Foram encontrados 93 registros para a palavra: Chapada

Meio Ambiente: Curso de Educação Pelas águas da Chapada do Araripe será realizada no domingo (02)

A ONG Flor de Mandacaru e o ICBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), promoverão neste domingo 2, o Curso de Educação Ambiental "Pelas Águas da Chapada do Araripe". O evento será no Sítio Mangueiras, localizado em Exu, Pernambuco. O evento terá a participação do Especialista em Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Cícero Marcelino e do Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Antonio Alencar.

A Chapada do Araripe é uma formação do relevo e sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. A chapada abriga uma floresta nacional (1946), uma área de proteção ambiental (1997) e um geoparque (2006). De acordo com pesquisadores as "águas da Chapada do Araripe por si só pode ser considerada como grande estrutura com tendências de reservatório de água aos três Estados nos quais está localizada de forma física. ..

Enoturismo: Chapada e Vale do São Francisco têm protagonismo na Bahia

Vinícolas das duas regiões já investiram R$ 60,3 milhões no setor

A Bahia é conhecida por sua vocação turística. Praias, rios, dunas, montanhas, trilhas e cachoeiras são apenas alguns dos atrativos. As parreiras no Vale do São Francisco e da Chapada Diamantina, contudo, revelam um novo cenário e uma rede de enoturismo que vem sendo construída no Estado. As regiões constituem um novo polo atrativo para turistas e também é oportunidade de negócios para uma cadeia produtiva...

Mucugê: Festival de Forró da Chapada terá Aulas de zabumba, sanfona e shows

A abertura da segunda edição do Festival de Forró da Chapada terá Geraldo Azevedo e vários shows no evento que acontece entre os dias 11 e 13 de outubro de 2018 em Mucugê. A programação consta de aulas de dança, sanfona e ritmo.

Nesta quinta feira dia 11, a programação começou com aulas de sanfona de Edglei Miguel. Verlando Gomes com sua Rural Elétrica chamam o público pelas ruas da cidade, acompanhando de aulão de forró do grupo Cabrueira. Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem...

Targino Gondim encerra a programação do II Festival de Forró da Chapada

O último dia do Festival de Forró da Chapada, 13 de outubro, terá nomes como Geo Barbosa, Rennan Mendes, Cicinho e Julie de Assis e Targino Gondim. De 11 a 13 de outubro Mucugê vai respirar forró. Nestes dias, acontece a segunda edição do Festival de Forró da Chapada. 

 A programação começa às 20 horas com trio Buritis. Segue com Rosa e Carvão, Gel Barbosa e Rennam Mendes. O anfitrião Targino Gondim se apresenta na sequencia, levando seu forró com canções como Esperando na Janela e Dance Forró mais Eu. A sequencia é com Waldonys, Cicinho e Julie de Assis, Hugo Luna, seu Malaquias, Eloísa Olinto, Ur Mininu e Rony Barbosa.  ..

Aulas de Sanfona, Quinteto Sanfônico, Nilton Freitas, Cabrueira movimentarão o II Festival de Forró da Chapada

De 11 a 13 de outubro Mucugê vai respirar forró. Nestes dias, acontece a segunda edição do Festival de Forró da Chapada. Com shows de nomes consagrados do ritmo, o segundo dia contará com Estakazero, Targino Gondim, Quinteto Sanfonico do Brasil, Adelmario Coelho e Nádia Maia, além de show, aulas de dança, sanfona e ritmo.

A programação de todos os dias começa com aulas de sanfona de Edglei Miguel. Ás 16 horas Verlando Gomes com sua Rural Elétrica chamam o público pelas ruas da cidade, acompanhando de aulão de forró do grupo Cabrueira. Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem...

Adão Negro se apresenta no Conecta Chapada

No próximo sábado terá Anjo Bom, Afrodescendente, Vence Tudo, Bota um e Reggae me Leve na Chapada Diamantina. Isso porque uma das bandas de reggae mais queridas do Brasil participa do Conecta Chapada – natureza e arte de todas as tribos, evento em comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, nos dias 20 e 21 de abril.

Liderada por sua formação inicial, Serginho, Aurelino e Guima, a atração fecha o projeto e toca no sábado, dia 21, em Andaraí. Com mais de 20 anos de carreira, a banda comemora esta fase com contrato fechado com a Sony Music para o lançamento do CD "Adão Negro 20 anos", que já está disponível em todas as plataformas digitais da gravadora, podendo ser acessada pelo link SMB.lnk.to/AdaoNegro20Anos e um canal na VEVO com o videoclipe para a canção "Nem pense em duvidar".  http://vevo.ly/X3vJqv...

Mariene de Castro faz show com Targino Gondim no Conecta Chapada

Em 2018, Targino Gondim está sem limites. Com parcerias com nomes de diferentes ritmos brasileiros, o artista convidou Mariene de Castro para Andaraí, no próximo dia 21. Lá, os dois apresentam o show A cantadora, O sanfoneiro e o Quinteto Sanfônico. A apresentação é parte da programação do Conecta Chapada – natureza e arte de todas as tribos, evento em comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, nos dias 20 e 21 de abril.

"Sempre me amarrei na voz e brilho da Mariene. Sei bem que todo mundo pensa e diz isso, mas digo sem medo de errar: ela lembra muito a Clara Nunes! Sua voz é forte, é leve e verdadeira! Nos últimos meses nos aproximamos mais e chegamos à conclusão de que nossos encontros deveriam chegar aos palcos do Brasil! Surgiu então o meu convite para que Mariene cantasse comigo a canção Simplesmente Assim (Targino Gondim/Otoniel Gondim) do meu CD Targino Sem Limites, e este show", disse Gondim...

TARGINO, QUINTETO SANFÔNICO E ARMANDINHO NO FESTIVAL DA CHAPADA EM ANDARAÍ

O forrozeiro Targino Gondim vivencia com certeza, o seu melhor momento na carreira de 23 anos. Atualmente ele se divide entre a gravação de uma série de clips para o álbum “Sem Limites” que conta com a participação de vários artistas amigos a exemplo de Zeca Baleiro, Carlinho Brown, Gil, Fagner, Mariene de Castro, Leonardo, Bell Marques, Moraes Moreira e Ivete Sangalo, e os ensaios para o Festival Conecta Chapada que acontecerá nos dias 20 e 21, na cidade de Andaraí.

Esta semana, Targino e os membros do Quinteto Sanfônico Sebastian Silva, Marquinhos Café, Gel Barbosa e Rennan Mendes estiveram reunidos em Salvador, na companhia de Armandinho Macedo, simplesmente um dos maiores guitarristas do planeta...

um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio ganhou escadarias

Considerado um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio ganhou escadarias de madeira durante obras de intervenções de melhorias para acessibilidade no local. As intervenções foram realizadas pela prefeitura do município de Palmeiras, com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme a prefeitura, a obra, entregue no dia 2 de fevereiro, tem objetivo de facilitar a subida no local por turistas. O Morro do Pai Inácio tem 1.150 metros de altitude e, geralmente, se leva em média 25 minutos para subir, segundo a administração municipal. As escadarias foram colocadas nos trechos mais íngremes. Corrimões e parapeitos também foram instalados em locais estratégicos...

Jegue da Chapada já está em Juazeiro para jogo contra Juazeirense

O Jacobina treinou forte para tentar surpreender a Juazeirense no Adauto Moraes 


O Jacobina Esporte Clube já está em Juazeiro, faz sua segunda partida pelo Campeonato Baiano e tem uma missão difícil: vencer a Juazeirense no Adauto Moraes.

Fundado em 1993, ano em que conquistou uma das vagas do acesso à primeira divisão do campeonato baiano, o Jacobina não teve boa participação, foi rebaixado e só voltou à atuar no profissional em 2015.

O "jegue da chapada", sob o comando do técnico Orlando da Hora, estreou este ano perdendo em casa para o Jequié, por 2 x 1...

Atendimento no Hospital da Chapada é iniciado com cirurgias

O Hospital Regional da Chapada (HRC), recém-inaugurado pelo governador Rui Costa, iniciou o atendimento à população da região neste domingo (3).Foram realizadas várias cirurgias eletivas, que envolveram os procedimentos de retirada de hérnia inguinal, umbilical e epigástrica, histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia por videolaparoscopia (remoção da vesícula por vídeo).

Pacientes de Seabra e mais 12 municípios da Chapada Diamantina tiveram a oportunidade de agendar o atendimento durante o Mutirão de Cirurgias, que começou no início da semana passada. Entre eles, a lavradora Fabíola Rocha, 46 anos, estava há cerca de dois anos na fila de espera para realizar a retirada da vesícula.

Com a cirurgia, realizada neste domingo, a lavradora vai se livrar das fortes dores que sentia. "Eu tinha que viajar mais de 300 quilômetros para buscar atendimento em Irecê, e agora recebemos esse presente que é o Hospital Regional da Chapada". A Bahia é o único estado do país a oferecer este procedimento – a colecistectomia por videolaparoscopia – durante um mutirão de cirurgias.

Segundo o diretor-médico do HRC, Luiz Carlos Brasileiro, todas as cirurgias agendadas durante o mutirão devem ser feitas entre 10 e 15 dias. "Iniciamos o atendimento com os procedimentos eletivos, já que existe uma grande demanda, até então, reprimida. Além disso, já estamos abertos para urgência e emergência e politraumas", esclarece.

Geração de empregos

A implantação do HRC, em Seabra, também promove a abertura de novos postos de trabalho na região. Atualmente, o hospital possui uma equipe formada por 349 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e apoio administrativo. O maqueiro Ramiro Lima, 41 anos, estava desempregado há três anos. Pai de três filhos e morador de Abaíra, município localizado a 130 quilômetros de Seabra, ele destaca que "encontrar um trabalho estava muito difícil e este chegou na hora certa, com a abertura do hospital. Agora vou ter condições de cuidar dos meus filhos e da minha esposa"...

Rui entrega primeiro hospital de alta complexidade da Chapada Diamantina

Seabra agora é referência em saúde para outros 12 municípios da região. Na tarde desta sexta-feira (1º), o governador Rui Costa inaugurou o Hospital Regional da Chapada, primeira unidade de alta complexidade da Chapada Diamantina. Foram investidos R$ 64 milhões, sendo R$ 50 milhões em obras e R$ 14 milhões em equipamentos. O hospital possui 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI).

"Me orgulho de estar fazendo o maior investimento do país, entre todos os estados, em saúde pública. A população brasileira e baiana está envelhecendo e demandando mais saúde, principalmente de média e alta complexidade. E é isso que estamos fazendo pela Bahia e aqui em Seabra", afirmou Rui.

Mais de 223 mil pessoas vão ter acesso a atendimento de urgência e emergência 24 horas, bem como centros de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório. "Esse é um momento histórico no estado da Bahia, principalmente para a região da Chapada. Todas as demandas de urgência e emergência importantes vão ser abarcadas aqui, neste hospital completamente novo, até na concepção arquitetônica", ressaltou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

O perfil assistencial de hospital geral oferece aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento nas áreas pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

Morador de Seabra, o lavrador Nilson Lima está feliz da vida: "Estamos ganhando uma obra muito importante, que vai fazer a diferença na vida da gente". A professora Lidiane Guimarães, que é de Iraquara, trabalha em Palmeiras e mora em Seabra concorda: "Hoje é um dia muito feliz para a Chapada. Todos estavam com grande expectativa para a inauguração desse hospital".

A equipe da unidade é formada por 349 profissionais, entre os quais 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisava, por exemplo, de internamento em UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.

Funcionamento

No próximo domingo (3), o Hospital da Chapada já começa a funcionar e de uma forma muito especial. Serão realizados os procedimentos do mutirão de cirurgias eletivas nos pacientes aprovados durante as consultas feitas no decorrer da semana. O mutirão é outro ganho importante para a saúde da Bahia. Em apenas um ano de execução, a iniciativa superou a meta e já possibilitou 13 mil cirurgias...

Ônibus tomba na região da Chapada Diamantina e deixa 4 mortos na BA-421

Um ônibus tombou na BA-421, em trecho que fica na cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, por volta das 9h desta quinta-feira (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), quatro pessoas morreram no acidente, que ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia.

O ônibus partiu da cidade de Itaberaba e tinha como destino Jacobina, em uma viagem de cerca de 207 km. O veículo era de transporte particular e estava fretado. A polícia vai investigar as circunstâncias do acidente.
 ..

Mucugê recebe Festival de Forró da Chapada neste feriadão

A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebe neste feriadão a primeira edição do Festival de Forró da Chapada. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de outubro e celebra a valorização do forró gonzagueano, ao reunir grandes representantes do ritmo, como Targino Gondim, Genival Lacerda, Marquinhos Café, Adelmário Coelho, Estakazero, Zelito Miranda, Flor Serena, Jó Miranda, e Tato, do Falamansa.
 
Este é o primeiro evento da Chapada Diamantina que promove o forró, o baião, o xaxado e o xote. Na programação também contará com oficinas gratuitas de sanfona, aulas de dança, forró na praça com a Rural Elétrica e, em todas as noites, shows com Targino Gondim e seus convidados.
 
O Festival de Forró da Chapada vai estimular a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação dos artistas e difundindo o movimento. A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais, promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, comunicadores e amantes do forró. ..

Mucugê recebe 'Forró da Chapada' entre os dias 12 e 14 de outubro

A Chapada Diamantina se consolida como a região com grande número de festivais de música no segundo semestre do ano. E em 2017 acontece pela primeira vez o Festival de Forró, que promete esquentar as noites frias do histórico município de Mucugê entre os dias 12 e 14 de outubro. A grade de programação já circula nas redes sociais. 

Na programação, além de Targino, estão ainda nomes como Marquinhos Café, Genival Lacerda, Estakazero, Tato do Falamansa, Jô Miranda, Del Feliz, João Lacerda, Cezzinha e artistas locais. Para manter a dinâmica dos dias de evento acontece na quinta, sexta e sábado as oficinas de sanfona (das 9 às 12h), aulas de dança (da 16 às 18h) e ainda tem a participação da Rural Elétrica (sempre às 17h).Vale lembrar que toda a programação é gratuita...

EU PENSO ASSIM...“CANCÃO DO SERTÃO” DEU UMA BELISCADA NO “JEGUE DA CHAPADA”.

A JUAZEIRENSE foi no domingo (09), à Jacobina, enfrentar o time local com o pensamento fixo em uma vitória.

Foi o jogo de ida, nesta fase perigosa do “mata-mata” e como diz o regulamento, quem obtiver melhor colocação na outra fase, tem o direito, a vantagem de jogar a segunda partida em casa, o que acontecerá no próximo sábado (15) no Adauto Moraes...

I Festival de Forró da Chapada acontecerá de 12 a 14 de outubro em Mucugê

Para comemorar o aniversário de um dos maiores sanfoneiros da atualidade, Targino Gondim, acontece entre os dias 12 e 14 de outubro o I Festival de Forró da Chapada. Com a presença do aniversariante, o evento acontece em Mucugê, na Chapada Diamantina. "Este é o primeiro evento da Chapada Diamantina que promove o Forró, o baião, o xaxado, o xote, criados pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga possibilitando a revelação de novos valores e talentos musicais do forró autêntico, segmento da música popular nordestina", informa o homenageado, Targino Gondim, que também assina a curadoria e direção artística do projeto.

Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem. No local, estes novos artistas vão divulgar seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, provenientes de diferentes localidades do Brasil...

EU PENSO ASSIM...O “CANCÃO” VAI BELISCAR O “JEGUE DA CHAPADA”

Acredito que até já me adaptei ao pensamento positivo do presidente da JUAZEIRENSE, Roberto Carlos. Ele nunca diz: “Acho que chegaremos às finais desta competição”. Ele sempre foi otimista com seu clube, e sempre foi enfático: “Nós seremos campeões!”.

Tem que ser assim mesmo, acreditar no potencial do time que representa nossa cidade no Campeonato Brasileiro Série “D”...

Ações de segurança pública zeram roubos a bancos na Chapada

Ações da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Chapada Diamantina (Cipe/Chapada)conseguiram zerar os roubos contra instituições financeiras em 41 municípios da região, nos últimos seis meses. Nesta segunda-feira (12), somaram-se 180 dias sem roubos a bancos, terminais de autoatendimento e carros-fortes.

O comandante da Cipe/Chapada, major PM Ricardo Passos, listou algumas das ações desenvolvidas nos últimos meses e que se mostraram eficientes no combate a quadrilhas especializadas nesta modalidade criminosa. "Estamos mantendo um contato próximo e permanente junto a gerentes de agências bancárias, além de acompanhar a chegada de veículos que fazem o transporte de dinheiro", exemplificou...

Governador visita obras do Hospital da Chapada; construção chega a 90%

Durante passagem pelo município de Seabra nesta sexta-feira (10) para autorizar o início da construção da Barragem de Baraúnas, o governador Rui costa fez uma visita às obras do Hospital da Chapada Diamantina. De acordo com Rui, o hospital está com de 90% dos serviços concluídos. "Já estamos comprando os equipamentos e quero voltar aqui para entregar ainda no primeiro semestre. O hospital é para a Chapada Diamantina, são 100 leitos, sendo 10 de UTI para esta região que não tinha UTI. Hoje, quem precisava de UTI na Chapada tinha que ir para Irecê, Feira de Santana ou Salvador. Agora, não vai precisar mais se deslocar. O hospital vai ter emergência, várias salas cirúrgicas e os melhores equipamentos que existem, inclusive, nos hospitais privados". ..