Foram encontrados 626 registros para a palavra: manu

HOMENAGEM DE MAURÍCIO DIAS À MANUCA ALMEIDA

Pelos tempos da "entrada do céu "
Do "campo grande em Salvador 
Da "Pompéia " em São Paulo..
Pelas divergências e tropeços da longa estrada.. " tudo acaba sendo como era de se esperar " e nos desesperar, dilacerando o tempo de agora .
Equidistância e abismo .
Entre nós dois - desliza um Rio
tem uma pedra, uma ilha , uma ponte..
A natureza no cio tece uma linha no horizonte... nossas vidas baseadas em bossa nova e novos baianos. 
Já falei que não sei de nada sobre depois da morte? 
Tenho mesmo que dizer alguma coisa? 
Agora que você já se foi..
Eu queria ficar em silêncio absoluto, pensando no poema de Pedro Raimundo Rêgo.." a única coisa tranquila agora é o morto".
É bicho, às vezes, somos o avesso dessa existência, sem a paciência do "poema de Jó" e agora só está me restando na garganta um nó.  " Um escorpião encravado na sua própria ferida - urubus no telhado e a carne seca servida "
Foi isso Manuca, tem sido.. Fomos muito irmãos, eu , você, Galvão, tanta gente ali.. Tavares Bastos 336, " Pompéia " bairro de Pinheiros - São Paulo.  Quando música e poesia, no sesc-pompeia, matava nossa fome.

Maurício Dias (Mauriçola)..

CORPO DE MANUCA CHEGA AMANHÃ À JUAZEIRO

A esposa do poeta Manuca, Lú Almeida, acaba de informar ao Blog por telefone, que o corpo do compositor, que faleceu na noite deste sábado, dia 11 em Barretos, São Paulo, chegará nesta segunda-feira, dia 13, por volta das 13 horas, e será velado a partir das 14 horas no Centro de Cultura João Gilberto, palco, onde Manuca fez tanto sucesso em shows individuais ou com parceiros. Manuca Almeida, há cinco meses, juntamente, com a família estava residindo em Barretos, São Paulo, lutando contra um câncer na cabeça. Segundo Lú, mesmo diante da gravidade da doença Manuca nunca se revoltou, aceitou o tratamento com normalidade. Só sentia falta dos amigos em Juazeiro. Essa era a sua grande queixa, não poder rever os amigos. ..

MANUCA ALMEIDA E A HOMENAGEM AO VELHO CHICO

Uma das últimas obras do poeta Manuca Almeida foi "Velho Chico". como diz a sua esposa Lú Almeida "uma canção que nos faz pensar sobre a atual situação do Rio São Francisco". A canção de Marcelo Mira, Tito Bahiense e Manuca Almeida na Voz de Tito Bahiense. A música postada no youtube tem algumas imagens de Suely Almeida e "outras capturadas na internet de fotógrafos que fotografaram nosso rio, onde com todo amor pedimos licença para o uso de suas imagens" relatou Lú Almeida na postagem de janeiro de 2016. ..

TARGINO GONDIM, PARCEIRO DE MANUCA, FAZ VÍDEO EM HOMENAGEM AO POETA

Após a notícia que machucou a todos os fãs da poesia e do nosso Manuquinha, como era carinhosamente chamado, diversas personalidades enviaram sua solidariedade e palavras de conforto à família e prestaram homenagens ao poeta que nos deixou na noite de ontem, vítima de um câncer.

Um dos seus parceiros mais notáveis, Targino Gondim, que juntos ganharam o Grammy Latino com a música "Esperando na Janela" não escondeu a tristeza e fez bela homenagem nas redes sociais:..

Prefeito Paulo Bomfim se solidariza com juazeirenses e família pelo falecimento do poeta Manuca Almeida e decreta luto de três dias

Na noite deste sábado, em Barretos, São Paulo, 11 De novembro, Juazeiro perdeu um dos seus mais valiosos representantes, o poeta e multiartista, Manuca Almeida. Ele lutou por quase seis meses contra uma enfermidade. Foi de uma grandeza admirável no percurso do tratamento, assim como foi toda a sua obra, seja no campo das artes ou das ações sociais e de amizade. Manuquinha, como era carinhosamente chamado, vai deixar um legado para as gerações presentes e futuras, sendo referência na produção artística, primeiro como realizador, com Naldinho, do movimento Chá das Cinco, também por ter vencido um Grammy da Música, junto com mais dois parceiros, por "Esperando na Janela", além de outras tantas aventuras como livros de poemas, produção e atuação em shows, filmes, como Guerra de Canudos, e novelas, e músicas gravadas por diversos artistas dos segmentos musicais. O prefeito Paulo Bomfim se solidariza com a população de Juazeiro e , principalmente, com a família do estimado poeta que nos deixa, e decreta luto oficial de três dias. ..

Luto no Vale do São Francisco, morre em São Paulo o poeta Manuca Almeida

Uma das figuras mais importantes da nossa região, Manuca Almeida, nos deixou no dia de hoje. O poeta Manuca Almeida. Ele lutava contra um câncer e estava em tratamento, em São Paulo, há mais de seis meses, mas não resistiu.

Manuca, que nasceu em Aracaju/SE, ia completar 54 anos no dia 16 de dezembro. Nossos sinceros votos de pesar à toda família e fãs, admiradores do poeta que nos encheu de orgulho...

Estudo revela que leito do Rio São Francisco recebe 23 milhões de toneladas de esgoto por ano

São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Bonito de Minas, Manga, Matias Cardoso e Jaíba – Dois mil e novecentos quilômetros de leito em uma bacia hidrográfica que irriga uma área quase igual à da França, abastecendo perto de 13 milhões de pessoas. Os números superlativos do Rio São Francisco combinam com seu passado de fartura. Época em que por suas águas circulavam grandes vapores, apitando enquanto rasgavam a correnteza levando mercadorias e pessoas. Com o tempo, o leito foi minguando, sendo sugado de um lado, aterrado de outro, poluído por todos. Tanto que a história do chamado Rio da Integração Nacional desaguou a um ponto em que, hoje, até a passagem de pequenas canoas é difícil em certos trechos. 

Os números desse assassinato progressivo e contínuo saltam de estudo inédito realizado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos e pela Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Entre outros, o trabalho revela um dado assombroso, que traduz em números algo que sempre se percebeu na prática: o leito do rio recebe por ano nada menos que 23 milhões de toneladas de sedimentos, da nascente na Serra da Canastra, em Minas, à foz no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe. Na prática, é como se a cada ano um milhão de carretas de detritos fossem lançadas na água. Para fazer frente a essa realidade, o estudo propõe outras medidas controversas, que incluem a transposição de águas de outras bacias – enquanto não terminou sequer a polêmica sobre a transposição do próprio São Francisco...

Cemitérios de Juazeiro passam por manutenção, poda e mutirão de limpeza

O Cemitério Central de Juazeiro está sendo preparado para receber um grande número de pessoas no Dia de Finados, 2 de novembro. Para garantir a tranquilidade aos visitantes, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), iniciou esta semana às ações de manutenção, poda de árvores e mutirão de limpeza.    

Como parte das ações de manutenção, o muro e a calçada do Cemitério Central estão passando por algumas reformas, como restauração e pintura. Além do mutirão de limpeza que contempla varrição, capina, recolhimento de lixo e entulho, foram realizadas limpeza de ruas no entorno do cemitério e poda das árvores existentes no local.  No Cemitério localizado no bairro João Paulo II, a SESP iniciou a poda das árvores e vai realizar também o mutirão de limpeza e a substituição de lâmpadas...

Ufba tem cerca de 15% do orçamento de manutenção para este ano bloqueados, diz reitor

Universidade Federal da Bahia informou que cerca de 15% do orçamento de custeio, destinado à manutenção das atividades da instituição para este ano, estão bloqueados por conta do contingenciamento de verbas feito pelo governo federal. Isso equivale a cerca de R$ 30 milhões, que a instituição aguarda para manter a regularização orçamentária.

O dado foi informado durante divulgação do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, que ocorre de 16 a 18 de outubro. “Do orçamento de custeio, cerca de 15% ainda não foi desbloqueado, o que deve importar em algo perto de R$ 30 milhões ainda a serem liberados para o funcionamento da universidade. Do ponto de vista do capital, temos contingenciamento de cerca de 40%”, explicou o reitor João Carlos Salles. O reitor não detalhou qual o valor do orçamento total da universidade...

PESQUISADOR DA UPE CAMPUS PETROLINA, LANÇA LIVRO SOBRE MANUSCRITOS DO MAR MORTO

O pesquisador Professor Fernando Mattiolli, Doutor em História Antiga, lançou nessa semana em Petrolina, o livro organizado pelo ele titulado "Manuscritos do Mar Morto: 70 anos de descoberta". A obra, completa agora a última etapa de seu trabalho em comemoração septuagésimo aniversário dos manuscritos e é fruto de um trabalho conjunto com alguns dos mais importantes pesquisadores brasileiros e grandes nomes internacionais na investigação desses textos antigos, que nos ajudam a recriar o cenário da Judeia dos dias da formação da Bíblia e de Jesus de Nazaré.

Os capítulos falam sobre as pesquisas já realizadas no Brasil sobre os manuscritos, sobre o papel da mulher entre o grupo que redigiu os textos, sobre as diferenças existentes nas Bíblias que temos hoje para com aqueles que são os textos "originais", entre outros assuntos...

Trecho entre Sobradinho e Casa Nova recebe serviços de manutenção através do Constesf

O trecho da BA 316 à BR 235, entre Sobradinho e Casa Nova, está recebendo serviços recuperação e manutenção realizados pela equipe do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). Capina, roçagem e limpeza lateral, limpeza de bueiros, tapa buracos com massa asfáltica, drenagem e sinalização, são alguns dos serviços que estão sendo executados.

São 21,3 quilômetros beneficiados através de convênio com o Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), e com apoio da Prefeitura Municipal de Sobradinho...

Furto e vandalismo prejudicam manutenção da iluminação pública em Juazeiro

O trabalho diário de manutenção nos diversos pontos de iluminação pública em Juazeiro está sendo prejudicado pela ação rotineira de furto de energia e vandalismo, nos bairros e residenciais da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) a maior parte das ocorrências são depredações aos postes com uso de estilingue que perfuram as luminárias de proteção às lâmpadas e chegam até a danificar os reatores.

O gerente de iluminação da SESP, Antônio Tibúrcio Caffé, informa que em média são registradas 150 ligações clandestinas por mês. “Fazemos um apelo à população para que não realizem desvio na energia elétrica, como também nos ajude a monitorar e a denunciar os vândalos, pois isso é crime e cabe investigação policial. Todos precisam estar comprometidos a preservar o patrimônio público”, enfatizou Caffé...

SESP realiza manutenção na Praça Nossa Senhora da Penha em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro vem realizando manutenção nas praças da cidade e, dentro da programação dessa semana contemplou a Praça Nossa Senhora da Penha, situada no bairro que leva o mesmo nome. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, o antigo piso com pedras portuguesas recebeu concretagem, garantindo maior acessibilidade e a área também ganhou bancos novos e pintura.  

Foi realizado o trabalho de paisagismo, com poda de árvores, melhorias nos canteiros e plantio de árvores, tornando o espaço mais agradável e social para moradores e frequentadores. “Vamos continuar realizando melhorias em outras praças do município. Nosso objetivo é conservar esses locais de convivência, além de garantir melhor acessibilidade aos transeuntes, buscando o bem-estar e a satisfação da população", pontuou Celso Leal...

Bahia: Governo do Estado capacita agricultores familiares para operação e manuseio de tratores

Representantes das associações de agricultores familiares dos municípios de Pilão Arcado, Sento Sé, Jaguarari, Remanso, Canudos e Campo Alegre de Lourdes, beneficiadas pelo Governo do Estado com a entrega de tratores com implementos agrícolas, participaram quinta (14) e sexta-feira (15), do curso de operação e manuseio de máquinas agrícolas, promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

O treinamento aconteceu no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), em Juazeiro. O objetivo foi orientar as entidades quanto a manutenção preventiva do trator, bem como o manuseio e cuidado com à máquina. “Do lado da sala de treinamento colocamos um trator, então vemos a parte teórica e, na sequência, seguimos para colocar em prática o conteúdo aprendido”, explica o coordenador de mecanização agrícola da CAR, Luís Carlos Ramos. ..

Petrolina: Leitores denunciam que árvores do Parque Josepha Coelho não recebem irrigação e Academia da 3ª idade está sem manutenção

Leitores do Blog informam que dezenas de árvores do Parque Josepha Coelho estão morrendo devido a falta de irrigação. A reportagem esteve no Parque nesta manhã de quarta-feira 13 e conversou com os frequentadores. Todas os dias Fátima Rodrigues faz exercícios físicos e caminhada no Parque e aponta que a "situação é grave e inaceitável, pois o sistema de irrigação não está funcionando e as árvores estão morrendo". Ela também acusou que os instrumentos da Academia da 3ª Idade estão quebrados. "Infelizmente assistimos um certo descaso com o patrimônio público"...

ONG Cantinho dos Animais faz rifa para manutenção do Canil e Gatil

A Organização Não-Governamental (ONG) Cantinho dos Animais, na busca de recursos para continuar o trabalho de resgate, tratamento e manutenção do canil e gatil mantidos pela instituição, realizou uma rifa solidária que sorteou cinco prêmios. O sorteio aconteceu na ultima semana e foi realizada a entrega, da premiação, nesta sexta-feira, 08 de setembro. 

A ONG resgata, acolhe e protege animais abandonados ou vítimas de maus-tratos, protegendo-os até a sua adoção responsável. Criada no dia 6 de novembro de 2015. E desde então tem se mantido com recursos próprios, obtidos através de doações de voluntários e fundadores. Em maio deste ano foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo executivo municipal o projeto de lei 003/2017, de autoria do vereador, Andreilto Almeida, que declara a ONG Cantinho dos Animais, como sendo uma entidade de utilidade pública. ..

Estudante do curso de graduação em Engenharia Agronômica - Univasf recebe menção honrosa de melhor trabalho acadêmico publicado e apresentado em nível nacional

Entre os dias 14 e 18 de agosto de 2017, as cidades de Petrolina - PE e Juazeiro - BA sediaram o  XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e do V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido, evento promovido e dentre os trabalhos apresentados o resumo expandido intitulado "AVALIAÇÃO DE UM SECADOR PARA DESIDRATAÇÃO DE FRUTOS DE GOIABA COM ENERGIA SOLAR ", de autoria do estudante de graduação em engenharia agronômica Bruno Emanuel Souza Coelho, sob orientação da professora DSc Karla dos Santos Melo de Sousa e do professor DSc Neiton Silva Machado e colaboradores foi apresentado na forma de Discussão Oral por Bruno Emanuel Souza Coelho, na área de Instrumentação e Energia Renováveis na Agricultura durante o  Brasileiro, realizados de 14 a 18 de agosto de 2017, nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

O manuscrito é fruto de um projeto de extensão da Univasf desenvolvido no ano de 2016 e 2017, com apoio da Pró Reitoria de Extensão da Univasf, o objetivo deste projeto foi desenvolver e aprimorar junto aos produtores rurais do município de Petrolina - PE e Juazeiro - BA um protótipo de secador solar para a secagem com uso de um recurso bastante abundante na região (o sol) para reduzir as perdas pós colheita e gerar renda, uma vez que a dificuldade do produtor não é produzir e sim conservar o que foi produzido...

SESP realiza manutenção de espaços públicos

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro está atuando em diversas frentes de trabalho para garantir a qualidade dos espaços públicos da cidade. Esta semana equipes da Gerência de Manutenção iniciaram a recuperação da base da escultura do Nego d’ Água, localizada no bairro Angari e a pintura dos canteiros da Avenida Adolfo Viana.

Ledo Ivo, escultor, artista plástico e autor da estátua do Nego D’água, considera a ação necessária, visto que o espaço se tornou um ponto turístico da cidade. “Com o volume baixo do Rio, o que é preocupante para nós ribeirinhos foi possível enxergar as condições da base que sustenta a estátua. Então, o trabalho do município na recuperação da base é fundamental para, de certa forma, fortalecer o turismo, já que as pessoas procuram o local para fazer foto. Mas fica também um alerta ambiental para todos nós: precisamos cuidar do São Francisco”, externa o artista...

Segurança do trabalhador é tema de palestra para equipe de manutenção da Sesau

Na manhã desta segunda-feira (31), a equipe de manutenção da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), participou de palestra sobre segurança no trabalho. A atividade foi realizada no auditório da Sesau, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp).

De acordo com a gerente de Educação Permanente da Superintendência de Gestão de Pessoas Sesau, Clenilda Ananias, a atividade tem o objetivo de motivar o profissional a buscar melhorias no ambiente de trabalho. "Nós partimos do pressuposto que devemos cuidar do servidor. Esse trabalho é muito importante e despertou neles a responsabilidade que devem ter com relação a segurança do trabalho", avalia...

Manuca Almeida: 'Seguirei em tratamento, em tratar mente, para seguir a minha estrada ao lado dos meus e da minha poesia...'

O poeta manuca Almeida postou mensagem hoje na sua página, no Facebook, agradecendo o apoio que tem recebido das pessoas, após processo "cirurgico delicado", que fez em São Paulo. " Após um procedimento cirúrgico delicado, sigo me recuperando como num milagre, de forma rápida e ao mesmo tempo sabendo que o tempo é rei do meu destino", escreveu.

"Sonhos não dormem, e eu, durmo, acordo,planto e rego eles todos os dias em meu quintal.
E o seu coração? Também plantei no meu jardim.
Porque só o amor é maior que o amor que já existe ...