Foram encontrados 46 registros para a palavra: Seagri

Portal digital da Seagri deve reunir dados sobre produção agrícola na Bahia

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Costa, anunciou, em entrevista ao Bahia Notícias, o desenvolvimento de um portal que deverá reunir dados sobre a produção agrícola do estado. A plataforma, que deve ser lançada na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) deste ano, trará ainda um mapa com informações úteis para investidores e produtores rurais.

Lucas Costa explicou que essa é uma iniciativa promovida junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) e outras vinte entidades. A primeira etapa, de acordo com o responsável pela pasta "a primeira etapa está praticamente concluída" e com a implementação completa da ferramenta se saberá qual o território que melhor produz e qual tipo de cultivo é o mais indicado para cada localidade...

Deputado Roberto Carlos apresenta pleitos de Juazeiro, Filadélfia e Senhor do Bonfim na Seagri e é atendido

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, promoveu uma audiência na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura – Seagri, com o secretário Lucas Teixeira Costa, o assessor do município de Juazeiro, Luizinho Dantas, o ex-prefeito de Filadélfia, Barbosa Júnior e o Secretário Municipal de Agricultura de Senhor Bonfim, Fábio Cedraz, para apresentar os pleitos dos três municípios, bem como a liberação de tratores e implementos agrícolas para o fortalecimento da agricultura nas respectivas cidades.

Segundo o parlamentar, o que se pretende é ampliar as estratégias de incentivo à agricultura nos municípios, formulando e executando políticas públicas para o desenvolvimento da agropecuária. “Conheço os principais dilemas da agricultura do povo sertanejo, devido aos problemas causados pela estiagem em nosso Estado, pois sou um homem do sertão. Vou trabalhar para que possamos criar mais políticas públicas que beneficiem os agricultores de toda Bahia, em parceria com o estado e com os municípios”, disse o deputado Roberto Carlos...

Sihs e Seagri analisam criação de plataforma para uso do solo e da água na Bahia

Os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, e da Agricultura, Lucas Costa, estiveram reunidos, na quarta-feira (13), para discutir sobre o uso do solo. Foram analisadas as possibilidades para estabelecer uma cooperação entre a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) ea  Secretaria da Agricultura (Seagri) com o intuito de montar uma rede de parceiros para mapear o usos de terra e água no Estado.

A ideia é promover uma interação com o Portal da Água, aliando os interesses das áreas de infraestrutura hídrica e agricultura. Leonardo Góes propôs ainda uma integração com instâncias federais. "Os gestores precisam conhecer seu território de atuação para tomar as decisões mais adequadas e de maneira conjunta. E uma plataforma acessível e integrada pode fornecer dados e informações valiosas e qualificadas para a o desenvolvimento da Bahia", afirmou. ..

Programa Cabra Produtiva incentiva a produção de queijos finos no Sertão do São Francisco

O programa Geraldo José de sexta-feira (15) contou com a participação do deputado estadual Roberto Carlos (PDT)  que estava acompanhado do Coordenador de Operações Especiais da ADAB, Adilson Pinheiro, e do diretor de Desenvolvimento da Pecuária da SEAGRI, Fábio Cedraz Oliveira.

Na oportunidade, o parlamentar explicou como está sendo desenvolvido o programa Cabra Produtiva na região do Sertão do São Francisco. O projeto pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite na Bahia, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com a fabricação especializada de queijos finos de cabra...

Deputado Roberto Carlos e o prefeito Olímpio Cardoso querem apoio da Seagri na ExpoUauá

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, esteve na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura – Seagri, com o prefeito Olímpio Cardoso, o presidente do PDT do município de Uauá, Rosevaldo Loiola, e lideranças políticas da região para solicitar o apoio do Governo do Estado, para a ExpoUauá, exposição de caprinos e ovinos, que mobiliza criadores e empresas agropecuárias da região.

Segundo o parlamentar, o que se espera, com este evento, é a ampliação da geração de negócios no setor, para a cidade e região. “O objetivo da ExpoUauá é mostrar a importância de investir no melhoramento das técnicas que impulsionem a caprinocultura e a ovinocultura, possibilitando, assim, o crescimento do agronegócio baiano”, afirmou o deputado Roberto Carlos...

Seagri e SIHS articulam ações para estruturar perímetros irrigados

 
Na busca por recursos para estruturar e fortalecer a produção agrícola dos perímetros irrigados baianos, os secretários da Agricultura, Vitor Bonfim, e de Recursos Hídricos e Saneamento, Cássio Peixoto, se reuniram para discutir a situação do abastecimento de água em projetos de irrigação, a exemplo de Ponto Novo e Ceraíma. 
 
As chuvas registradas nos últimos dias têm renovado as expectativas dos irrigantes baianos, acometidos pelo contingenciamento dos recursos hídricos em alguns perímetros. O Ceraíma, que tem como fonte hídrica o Rio Carnaíba de Dentro e deságua no afluente do Velho Chico, é um dos perímetros que recebe a influência positiva da intensa chuva em todo território baiano. O perímetro está situado no município de Guanambi, no Médio São Francisco, e possui 408 hectares de área irrigável.
 
“A água é vital para manutenção dos perímetros e, por meio de ações conjuntas com a SIHS, vamos investir para viabilizar a irrigação. A produção agrícola dos projetos tem significativo incremento na economia da região e na geração de emprego e renda”, destacou Vitor Bonfim.
 
Para o projeto de Ponto Novo está prevista a implantação de fusegates (Vertedouros fusíveis), dispositivos construídos para elevar a altura do sangradouro das barragens. No caso da barragem de Ponto Novo, o aumento da capacidade de armazenamento de água será de 30% a 40%, o que resolveria alguns dos principais problemas do perímetro irrigado, a exemplo da redução da vazão de água outorgada. Atualmente, o projeto possui 204 irrigantes e extensão de 3.669 hectares, sendo 2.553 ha de área irrigável.
 
Assentamentos e comunidades tradicionais
 
Os secretários também discutiram os convênios assinados pelo Governo do Estado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em dezembro de 2015, que contemplam a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, recuperação de estradas vicinais e agroindustrialização. 
 
Esse projeto é direcionado aos assentamentos e comunidades tradicionais existentes nos municípios baianos, a exemplo de Riacho de Santana e Muquém do São Francisco, que tiveram representantes participando da reunião, na quinta-feira (21). “A implementação deste programa ocorre de forma transversal, envolvendo as secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Recursos Hídricos (SIHS), para dinamizar e acelerar a execução das melhorias nos assentamentos”, acrescentou Cássio Peixoto. 
..