Foram encontrados 79755 registros para a palavra: V

Petrolina: Ordem Pública participa ativamente das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Executiva de Ordem Pública de Petrolina, ligada a Secretaria da Cidade está empenhada na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Petrolina. Depois do grande volume de chuvas que vem caindo na cidade, as solicitações da população tem sido constantes.

As ações são coordenadas pela Defesa Civil, que vem somando as tarefas da fiscalização de posturas, através de inspeção e monitoramento do acúmulo de lixo e entulho em terrenos baldios da cidade, como também em imóveis fechados. Essa semana a Ordem Pública atendeu alguns chamados da população para a entrada e averiguação em imóveis fechados e até abandonados...

Codevasf convoca agricultores dos projetos de irrigação para renegociar débitos vencidos de K1

 
Produtores dos projetos de irrigação mantidos pela Codevasf, nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais, têm até o dia 02 de fevereiro de 2016 para renegociar os débitos referentes à tarifa para amortização da infraestrutura de irrigação de uso comum, conhecida como tarifa K1.
 
Para aderir à renegociação de débitos do K1, os agricultores precisam comparecer no Setor de Cobrança da Superintendência Regional da Codevasf ou no Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em seu estado, munidos de cópia do CPF, carteira de identidade e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. No local, o agricultor deverá preencher um requerimento com o pedido de parcelamento do débito e apresentar também uma declaração de inexistência de ação judicial referente ao K1. Em seguida, o processo de renegociação do produtor será submetido à direção da Codevasf.
 
“A arrecadação da tarifa K1 pela Codevasf é essencial para possibilitar o retorno de investimentos aos projetos de irrigação na forma de reposição de equipamentos com vida útil esgotada ou em obras de reabilitação, correção e modernização da infraestrutura de irrigação de uso comum dos projetos”, ressalta o diretor da Área de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado.
 
Os débitos poderão ser parcelados em até 60 parcelas mensais. Os limites mínimos para as parcelas são de R$ 100 (pessoa física) e R$ 500 (pessoa jurídica). O prazo de renegociação termina em 02 de fevereiro. Os agricultores que não aderirem à renegociação dentro do prazo estipulado só poderão regularizar os débitos vencidos de K1 com a quitação integral. De acordo com Napoleão Casado, essa é uma ótima oportunidade para os irrigantes regularizarem seus débitos de tarifa K1. Os produtores que não procurarem a Codevasf poderão ter as dívidas executadas na Justiça, correndo o risco de ter o fornecimento de água suspenso e o lote retomado. “A renegociação vai evitar a execução judicial e a aplicação das penalidades previstas na legislação”, afirma Casado
 
Em 2002, o Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Portaria nº 477/2002, extinguiu a cobrança da tarifa K1 para agricultores irrigantes com lotes em projetos de irrigação em Alagoas e Sergipe, sob responsabilidade da Codevasf. Para esses, os débitos em negociação são relacionados a dívidas geradas antes da extinção da tarifa.
..

Ivete Sangalo passa e arrasta a maior multidão do Carnaval de Juazeiro

Ivete Sangalo acaba de passar pela avenida Adolfo Vianna e o público da região foi a loucura. Uma multidão viu de perto a musa juazeirense cantar "Metralhadora", uma das fortes candidatas a música do carnaval.

Veja fotos da passagem da cantora:

..

Muita diversão no último dia de Carnaval de Juazeiro; Daqui a pouco Ivete Sangalo na avenida

Chegou o último dia de Carnaval em Juazeiro. Cabaré das Ilusões que veio resgatando o melhor dos antigos carnavais, deu um show na avenida

...

Escolas de Samba brilharam na avenida no sábado de carnaval

As escolas de samba de Juazeiro, Regimento do Samba, Cacumbú e Unidos da Ponte, brilharam na avenida neste sábado, 23, com saída da Rua Oscar Ribeiro, passando pela Avenida Adolfo Viana (Circuito Ivete Sangalo) e finalizando na Praça da Bandeira. As escolas chamaram a atenção na avenida, e os foliões que se encontravam no circuito do carnaval caíram no samba.

Para a foliã Uiara Teixeira, do município de Remanso, o desfile das escolas de samba no Carnaval de Juazeiro é maravilhoso. “Estou curtindo muito, é gostoso, adoro as escolas de samba”, disse ela, que prestigia o carnaval da cidade pela quinta vez. As escolas de samba mostraram na avenida muito brilho, beleza e a cultura ribeirinha e brasileira, representada pela ala das baianas e passistas...

CABARÉ DAS ILUSÕES RETORNA AO CARNAVAL DE JUAZEIRO

A força da tradição está presente no Carnaval de Juazeiro este ano. O Bloco Cabaré das Ilusões depois de dois anos retorna com força ao Carnaval da cidade, desta feita prestando homenagem ao empresário José Raimundo Vianna, popular Zé Arrombado, saindo com todos os seus componentes e admiradores da sua residência. São os carnavais antigos em evidência na nossa cidade. ..

Bombeiro da Bahia morre salvando vidas

Três bombeiros salvaram uma família que estava ilhada devido a enchente do Rio Jacuípe, porém a correnteza forte levou três bombeiros, dois saíram bastante machucados, foram arremessado pelas ondas contra galhos, pedras, arriscando suas vida por pessoas que nem conhecem, só que um, o Bombeiro Militar Eduardo, lotato no 2° GBM não teve a sorte de salvar a si próprio, sendo resgatado, levado de helicóptero para atendimento emergencial porém veio a óbito, mas cumpriu sua missão!!!

Aí escutamos o Pedro Bial chamar de heróis os participantes do Big Brother,ou o Galvão Bueno chamar o Neymar de herói ?!!!..

Esgoto estourado no Jardim Vitória

Geraldo,

Gostaria de solicitar do setor responsável alguma manutenção no esgoto que estorou aqui na Avenida Laudelino dos Santos, no bairro Jardim Vitória. Passamos o dia fora porque não aguentamos a fedentina. É esgoto de BOSTA mesmo, agora para dormir só com um lenço no rosto. Estamos indignados porque temos criança em casa e o esgoto está escorrendo bem em nossa porta. Gostaria também de deixar o meu repúdio à falta de sensibilidade da prefeitura municipal, nosso bairro está completamente jogado às traças, ao escuro e às muriçocas, sem falar no lixo, e a prefeitura gasta horrores em FESTA? Sr. Isaac Carvalho, o senhor está gastando muito mau os recursos  do município, não queremos carnaval não, nós queremos é qualidade de vida e isso nós não temos no Jardim Vitória...

MÁRCIO JANDIR FOI VÍTIMA DE SEQUESTRO EM JUAZEIRO

O advogado e pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo Democratas Márcio Jandir já está em casa, bem, apenas com algumas pequenas escoriações. Ele foi sequestrado por volta do meio-dia deste sábado (23), em pleno centro da cidade, na rua Francisco Martins Duarte por dois jovens que portavam revólveres e que alegavam apenas querer o veículo, um Pajero Branco, para praticar assaltos a banco.

Ao tomar conhecimento do fato o Blog manteve contato com Márcio Jandir que esclareceu o sufoco que passou o tempo todo que esteve sob domínio dos meliantes, embora houvesse a promessa de que seria liberado na saída da cidade...

Terceira noite do Carnaval de Juazeiro 2016 se destacou com Axé e pagode no circuito

A terceira noite de festa, 23, do Carnaval de Juazeiro 2016 foi uma reverência aos artistas que são referências na festa momesca na Bahia. Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, Armandinho Macedo e Luiz Caldas deram o tom da alegria com antigos sucessos. Outro fato que chamou a atenção foi um verdadeiro arrastão promovido pela banda Psirico, todos tocando sem cordas, representando a verdadeira festa democrática.

No fim da tarde, Bell Marques começou a tocar e logo uma multidão saudosista dos anos 80. O show ganhou destaque na sua rede social na internet(facebook). “Que show foi este Juazeiro? Obrigado pelo carinho”, disse Bell. Em seguida, Blocos e trios “subiam” a avenida Adolfo Viana. As batucadas (Escolas de Samba) relembraram os antigos carnavais de Juazeiro, em contraste com os “paredões” e a turma mais jovem do Bloco Pinico, animado pelo cantor Xexeu. O Afoxé Filhos de Zaze rememorou as origens africanas, com mensagens de paz e respeito. E assim foi o cortejo de agremiações carnavalescas...

Andréia Vitória, petrolinense, brilha no The Voice Brasil Kids

A cantora petrolinense, Andréia Vitória, de apenas 14 anos, encantou o público do The Voice Brasil Kids e está classificada para a próxima etapa do programa global.

Andréia Vitória, que fará parte do time de Carlinhos Brown, tirou um “Uhh!” de Ivete Sangalo quando revelou que era de Petrolina. “Meu Deus!!! Eu sou de Juazeiro e Petrolina ali coladinha, então eu me sinto também de Petrolina, nós somos conterrâneas”, exclamou surpresa...

ESTRUTURA AO REDOR DA PONTE DA LAGOA DO BOI É LEVADA PELAS CHUVAS

Diversos leitores estão solicitando que o Blog poste a informação de que está impossível trafegar na BR-235, trecho entre Juazeiro e Pinhões, porque a estrutura ao redor da ponte na comunidade de Lagoa do Boi foi levada pelas chuvas e com isso abriu-se uma enorme cratera e pode provocar acidentes.

Segundo informações a pista foi sinalizada, mas até o momento pouca gente sabe dos problemas mais recentes que ocorrem naquela via. Há relatos de que algumas pessoas quase são colhidas pela enorme cratera em razão desse desconhecimento do problema...

UM HOMICÍDIO E UMA TENTATIVA NA NOITE DESTE SÁBADO DE CARNAVAL EM JUAZEIRO

Por volta das 19 horas deste sábado (23), terceiro dia do Carnaval de Juazeiro, um jovem identificado como Cláudio Carvalho, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo no bairro Piranga II por uma pessoa que fugiu sem ser identificada. O mesmo foi socorrido por populares para o Hospital Regional de Juazeiro onde se encontra internado.

HOMICÍDIO

..

Banda "Gatos Multicores" se apresentará no Palco da 28 no domingo de carnaval

A Banda "Gatos Multicores" será uma das atrações para a criançada neste domingo de carnaval (24) em Juazeiro. A banda que antes iria se apresentar no Circuito Ivete Sangalo, agora fará o show no Circuito Luiz Galvão, no Palco da 28.

Formado há 15 anos, em Salvador, o grupo é composto por sete artistas, sendo um guitarrista, um contrabaixista, um baterista, um tecladista e três gatos cantores: Tatá (um divertido gatinho azul), Lelé (gatinha rosa) e Mimi (gata amarela). Ao dar preferência por ensinar a versão "Não atire o pau no gato" da conhecida e histórica cantiga, a Banda "Gatos Multicores" tem sido considerada uma das melhores atrações para crianças na atualidade...

A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR

A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.

A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano. 

A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia. 

É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final. 

A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.

Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.

Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.

A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.

É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio. 

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista..

Avenida Adolfo Viana lotada pra curtir o sábado de carnaval

Avenida cheia pra curtir o sábado de carnaval. Bel Marques, uma das grandes atrações do dia já passou levando a pipoca, bem como silas frança e as três escolas de samba da cidade. A programação que iniciou às 17 horas, ainda terá muitas atrações e promete trazer mais foliões, enchendo a avenida Adolfo Viana.

Bel Marques..

Estado passa a efetuar pagamento dos servidores em lote único

 
O pagamento dos servidores públicos estaduais ativos ou seus dependentes, da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, dos inativos e pensionistas do Estado ou seus dependentes passa a ser feito em lote único, sempre no último dia útil de cada mês. A medida vale já para esse mês de janeiro e a determinação do governador Rui Costa pode ser verificada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22), que publicou a tabela anual de pagamento dos servidores. 
 
A nova medida vai permitir que os servidores do Governo da Bahia tenham um maior planejamento de suas contas e vai na direção contrária da alguns estados, que tem estabelecido maior número de lotes, além do parcelamento do pagamento. A decisão do governo de unificar o pagamento dos servidores foi possível graças um processo de ajuste das suas contas, que possibilita ao Estado manter o equilíbrio fiscal. A tabela é publicada anualmente todo mês de janeiro, podendo ser consultada no Portal do Servidor.
 
O Governo desembolsa, por mês, de acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), uma média de R$ 1,22 bilhão com o pagamento da folha, incluídos os encargos sociais. São aproximadamente 264 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, informou a Secretaria da Administração (Saeb), que coordena a operação mensal de processamento dos dados da folha, realizada por todas as unidades administrativas do Estado.
 
tabela pagamento
..

Prefeitura e forças de segurança avaliam segunda noite do Carnaval de Juazeiro

Na manhã deste Sábado, 23, o governo municipal se reuniu mais uma vez com as policias  Militar, Civil e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e agentes de Trânsito para uma avaliação da segunda noite de carnaval em Juazeiro.

O comandante da Policia Militar, Coronel Alfredo Nascimento, fez uma avaliação positiva da segunda noite "Tivemos no circuito nesta sexta-feira 82 patrulhas, com quase trezentos policiais e ainda contamos com a presença da cavalaria que deu apoio nos pontos de dispersão do circuito. Podemos afirmar que foi mais uma noite tranquila e vamos trabalhar para que continuemos assim até domingo", concluiu. O Coronel ainda confirmou a presença hoje do Comandante Geral da Policia Militar Anselmo Alves Brandão...

Esbajando simpatia, Matheus & Kauan passam pela avenida da folia

O carnaval de Juazeiro já começou e a dupla Matheus & Kauan acabam de passar pela avenida Adolfo Vianna. Colocados na programação de última hora, a dupla vem arrastando muita gente atrás de seu trio:

..

Começou o terceiro dia de carnaval em Juazeiro

Com público ainda chegando na avenida, os blocos Tô a Tôa eNa Bruxa com Rubinho já passaram pela avenida do Carnaval. Daqui a pouco, é a vez do ex- chicleteiro Bell Marques que neste momento já está passando o som em cima do seu trio:

..