Foram encontrados 929 registros para a palavra: rio São Francisco

Barragem de Barra do Juá, em Floresta, pronta para receber água da transposição do rio São Francisco

As comportas da barragem de Barra do Juá, reservatório que possui 71 milhões de metros cúbicos, teve seu conserto finalizado nesta quinta (20) pela secretaria de agricultura de Pernambuco, e já está em condição de receber agua do canal do eixo leste da transposição. Essa luta foi empreendida ao longo de todo o primeiro semestre pelo deputado Rodrigo Novaes, objeto de vários pronunciamentos e articulação, que chegou a realizar audiência pública em Floresta para tratar do assunto.

A obra é o primeiro passo para que se consiga efetivar a perenização do riacho do Navio, favorecendo milhares de famílias na região. Ela dará início a um novo ciclo. Busca-se também a liberação para a barragem de Poço da Cruz e no eixo norte para a barragem Nilo Coelho, em Terra Nova. Segundo Novaes, são "iniciativas como essas que dão sentido à obra da transposição no sertão pernambucano. Sem isso, não tem sentido tanta espera pelo sonho da integração das bacias."..

Contra a seca do Rio São Francisco, atletas disputam Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas em Juazeiro

As águas do Rio São Francisco vão receber no próximo dia 22 a 4ª etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas – Troféu Cidade de Juazeiro, a 504 quilômetros de Salvador. Cerca de 200 atletas da Bahia disputam a prova de aproximadamente 4 mil metros da única competição de rio do calendário baiano de maratonas aquáticas.

Devido às condições do Velho Chico, a largada e o trajeto da prova serão definidos no dia da competição, com a chegada na ponte Presidente Dutra, que liga Juazeiro a Petrolina. Por ser no rio, a prova será no sentido da correnteza, o que torna a disputa mais rápida, favorecendo o nado...

Empresários sugerem mudanças na gestão de águas no Rio São Francisco em tempos de crise hídrica

Empresários ligados a Federação das Indústrias de Pernambuco se reúnem hoje (11) em Petrolina para avaliar e oferecer sugestões em relação ao uso racional de águas no período de crise hídrica no Rio São Francisco.

Numa reunião com a Agencia Nacional de Águas (ANA), nesta segunda-feira (10), os empresários sugeriram um período de adaptação de 70 dias para que as empresas se adequassem à norma que impõe a proibição de uso das águas às quartas-feiras, mas a proposta foi rejeitada...

Caravana Agroecológica denuncia projetos de destruição do Rio São Francisco

Mais de 50 organizações sociais, públicas e da sociedade civil, incluindo ONGs, movimentos sociais, Universidades, Centros de pesquisas, dentre outras, que participam da Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano, estão fazendo um importante levantamento sobre as ações e projetos que provocam a destruição da biodiversidade que ainda existe na bacia do Rio São Francisco. Essa caravana denominada "Nos caminhos das águas do São Francisco" começou na tarde desta segunda (26) em Juazeiro e se estende até o dia 30 com um momento de culminância no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco Univasf, também em Juazeiro.

Realizada com um importante aporte e logística da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Promotoria Pública do Meio Ambiente da Bahia e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). A Caravana ocorre em duas rotas, uma pela região do rio Salitre e outra, pelo entorno do Lago de Sobradinho...

Novaes é contra a PPP do Rio São Francisco

O Deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um apelo, nesta quinta-feira (22/06), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), contra a possibilidade do Governo Federal criar uma parceria público-privada (PPP) nas obras da transposição do Rio São Francisco. Descontente com esta iniciativa, o parlamentar deseja a realização de um debate com todos os agentes envolvidos no assunto, na Casa Joaquim Nabuco. Durante o pronunciamento, ele pediu o apoio de outros parlamentares, em especial, ao deputado Odacy Amorim (PT) que é coordenador da Frente Parlamentar do Rio São Francisco.

"Não é possível que uma decisão com um impacto social tão forte seja discutida nos gabinetes de Brasília com o executivo, o mercado financeiro, os empresários e o BNDES. Não aceitamos isso. É necessário ouvir os pequenos produtores rurais que passaram a vida toda sofrendo. Com a conclusão da obra, não podemos frustrar o sonho desse povo - de poder irrigar, plantar e dar sustento a criação – de viver com dignidade", ressaltou...

Codevasf realiza peixamento no Rio São Francisco em Orocó (PE)

Mais 10 mil alevinos serão soltos no Rio São Francisco pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desta vez, a ação de repovoamento ocorre no município pernambucano de Orocó, na quarta-feira (14), às 9h30, na orla fluvial, em frente ao Ceasa. Realizado por meio da 3ª Superintendência Regional, sediada em Petrolina (PE), o peixamento será com alevinos da espécie piau verdadeiro – produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. 

Além de promover o repovoamento e a biodiversidade da bacia hidrográfica, os peixamentos contribuem para a pesca familiar, com o aumento dos estoques pesqueiros, e para a conscientização da população a respeito da importância de preservação dos recursos naturais. Participam da ação, o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, técnicos da Companhia e professores e alunos das Escolas Municipais Santa Maria, Jacob Antonio de Oliveira e José Pedro de Souza e Escola Estadual Bem-te-vi...

No Dia do Meio Ambiente, Rio São Francisco recebe 20 mil peixes

A Prefeitura de Petrolina e a Codevasf promoveram, nesta segunda-feira(05), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação para garantir mais vida ao principal cartão postal da capital do Sertão. Cerca de 20 mil peixes da espécie nativa piau foram lançados no "Velho Chico". A iniciativa faz parte do projeto Nossa Orla, que tem realizado uma série de atividades, desde março, para a revitalização do rio.

Os peixes foram lançados pelo prefeito Miguel Coelho, o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e por pescadores da região. "O rio estava doente, com nível crítico de poluição e tomado por baronesas. Hoje, essa realidade está mudando, mas é necessário continuar defendendo o rio, não apenas a prefeitura e os parceiros, mas toda a população, pois é um patrimônio de toda a sociedade e que deve ser preservado todos os dias", defendeu o prefeito no ato ambiental.

Antes do início do projeto Orla Nossa, o rio, no trecho margeado por Petrolina, estava tomado por mais de 4 mil toneladas de baronesas. Os técnicos da Prefeitura e Codevasf constataram um nível crítico de oxigênio, pH, salinidade entre outros indicadores. Com o fechamento de parte das ligações clandestinas de esgoto e remoção de mais de 1 mil toneladas de baronesa, os índices tiveram melhoria significativa. A oxigenação do rio subiu 500%, saindo 1,0 mg/L para 8,1 mg/L. Os indicadores de pH, salinidade, turbidez e transparência também melhoraram.

Com o avanço da qualidade da água, foi possível dar início a nova etapa do projeto, que é o repovoamento com os peixes. "Ainda não é o momento de comemorar, mas de conscientizar. Com o nível de oxigênio melhor, pudemos fazer esse peixamento e dar um grande passo para revitalizar nosso rio", ressaltou Victor Flores, gerente de Projetos da Agência Municipal de Meio Ambiente.

O projeto Orla Nossa é encabeçado pela Prefeitura de Petrolina e envolve ainda o IF Sertão, Exército Brasileiro, Compesa e Codevasf. As ações permanecem durante o resto do ano, com a retirada das baronesas, fechamento de outras ligações de esgoto e o processo de oxigenação das águas do Velho Chico...

Prefeitura e Codevasf lançam 20 mil peixes no Rio São Francisco

Uma nova fase do projeto Orla Nossa será iniciada nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. A Prefeitura de Petrolina e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irão lançar 20 mil alevinos no Rio São Francisco. O ato será acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho daqui a pouco.

O chamado "peixamento" do rio é um novo momento do projeto Orla Nossa para revitalização do Velho Chico. Serão 20 mil alevinos da espécie nativa piau despejados ao longo do leito do rio para fortalecer o ecossistema do São Francisco. Desde março, a Prefeitura de Petrolina e parceiros tem realizado atividades para recuperar o rio. Já foram removidas mais de 1 mil toneladas de baronesas, além do fechamento de despejo de esgoto irregular...

MAIS UMA AGRESSÃO AO RIO SÃO FRANCISCO

Em 2015, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública da Prefeitura de Juazeiro, concluiu o procedimento de interdição das rampas de acesso ao rio São Francisco, para veículos na Orla de Juazeiro. A ação tinha como base a Lei 9.605 que trata dos crimes ambientais, com objetivo de cumprir o regulamento quanto à preservação ambiental, impedindo o despejo de resíduos no rio.

Desde aquela época a medida proibi o tráfego de veículos nas margens do Rio São Francisco, bem como a prática da lavagem de carros, por se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP). ..

Corpo de mulher é encontrado às margens do Rio São Francisco em Petrolina

O corpo de uma mulher ainda não identificada e que encontra-se em estado avançado de decomposição foi encontrado boiando às margens do Rio São Francisco na tarde desta terça-feira (31) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Pescadores avistaram o corpo nas proximidades do Iate Clube e avisaram para moradores que entraram em contato com o Corpo de Bombeiros para fazer o recolhimento do cadáver do local...

Cidade de Paulo Afonso na Bahia terá programação no Dia nacional de mobilização em defesa do Rio São Francisco

Com o objetivo de reforçar o clamor pela preservação e urgência para a revitalização do Rio São Francisco, este ano, a quarta edição da campanha "Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico", vai acontecer nas cidades de Paulo Afonso e Ibotirama (BA), Traipú (AL), Propriá (SE) e Pirapora (MG). O evento será realizado no próximo dia 03 de junho e marcará o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Na cidade de Paulo Afonso, sede de um dos maiores parques energéticos da América Latina, localizada no sertão baiano a 480 km da capital Salvador, a programação será aberta com com concentração na Prainha onde acontecerá um ato simbólico e a distribuição de mudas de plantas nativas. No período da tarde, às 14h será realizada uma reunião de avaliação da campanha com os membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco. E das 16h às 17h acontecerá o Seminário com tema "Recursos Hídricos, Outorgas e Reuso de Água" ministrado pelo Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Abelardo Montenegro...

Em apenas dois meses, nível de oxigênio na água do rio São Francisco aumentou mais de 500% na orla de Petrolina

Um estudo realizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), diagnosticou na semana passada que a qualidade da água do rio São Francisco na orla de Petrolina está melhor, graças ao trabalho desenvolvido pela prefeitura no projeto Orla Nossa, que atua na revitalização do Velho Chico.

Com a eliminação de pontos de esgoto que caíam no rio, pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) em parceria com a Compesa, e a remoção de boa parte das baronesas acumuladas às margens do São Francisco, o oxigênio diluído na água passou de 1,3 mg/L para 8,1 mg/L. Um aumento significativo que ultrapassa os 500% e que supera o recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para um corpo de água doce de classe 1 que é 6,0 mg/L. Além disso, também houve avanço em outros aspectos da água, como turbidez, transparência, pH, salinidade, além da presença de nitratos provenientes de esgoto...

Amigos de Luiz Gonzaga fazem plantio de Umbuzeiro nas margens do Rio São Francisco

O umbuzeiro, também conhecido como imbú  é  uma  planta nativa da caatinga, característica da região Semiárida  brasileira, Conhecida como  "Árvore  Sagrada  do  Sertão",  é  motivo  de confraternização  educativa e de estímulo  à  conscientização e às ações de preservação ambiental.

Por este motivo o Grupo Amigos de Luiz Gonzaga dedicou o final de semana para realizar o Plantio do Umbuzeiro no Rio São Francisco. Com a presença dos cantores e compositores Targino Gondim, Flávio Baião, o ator/artesão Afonso José Conselheiro, "Seu Targino (pai de Targino Gondim", empresário Diego Andrade e jornalista Ney Vital foi plantado o pé de umbu ao som da sanfona. A proposta é plantar uma árvore todo mês...

Deputado Zó realiza audiência pública buscando revitalização do Rio São Francisco

Em busca de unir forças e encontrar soluções para a revitalização imediata do Rio São Francisco, na tarde desta segunda-feira (15) ocorreu uma audiência pública conjunta das comissões da Assembleia Legislativa da Bahia- ALBA, proposta pelos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Fábio Souto (DEM), membro e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. Além do colegiado, mais duas comissões atuaram ativamente na reunião para defender o Velho Chico: Agricultura e Política Rural e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Destacando-se na audiência pela sua luta diária a favor do rio São Francisco o deputado Zó chamou atenção à situação do rio, mas acima disso, pontuou a necessidade de buscar projetos que ofereçam uma solução concreta e a participação de investimentos dos Governos Federal e Estaduais...

"Os governos não ouviram os sussurros do Rio São Francisco", declarou Souto durante Audiência Pública

Tratar sobre a revitalização do Rio São Francisco. Esse foi o objetivo da audiência pública realizada hoje (15/05) pelas Comissões de Agricultura e Política Rural; de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; e de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da qual o deputado estadual Fábio Souto (DEM) é presidente. O encontro aconteceu na Sala Luís Cabral/Herculano Menezes da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e contou com as presenças da representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Yvonilde Medeiros, do representante do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento e diretor de Revitalização de Bacias, José Olimpio de Moraes, da assessora da Superintendência de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Larissa Cayres, do presidente da Assembleia, Angelo Coronel (PSD), e do senador Otto Alencar (PSD).

Fábio Souto destacou a importância do evento e considerou a reunião histórica para a Casa Legislativa. "Foi uma discussão de alto nível sobre a revitalização do Rio São Francisco, que é de extrema importância não só para a Bahia, mas para todo o Brasil. Os governos não ouviram os sussurros do Rio São Francisco. Eles prometeram muito e fizeram pouco. Ficou claro aqui hoje que precisamos nos unir de forma suprapartidária em prol da revitalização do São Francisco", enfatizou...

Audiência Pública tratará sobre a revitalização do Rio São Francisco

Nesta segunda-feira (15), às 14h30, as Comissões de Agricultura e Política Rural; de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; e de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da qual o deputado estadual Fábio Souto (DEM) é presidente, estarão reunidas em Audiência Pública para tratar sobre a revitalização do Rio São Francisco.  O encontro será realizado na Sala Luís Cabral/Herculano Menezes da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e contará com a presença do Senador da República Otto Alencar (PSD); do representante da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), Cássio Peixoto; e da Representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Yvonilde Medeiros.

Com cerca de 2.800 km de extensão, o São Francisco, popularmente conhecido como Velho Chico, é o maior rio totalmente brasileiro. Ele nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG), e escoa no sentido Sul-Norte pela Bahia e Pernambuco, alterando seu curso para o Sudeste e chegando até sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Alagoas e Sergipe...

EQUIPE DO 9° GBM RESGATA CORPO DE VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO RIO SÃO FRANCISCO

Conforme o Blog Geraldo José já havia postado (veja aqui), no final da manhã desta quinta-feira (11) integrantes do Núcleo de Mergulhadores do Grupamento de Bombeiros de Juazeiro foram acionados para resgatar o corpo de um homem que tinha se afogado nas imediações da prainha, na orla nova de cidade.

Segundo informações a vítima estava em companhia de amigos tomando banho quando por um descuido caiu na parte mais funda do rio. Conforme relato das testemunhas, a mesma pediu socorro, mas os amigos não puderam resgatá-lo...

Revitalização do Rio São Francisco é tema de audiência pública proposta pelo deputado Zó

Membro atuante na comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado estadual Zó (PCdoB) e o presidente do colegiado, Fábio Souto (DEM), promoverão no dia 15 de maio, segunda-feira, às 14h30, sala Luís Cabral, ALBA, uma audiência pública conjunta com mais duas comissões (Agricultura e Política Rural e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo com o objetivo de tratar da Revitalização do Rio São Francisco, Crise Hídrica no Estado da Bahia.

Os parlamentares convidaram o senador Otto Alencar (PSD), o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS-BA), Cássio Peixoto, a representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Yvonilde Medeiros para debaterem sobre a realidade do Rio São Francisco...

Mais de um milhão de peixes nativos foram inseridos no rio São Francisco em 2017

Mais de um milhão de alevinos de espécies nativas foram soltos em 18 ações de peixamentos realizadas no rio São Francisco somente em 2017. Na última semana, o trecho do rio localizado no município de Piumhi, em Minas Gerais, recebeu cinco mil peixes curimatã pacu. Os peixamentos fazem parte do trabalho de revitalização do rio, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde o início do projeto, em 2007, foram reproduzidos mais de 146 milhões de alevinos, sendo 66 milhões nativos para garantir a recomposição e manutenção da ictiofauna  e 80 milhões não nativos, como apoio à piscicultura local.

A reprodução dos alevinos é realizada nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf e está inserida no Plano Novo Chico, que tem o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade da água para a população e de garantir a preservação, conservação e uso sustentável do rio. A soltura constante dos alevinos nativos da bacia possibilitou que espécies antes sumidas na região, como a curimatã pioa e a matrinxã, voltassem a ser pescadas. Entre os peixes reproduzidos e utilizados nos peixamentos destacam-se também o cari, pacamã, piau, pacu e piaba...

Prefeitura de Petrolina e Exército unem-se para revitalizar o Rio São Francisco

O prefeito Miguel Coelho formaliza, nesta terça-feira (02), uma parceria com o Exercito Brasileiro para a revitalização do Rio São Francisco. O ato ocorre, às 9h, na sede do Círculo Militar, na Avenida Cardoso de Sá, área central da cidade.

A parceria prevê a integração de soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado para ajudar na remoção das baronesas presentes na margem fluvial da cidade. Com uma oferta maior de mão de obra qualificada e equipamentos adequados, os serviços devem ser executados com maior agilidade e eficiência. A ideia é que o trabalho seja realizado até a conclusão da atividade inserida no Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD) de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Orla Nossa - Desde o dia 20 de março, a Prefeitura de Petrolina realiza o projeto Orla Nossa. A proposta é revitalizar e preservar o ecossistema do Rio São Francisco. Além da remoção de cerca de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos, estão sendo eliminados pontos de despejo de esgoto, assim como está em andamento a retirada de sedimentos das margens do rio. Um trabalho de oxigenação da água também será realizado. O programa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Petrolina, Instituto de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e, a partir desta terça-feira, o Exército. ..