Foram encontrados 1677 registros para a palavra: vale

Com muito frevo e canções de carnaval, artistas locais prometem animar 22º Baile Municipal de Petrolina

Abrindo os festejos do Carnaval de Petrolina 2020, nesta sexta-feira (7), acontece no Iate Club, na orla da cidade, a 22ª edição do tradicional Baile Municipal. O evento promete arrastar centenas de foliões apaixonados pelo Frevo pernambucano e pelas canções carnavalescas. A festa terá como atração principal o cantor e compositor, Alceu Valença. Mas, além do "Bicho Maluco Beleza", o baile contará com a presença de um time de peso de cantores e músicos da terra.

E para garantir uma noite de encantamento e muita alegria, a Philarmônica 21 de Setembro, acompanhada da cantora Fabiana Santiago, do músico Jair Alencar e do guitarrista Marcelo Novaes, preparou um repertório repleto de frevo. Durante cerca de um mês, os componentes da orquestra estiveram reunidos fazendo seleção do repertório e preparando um verdadeiro espetáculo da tradicional música pernambucana...

Alceu Valença comanda Baile Municipal em Petrolina

Tudo pronto para a 22ª edição do tradicional Baile Municipal de Petrolina. O evento que, ocorre neste ano no Iate Clube, será animado pelo cantor e compositor pernambucano Alceu Valença.

A programação, que inicia às 19h30 desta sexta (07), terá  ainda a Philarmônica 21 de Setembro, a cantora Fabiana Santiago e a Super Banda. O Baile abre a programação do Carnaval de Petrolina 2020. Além dos shows, o evento terá o tradicional Concurso de Fantasias que pagará, ao todo, R$ 37 mil...

Produtores de pera do Vale do São Francisco começam a vender frutas para o mercado interno

Produtores de pera do Vale do São Francisco, que trabalham em áreas experimentais, começaram a vender as primeiras frutas para o mercado interno. Este é um grande avanço para uma cultura que, antes, era exclusiva apenas de regiões mais frias.

Há sete anos, o produtor Téofilo Ferreira Corcino plantou as primeiras peras nas terras que ficam no Núcleo 5, em Petrolina. A princípio, era só um teste com 200 plantas. Hoje, já são mais de duas mil, de três variedades espalhadas em uma área de dois hectares. Em duas safras, ele consegue colher, em média, 60 toneladas de peras...

Folia para criançada: bailinho e concursos vão animar prévia carnavalesca no Juá Garden

As prévias de carnaval têm dominado a programação da região. E a criançada não pode ficar de fora da folia. E no clima carnavalesco, o Juá Garden Shopping terá uma programação temática neste sábado (01). 

Os pequenos foliões vão se divertir dançando as tradicionais marchinhas de carnaval e as músicas do axé das antigas, além de muita brincadeira, recreação e um concurso de fantasias. O bailinho ‘Mamãe Eu Quero’ é gratuito e vai acontecer a partir das 17h, na praça de alimentação do Juá Garden...

Os ‘Embaixadores do Carnaval’ prometem movimentar o clima carnavalesco nas redes sociais

Já em contagem regressiva para o Carnaval 2020, Juazeiro conta este ano, com uma novidade: os Embaixadores do Carnaval. Composto por influenciadores digitais e produtores de conteúdo, o grupo divulgará, durante os três dias de folia, assuntos relacionados aos bastidores, atrações e os melhores momentos dos shows.

Ao todo, dez nomes conhecidos do público internauta na região compõem a equipe: Rebecca Leal, Sullydaianne, Bruno Bitencourt, Ariana Gomes, Eduardo Almeida, David Muriel e Glauber Dantas, além dos perfis ‘Juazeiro Bahia’ e ‘Juá Cem Mil Graus’. ..

Prefeitura confirma Baile Municipal com Alceu Valença no Iate Clube em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina divulgou nesta quarta-feira (29), todos os detalhes da 22ª edição do tradicional Baile Municipal que, neste ano, será animado pelo cantor e compositor pernambucano, Alceu Valença, além da participação da Philarmônica 21 de Setembro, da cantora Fabiana Santiago e Super Banda.

O evento, que abre a programação do Carnaval de Petrolina 2020, acontecerá na próxima semana, dia 7 de fevereiro, no Iate Clube, a partir das 19h, e promete movimentar a cidade com a diversidade de ritmos, além do tradicional Concurso de Fantasias que pagará, ao todo, R$ 37 mil...

Tio Zé Bá lança nova canção e divulga uma série de eventos para a promoção do reggae na região do Vale do São Francisco

Vencedor do 7º Prêmio da Música de Pernambuco, na categoria de melhor CD de reggae do estado no ano de 2016, Maércio José, idealizador do projeto Tio Zé Bá, lançou seu mais novo trabalho na região do submédio do São Francisco. A canção intitulada "Lute e Faça Amor" traz reflexões sobre o contexto atual e histórico brasileiro, questões que envolvem o mundo com um ritmo dançante fundindo o reggae com outros estilos da World Music, destaca Máercio.

O artista divide a interpretação com Isis Nascimento, ambos envolvidos também no videoclipe gravado e protagonizado por pessoas das cidades de Juazeiro e Petrolina. "Lute e Faça Amor" está disponível nas plataformas digitais como o spotify e o clip oficial pode ser acessado pelo canal no Youtube, TIO ZÉ BÁ. Mas as novidades não param por aí, nos próximos meses, o projeto CAIA no Reggae, que é uma série de eventos com uma edição mensal, vai proporcionar uma imersão na cultura do reggae, bem como, destacar a importância das produções musicais desenvolvidas na região. ..

A redeGN está chegando! Um novo conceito, com mais agilidade e interação com o leitor

Como já anunciado, celebrando uma década de atuação o Blog Geraldo José vai inovar e a partir do dia 03 de fevereiro terá novo visual, com mais ferramentas, interatividade e reforço em novas mídias integrando plataformas, conteúdo e agilidade na abertura das nossas páginas. A ideia é deixar o leitor cada vez mais próximo da notícia, com rapidez, funcionando como uma rede de notícias, a redeGN, sem abrir mão do compromisso que sempre nos norteou, de ser ético e transparente.

Vamos manter a mesma proposta que nos levou ao posto de Blog mais acessado do Vale do São Francisco e um dos primeiros do interior da Bahia, aumentando a interação com o leitor, otimizando espaços para que essa parceria seja fortalecida, através dos comentários, redes sociais, vídeos, podcast, entrevistas, dentre outras possibilidades digitais...

Vale considerava 7 barragens mais críticas que a de Brumadinho

A barragem I da Mina Córrego do Feijão, que rompeu há exatamente um ano em Brumadinho, Minas Gerais, era a oitava que mais preocupava a mineradora Vale. De acordo com reportagem publicada pela Agência Brasil, um sistema interno da mineradora guardava uma lista intitulada "top 10", na qual se elencava as dez estruturas consideradas mais críticas.

Nas barragens que constavam na lista todas tinha probabilidade de falha "acima do limite de aceitação”. O sistema interno foi descoberto no curso das investigações e foi classificado de "caixa-preta da Vale" pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Na última terça-feira (21), a instituição denunciou criminalmente 11 empregados da mineradora e cinco da Tüv Süd, empresa alemã que assinou a declaração de estabilidade da barragem de Brumadinho, informa a matéria da Agência Brasil. A lista das "top 10" foi incluída na denúncia. São estruturas que também tinham sido classificados dentro da "zona de atenção", em outro documento que já havia se tornado público...

COMUNITÁRIO COBRA CONCLUSÃO DE OBRAS NO VALE DO GRANDE RIO EM PETROLINA-PE

Venho através do Blog Geraldo José externar minha revolta em ver dinheiro público sendo jogado no lamaçal. Para piorar a revolta, todos os dias se propagam nas mídias locais, uma avalanche de anúncio obras, ordens de serviço para todo canto. Todos sabemos que isso é apenas endividamento para prefeitos futuros, até porque são serviços de péssima qualidade, onde todos veem a céu aberto os asfaltos que nem se quer colocaram, já estão na grande maioria, se derretendo igual a sonrisal quando entra na água. Sem contar que apenas existi por parte dessa gestão endividamento do município, ainda fazem o asfalto sem queda de água alagando os bairros de maneira assustadora! Termino pedindo providência ao Ministérios Público Federal, estadual, para não aceitar ordens de serviço sem antes terminar o que está pela metade”.

Leo Vinicius..

Pera cultivada no Vale do São Francisco é enviada à Serra Gaúcha

Na terça-feira (21) cerca de uma tonelada de pera produzida no Projeto Público de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina (PE), no Submédio São Francisco, foi enviada para o município de Farroupilha, na Serra Gaúcha. A pera é uma fruta de clima temperado, mas o  seu cultivo no semiárido pernambucano é resultado de uma parceria firmada há dez anos entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

“Ao longo dos anos de pesquisa nós colhemos importantes resultados que nos mostram que é possível produzir pera em grande escala no Vale do São Francisco. Alguns anos atrás nós já víamos que a produção poderia chegar a cerca de 60 toneladas por hectare no quarto ano de cultivo, com possibilidade de duas safras-ano”, disse o engenheiro agrônomo da Codevasf Osnan Ferreira. ..

Assalariados/as rurais do Vale do São Francisco e classe patronal debatem pauta de negociação coletiva 2020 em Juazeiro-BA

O segundo dia de debates da primeira rodada de negociações da Convenção Coletiva do Trabalho aconteceu nesta quarta-feira (22), no Centro de Excelência em Fruticultura em Juazeiro. A discussão realizada anualmente teve início na última terça-feira (21) e reuniu trabalhadores assalariados da hortifruticultura da região e representantes da classe patronal, para discutir e apresentar propostas, para a melhoria das condições de trabalho nas empresas.

As discussões giraram em torno das reivindicações dos assalariados. Após a definição da pauta de negociação em outubro, durante a Campanha Salarial 2020, as propostas estão sendo apresentadas a classe patronal. Entre as principais reivindicações da categoria estão o piso salarial no valor de R$ 1.151,73, plano de saúde, cesta básica, alimentação gratuita no local de trabalho, direito a 45 dias de repouso, em caso de aborto e a manutenção de todas as conquistas da Convenção Coletiva do Trabalho...

Postos de Saúde são reabastecidos com vacina pentavalente em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina recebeu, do Ministério da Saúde, 1.680 doses da pentavalente, vacina que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e um tipo de meningite. O quantitativo é destinado a suprir a demanda dos últimos meses que o governo federal não enviou a vacina.

A distribuição teve início nesta semana e a previsão é que até sexta-feira (24), todas as salas de vacina do município já estejam reabastecidas. O desabastecimento no município e em outras cidades do país ocorreu no segundo semestre do ano passado, por conta de problemas com o laboratório fabricante...

Araripina: Pimentel entrega creche, iluminação em Led e anuncia mais duas obras para o bairro Cavalete I

O ano de 2020 começou com um grande presente para o bairro do Cavalete I, que recebeu na noite dessa sexta-feira, 17, a nova creche Coração de Maria, completamente reformada e ampliada pela Prefeitura de Araripina utilizando recursos próprios.

Em anos de funcionamento, a creche nunca havia recebido uma reforma e estava em péssimo estado para os professores e para as crianças. Com a sensibilidade da secretária de Educação, Larissa Muniz Falcão, e a autorização do prefeito Raimundo Pimentel, a creche passou não só por uma reforma em toda sua estrutura como também teve sua área ampliada para atender as mais de 200 crianças desde o Berçário I e II (de maneira integral) como também o Maternal e o Pré I e II...

Um ano após Brumadinho, Vale recupera valor que tinha antes da tragédia

Cerca de um ano após a tragédia em Brumadinho, a Vale recuperou o valor de mercado que tinha antes do rompimento da barragem em Minas Gerais, em 25 de janeiro de 2019. Com dados econômicos positivos da China, seu principal importador, as ações da mineradora registraram alta de 3,3% nesta sexta-feira (14) e chegaram a R$ 57, valor acima dos R$ 56,15 registrados no pregão anterior à tragédia em Brumadinho.

Com a valorização neste pregão, o valor de mercado da companhia foi a R$ 301 bilhões, R$ 5 bilhões a mais do registrado pré-Brumadinho. Logo após o rompimento da barragem de rejeitos na mina do Córrego do Feijão em Minas Gerais, os papéis da mineradora foram a R$ 42,38, queda de 24,5% no pregão e uma perda de R$ 72 bilhões em valor de mercado em um único dia.

O número oficial de mortos da tragédia é de 255 e 15 pessoas ainda são dadas como desaparecidas. A valorização da Vale é fruto do otimismo do mercado com a empresa e com o setor. A China, maior importador do minério de ferro brasileiro, assinou na quarta (15) a fase 1 do acordo comercial com os Estados Unidos, o que deve acelerar sua economia e aumentar a importação de minério de ferro da Vale.

O preço da matéria-prima também deve subir em 2020, segundo relatório do Credit Suisse. O documento argumenta que os estoques da China terminaram 2019 em níveis muito baixos e que isso, junto ao ano novo chinês mais cedo, sugere que a produção de aço deve crescer rápido no primeiro trimestre.

O banco também cita planos de investimento em infraestrutura da China, além de oferta ainda reduzida da commodity, com os estoques dos portos nos níveis mais baixos desde setembro e com os embarques do Brasil e da Austrália caindo com o inicio da temporada chuvosa em ambos.

Do lado corporativo, o Bradesco BBI recomendou compra das ações da Vale na segunda (13), indicando que a empresa é uma "subestimada máquina de fazer dinheiro em modo de diminuição de riscos",  o que levou a Vale a subir 3,6% na ocasião. O Bradesco é um dos maiores acionistas da Vale.

O cenário positivo se junta às medidas reparatórias e preventivas que a companhia tem anunciado, como a reincorporação de nove barragens semelhantes à de Brumadinho ao relevo e ao ambiente (descaracterização). A medida visa evitar novos rompimentos.

A barragem de Brumadinho se rompeu em menos de dez segundos, e despejou 9,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos em menos de cinco minutos, o equivalente a 75% do conteúdo da estrutura. 

Os materiais retidos na barragem apresentavam comportamento frágil, diz relatório, fazendo com que perdessem resistência.

O ocorrido é semelhante ao rompimento da barragem de Mariana, em 2015, da mineradora Samarco --que tem a Vale como uma de suas donas--, quando 19 pessoas foram mortas.

Foram abertas cinco CPIs para investigar o caso: na Câmara, no Senado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e nas Câmaras de Vereadores de Belo Horizonte de Brumadinho.

Em setembro, treze funcionários da Vale e da Tuv-Sud, empresa alemã responsável por atestar a estabilidade da estrutura de Brumadinho, foram indiciados por crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos com relação ao rompimento da barragem B1, na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Segundo estimativas da Vale, foram desembolsados com reparação, indenizações e despesas pelo desastre em Brumadinho US$ 1,6 bilhão (R$ 6,55 bilhões) em 2019. Tal valor é menor que a quantia a ser distribuída acionistas de R$ 7,25 bilhões, na forma de juros sobre capital próprio, referentes ao ano de 2019.

A provisão total relacionada a Brumadinho até 2031 é de US$ 8 bilhões (R$ 32,75 bilhões), valor que inclui a descaracterização de nove barragens.

Nos dois trimestres que se seguiram ao desastre, a companhia reportou prejuízos líquidos de R$ 6,78 bilhões no total. No terceiro trimestre, a Vale voltou a registrar lucro, de R$ 6,5 bilhões, um resultado 13,7% superior ao registrado no mesmo período de 2018.

A tragédia em Brumadinho afetou a produção de minério de ferro da companhia e afetou a indústria brasileira, com impacto negativo no PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Após o rompimento no Córrego do Feijão, a mineradora interrompeu o uso de barragens semelhantes e, em seguida, autoridades como o Ministério Público e a ANM (Agência Nacional de Mineração) determinaram o fechamento de outras unidades.

De acordo com a Vale, sua produção de minério no primeiro trimestre foi 11,1% menor do que no mesmo trimestre do ano anterior. A queda comprometeu a disponibilidade internacional da matéria-prima, elevando seu preço.

Segundo relatório da XP Investimentos, "para cada US$ 10 por tonelada de aumento no preço do minério, o Ebitda da Vale aumenta US$ 3 bilhões".

O Ebitda (lucro antes de impostos, depreciação e amortização) é uma medida usada por analistas do mercado financeiro para avaliar o resultado operacional da companhia. A empresa pode ter um Ebitda positivo e registrar prejuízo. No terceiro trimestre de 2019, a Vale teve um Ebitda de R$ 18,3 bilhões.

"A produção [da Vale] foi comprometida, mas isso foi compensado pelo preço do minério de ferro, que está em um patamar bem elevado. Fora que a companhia fez o dever de casa bem feito, reduziu o endividamento e melhorou o caixa", diz Luis Sales, da Guide Investimentos.

O analista lembra que a empresa quase se recuperou de Brumadinho já em abril do ano passado, mas voltou a cair pelos riscos relacionados a outras barragens.

A alta do dólar, cotado a R$ 4,16, também contribui para a melhora nos resultados da companhia, que é voltada a exportação. Desde janeiro passado, a moeda americana sobe cerca de 10% em relação ao real.

No mesmo dia da tragédia em Brumadinho, a XP afirmou em relatório que o rompimento da barragem e queda de 8% dos recibos de ações (ADRs) da mineradora na Bolsa de Nova York no dia 25 não alteravam a recomendação de compra da corretora.

"A queda de aproximadamente 10% [em Nova York] parece já refletir parte relevante dos riscos, portanto mantemos nossa recomendação inalterada, em compra, com horizonte de médio - longo prazo. Entretanto, uma série de incertezas em relação ao impacto no curto prazo permanecem, portanto sugerimos cautela", diz Karel Luketic, estrategista-chefe da corretora, no documento.

Diferente das ações no Brasil, as ADRs ainda não se recuperaram da forte queda e são cotados a  US$ 13,63 (R$ 56,75). Antes da tragédia, eles eram negociados a US$ 14,86 (R$ 61,87).

Na ocasião, a Bolsa de Valores brasileira estava fechada por conta do feriado do aniversário da cidade de São Paulo. Nesta sexta, o Ibovespa fechou em alta de 1,52%, a 118.478 pontos...

Univasf sediará Workshop sobre importância das abelhas para a economia do Vale do São Francisco

O Centro de Conservação e Manejo da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o Workshop Abelhas e Produção Agrícola: a Bioeconomia do Vale do São Francisco, no dia 21 de janeiro. O evento irá reunir criadores de abelha, produtores de mel, agricultores, extensionistas e pesquisadores para discutir as próximas etapas da pesquisa que investigará a sensibilidade das abelhas aos pesticidas comumente utilizados na região. O workshop será realizado das 8h às 17h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina.

Este será o primeiro workshop a ser realizado durante os dois próximos anos, período de execução do estudo que está sendo desenvolvido na Univasf em parceria com a Universidade de Cardiff, do País de Gales, no Reino Unido, e colaboração do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), de Portugal; e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de Campinas (SP). Estarão presentes no workshop os pesquisadores Nuno G. C. Ferreira, Pablo Orozco-terWengel e Carsten Müler, da School of Biosciences, da Universidade de Cardiff; e o professor Roberto Greco, do Instituto de Geociências do Departamento de Geografia, da Unicamp...

Pernambucano Alceu Valença será a atração do Baile Municipal de Petrolina

O tradicional Baile Municipal já caiu no gosto do petrolinense, que, desde a edição passada, já programou e separou sua fantasia. Este ano, o evento acontecerá no dia 7 de fevereiro e promete movimentar toda Petrolina com a diversidade de ritmos do cantor e compositor pernambucano, Alceu Valença.

Entre os mais tradicionais eventos do ciclo carnavalesco, o Baile Municipal está em sua 22ª edição, mas foi resgatado em 2018 pela atual gestão. Ainda durante a festa, acontecerá o concurso de fantasias, que está com as inscrições abertas até o dia 28 de janeiro, presencialmente das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Executiva de Cultura, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, ou pelo e-mail [email protected] novidades do baile, promovido pela Prefeitura de Petrolina, e a programação do Carnaval 2020 serão divulgadas na próxima semana...

Polícia investiga assassinato após corpo de menino ser encontrado em matagal no Vale Dourado

A Polícia Civil está investigando o assassinato de uma criança em Petrolina, Pernambuco. De acordo com o delegado de Polícia Civil, Magno Neves, a vítima é um menino de aparentemente dois anos de idade, mas que ainda não foi identificado. O corpo foi encontrado na manhã de segunda-feira (13) enterrado em um matagal, no bairro Vale Dourado.

“A criança estava enterrada em uma cova de uns 30 a 40 centímetros. Ao retirar ao corpo, verificamos que se tratava de uma criança do sexo masculino, cabelo preto e liso, e tinha uma idade estimada de dois anos. A perícia foi realizada e verificou que ele sofreu ação de instrumentos contundentes na cabeça e na região do abdômen e essas foram as causas da morte dessa criança”, disse o delegado...

Seleção para docentes da UniFTC do Vale do São Francisco encerra amanhã (14)

As faculdades UniFTC de Juazeiro e Petrolina divulgam o processo seletivo para docentes dos cursos de graduação. Foram disponibilizadas 14 vagas, além de cadastro de reserva para professor (a) assistente, professor (a) adjunto e professor (a) associado. As inscrições ficam abertas até amanhã, dia 14 de janeiro.

Para a unidade de Juazeiro, as vagas são ofertadas para os cursos de Biomedicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia. Já em Petrolina, há vagas em Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Elétrica, Civil e de Produção, Direito e Psicologia...

Workshop “Abelhas e Produção Agrícola: a Bioeconomia do Vale do São Francisco”

O Centro de Conservação e Manejo da Caatinga (Cemafauna – Caatinga) da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) em parceria com a Universidade de Cardiff (País de Gales, Reino Unido), CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Portugal) e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (Brasil) promoverá o Workshop “Abelhas e Produção Agrícola: a Bioeconomia do Vale do São Francisco”, em Petrolina, PE.

Essse workshopfaz parte das atividades previstas para dois projetos contemplados com financiamento europeu.Durante o evento,serão feitas dinâmicas e um debate ativo e participativo sobre o papel das abelhas polinizadoras no Vale do São Francisco, possíveis problemas que existam na área e ações futuras que visem o bem estar destes animais de fundamental importância para a economia local...