Foram encontrados 68 registros para a palavra: conservação

Consulta pública acontecerá em Salgueiro e Cabrobó para criação de Unidade de Conservação em PE

Desde 2014 os estudos realizados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em virtude do Programa Básico 23 – PBA 23 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), por meio do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), começaram a ser trabalhados em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Prefeituras de Salgueiro e Cabrobó.

Além dessas instituições, também estão envolvidos diversos atores com atuação na área como INCRA, IPA, COMPESA, sindicatos, associações e população local, resultando na presente proposta de criação de Unidade de Conservação (UC). A UC destina-se à proteção de um Complexo de Serras que ainda abriga importantes representantes da flora e da fauna do Bioma Caatinga...

Implantação de Unidades de Conservação e permanência das famílias são pautadas em Juazeiro

A implantação de Unidades de Conservação no Território Sertão do São Francisco – TSSF, na Bahia, esteve em pauta durante reunião extraordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - Cerbcaat. O encontro aconteceu nos dias 30, no auditório do Irpaa, e 31/10, em Quixaba, Sento Sé.

A médica veterinária e representante do ICMBio no evento, Camile Lugarini, apresentou para representantes de organizações da sociedade civil e órgãos governamentais informações sobre quatro Unidades de Conservação em implantação na região. Em Curaçá e Juazeiro foram criadas as Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ararinha-Azul. Já a Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça e Parque Nacional do Boqueirão da Onça, envolvem Sento Sé, Campo Formoso, Umburanas, Juazeiro, Sobradinho e Morro do Chapéu...

Dia Nacional da Abelha e o que o Cemafauna tem feito em favor da sua conservação na Caatinga

O Dia da Abelha, nacionalmente celebrado hoje, 3 de Outubro, deve lembrar da importância destes animais simpáticos e fundamentais para a sobrevivência humana. No resto do mundo foi estabelecido o 20 de Maio como Dia das Abelhas por ser a data do nascimento de Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.

As abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 70 das 100 espécies de vegetais que fornecem 90% dos alimentos para um planeta habitado por sete bilhões de pessoas, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), de Junho de 2014...

DER inicia conservação da Estrada da Uva e do Vinho, na região do São Francisco

Começaram as ações de conservação da PE-574, conhecida como Estrada da Uva e do Vinho, através da operação tapa-buracos. Serão contemplados 62,5 quilômetros da via, no trecho que vai da BR-428, perto de Lagoa Grande, até Santa Maria da Boa Vista, na região do São Francisco, beneficiando diretamente mais de 67 mil habitantes dos dois municípios.

A iniciativa, que estava prevista no cronograma de serviços do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, deverá ser concluída no próximo mês de outubro, atendendo aos pedidos dos moradores daquela localidade do sertão pernambucano. A finalidade é proporcionar melhores condições de trafegabilidade na via, facilitando a mobilidade das pessoas...

Evento mostra pesquisas e experiências de uso e conservação da Caatinga

Um amplo leque de possibilidades de uso e conservação do Bioma Caatinga está sendo evidenciado pela pesquisa científica e pelas experiências da sociedade civil. Os trabalhos realizados pelas mais diversas instituições vêm mostrando que é possível utilizar os recursos naturais, gerar renda e ainda preservar a natureza, além de recuperar as áreas já degradadas. 

Todas essas alternativas foram apresentadas e debatidas durante o II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic) e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, realizado entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto, no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA. O evento reuniu mais de 400 participantes, entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, produtores e outros interessados, oriundos de sete estados do Nordeste, além de outras regiões...

Evento discutirá conservação e uso sustentável dos recursos da Caatinga

Em sua segunda edição, o Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA, apresenta uma programação extensa e diversificada. Serão palestras, mesas redondas, workshops, apresentações orais e em pôster e visitas técnicas, com temáticas que abordam a conservação e o uso sustentável dos recursos do bioma.

Com mais de 650 inscritos, o público alvo do simpósio é formado por professores e estudantes, pesquisadores, técnicos, produtores, gestores e sociedade civil em geral. A expectativa dos organizadores é de que o evento se consolide como um espaço de discussão sobre o uso e manejo dos recursos naturais da Caatinga, e através dele os participantes possam atualizar seus conhecimentos sobre o bioma e discutir estratégias voltadas para um desenvolvimento sustentável da região. ..

5ª Sessão do First Friday propõe a discussão do tema - 'Isto é Conservação!'

'Isto é Conservação' será o próximo tema a ser debatido na quinta sessão do projeto científico-cultural 'First Friday', realizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE.

No dia 06 de julho, às 9h, o auditório do Museu de Fauna da Caatinga espera receber estudantes, professores e profissionais da área da ecologia, biologia, medicina veterinária para discutir sobre o tema proposto ministrado pela bióloga Claudia Campos, pesquisadora no "Instituto Pró-Carnívoros", coordenadora e pesquisadora no "Programa Amigos da Onça"...

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO LANÇA MANUAL DE SINALIZAÇÃO DE TRILHAS

Mais de 60% dos visitantes de unidades de conservação (UCs) utilizam as trilhas como principal meio de recreação, seja para alcançar uma cachoeira ou um mirante, seja como um atrativo em si, quando o próprio passeio na trilha é o principal objetivo da visita. Para tornar esses trajetos mais acessíveis, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de aprovar, através da Portaria, o Manual de Sinalização de Trilhas para Unidades de Conservação Federais.

 “O propósito do manual é oferecer uma base comum para que a sinalização de trilhas seja realizada segundo um referencial técnico unificado”, destaca Pedro Menezes, coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio...

Novo gerador garante conservação de vacinas para municípios do Agreste de Pernambuco

A Gerência Regional de Saúde ( V GERES), sediada em Garanhuns, foi contemplada pela Secretaria Estadual de Saúde com um novo gerador para o setor de vacinas, do Programa Nacional de Imunização, que atende 21 municípios do Agreste Meridional.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, o gerador é fundamental para garantir o suprimento emergencial de energia elétrica. "Não podemos prescindir de energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos de maneira contínua. Com este novo gerador, investimento do Governo do Estado, estamos garantindo a conservação dos Imunobiológicos entre 2° C a 8° C positivos, sem preocupação de queda da rede de energia elétrica", explica a gestora.

O investimento é do Fundo Estadual de Saúde de Pernambuco. O motor do gerador tem potência de 71cv, movido à diesel, com capacidade para 200L, que gera 55KVA, em frequência de 60hz, e já está em funcionamento. ..

I Seminário Bonfinense sobre Unidades de Conservação da Natureza acontecerá no Campus Senhor do Bonfim

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, no dia 2 de fevereiro, o I Seminário Bonfinense sobre Unidades de Conservação da Natureza. O evento acontecerá no auditório do Campus Senhor do Bonfim, das 8h às 12h, e terá como tema “Criação, manejo e avaliação de efetividade de gestão nas Unidades de Conservação”. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

O evento é organizado pelos grupos de pesquisa Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental (Gema) e Restauração Ecológica, Conservação e Conectividade (Reconecta). A programação será dirigida por membros do Gema, que irão abordar como se dá a criação, manejo, avaliação de efetividades e metodologias que são usadas para pesquisar as Unidades de Conservação (UC). A iniciativa visa apresentar e discutir o método de avaliação de efetividade que será abordado pelo Gema em sua pesquisa...

Cemafauna sedia oficina do ICMBio sobre PAN para a conservação da Ararinha-azul em Petrolina

 

Durante os dias 13 a 17 desse mês o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina-PE, sediará uma programação que conta com reuniões e rodadas de apresentações que fazem parte do Plano de Ação Nacional para a conservação da ararinha-azul (PAN Ararinha-azul) promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o ICMBio, a oficina tem público específico, voltado para pesquisadores, representantes comunitários, gestores públicos das três esferas governamentais, empresas, dentre outros atores importantes para a conservação da ararina-azul e seu habitat. Tem por objetivos concretizar a monitoria final e avaliação final do PAN Ararinha-azul – 1º Ciclo, também a elaboração do PAN Ararinha-azul – 2º Ciclo, com ações tangíveis e pragmáticas que reflitam uma melhoria na conservação do foco do PAN e com compromissos estabelecidos para sua implantação no período de 2018 a 2022...

Pesquisa revela que 67% das rodovias federais estão em bom estado de conservação

Após rodar por mais de 52 mil quilômetros de estradas pavimentadas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu que 67,5% das rodovias federais brasileiras estão em bom estado de conservação. Em Pernambuco, no entanto, este número é de 59%. O Estado tem o oitavo pior Índice de Condição da Manutenção (ICM) do País, ficando atrás de estados como Tocantins, Roraima e Paraíba. 

O levantamento leva em conta a ocorrência e a frequência de defeitos no pavimento, além de critérios de conservação como a sinalização, a drenagem e altura da vegetação que beira as BRs. É uma avaliação feita quilômetro a quilômetro, com a ajuda de satélites e aplicativos, que indicou condições ruins e péssimas em 15% das rodovias federais que cortam Pernambuco. Outros 26% da malha rodoviária foram considerados regulares no Estado. ..

MORADOR RECLAMA DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO PARQUE INFANTIL NO RESIDENCIAL JUAZEIRO III

Morador do Residencial Juazeiro III, bairro Itaberaba, João Marcos dos Santos Melo, escreveu ao Blog Geraldo José reclamando da atual situação do parque infantil naquela comunidade. Veja o que ele expressou:

“Geraldo, o tão aguardado Dia das Crianças chegou e ao que tudo indica, a diversão será improvisada aqui nos residenciais. Veja a realidade do parque, até a areia é muito suja. As pessoas entram lá com cachorros, muitos deles vivem lá, passam a maior parte do tempo deitados e dormindo nos parquinhos e as crianças correm o risco de pegar doenças por causa das fezes. Dejetos de cavalo atrapalham a entrada do parquinho da quadra principal do Residencial Juazeiro III que ficam localizado a cerca de 800m de distância do outro. Entulhos se espalham entre as marcas das pisadas na areia, dos pequenos que correm por lá. Dá para encontrar até sacolas de lixo, fraldas descartáveis, chinelos, pedras, escova de cabelo e embalagens de comida. É uma vergonha dizer que isso é um parque. O pior é que, quebrado ou não, outras crianças brincam nele. Elas não têm opção. Está tudo sujo e enferrujado. Lixo e muita sujeira cobrem a areia. Os galhos secos tornam-se risco de furar os pés. Além do famoso balanço, várias gangorras quebradas – com barulho que indica falta de óleo – ficam de lado, à espera de conserto. Queria pedir uma solicitação de manutenção à prefeitura de Juazeiro, ou até mesmo uma reforma geral! Preservar para não acabar, as áreas de lazer precisam de revisão periódica. A preservação evita a deterioração. É natural que os objetos sofram desgaste, mas estudar o clima local é uma forma de diminuí-lo. Geraldo outra alternativa é a constante regulação dos materiais, como limpeza para evitar acúmulo de folhas, sacos de lixos e dejetos de animais, pintura e reparos em fixações de modo a impedir que as crianças se machuquem! Sujeira e ferrugem compõem o cenário dos parquinhos das quadras dos Residenciais 1, 2 e 3 aqui no Bairro Itaberaba! Situação essa que inibe o direito das crianças especialmente em seu dia comemorado no calendário e decretado feriado, o dia 12 de outubro a fazerem o uso do bem público”...

UNEB JUAZEIRO REALIZA II SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

O programa de mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai realizar o II Seminário do Grupo de Estudos em Etnobiologia e Conservação dos recursos Naturais nos dias 10 e 11 de agosto, na unidade. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo promover um debate entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, buscando uma melhor compreensão das percepções e representações das pessoas sobre o ambiente na região semiárida do Nordeste brasileiro.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras) devem realizar inscrição, no site do evento, até o dia 5 de agosto. As inscrições de ouvintes seguem abertas no mesmo endereço eletrônico. A programação do evento reserva palestra, mesa-redonda, minicursos e apresentações de trabalhos. Para certificação dos minicursos e participação no evento, os inscritos deverão ter no mínimo 75% de frequência...

Conservação dos biomas é tema do Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas

Um painel sobre a atuação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi apresentado nesta segunda-feira (10/07) aos participantes do Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas (SP).  A proposta foi mostrar aos gestores ambientais estaduais e municipais os serviços, atribuições e limitações da atuação dos órgãos federais na implementação das políticas públicas na área ambiental.

O debate ocorreu durante os Diálogos Nacionais de Meio Ambiente, dentro da programação oficial do Fórum. Os secretários de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, e de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Jair Tanus, a secretária substituta de Biodiversidade do MMA, Moara Giesson, a presidente do Ibama, Suely Araújo e o analista ambiental Alexandre Carneiro traçaram o perfil dos órgãos onde atuam e dos serviços prestados. 

Foram abordados temas como recursos financeiros, fiscalização e licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), combate ao desmatamento e programas e projetos de preservação da biodiversidade. Edson Duarte aproveitou o encontro para convidar oficialmente os municípios a aderirem à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do MMA que atua para a melhoria da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente...

Importante estrada de Petrolina recebe conservação

Atendendo antiga reivindicação dos petrolinenses, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, está realizando os serviços de conservação viária da PE-655, também conhecida como Estrada de Tapera. O trecho contemplado possui 32 quilômetros e liga o Centro Industrial de Petrolina à divisa de Pernambuco com a Bahia.

Nesta intervenção estão sendo realizados os serviços de roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos, além da operação tapa-buracos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final do próximo mês de julho. A iniciativa tem a finalidade de melhorar as condições de trafegabilidade na via  e garantir mais segurança aos usuários...

Importante estrada de Petrolina recebe conservação

Atendendo antiga reivindicação dos petrolinenses, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, está realizando os serviços de conservação viária da PE-655, também conhecida como Estrada de Tapera. O trecho contemplado possui 32 quilômetros e liga o Centro Industrial de Petrolina à divisa de Pernambuco com a Bahia.

Nesta intervenção estão sendo realizados os serviços de roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos, além da operação tapa-buracos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final do próximo mês de julho. A iniciativa tem a finalidade de melhorar as condições de trafegabilidade na via  e garantir mais segurança aos usuários...

BA-210 recebe serviços de conservação e manutenção

Juazeiro está entre as 350 cidades baianas que serão beneficiadas com os serviços de conservação e manutenção de estradas. Iniciada no mês de março a intervenção é realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Seinfra) e chega a Juazeiro graças à gestão do Prefeito Paulo Bonfim junto ao estado.

A previsão é de execução de serviços em mais de 18 mil km de extensão, distribuídos em 23 áreas do estado. Na região, além de Juazeiro também serão beneficiadas: Remanso, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. “Em Juazeiro os serviços estão acontecendo na BA-210, no final do mês passado iniciou a recuperação no trecho que vai para o distrito do Junco e a cidade de Sobradinho, e no final da semana passada outra frente iniciou a recuperação no trecho que vai para os distritos de Mandacarú, Maniçoba e Itamotinga e também para a cidade de Curaçá”, explica o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves...

Campanha salarial: Sindilimp-BA fará assembleias em cada local de trabalho das empresas de asseio e conservação

O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Intermunicipal (Sindilimp-BA) realizou sábado (04), uma assembleia geral das trabalhadoras e trabalhadores das empresas de asseio e conservação na sede da entidade. "A decisão da categoria foi REJEITAR a proposta patronal apresentada pelo Seac (Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado da Bahia) de um reajuste salarial de 4%. A resposta da categoria aponta para o caminho da mobilização e da luta. O Sindilimp-BA, cumprindo a decisão coletiva, fará assembleias em cada local de trabalho durante esta semana", informa Ana Angélica Rabello, coordenadora geral do sindicato. 

O Sindilimp-BA estará em unidades escolares municipais, estaduais, secretarias, empresas públicas e privadas, postos de saúde, shoppings, Polo de Camaçari e em todos os municípios da Bahia em que tiverem representação. "O Sindilimp-BA cumpre seu papel que é o de organizar a categoria para fazer avançar os direitos conquistados e impedir quaisquer retrocessos. O Sindicato não contrata e não paga os terceirizados. Quem tem obrigação de pagar em dia são as empresas", destaca a sindicalista. ..

Prefeito Julio Lossio participa de reunião com membros do programa das Unidades de Conservação da Caatinga

Os proprietários rurais que integram o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), participaram da última reunião prevista no calendário anual, na manhã desta segunda (12). O encontro contou com a presença do prefeito Julio Lossio, que falou sobre a importância do projeto.  

"Em Petrolina, propusemos e iniciamos um modelo inovador de conservação de nossa Caatinga, com a criação das  UCCAS, que envolvem o proprietário da terra em um processo de adesão voluntária, remunerando-o pela manutenção da fauna e da flora. O sertanejo que antes desmatava e caçava, agora cuida.O objetivo agora é estimular o desenvolvimento de atividades econômicas.O turismo rural, a apicultura com abelhas da caatinga, a produção cosmética e farmacêutica com as nossas espécies, cuja resistência, certamente, pode traduzir em importante inovação na cosmetologia e na farmacologia.Há muito a ser feito, pelo bem da Caatinga, pelo bem do sertanejo", destacou.  ..