Foram encontrados 66 registros para a palavra: Olimpíadas

Petrolina: Reunião discute logística para o revezamento da Tocha Olímpica

A comissão organizadora do revezamento da Tocha Olímpica em Petrolina, formada por membros da Prefeitura Municipal, se reuniu durante esta semana para definir, discutir e deliberar as ações necessárias para receber o evento, no dia 26 de maio. Além do revezamento da tocha, a cidade será sede também de um evento de celebração pelos Jogos Olímpicos que  acontecerão no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro em agosto. Das mais de 300 cidades que vão receber a chama olímpica, apenas 82 foram selecionadas para ter eventos festivos, Petrolina foi uma delas. 

O coordenador geral do comitê organizador e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), Geraldo Junior, conduziu a reunião que contou com a presença de membros de órgão municipais que estão envolvidos na logística e realização dos eventos. O encontro contou com as participações de representantes da SEPOG, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina – AMMPLA, SAMU, Ordem Pública e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Educação, Esportes e Cultura. ..

Bahia acerta detalhes de segurança e mobilidade para as Olimpíadas

Faltando exatamente um mês para o início do percurso da Tocha Olímpica por 26 cidades baianas, os detalhes técnicos para que o estado receba eventos olímpicos - como os dez jogos de futebol que serão realizados na Arena Fonte Nova - e também atletas e seleções foram discutidos em reunião do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) das Olimpíadas na Bahia, nesta terça-feira (19), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Entre os temas abordados, a segurança pública e a mobilidade foram destaques.

O GTT, criado por decreto do governador Rui Costa, é composto por secretários e suplentes de 12 secretarias e mais duas autarquias estaduais, sob a presidência do titular da Setre, Álvaro Gomes. "Todos os preparativos estão sendo feitos para os grandes eventos que serão realizados no estado. Teremos na Fonte Nova seleções importantíssimas como o México, atual campeão olímpico, [e] a Alemanha, campeã do mundo. Teremos um grande espetáculo", afirma Gomes.

Segundo ele, a Seleção Brasileira de Nado Sincronizado vai treinar na nova piscina olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô, e a seleção de judô de Cuba pretende utilizar o Centro Pan-Americano, em Lauro de Freitas, para treino e aclimatação. "Na reunião de hoje, nós identificamos que está tudo ocorrendo bem. A segurança já tem o plano montado e mobilidade também. Essa é a meta do Governo da Bahia e do governador Rui Costa", acrescenta Gomes.

Segurança

Segundo o coronel da Polícia Militar Marcos Oliveira, coordenador de Segurança Pública para Grandes Eventos, a Bahia está articulada com outros estados. "Um dos pontos que nos preocupou foi a transição nas fronteiras com os estados do Espírito Santo e de Pernambuco. Fizemos uma videoconferência para permitir que as forças de segurança pública de um estado possam entrar no outro. Também estamos mandando nossa equipe de batedores para acompanhar o trajeto nas cidades do interior onde não há policiamento de trânsito".

O percurso da Tocha Olímpica na Bahia está previsto para ter início em 19 de maio, a partir da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, 26 cidades baianas serão contempladas com a passagem da tocha olímpica. Entre os principais destinos estão Feira de Santana, Juazeiro, Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bonfim, Ilhéus e Paulo Afonso. Os sete últimos foram escolhidos como local de pernoite para a chama olímpica.

"O modelo de segurança foi traçado a partir do plano estratégico de segurança integrada traçado pelos ministérios da Defesa e da Justiça e junto com a área de inteligência. Temos três eixos principais, que são defesa, segurança pública e inteligência. A palavra de ordem é integração total para o sucesso da missão", explica o coronel Oliveira.

Mobilidade

A superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Grace Gomes, destaca que o sistema de mobilidade da Bahia para o transporte de torcedores foi o mais elogiado durante a Copa do Mundo. "Nós conseguimos evacuar a Arena em tempo recorde, menor que qualquer outro estádio do Brasil. O Governo do Estado vai participar com o metrô em pleno funcionamento, com mais experiência. Teremos ônibus saindo dos shoppings Bela Vista, Salvador e Salvador Norte até a Avenida Bonocô. [E] o metrô leva até o Campo da Pólvora, saindo do Acesso Norte. As pessoas podem deixar os carros no Shopping Bela Vista e pegar o metrô para chegar rapidinho à Arena". ..

Inscrições para os Jogos Escolares Juazeiro na Rota das Olimpíadas será no dia 3 de maio

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC realiza no dia 03 de maio, das 8h às 16 h, às inscrições para os Jogos Escolares 2016 – 'Juazeiro na Rota das Olimpíadas'. As escolas das redes municipal, estadual e particulares já podem solicitar as fichas de inscrições, no prédio da SEDUC, na Rua Antônio Pedro, nº 139, no Centro. 

Segundo a coordenação do evento, a expectativa é que mais de 2 mil alunos de escolas públicas e particulares participem da competição, nas modalidades Futsal, Futebol Society, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, Judô e Xadrez, nas categorias Mirim e Infantil, de 12-14 anos e 15-17 anos, respectivamente...

Prefeito Isaac participa do lançamento do projeto Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10

O prefeito Isaac Carvalho participou nesta quinta-feira (07), do lançamento do Projeto "Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10 – Do Olimpo ao Velho Chico 2016", no complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. O evento foi mais uma ação do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC.

A superintendente de gestão da SEDUC, Lucinete Alves apresentou o projeto para os gestores, professores, coordenadores da Rede Municipal de Ensino e autoridades presentes, que tem como objetivo fomentar a prática esportiva, a integração e a saúde física e psíquica dos alunos, através da vivência dos valores Olímpicos e Paraolímpicos. "O projeto envolverá diversas atividades com a participação de 8 mil estudantes da Rede, de abril até setembro deste ano, e pretende movimentar a população juazeirense no dia 26 de maio,  em que a Tocha Olímpica estará na nossa cidade. A Prefeitura, através da SEDUC e outras secretarias, está preparando um grande evento para este momento histórico do esporte", evidenciou Lucinete...

SEDUC lança projeto "Juazeiro na rota das Olimpíadas Nota 10 – Do Olimpo ao Velho Chico 2016"

Dentro do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) lança nesta quinta-feira (07), às 9h, o projeto "Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10 – Do Olimpo ao Velho Chico 2016", no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. Com o objetivo de fomentar a prática esportiva, a integração e a saúde física e psíquica dos alunos, através da vivência dos valores Olímpicos e Paraolímpicos, o projeto irá desenvolver diversas atividades envolvendo 8 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, de abril até setembro deste ano.

De acordo com o secretário da SEDUC, Clériston Andrade, durante seis meses os alunos vão estudar a história do esporte e das Olímpiadas, utilizando equipamentos audiovisuais, participar de competições, assistirem a palestras com atletas de Juazeiro, entre outras atividades. "Para potencializar nossas ações, utilizaremos o Transforma, que é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 para dentro das escolas. E como os jogos acontecerão em nosso país, e Juazeiro é um dos 26 municípios baianos selecionados para o revezamento da Tocha Olímpica, vamos envolver e incentivar os alunos e professores a fazerem parte deste momento histórico do esporte no Brasil e na nossa cidade", ressaltou o secretário...

Forças de segurança intensificam treinamentos para Olimpíadas

Faltando menos de 150 dias para o início dos Jogos Olímpicos 2016, as forças de segurança intensificaram as ações de capacitação contra atentados em grandes eventos. Nesta sexta-feira (18), representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, polícias Federal, Militar e Civil, além de membros de órgãos e instituições que vão estar diretamente ligados às Olimpíadas, participaram do Estágio de Percepção de Ameaças Terroristas (EPAT), iniciado na quinta (17), no Centro Militar de Convenções e Hospedagem Aeronáutica, no bairro de Ondina, em Salvador. "Esse é um evento para alinharmos estratégias e somarmos força. O nosso plano de ação integrada entre as forças é melhorado a cada dia. Esse é um momento de o reforçarmos", afirma o vice-almirante da Marinha, Cláudio Portugal Viveiros, comandante do 2º Distrito Naval. 

O encontro é organizado pelo Comando do 2º Distrito Naval, que será responsável pela Coordenação de Defesa de Área (CDA), na capital baiana, entre 4 e 13 de agosto, quando a Arena Fonte Nova sediará dez jogos de futebol. Entre os assuntos abordados no evento, destacam-se ações de identificação, prevenção e combate ao terrorismo. ..