Foram encontrados 942 registros para a palavra: empresa

Inadimplência das empresas cresce 9,37% em maio, a maior alta em 20 meses, apontam SPC Brasil e CNDL

O número de empresas com dificuldades em pagar as contas segue crescendo no país. Dados do Indicador de Inadimplência apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que, no último mês de maio, frente ao mesmo período do ano passado, cresceu 9,37% o volume de empresas que tiveram o CNPJ negativado em virtude do não-pagamento de contas. Trata-se do maior crescimento observado na série histórica desde setembro de 2016, quando a alta apurada havia sido de 9,61%. Na comparação com o mês anterior, sem ajuste sazonal, isto é, entre abril e maio deste ano, a alta da inadimplência das empresas foi de 0,73%.

Para o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a saída da recessão ainda não se reflete em melhoras inequívocas na gestão financeira das empresas. "Apesar de a taxa Selic estar em seu piso histórico, os spreads bancários ainda são altos, o que inviabiliza um custo menor do crédito nas operações do dia a dia dos empresários. Além disso, o desemprego elevado desaquece as vendas, diminuindo a margem de lucro das empresas, assim como a perspectiva de investimentos", explica o presidente.


A alta da inadimplência entre as empresas foi puxada principalmente pela região Sudeste, cujo crescimento foi de 16,54% na comparação entre maio de 2018 com o mesmo mês do ano passado. Em segundo lugar ficou a região Sul (4,92%), seguida do Centro-Oeste (3,80%), Nordeste (2,94%) e Norte (2,10%). "Até o final do ano passado, vigorava uma lei no Estado de São Paulo que condicionada qualquer negativação de CNPJ ao envio de uma correspondência com aviso de recebimento. Como é um recurso mais custoso do que uma carta simples, algumas empresas deixaram de registrar casos de inadimplência. Quando a lei foi derrubada, os registros passaram a ser inseridos na lista de devedores de forma mais abrupta, causando um crescimento acentuado do indicador nesta região", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O crescimento da inadimplência em maio foi mais expressivo entre as empresas do ramo de serviços, cuja alta foi de 12,62%. O comércio (6,92%) aparece em segundo lugar, seguido das indústrias (5,78%). O único setor a apresentar queda na quantidade de empresas com contas em atraso é o ramo da agricultura, que apresentou um recuo de -4,02% em novas negativações.

Volume de dívidas em nome de pessoas jurídicas cresce 7,94%; empresas do setor de serviços são as que mais deixaram de receber

Em média, cada empresa inadimplente possui duas dívidas em aberto. De acordo com o indicador, a quantidade de dívidas em nome de pessoas jurídicas também cresceu em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado: alta de 7,94%.

Considerando os segmentos credores, ou seja, aqueles que deixaram de receber por uma dívida, o destaque ficou por conta do segmento de serviços, que engloba bancos, financeiras e empresas de seguro, com alta de 9,79% no período. As indústrias são o segundo ramo que mais deixou de receber (7,45%), seguidas do comércio (3,42%).

O ramo da agricultura é, mais uma vez, o único segmento que apresentou queda, nesse caso, de -5,14%. No total, em cada dez dívidas em nome de pessoas jurídicas no Brasil, sete (70%) são devidas em empresas de serviços. Outros 17% estão concentradas no comércio, enquanto 12% tem como principais credores as indústrias.

Indicador de Recuperação de Crédito cresce 0,39% no acumulado em 12 meses

Outro dado apurado pelo SPC Brasil e pela CNDL é o Indicador de Recuperação de Crédito. Nesse caso, houve uma tímida melhora: no acumulado dos últimos 12 meses,cresceu apenas 0,39% o volume de empresas que saíram da lista de inadimplentes mediante o pagamento das contas que estavam em atraso.

A alta da recuperação de crédito em maio foi puxada, sobretudo, pela região Sudeste onde a quitação de dívidas cresceu 5,32% no acumulado de 12 meses. Por outro lado, nas demais regiões houve quedas. A mais acentuada foi observada no Sul (-6,53%), seguido do Norte (-3,84%) e Centro-Oeste (-2,23%).

Para a economista Marcela Kawauti, "o crescimento modesto da recuperação de crédito reflete a tímida melhora da economia como um todo. No período mais crítico da recessão, o volume de quitação de dívidas caiu seguidamente, mas agora mostra tendência de melhora, ainda que de forma lenta. Para os próximos meses, o avanço mais vigoroso das recuperações depende de uma aceleração do ritmo de retomada econômica, o que ainda não se projeta no atual cenário", analisa.


Metodologia

O Indicador de Inadimplência das Empresas sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. Baixe o material completo e a série histórica emhttps://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos..

Pré-candidato Armando Monteiro terá encontro com empresários em Petrolina nesta quinta-feira (15)

Os pré-candidatos a governador e senador pela Frente das Oposições de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), visitarão os municípios de Petrolina e Salgueiro, no Sertão do estado. O roteiro inicia a partir desta quinta-feira (14) e segue até o sábado (16). Na agenda, reuniões com entidades civis, produtores, trabalhadores, empresários e encontros com lideranças políticas. O objetivo é ouvir demandas e sugestões para formatação do futuro programa de governo.

O giro começa por Petrolina, nesta quinta 14. Em Petrolina, Armando e Mendonça serão recepcionados pelo prefeito Miguel Coelho e senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), além do deputado federal Fernando Filho (DEM) e lideranças locais. Os compromissos neste dia incluem visita ao Bispo de Petrolina, Dom Francisco Canindé e encontro com produtores e exportadores da fruticultura...

Garis responsáveis por morte de empresário alegam fatalidade e pedem desculpa à família

Os quatro presos no caso de agressão que resultou na morte do empresário Luciano Vieira, na madrugada de sábado (9) para domingo (10), afirmam que o caso foi uma fatalidade. O quarteto foi apresentado na manhã desta terça-feira (12) na 16ª Delegacia Territorial, na Pituba. A briga aconteceu na Rua Ademar Fontes, no bairro da Pituba.

O gari Fábio do Amor Divino, 35 anos, disse que o empresário parecia estar alcoolizado quando passou a agredir o caminhão de coleta. "Ele estava com um pedaço de pau na mão. Passou a bater na porta do motorista, xingando sem motivo. Quando me aproximei ele bateu em minha cabeça. Os colegas vieram para me defender. Aconteceu a briga, ele caiu e bateu a cabeça", disse...

FISCAIS DA SEMAURB APOIAM ATO ADMINISTRATIVO CONTRA SERVIDOR ACUSADO DE IRREGULARIDADES CONTRA EMPRESÁRIOS DE JUAZEIRO

O presidente do Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Juazeiro) Cícero Salles enviou nota ao blog em nome dos funcionários da Semaurb (Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) repudiando ato supostamente praticado por servidor da referida pasta e que coloca toda a categoria em suspeição. Confira a nota:

A categoria de fiscalização integrante do quadro funcional da SEMAURB, após denúncia e áudios amplamente divulgados na mídia, na data de 07 de junho de 2018, em que o guarda municipal, atualmente investido no cargo de diretor de fiscalização da SEMAURB, Jailson Silva Santos, solicita propina e cita indevidamente o nome da categoria fiscalizatória para que não haja fiscalização nos eventos, vem por meio desta repudiar o ato praticado por este servidor, bem como apoiar a abertura de inquérito administrativo e criminal por parte do Ministério Público para apuração dos fatos e averiguação da participação de outros servidores. Em tempo, solicitamos reunião com a administração pública do município para mais esclarecimentos. (Fonte: Cícero Salles)..

Empresa retira calçamento na obra da Orla e acusa falta de pagamento, a prefeitura afirma que material não é de qualidade

Uma surpresa para os que fazem caminhada e passeiam na manha desta sexta-feira (08) na Orla 1 de Petrolina, nas proximidades do Iate Clube. O calçamento foi retirado e a justificativa é que a empresa prestadora de serviço alegou falta de pagamento por parte da Prefeitura Municipal de Petrolina. Eles alegam que há 1 ano a prefeitura não paga.

Em nota a Prefeitura de Petrolina, informou que a ideia é que a obra tenha início já na próxima segunda-feira (11). A partir daí, só para quando estiver pronta, o que deve ocorrer dentro de quatro meses...

COMPESA DIZ QUE MULTA DA PREFEITURA DE PETROLINA É DESCABIDA POR ESGOTO QUE NÃO É OPERADO PELA EMPRESA

Na manhã desta quinta-feira (07) o Blog postou nota da Prefeitura de Petrolina informando nova multa contra a Compesa por poluir o Rio São Francisco (Veja aqui). Em resposta, a Assessoria da Compensa encaminhou a seguinte nota:

Enquanto a Companhia Pernambucana de Saneamento- Compesa trabalha para ampliar os serviços de saneamento em Petrolina, a prefeitura do município  insiste  no caminho do confronto que não interessa aos petrolinenses. A Companhia recebe com indignação uma multa  aplicada  pela Armup (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina), sobre  o lançamento de esgoto do Loteamento Vale Dourado  no Rio São Francisco, que sequer é operado pela empresa.  ..

Família e empresa de Juarez Canejo enviam nota de agradecimento

Neste momento de grande perda, agradecemos o carinho, afeto e generosidade de todos.

Juarez, que batalhou incansavelmente por um mercado de comunicação ético, eficaz e verdadeiro, permanecerá em cada um de nós, na certeza da sua missão...

Nota de pesar da CDL pelo falecimento do empresário Juarez Canejo

 
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, em nome de seu presidente Manoel Vilmar, diretores e colaboradores, manifesta profundo pesar pelo falecimento na manhã deste domingo (3), do empresário, amigo e parceiro, Juarez Canejo.
 
Publicitário carismático e talentoso, Canejo foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da publicidade na nossa região, através da sua empresa, a Criação Original, a qual foi associada da CDL Petrolina por muitos anos. 
 
Canejo vinha lutando contra uma enfermidade, tendo vencido muitas batalhas. Agora, esse querido amigo de muitos descansará ao lado do Pai celestial, sabedor de todas as coisas.
 
Nos solidarizamos com amigos e familiares, em nome de sua esposa Betinha e filhas Mariana e Lívia, rogando a Deus que conforte a todos nesse momento de tristeza e dor.
 
O Velório acontece na Câmara Municipal, a partir das 13h, e o sepultamento está previsto para às 17h30, em local ainda a ser definido.
 
Comunicação CDL Petrolina 
..

Agrovale envia nota de pesar pela morte do publicitário Juarez Canejo

A Agrovale vem a publico manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do publicitário Juarez Canejo, neste domingo (03). Em tempo, presta condolências aos familiares e amigos enlutados pela irreparável perda.

Juarez prestou serviços relevantes ao Vale do São Francisco, através da Criação Original, nossa Agência de publicidade há mais de 25 anos, aonde contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento de Juazeiro e Petrolina...

Empresário e publicitário Juarez Canejo morre na manhã deste domingo (03). Corpo já está na Câmara Municipal

O Vale do São Francisco perdeu na manhã deste domingo (03) o empresário e publicitário Juarez Canejo. Ele morreu aos 56 anos em decorrência de um câncer. O velório será na Câmara de Vereadores de Petrolina com missa às 17h e sepultamento logo em seguida.  Juarez Canejo é o fundador da empresa Criação Original. Ele deixa esposa e duas filhas.

O empresário faleceu por volta das 7:30h da manhã de hoje no Hospital Dom Tomás, em Petrolina. O corpo chegou a pouco, por volta das 13h e o sepultamento será no Cemitério Campo da Paz...

Homologada empresa que realizará adequação de imóvel onde funcionará provisoriamente o DPT de Senhor do Bonfim

 
Foi homologado e adjudicado terça-feira, 29, pelo secretário da Segurança Pública, Mauricio Teles Barbosa, o inicio da adequação do imóvel onde funcionará provisoriamente a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica no Município de Senhor do Bonfim. O prédio escolhido pelos técnicos está situado na BR 407, próximo à antiga Cormasa.
 
O processo licitatório teve como empresa vencedora MAINAN ENGENHARIA LTDA. O próximo passo é assinatura do contrato entre o Governo e a empresa, que se dará nos próximos dias, e posterior emissão da Ordem de Serviço (OS)
 
"Essa é mais uma ação do programa Bonfim em Desenvolvimento. Uma obra que a população de Senhor do Bonfim e região tanto aguardava e está sendo realizada pelo Governador Rui Costa. Nós agradecemos ao melhor governador do Brasil pelo compromisso e tantas realizações no nosso município. Agradecemos também ao secretário Mauricio Barbosa pela dedicação e os esforços do deputado federal Valmir Assunção e do deputado estadual Bobô", destacou o prefeito de Senhor Bonfim, Carlos Brasileiro.
..

JUÁ GARDEN SHOPPING É ELEITA A MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR NA BAHIA PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

O Juá Garden Shopping, em Juazeiro, foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo como a 5ª melhor empresa para se trabalhar na Bahia. A premiação foi ainda mais significativa com a conquista do 1º lugar entre os Shopping Centers de todo o Estado. O título foi dado pelo Instituto Great Place to Work (GTPW), que anunciou a lista com as 15 premiadas, em uma cerimônia no Instituto Feminino realizada terça-feira (29), em Salvador.

O ranking é dividido em duas categorias: Grandes Empresas e Médias e Pequenas Empresas, com ano base 2017. Nesta quinta edição da lista da GPTW na Bahia, 31 empresas se inscreveram. As cinco contempladas na categoria grandes empresas contam com mais de mil colaboradores. Já as 10 médias e pequenas possuem de 30 a 999 funcionários...

Coordenadora geral da UPAE/IMIP de Petrolina recebe Prêmio Mérito Empresarial na categoria Personalidade

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Grazziela Franklin, recebeu, no último dia 26 de maio, o Prêmio Mérito Empresarial, na categoria Personalidade, oferecido pelo Jornal de Petrolina às marcas de credibilidade do Vale, empresas que oferecem bons serviços e pessoas que geram valor em diversos segmentos. A premiação aconteceu na 21 de Setembro.

De acordo com o organizador do evento, Betinho Souza, o prêmio acontece há mais de 15 anos, mas há dois mudou a marca e a roupagem, incluindo personalidades.  A escolha da coordenadora foi feita por indicação popular, devido aos bons serviços prestados pela UPAE. "A Unidade é muito acolhedora, presta uma assistência de qualidade à população de Petrolina e região e nós atribuímos isso à excelente gestão da UPAE. Por isso, a homenagem e o reconhecimento na categoria Personalidade", esclarece...

Em Brasília, Petrolina discute menos burocracia para abertura de empresas

Representantes de todo o país se reuniram em Brasília, nos dias 23 e 24 de maio, no seminário Brasil Mais Simples para discutir soluções que facilitem os processos de abertura de Micro e Pequenas empresas brasileiras e a desburocratização e inovações institucionais. A Prefeitura de Petrolina esteve representada no evento pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Pedro Neto.

O seminário, coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa e da Receita Federal do Brasil, é realizado todos os anos com o objetivo de promover a troca de experiências, o debate e a elaboração de ações com a finalidade de estimular o ambiente dos pequenos negócios no país de forma mais simples...

EMPRESÁRIOS DO GRUPO “MENOR PREÇO” APOIAM MANIFESTAÇÃO DOS CAMINHONEIROS

Antônio Gama (Gaminha) e Laete Valentim que fazem parte do Grupo “Menor Preço” criado no Whatsapp para defender a redução nos valores dos combustíveis na região do São Francisco, um dos mais altos do Nordeste, participaram do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (24) quando anunciaram total e irrestrito apoio ao manifesto dos caminhoneiros em todo o Brasil.

“Estamos apoiando os caminhoneiros e enaltecemos também nesta quinta-feira a iniciativa dos mototaxistas, taxistas e motoristas do uber que apoiaram a paralisação dos caminhoneiros. A mobilização já conseguiu reduzir o valor do diesel em 10%, mas a categoria tem uma pauta de reivindicação mais ampla e por isso os bloqueios nas estradas devem continuar” expressou Gaminha...

CNDL apoia a paralisação dos caminhoneiros e empresas de transporte

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), maior entidade representativa de livre adesão do varejo no Brasil, apoia o movimento promovido pelas empresas de transporte de cargas e caminhoneiros autônomos. Desde segunda-feira, a circulação de veículos de carga está interrompida nas estradas de 24 estados do país.

Entendemos que o custo do frete, que já é alto, vem sendo ainda mais afetado pela alta dos combustíveis devido à política de preços praticada pela Petrobras, desde 3 de julho do ano passado. Dessa forma, os reajustes ocorrem até diariamente, refletindo as variações do petróleo e derivados no mercado internacional, e também do dólar. Somente na semana passada, foram 5 reajustes diários seguidos. Os lojistas são diretamente prejudicados por essas altas constantes e também pagam a conta.

Segundo a Associação dos Caminhoneiros, a incidência tributária é responsável por 27% do preço final do produto, sendo 1% Cide, 12% Pis/Cofins e 14% ICMS. A cobrança da Cide é de R$ 0,10 por litro de gasolina e de R$ 0,05 por litro de diesel...

ZONA AZUL AFUGENTA EMPRESÁRIOS DE JUAZEIRO

O empresário Carlos Humberto de Góes Santiago, popular Lelego, participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (22) quando externou a sua indignação com o serviço de Estacionamento Rotativo Zona Azul na área central de Juazeiro, razão que o levou a transferir a sua empresa (corretora de seguros) para Petrolina.

“Não só a população vem sofrendo, mas os comerciantes que são os maiores prejudicados com uma empresa que se implantou em Juazeiro por meio de uma licitação pública feita pelo Município e que está afetando diretamente o orçamento dos munícipes. Estou aqui para solicitar da Câmara e do Poder Executivo uma revisão nos serviços, pois já fiz uma denúncia no Ministério Púbico e estou aguardando o resultado, pois é inconcebível que ela continue afetando a economia dessa maneira” pontuou Carlos Humberto...

Juntas Comerciais querem padronizar processo de abertura de empresas em todo o Brasil

Como forma de buscar melhorias para o ambiente empresarial brasileiro, as Juntas Comerciais estão trabalhando para padronizar em todo o País o sistema de tramitação dos processos de registro comercial, como abertura e fechamento de empresas. O assunto foi um dos temas discutidos no encontro promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), realizado na sede da Junta Comercial de Pernambuco, no Recife, na terça-feira (16).

Segundo Sâmya Bastos, presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), a ideia é padronizar as exigências referentes a documentação apresentada, unificando entendimentos entre Juntas Comerciais para que o empresário possa transitar de um estado a outro sem ter divergências de procedimentos...

CDL Petrolina firma parceria com empresa júnior da Univasf para realização de pesquisas de mercado

Com o objetivo de analisar como está sendo trabalhado o marketing dos seus associados, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina vai realizar uma grande pesquisa de mercado para obtenção de dados necessários para mensuração de eficiência e eficácia dessas ações. Para isso, a entidade representativa do comércio local firmou parceria com a empresa júnior de consultoria empresarial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Prospere Consultoria.

"Nossa intenção é fortalecer cada vez mais o nosso comércio, e entendemos o marketing como imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso estamos sempre buscando formas de conscientizar os empresários sobre a importância de estarem atualizados e conscientes das melhores estratégias para promover seus negócios", comentou o Presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar...

Refis: Micro e Pequenas Empresas terão o mesmo tratamento que companhias de médio e grande porte

A partir deste ano, as micro e pequenas empresas poderão quitar e parcelar as suas dívidas tributárias, mesmo benefício que já havia sido concedido a companhias de médio e grande porte. Isso porque foi promulgada e publicada no início de abril a Lei Complementar 162/2018, que institui o Refis para esse segmento de empreendedores.

O programa de refinanciamento, permitido às empresas que optaram pelo Simples, regime simplificado de tributação, havia sido aprovado pelo Senado no final de 2017 e vetado na íntegra pelo presidente Michel Temer. A justificativa para os cortes, segundo o governo, era a limitação orçamentária...