Foram encontrados 204 registros para a palavra: sangue

Estudantes da Univasf realizam cadastro de doadores de medula óssea em parceria com o Hemocentro de Petrolina

Será realizada nesta quarta-feira (26), no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma ação para cadastro de doadores de medula óssea, no espaço cantinho das mães, próximo ao Restaurante Universitário (RU). A atividade, que acontece das 8h às 12h, será realizada pelo Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope), com a colaboração de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Qualquer pessoa entre 18 e 35 anos pode se cadastrar como doador. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha com dados pessoais, na assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido e na coleta de uma amostra de cinco mililitros de sangue. Os interessados precisam levar documento de identidade com foto (RG) e CPF...

Hemoba recebe exposição sobre culto aos orixás na religião de matriz africana

A Hemoba recebe em sua sede em Salvador, no próximo sábado (08), a Exposição Iorubá - "Expressão Amada Africana", da artista plástica Natiane Oliveira, das 7h30 às 16h.

São 12 telas em acrílica que expõem o culto aos orixás pelos olhos da autora das obras, que buscam envolver e levar conhecimento de forma pedagógica ao público, ensinando sobre as características e simbologias que representam essas entidades...

Hemoba mobiliza mais de 15 mil voluntários à doação na Bahia

A campanha do Junho Vermelho deste ano da Hemoba teve a participação de 15.467 voluntários com 11.806 bolsas de sangue coletadas na capital e no interior. Foi o maior número de doadores no mês de junho dos últimos cinco anos.

Um aumento de 21,3% em relação a junho de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19, quando 12.752 candidatos estiveram presentes nas unidades da Fundação...

UPAE Petrolina Promove Campanha Junho Vermelho para Conscientizar sobre Doação de Sangue

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizou uma campanha de conscientização sobre a doação de sangue como parte da iniciativa Junho Vermelho.

A campanha teve como objetivo sensibilizar os funcionários e colaboradores sobre a necessidade urgente de doações de sangue, especialmente durante os períodos festivos, quando os estoques nos hemocentros costumam diminuir consideravelmente...

Hemoba lança campanha de São João para doação de sangue

Com o tema São João Solidário – Salvar vidas é a nossa tradição, a Hemoba lança nesta semana a campanha para manter os estoques de sangue em nível seguro. A ação inclui peças para as redes sociais, banners para sites, spot para emissoras de rádio e vídeo que buscam sensibilizar a população baiana para a necessidade da doação de sangue, principalmente, no período junino.

A campanha faz parte do Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue, e também das ações promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), para garantir que baianos e turistas possam curtir com toda a estrutura necessária os festejos do São João.  ..

No Dia do Doador de Sangue o Conselho Estadual de Saúde destaca a importância de ações regulares de incentivo a doação

No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado todos os anos no dia 14 de junho, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia reforça a importância de ser um doador regular e cobra a realização de ações e campanhas de incentivo durante todo o ano.

A doação regular dos voluntários é um dos meios mais eficazes para manter o estoque de sangue em nível seguro. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações...

HU-Univasf/Ebserh celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue: um ato simples que pode salvar vidas

"Um ato de amor que pode salvar vidas". É assim que o administrador Iuller Xavier, de 39 anos, define a doação de sangue. Aos 18 anos, ele fez a primeira doação para ajudar um amigo no Hemominas de Juiz de Fora, instituição parceira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Depois disso, ele se tornou um doador frequente e todos os anos faz a quantidade máxima de doações permitidas, que atualmente são quatro...

Dia Mundial do Doador de Sangue será comemorado na Hemoba ao ritmo de forró

O Dia Mundial do Doador de Sangue (14) será comemorado na Hemoba ao ritmo de forró. A sede da Fundação, em Salvador, irá se transformar num "arraiá" e receberá a banda Flor de Milho, que cantará clássicos juninos, a partir das 11h. A programação faz parte da campanha Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue.  

Geralmente, em junho, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.  ..

Hemoba celebra Junho Vermelho com programação de incentivo à doação de sangue

Para celebrar o Junho Vermelho, a Fundação Hemoba promove uma programação durante o período e integra a campanha nacional Conectados pela Solidariedade do projeto Hemocentro Unidos.

Neste mês, comemora-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue.  ..

Com estoque crítico, Hemoba lança campanha para incentivar a doação de sangue

Com o objetivo de abastecer o estoque de sangue, que está em nível crítico, a Fundação Hemoba lança a campanha “Doe sangue e abasteça a esperança de quem precisa”.

Para mobilização de doadores voluntários, a ação conta com anúncio de jornal, outdoors, banners para internet, cards patrocinados com geolocalização para as mídias sociais e spot para rádio...

Artigo: “Trago nas veias o sangue do açoitado e do açoitador”

Não é comum que a mídia brasileira dê ampla repercussão a eventos culturais ocorridos na “terrinha” de além-mar, mas na última terça-feira, 24 de abril, foi diferente. Tratava-se do discurso de aceitação do Prêmio Camões, o mais importante do mundo lusófono, concedido a Chico Buarque de Hollanda em 2019 e finalmente entregue em Lisboa, na véspera do 25 de abril, quando Portugal comemora o aniversário da Revolução dos Cravos. Em seu discurso Chico exaltou a efeméride, evocando os versos de sua canção Tanto mar, sem deixar de lembrar também – num gesto ousado que a presença de tantas autoridades portuguesas não inibiu – seus antepassados cristãos-novos (Diogo Pires e Orovida Fidalgo) que viriam dar com os costados no Nordeste brasileiro ainda no século XVI, fugindo da perseguição implacável dos inquisidores ibéricos.

A ampla cobertura do evento, no G1, Uol e similares, destacou quase que exclusivamente – por motivos óbvios e mais do que justos – a estocada no ex-presidente brasileiro a quem Chico, com admirável ironia, “agradeceu” (tendo a sabedoria de não citá-lo nominalmente, no que o sigo aqui), por sua “rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões” com a sua assinatura quando a distinção foi concedida. Desincumbido, portanto, de comentar o fato de olho em suas consequências imediatas para o noticiário, gostaria de deslocar a ênfase para outras passagens da fala de Chico, igualmente contundentes e merecedoras de destaque. Essa uma das vantagens em atuar na esfera acadêmica, ao menos em seu sentido original; despreocupado da obrigação de “permanecer relevante”, gerar likes, repercutir, enfim, o pesquisador pode se concentrar naquilo que à primeira vista parece lateral e secundário, mas que na maioria das vezes é exatamente onde está a beleza mais humana e irrepetível de um momento singular...

Aprovado na Câmara de Petrolina, projeto que isenta doadores de sangue do pagamento de inscrição em concurso público

Foi aprovado nesta terça-feira (14), pela Câmara de Vereadores de Petrolina, por 15 votos a zero, o Projeto de Lei nº 023/2022 que isenta doadores de sangue do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito municipal.

De acordo com a matéria, para ter direito à isenção o doador deverá comprovar que realizou duas doações dentro do período de seis meses anteriores à data da publicação do edital do concurso. A comprovação da condição de doador será efetuada através da apresentação, no ato de inscrição, de documento expedido pela entidade coletora.

Ainda segundo Projeto, a doação deve ser efetuada em órgão oficial de saúde ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município. O benefício da isenção e as regras para sua obtenção serão inseridas e discriminadas nos editais convocatórios para concursos públicos ou processo seletivo...

Com aumento da demanda, Hemoba apela à população para suprir estoque de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com o estoque de sangue em nível crítico, principalmente, pelo aumento da demanda nas unidades hospitalares após o período da pandemia.

O estoque abastece os hospitais nos atendimentos de emergência, cirurgias eletivas (que aumentaram após a pandemia) e transfusões regulares em decorrência de alguma condição de saúde. No momento, é suficiente para apenas três dias...

Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher

Com o tema "Mulheres inspiradoras", a Fundação Hemoba lança campanha para celebrar o Mês da Mulher na próxima quarta-feira (08), às 12h, no Hemocentro Coordenador, em Salvador, com a apresentação de integrantes do bloco afro Malê Debalê.

Será uma homenagem às profissionais e pacientes da instituição e às doadoras, que salvam vidas e inspiram outras pessoas com seu exemplo de solidariedade. Além disso, haverá esclarecimentos sobre alguns mitos acerca da doação feminina, como os relacionados à menstruação e à amamentação.  ..

Deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei para incentivar a doação de Sangue no Estado

O Deputado Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um Projeto de Lei com o objetivo de incentivar a doação de sangue no Estado.

Segundo o parlamentar, o processo de daria através da disponibilização de gratuidade para a realização de exame laboratorial de hemograma completo, aos doadores regulares de sangue nos estabelecimentos das redes de saúde pública e privada do Estado...

Alunos de Medicina da Facape promovem 'Calourada Solidária' com doação de sangue em Petrolina

Os estudantes da primeira turma de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) participaram de uma ação diferenciada na última  sexta-feira (17) para marcar o início das atividades acadêmicas. A turma que é composta por 50 alunos realizou uma 'Calourada Solidária' que incluiu a doação de sangue para o estoque do Hemope da cidade.

O diretor acadêmico da Facape, Raimundo Lima Filho, acompanhou a ação e explicou que o objetivo é apresentar aos alunos o processo de coleta de sangue e também incentivar ações de caráter social. "A doação de sangue é um gesto de responsabilidade social e, principalmente, amor ao próximo. Nosso curso de Medicina prioriza uma educação humanista, então é muito importante que já no início das atividades, esses alunos participem desse tipo de iniciativa", disse...

Hemoba mantém unidades prontas para doação de sangue em Salvador e no interior durante o Carnaval

Doar sangue pode salvar vidas. Com milhões de foliões se divertindo em Salvador e nas mais de 60 cidades do interior que promovem a festa, é preciso manter os estoques da Fundação Hemoba abastecidos. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30.  

Neste sábado (18), o Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue) atende, de 8h às 17h, no Salvador Shopping. A doação pode ser feita também nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/ .  ..

Hemoba lança campanha de Carnaval para atender o aumento de demanda

Fevereiro chegou e o Carnaval está próximo. Para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência à população no período de folia, a Hemoba lança nesta semana a campanha publicitária de Carnaval com o slogan "Chame gente.

A Hemoba precisa de todos". Ela conta com peças de vídeo, com a participação do bloco carnavalesco Paroano Sai Milhó, spot para rádio, busdoor e cards para as redes sociais...

Dia Mundial de Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença. Data alerta sobre cânceres de pênis e do sangue

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje (4), reforça a importância da conscientização da sociedade sobre os vários tipos de câncer, como o do sangue. O destaque é para a leucemia, tema do Fevereiro Laranja. Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Otavio Baiocchi, professor do Departamento de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que o câncer no sangue é diagnosticado por exames laboratoriais, principalmente hemograma, além de exames específicos adicionais.

As leucemias, em especial, podem ser divididas em agudas e crônicas. “O que muda é o tempo de evolução e o aparecimento de sintomas”, explica Baiocchi. Nas leucemias agudas, os sintomas e sinais surgem de maneira muito rápida. A doença aparece em qualquer faixa etária, mas é mais comum na infância e na adolescência. Por ser de rápida evolução, apresenta, em geral, alterações no hemograma de instalação rápida, como anemia, baixa de plaquetas, com risco de hemorragia, e baixa imunidade, com risco de infecção. Associado a isso, a pessoa pode ter dores ósseas, aumento de gânglios e do baço...

Com aumento de solicitações, estoque de sangue da Hemoba permanece em estado crítico

Apesar da estabilidade no número de candidatos à doação, a Hemoba continua com o estoque de sangue em estado crítico para todos os tipos sanguíneos. Um dos principais motivos para esta situação é o crescimento da demanda por hemocomponentes nas unidades hospitalares da Bahia nos últimos três meses. Nos três últimos meses, de novembro do ano passado a janeiro de 2023, foram 42.742 solicitações de hemocomponentes, enquanto que no mesmo período anterior atingiram 37.525, um aumento de 14%. 

Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, vários fatores podem explicar o aumento de solicitações de hemocomponentes neste verão, tais como a liberação de cirurgias eletivas após um período de retenção durante a pandemia da Covid-19, um maior fluxo de turistas e de tráfego nas estradas, que cresce o risco de acidentes de trânsito e, por consequência, pode aumentar a demanda por transfusão de sangue. ..