Foram encontrados 610 registros para a palavra: no Brasil

Renan mantém rito de impeachment e Dilma tem nova derrota

O presidente do Senado, Renan Calheiros, rejeitou o cancelamento da votação da Câmara dos Deputados que definiu a continuidade do processo deimpeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A anulação das sessões dos dias 15,16 e 17 de abril foi deteminada hoje pelo deputado Waldir Maranhão, presidente interino da Casa. "Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo", afirmou Calheiros na decisão. 

Os argumentos para a anulação..

URGENTE: Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas

A Justiça mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país por 72 horas. A medida começará a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2). A decisão, de 26 de abril, é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE).

As cinco operadoras —TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel— já receberam a determinação e informaram que vão cumprir. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil...

FBF define 3ª vaga baiana no Brasileirão da Série D, mas deixa dúvida sobre segundo clube

Em ofício divulgado nesta quinta-feira (28), a Federação Bahiana de Futebol determinou os critérios para determinar a terceira vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2016.

Segundo o documento, a nova vaga para a quarta divisão nacional será do clube melhor colocado da classificação geral da competição, com exceção das equipes que estejam nas séries A e B do Brasileirão (Vitória e Bahia) e das já classificadas para o certame desse ano.

Com a classificação do Flu de Feira já garantida, graças ao título da Copa Governador, agora a dúvida recai sobre a segunda vaga para a Série D 2016. Na decisão do terceiro lugar do Baianão, o Touro do Sertão almeja uma vaga para o Nordestão do próximo ano. Entretanto, se a Juazeirense escolher esta alternativa, a segunda vaga também seria do tricolor e não existe ainda uma definição do critério que será utilizado nesse caso, mesmo com o Cancão de Fogo sendo vice da Copa realizada no final de 2015.

Vale lembrar que em 2014, um caso parecido aconteceu no cenário estadual. O Conquista foi o melhor clube colocado do estadual fora da dupla Ba-Vi e cedeu a sua vaga da Copa Governador para o Jacuipense, terceiro colocado do torneio (leia aqui). Campeão da Copa, o Bahia de Feira ficou de fora da seleção por ter escolhido ao final do torneio uma vaga na Copa do Brasil, caso parecido com o que aconteceu a Juazeirense na temporada passada. Assim, é provável que o clube do Vale do São Francisco possa ficar de fora da quarta divisão desse ano. Durante a semana, o Bahia Notícias pediu explicações sobre a segunda vaga, mas não conseguiu uma definição precisa da FBF.

O clube melhor colocado do estadual, com exceção de Bahia, Vitória, Flu e Juazeirense, é o Galícia. Já na Copa Governador do último ano, a ordem de classificação ficou com Touro, Cancão e Bahia de Feira...

Quase 40% dos professores da rede pública não possuem formação adequada no Brasil

Cerca de 39% dos professores da rede pública, nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, não possuem formação adequada para dar aulas. A estatística referente ao ano de 2015 foi divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento aponta que a disciplina com a maior proporção de professores sem licenciatura na área é física, com 68,7%. Ela é seguida por Geografia (62,3%), História (60,1%), Ciências (59,9%), Matemática (51,3%), Química (46,3%), Língua Portuguesa (42%) e Biologia (21,6%). "Se quisermos melhorar a qualidade da educação, temos de melhorar a formação do professor", avaliou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além dos professores sem licenciatura na área, também existem casos em que os docentes não possuem qualquer graduação. A situação é proibida, mas corresponde a 12,7% dos professores da rede pública. ..

Frente inicia semana de mobilização nacional pela democracia, contra o golpe e à favor das conquistas sociais no Brasil

A Frente Brasil Popular de Petrolina que reúne entidades do movimento social e partidos de esquerda do município, integra a programação do Dia Nacional de Mobilização no próximo 31 de março, quando haverá também uma Marcha a Brasília e manifestações em várias cidades brasileiras. Em Petrolina, a programação será intensificada a partir dessa segunda-feira, 28, com a Plenária Popular no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a partir das 18h.

A plenária será o momento de apresentação oficial da Frente na cidade e haverá ainda um debate sobre a conjuntura política atual, além de discutir as principais ações para o grande ato popular marcado para a quinta-feira, 31, com concentração a partir das 14h, na Praça do Bambuzinho, Centro de Petrolina...

Mosquitos já transmitem 37 vírus no Brasil

Após o vírus zika surpreender com sua rápida disseminação e possível associação com a microcefalia, especialistas brasileiros alertam para os riscos de outras doenças virais transmitidas por mosquitos, as chamadas arboviroses. Nas últimas três décadas, mais que dobrou o número de arbovírus catalogados no Brasil. Segundo registros do Instituto Evandro Chagas, órgão referência em medicina tropical e vinculado ao Ministério da Saúde, já circulam no território nacional 210 arbovírus, ante 95 na década de 1980. Pelo menos 37 são capazes de provocar doenças em humanos e três deles chamam a atenção por já terem causado pequenos surtos em áreas urbanas.

Uma delas é a febre do Mayaro, doença com sintomas parecidos com os da chikungunya e transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus, mesmo vetor da febre amarela silvestre. A arbovirose já foi registrada em vários Estados do Norte e Centro-Oeste. Os mais recentes dados epidemiológicos disponíveis no site do Ministério da Saúde mostram que, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, foram 197 notificações distribuídas por nove Estados brasileiros. Não há registros de mortes provocadas pela doença, mas, assim como na chikungunya, os infectados podem permanecer com dores articulares por semanas ou meses...

Uma Semana Santa pela Paz no Brasil

Roberto Malvezzi (Gogó)

Seria interessante que os cristãos preocupados com a paz e a justiça se voltassem essa semana santa para o jejum e oração pelo Brasil. Não nos esqueçamos que essas foram as grandes armas dos maiores pacifistas do mundo, como Gandhi, Luther King, Mandela, D. Hélder e o próprio Jesus...

Ato contra a corrupção no Brasil acontecerá neste domingo em Juazeiro

Está marcado para este domingo, 13 de março, mais uma manifestação contra a corrupção em todo o país. Em Juazeiro os manifestantes irão se concentrar às 9h, na Praça São Tiago Maior, Orla da cidade.

O programa Geraldo José desta sexta-feira (11) contou com a participação de lideranças que compõem o evento. Para o presidente do diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Antônio José da Silva Sales, o movimento em Juazeiro será pacífico e irá pedir explicações sobre a crise econômica que o Brasil enfrenta...

ARTIGO: O avanço das bicicletas no Brasil e no mundo

Hoje, no Brasil, são mais de 60 milhões de bicicletas — metade usadas pela população para ir ao trabalho. Segundo a pesquisa Origem e Destino do metrô, aplicada na Região Metropolitana de São Paulo, o uso desse tipo de deslocamento aumentou 18% entre 1997 e 2008. 22% das viagens de bicicleta têm por motivo o alto custo da condução e 57%, a pequena distância da viagem.

Maiores reféns do trânsito, as grandes capitais já recebem algumas iniciativas. Por exemplo, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo contam com o sistema de aluguel de bicicleta – Bike Rio e Ciclo Sampa – resultado da parceria entre as prefeituras e bancos. O projeto vem atraindo um grande número de adeptos. No Rio, a iniciativa aumentou o número de postos e bicicletas para atender a demanda...

Novo acordo ortográfico é obrigatório a partir de hoje no Brasil

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009. A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016...