Petrolina recebeu mais um incentivo para investir na exportação. Quinta-feira (3), aconteceu na cidade o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), desenvolvido e implementado, em várias regiões do país, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O titular da pasta, Armando Monteiro, veio ao município pernambucano para lançar o plano. O prefeito, Julio Lossio, acompanhou o evento ao lado de Monteiro.
No Vale do São Francisco o PNCE vai beneficiar, especialmente, empresas e negócios que integram os setores de fruticultura, vitivinicultura, gesso e couro. As empresas participantes não terão ônus e serão assistidas por membros do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que terão seus extensionistas vinculados à FACAPE. Durante o evento, o diretor-presidente da Instituição de Ensino, Rinaldo Remígio, assinou junto com Armando Monteiro e Julio Lossio o convênio para início dos trabalhos do PEIEX em Petrolina.
Em sua fala, o prefeito Lossio destacou que a gestão municipal tem criado ferramentas para o fomento de atividades econômicas que serão incentivadas pelo Projeto. O gestor municipal elencou a ação da Ilha do Vinho, desenvolvida junto as famílias da Ilha do Massangano e que incentiva o cultivo de uva na área para complemento da renda familiar, através da produção de suco e vinho. Outra ação do governo de Petrolina, destacada pelo prefeito, foi a Escola de Couro, que habilita pessoas da comunidade para produzir materiais e produtos que tem o couro como matéria prima.
“Temos aqui na nossa gestão dois grandes projetos que têm beneficiado várias pessoas em Petrolina e estão na lista de segmentos que vão ser trabalhados para exportação pelo MDIC: a uva e o couro. A cultura da exportação na nossa cidade, que já tem força, agora vai despontar ainda mais com esse o apoio do PNCE”, destaca Julio Lossio...