fronteira agrícola do Matopiba -região que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia- e devem o crescimento à abundância de água do aquífero Urucuia, um dos maiores do país, hoje no foco das atenções de autoridades diante do risco de impactos no rio São Francisco...

SESAU alerta para cuidados com água parada e reprodução do Aedes Aegypti em Juazeiro

Com o período chuvoso, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) alerta para os cuidados com recipientes em domicílios que possam acumular água e servirem de local para a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outros.  A SESAU acrescenta que os cuidados devem ser diários, uma vez que depositados os ovos do mosquito, os mesmos podem resistir até um ano.

Os moradores devem observar dentro das próprias residências a existência de recipientes com água parada como: vasos de plantas, caixas d’água, piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular água, por menor quantidade que seja, principalmente nos períodos de chuva, para assim, evitar a proliferação do mosquito...

ALERTA: BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICO DO MUNDO E 99% DOS VENENOS VÃO PARA RIOS, SOLO, AR E ÁGUA SUBTERRÂNEA

O Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos em 2019, maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que divulga esses dados desde 2005. É um volume 5,5% maior do que o de 2018, quando foram liberados 449 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm crescendo no país desde 2016.

A utilização de agrotóxicos é uma das causas de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país...

Prodecon notifica Compesa após 60 bairros de Petrolina ficarem sem água em pleno Natal

Após receber denúncias da população, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), notificou na manhã desta quinta-feira (26), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) devido ao registro da interrupção de abastecimento de água em quase 60 bairros de Petrolina, sem a  comunicação prévia.

Segundo o diretor presidente do órgão vinculado à Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer empresa ou companhia que preste algum tipo de serviço para o funcionalismo público, deve ter a capacidade de fornecê-lo de forma adequada, eficiente, segura e contínua...

Igreja aguarda diretriz do papa para missa com ritos indígena

Os quatro últimos parágrafos – antes da conclusão final – do relatório apresentado ao papa Francisco no encerramento do Sínodo da Amazônia pedem que a Igreja Católica reconheça um rito amazônico. Citando o Concílio Vaticano 2º, que ocorreu entre 1962 e 1965 e promoveu uma abertura da igreja aos novos tempos, os bispos enfatizaram a necessidade do "pluralismo litúrgico" e solicitaram variações e adaptações correspondentes aos povos indígenas, porque "a liturgia deve responder à cultura".

"Devemos dar uma resposta verdadeiramente católica ao pedido das comunidades amazônicas para adaptar a liturgia, valorizando a visão de mundo, tradições, símbolos e ritos originais que incluem dimensões transcendentes, comunitárias e ecológicas." A recomendação, feita no encontro realizado em outubro para discutir a presença da igreja na Amazônia, aguarda agora a chamada exortação apostólica, um documento com as diretrizes do papa...

Natal sem água em Petrolina. Compesa prometeu solucionar problema nesta quinta (26)

Dezenas de bairros de Petrolina estão sofrendo com a falta de abastecimento de água na cidade. Ontem (25) milhares de petrolionenses ficaram sem o líquido precioso e passaram o natal sem água nas tornieras, o que gerou muitas reclamações. A Compesa justificou a falra de água informando que o fornecimento foi interrompido em função de um curto-circuito no sistema elétrico da captação de água tratada da cidade e prometeu solucionar o problema nesta quinta-feira (26).

“As equipes seguem trabalhando no local e a previsão é de que as intervenções sejam concluídas na manhã desta quinta (26), quando o sistema será reativado e o abastecimento normalizado gradativamente”, diz a nota da Compesa. Praticamente todos os bairros das zonas Norte, leste e centrakl da cidade ficaram sem água nesta quarta-feira (25)...

Codevasf promove acesso à água a comunidades no Médio São Francisco baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está reforçando a estrutura de 10 associações do município de Barra (BA), no Médio São Francisco baiano, com a entrega de reservatórios e tubos de PVC que facilitarão o acesso à água em comunidades que sofrem com a escassez hídrica. A ação representou um investimento de cerca de R$ 420 mil com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Acesso à águaForam entregues para as dez associações reservatório de água com capacidade de armazenamento de 20 mil litros, quatro com capacidade de 10 mil litros, 414 reservatórios de mil litros, 2.273 reservatórios de 500 litros, 850 tubos de PVC de 75 mm e outros 3.785 tubos de PVC de 50 mm...