Foram encontrados 88 registros para a palavra: vINHO

JUAZEIRO PARTICIPA DO BAHIA VINHO SHOW 2017 EM SALVADOR

Entre os dias 28 e 30 de novembro, Salvador sediou o Bahia Vinho Show 2017. Um evento único que reúne todo o mercado de vinhos e produtos afins em um só lugar. Distribuidores, vinícolas, sommeliers e amantes desta bebida que vem ganhando mais espaço a cada ano no mercado baiano estiveram presentes e acessíveis ao público.

Contando com a participação de palestrantes internacionais e uma grande diversidade de rótulos premiados, o Bahia Vinho Show convidou a todos a participarem de Degustação e assistirem às palestras. Bem como levar para casa, uma taça exclusiva e vinhos com valor promocional em uma oportunidade ímpar...

Vinhos produzidos no vale do São Francisco são tema de palestras entre pesquisadores

Teve início nesta terça-feira (17), em Petrolina, evento que vai mostrar os resultados do projeto de pesquisa realizado desde 2013, que teve como objetivo conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro. As contribuições do projeto "Desenvolvimento de tecnologias e uso da agricultura de precisão para colaborar com a certificação dos vinhos e com a sustentabilidade do setor vitivinícola do Vale do Submédio São Francisco" constituirão o processo para a solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência. O evento termina amanhã. quarta-feira (18).

Aualmente a vitivinicultura no Vale do São Francisco conta com cerca de 400 hectares de vinhedos, que produzem aproximadamente de 4 milhões de litros de vinhos finos tranquilos e espumantes por ano, dos quais 70% são espumantes, 29% são vinhos tintos e 1% são de vinhos brancos. Dentro dos espumantes, cerca de 60% são espumantes moscatéis, doces, com baixo teor alcoólico, sendo o restante de espumantes finos, brancos e rosados, secos ou meio doces...

Pernambuco incentiva programa de Regionalização do Turismo

Os municípios pernambucanos com vocação para o turismo ganharam um incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, para se inscrever no novo Programa de Regionalização do Turismo. Através de um intenso trabalho de sensibilização, pela primeira vez em 11 anos de existência do programa do Ministério do Turismo o Estado bateu recorde de inscrições com o número de 103 municípios. A participação no programa garante a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para os municípios.
 
Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições. 

Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao Programa de Regionalização do Turismo, duas novas regiões turísticas foram criadas, "Sanfona, Aboio e Couro" e "Território da Poesia e Cantoria", totalizando 16 regiões turísticas.
 
A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista.
 ..

Sanfoneiro Novinho da Paraíba é assaltado e agredido em Recife

O cantor de forró e músico Novinho da Paraíba foi alvo de bandidos, na Zona Norte do Recife. Ferido, ele foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, onde encontra-se internado.

Testemunhas contaram à Polícia Militar que dois homens teriam assaltado e agredido o cantor na saída de um banco na Praça do Entroncamento, no bairro das Graças. O hospital informou que a família pediu para que o estado de saúde dele não fosse divulgado. A assistente social informou que nem o nome do músico está registrado nas fichas de atendimento...

Curaça se prepara para a primeira colheita de uva

Numa área distante 04 km do centro de Curaçá-BA, foi implantado um vinhedo, com o objetivo de produzir vinhos de altíssima qualidade, com uvas a serem colhidas nos meses de junho-julho de cada ano: Vinum Sancti Benedictus!

Dos três hectares destinados ao plantio, 01 já está implantado, com seis variedades destinadas a vinhos tinto e branco:  Malbec, Syrah, Tannat e Tounriga Nacional (para tintos) e Chardonnay e Sauvignon Blanc (para brancos), que terão colheita experimental, provavelmente, em meados de outubro deste ano. Além dessas espécies, há, ainda, a Petit Verdot. ..

VAPOR DO VINHO FUNCIONA NO PERÍODO DO CARNAVAL DE JUAZEIRO E OFICIAL

No último sábado (28) uma embarcação com 95 passageiros, entre adultos e crianças, e 10 tripulantes ficou presa por cerca de 4 horas no reservatório de Sobradinho, durante o roteiro do passeio Vapor do Vinho. Ao longo da semana muitas especulações surgiram sobre reias problemas que ocasionaram o incidente.

O Programa e Blog Geraldo José, nesta sexta-feira (03), recebeu como convidado um dos idealizadores do Vapor do Vinho, Luiz Rogério, que esclareceu como aconteceu o acidente...

Prefeito visita Embrapa Uva e Vinho – RS, em busca de novos negócios para Lagoa Grande - PE

A Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, através do pesquisador Mauro Zanus, recebeu este mês, a visita do Prefeito Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande – uma das maiores produtoras de uvas e vinhos do Vale do São Francisco - PE. Junto com ele estava o ex-prefeito e enólogo Jorge Garziera, um dos primeiros a acreditar e trazer uvas para esta região. A comitiva foi acompanhada pelos pesquisadores Patrícia Ritschel, Jorge Tonietto e João Carlos Taffarel.

Cappellaro, que foi o primeiro presidente da Câmara de Fruticultura em 2008, no Vale do São Francisco, disse que ali foi um pontapé inicial da parceria com Embrapa. "Estamos buscando a denominação de origem da uva que irá dar uma alavancada na questão comercial, pela característica de clima e solo. Queremos expandir as novas variedades para os produtores de nossa região", afirmou...

Primeiro vinhedo de Curaçá promove curso sobre vinhos com sommelier José Figueiredo

O sommelier, documentarista vínico e escritor José Figueiredo promove um curso intensivo sobre vinhos no próximo domingo (11). Desta vez, as aulas - práticas e teóricas - acontecem das 8h às 18h no vinhedo Vinum Sancti Benedictus - o primeiro em Curaçá/BA e fundado com apoio científico da Embrapa Semiárido. O passeio está sendo executado pela CRIAtur.

A experiência começará nas videiras, plantadas em julho. "Vamos conhecer as diferentes maneiras de condução da videira e como isso interfere na qualidade do vinho; como se elaboram os diferentes tipos, como comprar, abrir e servir e como harmonizar. Depois, já em sala fora do campo, vamos aprender a usar a ficha praticada nos concursos nacionais e internacionais de sommeliers", destacou Figueiredo. A apostila tem 60 páginas e acompanha mídia com mais de 100 ilustrações...

Franceses virão à Bahia para implantação de cooperativa de vinhos na Chapada

Nesta quinta-feira (27), o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, que integra a comitiva do governador na França, foi até a cidade de Bar de Seine para se encontrar com os representantes da cooperativa vinícola Les Ricey, parceira do Governo da Bahia e de produtores de uva para fabricação de vinhos em Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina. Já está prevista a vinda de uma comitiva de produtores da região de Les Ricey à Bahia, em janeiro de 2017, para iniciar a implantação de uma cooperativa na região, nos moldes da francesa. 

"Conhecer o trabalho da Les Ricey foi uma experiência única. Eles mostraram para a comitiva como é possível produzir e agregar valor à produção de forma integrada, respeitando os interesses da cada cooperado", comentou Jeandro Ribeiro...

Vale do São Francisco sedia evento internacional sobre vinhos topicais

Começou hoje o 5º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), na cidade de Petrolina (PE), no Vale do rio São Francisco, principal região tropical vitivinícola do Brasil. Cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), estarão discutindo a vitivinicultura de clima tropical, que possibilita a produção de uvas e vinhos independente da época e da estação do ano, de acordo com a escolha dos produtores vitivinícolas.

Após ter ocorrido na Tailândia e na Austrália, o evento retorna para Petrolina, onde já ocorreram as duas primeiras edições. Segundo Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa e presidente do Comitê Organizador do evento, o Brasil está na vanguarda das pesquisas sobre vinhos tropicais, obtidos de uvas produzidas em vinhedos localizados em regiões em que as médias de temperaturas mais elevadas permitem mais de um ciclo vegetativo e uma ou mais colheitas por ano. "Esta atividade está sendo desenvolvida em regiões não tradicionais, contemplando novas latitudes na viticultura do globo, sendo singular e única em relação às tradicionais regiões produtoras de vinho", comenta Pereira...

Produção de vinhos nos trópicos é tema de evento internacional em Petrolina

Neste mês de outubro, dois eventos atraem, para o Brasil, o mundo da vinha e do vinho. Primeiro, com a realização do 5° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), de 19 a 21, na cidade de Petrolina (PE). Dois dias depois, de 23 a 28, será a vez de Bento Gonçalves (RS) receber o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O ISTW 2016 reunirá cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), entre professores, pesquisadores, enólogos, proprietários de vinícolas e estudantes...

Caixa Wine Run tem recorde de participantes neste sábado (10) no Vale do São Francisco

A Vitivinícola Rio Sol - Fazenda Planaltina, na Estrada da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande (PE), recebe neste sábado (10), com largada a partir das 8 horas, a quarta edição da Caixa Wine Run - Vale do São Francisco. A corrida terá um número recorde de participantes: 700 competidores percorrerão as 10 milhas (16 quilômetros) da prova, nas categorias individual ou duplas, em um percurso de terra, plano, com pequenas subidas e descidas, dentro da vinícola, em meio aos parreirais e lindas paisagens.

Conhecida como a corrida do vinho, a Caixa Wine Run é uma experiência única para os participantes. Unindo esporte e enoturismo (cultura do vinho aliada ao turismo), a etapa Vale do São Francisco aparece como uma oportunidade de competir ou acompanhar a prova e, ao mesmo tempo, conhecer a cultura e as belezas da região do sertão pernambucano, um oásis às margens do Velho Chico. Disputada desde 2012 na Serra Gaúcha, onde teve quatro edições, a Caixa Wine Run levou ao Vale do São Francisco, em 2013, o seu conceito inovador e se tornou sucesso na região. 

"Tivemos recorde de inscrições para esta quarta edição da Caixa Wine Run - Vale do São Francisco e fica, agora, a expectativa para uma ótima prova, com toda a beleza e os desafios do percurso na Vitivinícola Rio Sol. A experiência de disputar a corrida em meio aos parreirais é única e sempre muito elogiada pelos participantes", afirma Sérgio Oprea, da Zenith Marketing, organizadora da CAIXA Wine Run.

Estarão correndo atletas inscritos nas categorias Individual (Individual geral e categorias de idade masculina e feminina: 18 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e acima de 60 anos) e Duplas (Dupla geral - masculina, feminina e mista).

Um dos destaques, mais uma vez, será a presença da APA-Petrolina (Associação Petrolinense de Atletismo) que, como na edição do ano passado, levará para a corrida uma equipe com mais de 100 atletas. Entre eles, favoritos à vitória, como Edson Amaro e Lucas Scaravelli, e paratletas como Francisco Daniel Coelho da Silva e Italo Rocha da Silva. ..

Mais de 100 atletas da APA-Petrolina disputam a Caixa Wine Run Vale do São Francisco

A APA-Petrolina (Associação Petrolinense de Atletismo) estará participando, mais uma vez, com destaque na etapa Vale do São Francisco da Caixa Wine Run. A prova será realizada no sábado (10), em Lagoa Grande (PE). Como na edição do ano passado, a APA, com sede na cidade de Petrolina (PE), levará para a corrida uma equipe com mais de 100 atletas. 

A etapa Vale do São Francisco é disputada dentro de uma vinícola, a Vitivinícola Rio Sol - Fazenda Planaltina, na Estrada da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande, Pernambuco. Com um total de 10 milhas (16 km), em meio aos parreirais e belas paisagens, a prova alia o prazer de correr ao de degustar os melhores vinhos e visitar destinos turísticos. Este ano, ela chega a sua quarta edição no Nordeste, a segunda consecutiva no sertão pernambucano. 

Edson Amaro, terceiro colocado na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em 2015, e único atleta brasileiro a fazer o índice olímpico na maratona em território nacional (com 2h16min51), e Lucas Scaravelli, hexacampeão brasileiro universitário, estão entre os atletas da APA inscritos na prova e favoritos ao título. Edson ficou em terceiro na corrida disputada em Lagoa Grande em 2014, que foi vencida por Giomar Pereira.

Já paratletas da APA como Francisco Daniel Coelho da Silva - hexacampeão brasileiro dos 1500 metros e pentacampeão nos 800 metros - e Italo Rocha da Silva - terceiro colocado no ranking nacional paralímpico dos 1500 metros, ambos portadores de paralisia cerebral, também participarão da Caixa Wine Run.

A APA-Petrolina disputa a prova no Vale do São Francisco desde a sua primeira edição, em Casa Nova, na Bahia, em 2013. Atualmente, a associação - criada em 2003 - se destaca pelos resultados obtidos com seus atletas e paratletas em competições nacionais e internacionais.

"A presença da APA na Caixa Wine Run já se tornou uma tradição. Mais uma vez estaremos participando da prova, que é sempre muito especial. No ano passado, nossos atletas venceram tanto no masculino como no feminino, na classificação geral, e nossos paratletas também se destacaram no geral. Agora a expectativa é das melhores, novamente com chances de ficar entre os primeiros", afirma Natanael Barros, presidente da APA. ..

NA OPOSIÇÃO, NALVINHO ELOGIA GESTÃO ISAAC CARVALHO

Na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (30) o vereador Francinalvo Leopoldo (Nalvinho do PSB) pregou um susto na oposição. Da tribuna o parlamentar desferiu uma série de elogios a administração municipal que está prometendo pavimentar com asfalto todo bairro de Piranga.

“Todos se recordam quando convidamos a Comissão de Infraestrutura desta Casa a percorrer as obras que estavam paradas em Piranga e hoje, todas, fruto de indicações de nossa autoria, estão concretizadas como a Giuseppe Muccini, a Rodovia Salitre e conversando com Jorge Barbosa da SEDUH, este informou que a pavimentação a base de asfalto já foi iniciada em algumas ruas da comunidade. Como vereador, eleito para defender o povo, quero apenas ser justo. Se o governo fizer nós haveremos de reconhecer” explicou Nalvinho que hoje integra o PSB que faz parte de uma coligação contrária ao governo municipal...

Inscrições abertas para envio de trabalhos científicos para o Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais

De 19 a 21 de outubro, Petrolina (PE) receberá representantes das principais regiões vitivinícolas tropicais do mundo que irão discutir fatores ligados à viticultura e à enologia de clima tropical. Até o dia 31 do mês de agosto, os interessados poderão submeter trabalhos que serão publicados nos Anais e realizar a inscrição para participação no evento com preços promocionais.

Segundo Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa e presidente do evento, após ser realizado na Tailândia e na Austrália, o Simpósio retorna para o Vale do Rio São Francisco - principal região vitivinícola tropical do Brasil e berço do encontro. "Com certeza o Brasil está na vanguarda das pesquisas sobre vinhos tropicais e o Simpósio é o principal fórum para troca de informações e experiências entre as regiões produtoras", comenta. A vitivinicultura tropical está estabelecida em diversos países do mundo, como América do Sul – Brasil, Equador, Peru e Venezuela; na Ásia – Tailândia, Índia, Indonésia, Myanmar, Vietnam e Bali; na África – Etiópia, Gabão, Quênia, Namíbia e Tanzânia e na Oceania – Polinésia Francesa...

Prazo para envio de trabalhos científicos para o Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais termina no final do mês

De 19 a 21 de outubro, Petrolina (PE) receberá representantes das principais regiões vitivinícolas tropicais do mundo que irão discutir fatores ligados à viticultura e à enologia de clima tropical. Até o dia 31 do mês de agosto, os interessados poderão submeter trabalhos que serão publicados nos Anais e realizar a inscrição para participação no evento com preços promocionais.

Segundo Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa e presidente do evento, após ser realizado na Tailândia e na Austrália, o Simpósio retorna para o Vale do Rio São Francisco - principal região vitivinícola tropical do Brasil e berço do encontro. "Com certeza o Brasil está na vanguarda das pesquisas sobre vinhos tropicais e o Simpósio é o principal fórum para troca de informações e experiências entre as regiões produtoras", comenta. A vitivinicultura tropical está estabelecida em diversos países do mundo, como América do Sul – Brasil, Equador, Peru e Venezuela; na Ásia – Tailândia, Índia, Indonésia, Myanmar, Vietnam e Bali; na África – Etiópia, Gabão, Quênia, Namíbia e Tanzânia e na Oceania – Polinésia Francesa...

VEREADOR NALVINHO DECLARA ARREPENDIMENTO DE TER SE FILIADO AO PSB

O vereador Francinalvo Leopoldo, popular Nalvinho do PSB, não expressou as razões da sua insatisfação, mas na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (14), expressou da tribuna o descontentamento com a direção local do PSB.

Ele inicialmente desejou boa sorte à pré-candidata a prefeita do PSDB Suzana Ramos. “Quero desejar boa sorte a colega Suzana Ramos, uma mulher de luta, de garra e que quer o bem da nossa cidade. Parabenizo o PSDB e não sei porque não estou lá. Se arrependimento matasse, mas é assim mesmo. Podem gravar e levar para direção do meu partido. Não tenho medo, sou um cara destemido” concluiu Nalvinho...

Vinhovasf lança projeto para conquista da Indicação de Procedência Vinhos do Vale do Submédio São Francisco

Já está bem encaminhado o projeto que vai instituir a Indicação de Procedência para os Vinhos do Vale do Submédio São Francisco. A iniciativa vai possibilitar uma maior divulgação e notoriedade dos vinhos da região, melhor reconhecimento pelos consumidores nacionais e estrangeiros, garantia de qualidade, incremento do Enoturismo e a sustentabilidade dos produtores e vinícolas.

Tendo à frente o Vinhovasf – Instituto do Vinho do Vale do São Francisco, em parceria com a Embrapa, UCS – Universidade de Caxias do Sul, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o IF Sertão – PE, o projeto será implementado na RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento, que abrange uma área de 35 mil quilômetros quadrados distribuída em quatro municípios pernambucanos (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó) e quatro baianos (Juazeiro, Sobradinho, Curaçá e Casa Nova)...

Nalvinho: “Trabalhadores estão sem receber salário em Juazeiro”

O vereador Francinaldo Leopoldo (Nalvinho – PSB), durante a sessão ordinária na Casa Aprígio Duarte Filho, nesta terça-feira (16), cobrou apoio dos demais edis a fim de buscar respostas para a denúncia de que há trabalhadores contratados das escolas estaduais sem receber pagamento há meses em Juazeiro.

“Os funcionários terceirizados que trabalham para as escolas estaduais da Bahia estão sem receber salários há dois meses e, ticket alimentação, há três. Todos trabalham pelo salário, mas, infelizmente, o Governo da Bahia não está efetuando o pagamento. Aqui no norte da Bahia, de Curaçá a Campo Alegre de Lourdes, as escolas estão tendo apenas um turno de funcionamento porque não tem merendeira, limpeza, e nem os agentes de portaria estão atuando. As empresas Sandes e Basetec afirmam que não estão recebendo o repasse do Governo. Enquanto isso, os pais de famílias estão sem ter o que comer, sendo despejados de casa de aluguel. Os alunos é que estão sendo solidários para ajudar esses funcionários com cesta básica”, expôs...

Vereador Nalvinho solicita apoio a Emenda ao Regimento Interno da Câmara de Juazeiro

Na sessão ordinária desta segunda-feira (25), o vereador Nalvinho (PSB) solicitou à Mesa Diretora da Casa Aprígio Duarte Filho e aos demais vereadores que repensem a proposta de emenda ao Regimento Interno para que um novo bloco de oposição seja criado.

“A troca partidária realizada por muitos vereadores foi feita dentro da Lei Eleitoral, não houve ilicitude. Os vereadores de oposição ficaram sem bloco com essa troca. Para falarmos agora temos que chegar pela manhã cedo para conseguir se inscrever. O vereador é eleito para ser a voz do povo, mas como ser sem ter como falar? Como pode parar um bloco em que há 5 vereadores que são a voz do povo nesta Casa”...