Foram encontrados 745 registros para a palavra: agricultura

Salitre sedia este mês a III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos

A diversidade produtiva do Vale do Salitre, interior de Juazeiro (BA), pelo terceiro ano consecutivo vai está à disposição do público durante a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos, que vai acontecer na sede do distrito de Junco no período de 20 a 22 de setembro.

Um atrativo de cores, memória e história local, brisa do Rio Salitre e aconchego natural das mangueiras convida as/os visitantes a conferirem uma variedade de empreendimentos que irão expor e comercializar artesanato, doces, bolos, biscoitos, frutas, verduras e lanches diversos na área central do evento. Ao lado, estarão à disposição caprinos e ovinos, os quais também constituem os sistemas produtivos do Vale...

Rio São Francisco se destaca com agricultura e abre portas para novas tecnologias da área

O São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil, seja por questões históricas ou, principalmente, econômicas. Com mais de 2800 km de extensão, e atravessando cinco estados diferentes, o Velho Chico sempre foi utilizado para a geração de energia elétrica e também para a navegação marítima no país. Porém, nos últimos anos, algumas regiões ao redor do rio se transformaram em referências para a agricultura nacional mais desenvolvida.

Durante as cheias do rio, como explica o portal Mundo Educação, a bacia de 639.219,4 km² permite que a agricultura nas proximidades seja bastante eficiente. Na região do nordeste, onde se encontra 62,5% de toda a estrutura, acabou sendo criada uma oportunidade para o crescimento econômico da localidade sem que houvesse dependência direta da produção de energia ou então do uso da água apenas para transporte de mercadorias.

..

Codevasf incentiva agricultura familiar no Norte baiano

Mais duas associações de pequenos produtores familiares da região Norte da Bahia receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) equipamento e materiais que vão ajudar no desenvolvimento agropecuário das duas comunidades. O investimento da Codevasf foi de aproximadamente R$ 42,3 mil em recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) repassados à companhia por meio de emenda parlamentar.

A Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do povoado Cacimbas e Adjacências, no município de Cansanção (BA), recebeu da Codevasf uma ensiladeira motorizada. Estão sendo beneficiados cerca de 60 pequenos produtores de Cacimbinhas e também as famílias que moram no entorno do povoado.

O presidente da associação Eberthe Arcanjo Santana destacou que o novo equipamento auxiliará na manutenção dos rebanhos durante o período de estiagem prolongada. "Este incentivo da Codevasf vai ajudar muito a nossa comunidade, pois teremos como armazenar alimentos para dar aos nossos animais na seca. Nosso trabalho para picar as forragens também ficará melhor e mais rápido", comemorou o agricultor.

Já na comunidade de São Miguel, também localizada no município de Cansanção, o problema é a falta de acesso à água para produção. Para amenizar a situação, a Codevasf entregou à Associação Progressista dos Pequenos Agricultores do Povoado São Miguel e Adjacências um conjunto de tubos e reservatórios para água, que deverá ser usado por aproximadamente 58 famílias de produtores ligados à entidade agrícola.

Segundo o presidente da associação Arildo de Jesus Silva, os materiais contribuirão para o acesso à água na comunidade. "Esses canos servirão para fazer uma rede de distribuição de água para as comunidades vizinhas, que não têm água, e isso vai diminuir a dificuldade de acesso", declarou.

Arlindo revelou ainda que possui outros planos para os reservatórios de água. "Com essas cinco caixas d'água que recebemos da Codevasf, distribuídas na comunidade, nós poderemos aumentar a produção de hortaliças, fortalecendo essa atividade familiar e gerando alimento e sustento para as famílias e uma pequena renda para os produtores", explicou.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro Elmo Nascimento, os investimentos realizados pela companhia fortalecerão a agricultura familiar no Norte baiano. "Esse trabalho que estamos realizando, de repasse de equipamentos para comunidades que praticam e sobrevivem da pequena agropecuária tem melhorado as condições de vida de muitas famílias. Ainda vamos entregar até o final deste ano mais de 13 tratores com implementos agrícolas, além de forrageiras, carreta tanque e roçadeiras", afirmou.

Ele acrescenta que o objetivo da Codevasf é dar as condições materiais para a produção agrícola na região. "Essas próximas associações que serão beneficiadas reúnem em média 120 associados, ou famílias, que vão ser estruturadas para terem melhores condições para produzir cada vez mais, o que pode gerar mais emprego e renda nessas comunidades beneficiadas", declarou o superintendente regional da companhia em Juazeiro.

O superintendente destaca esta ação que a Codevasf realiza como um forte incentivo aos pequenos produtores e suas famílias. "Este ano já atendemos mais de 49 associações de produtores de 29 municípios com a entrega de máquinas e implementos agrícolas, Caminhão, retroescavadeira, forrageiras e kits de pesca e material para apicultura, todos adquiridos através de emendas de parlamentares que conhecem o trabalho que a Codevasf realiza na região. Foram investidos até agora neste ano mais de R$ 3,9 milhões", conclui o superintendente...

Casa Nova: Feira da Cultura e Agricultura Familiar é a proposta do Vereador Zé Carlos

Zé Carlos Borges (PT) tomou posse no início de agosto, substituindo Vadim do Pipa, que faleceu tragicamente em um acidente e chegou com vontade de "fazer a diferença": "Tenho uma grande responsabilidade como vereador" – diz – "Substituir Vadim do Pipa, que era um vereador atuante, participante de todos os eventos das comunidades que representava, um grande incentivador do esporte amador no interior do município. Além disso sou o primeiro vereador de origem do PT em Casa Nova, com a responsabilidade de propor e defender políticas públicas capazes de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. É isso que estamos fazendo nestes primeiros dias".

Tornando realidade o que ele chama de "responsabilidade", Zé Carlos Borges apresentou e teve aprovada a indicação de criação de uma Feira da Cultura e Agricultura Familiar, criando "espaços de divulgação, de estimulo à produção, de fomento à organização, articulação e sensibilização"; dando "oportunidade de se abrir este espaço para a população de Casa Nova divulgar nossas riquezas para além das fronteiras do Município" e dar novas oportunidades aos nossos artistas e artesãos...

Todos por Pernambuco: Presidente do Sintraf leva a Paulo Câmara propostas para melhorar agricultura em Petrolina

O seminário ‘Todos por Pernambuco’, promovido na manhã desta quarta-feira (21) pelo Governo do Estado, reuniu prefeitos de várias regiões, deputados, vereadores, representantes de sindicatos e a população local na quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Maria Wilza Barros de Miranda – inaugurada na ocasião pelo governador Paulo Câmara, no bairro João de Deus, em Petrolina.  Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf), Isália Damacena, fez um discurso destacando as potencialidades da categoria e os desafios ao desenvolvimento socioeconômico da região. 

Assistência técnica aos pequenos produtores; modernização e ampliação do sistema irrigado nas comunidades de Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande; políticas públicas voltadas à cultura e ao esporte para jovens da zona rural; a Perenização do Riacho Pontal; e a destinação de recursos para aquisição de equipamentos e qualificação dos apicultores do Vale do São Francisco foram algumas das demandas apresentadas por Isália durante o evento...

Secretaria de Agricultura disponibiliza posto com serviços do INCRA em Petrolina

Quem procura a Secretaria de Agricultura de Petrolina para resolver demandas de programas locais e do Governo Federal a exemplo do seguro ‘Garantia-Safra’, inscrições em programas e ações, emissão de laudos técnicos de verificação do plantio, também terá acesso a alguns serviços do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A secretaria conta com uma equipe técnica dedicada à realização de cadastramento de imóveis rurais no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), atualização, remembramento e desmembramento de imóveis rurais, impressões de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), além de informações em geral aos proprietários rurais. De janeiro até meados de agosto deste ano, a Secretaria de Agricultura contabiliza 217 processos relacionados a esses serviços, dos quais 95% são de cadastramento de imóveis rurais novos, 2% correspondem a atualizações de cadastros já existentes, 1% são remembramentos, 1% são desmembramentos e 1% impressões do CCIR...

Produtores de acerola de Sobradinho participam de oficina com representante do Ministério da Agricultura

Produtores de acerola de Sobradinho, ligados a Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), participaram nesta sexta feira (16), na Câmara de Vereadores da cidade, de uma interessante oficina sobre Manejo e Controle Alternativo de Pragas com Extratos Vegetais, ministrada pela bióloga e doutora Vilcineia Bicudo da Rocha, do Ministério da Agricultura.

O evento que faz parte do circuito de seminários sobre produção orgânica, denominado: "Para quem produz e alimenta uma vida melhor", promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) junto com o Sebrae/Bahia, é muito útil para os produtores de acerola de Sobradinho que participam do processo de certificação orgânica por meio Instituto de Bio Dinâmica (IBD) em parceria com a Cooperparaíso...

Ministra da Agricultura diz que liberação de agrotóxicos não traz riscos

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira (5) que a liberação de agrotóxicos não coloca em risco a saúde dos consumidores nem o meio ambiente. Segundo ela, a liberação de registro para que novos produtos sejam usados no país foi acelerada, mas as exigências continuam as mesmas.

“Não mudou nada, o que mudou, somente, foi a celeridade. Foi colocado mais gente no Ministério da Agricultura, pesquisadores da Embrapa que vieram ajudar essa fila [de pedidos de registro]. Foi colocado mais gente no Ministério de Meio Ambiente, também a fila anda. E a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] resolveu pegar esse assunto em que o Brasil está muito atrasado em relação a outros países”, disse após participar da abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio...

Curaçá: III Festival do Bode e do Carneiro e IV Feira da Agricultura Familiar da Fazenda Melancia acontecem em Agosto 

A Associação da Fazenda Melancia em parceria com o Governo Municipal de Curaçá, realizará entre os dias 02 a 04 de agosto, o III Festival do Bode e do Carneiro e a IV Feira da Agricultura Familiar. O evento conta com uma programação variada com exposição de animais, torneio leiteiro, premiações, exposição de produtos agrícolas e artesanatos, apresentações culturais e shows ao vivo. Durante o Festival, que conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, haverá também a Corrida das Dez Milhas Ararinha Azul, bingo beneficente e Missa de Ação de Graças. ..

Nova sede da Secretaria de Agricultura é inaugurada em Petrolina para facilitar acesso a trabalhadores

Mais um momento marcante para a gestão do prefeito Miguel Coelho: a mudança da sede da Secretaria de Agricultura para a região central de Petrolina. Na manhã dessa segunda-feira (29), mais de 200 pessoas das áreas irrigada, ribeirinha e sequeiro compareceram ao café da manhã em virtude, também, para celebrar o Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho.

O secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, apresentou a estrutura do local ao prefeito Miguel Coelho e a algumas autoridades que estiveram presentes. “A mudança foi pensada especialmente para melhorar o acesso às pessoas que vêm do interior para a cidade resolver seus compromissos e têm muita despesa com o deslocamento”, ressaltou o gestor. Há muitos anos a secretaria estava localizada na Avenida Honorato Viana, próximo a UPA, o que dificultava o acesso para muitos agricultores que precisavam enfrentar grandes deslocamentos do interior até o centro da cidade. ..

IF-BA JUAZEIRO: CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Juazeiro, torna público Edital de Chamada Pública para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

Pequeno Agricultores e/ou suas organizações formais ou informais interessados em fornecer os gêneros alimentícios deverão comparecer ao IFBA campus Juazeiro, portando os Documentos para Habilitação e o Projeto de Venda, conforme Edital, no horário e dia indicados abaixo:..

Nova sede da Secretaria de Agricultura será inaugurada em Petrolina nesta segunda (29)

Aproveitando o mês de julho em que são celebrados o Dia do Colono, do Agricultor Familiar e do Agricultor, a Prefeitura de Petrolina fará um café da manhã especial para inaugurar a nova sede da Secretaria de Agricultura. Para facilitar o acesso de quem vem da zona rural de Petrolina, a prefeitura realizou ainda no mês de junho a mudança da sede da secretaria para a região central da cidade, na Praça Pio XII, mais conhecida como Praça do Galo. Situada na Rua das Laranjeiras, nº 265, centro, a Secretaria de Agricultura está mais acessível para a população do interior que vem até o centro da cidade para resolver demandas pessoais. 

"Na próxima segunda-feira a Secretaria de Agricultura será entregue oficialmente com a presença do prefeito Miguel Coelho. Abriremos as portas para o pessoal do interior, num local melhor localizado e mais seguro, viabilizando a vinda de quem vem da zona rural. É um novo tempo que surge no interior de nossa cidade, essa é uma das missões do prefeito Miguel: o comprometimento com todas as regiões do município, atuando fortemente para melhorar a vida da população de Petrolina", comemora o gestor da pasta, Simão Durando. O evento acontecerá no dia 29 desse mês, a partir das 8h, com a presença do prefeito Miguel Coelho...

Codevasf estrutura agricultura familiar no norte baiano com máquinas e implementos agrícolas

Um total de 49 associações de produtores familiares foi beneficiado no primeiro semestre deste ano com máquinas e implementos agrícolas adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA).

Foram mais de R$ 3,9 milhões investidos em caminhões, retroescavadeiras, forrageiras e tratores, além de kits para apicultura e piscicultura e outros materiais que irão ajudar na estruturação de atividades produtivas na região. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares...

Cooperativa de Sobradinho recebe Selo Selo de Participação na Agricultura Familiar

A Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso) de Sobradinho, foi uma das entidades contempladas com Selo de Identificação da Participação na Agricultura Familiar, emitido pelo Governo da Bahia por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).

O ato de entrega do Selo ocorreu na manhã desta sexta-feira (12), no Auditório do Espaço Plural da Univasf em Juazeiro, durante  o Encontro Territorial para Organização do Fornecimento de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)...

Agricultura Familiar e comercialização de produtos serão temas de encontro em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado - SDR, através da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), realizará nesta sexta-feira (12/07), no município de Juazeiro, o Encontro Territorial para Organização do Fornecimento de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar. O evento tem como objetivo orientar os participantes para a aquisição e comercialização por meio dos editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

A proposta de reunir um público diverso: agricultores familiares, prefeituras, Núcleo Territorial de Educação – NTE, Secretarias de Educação, diretores das escolas do território, SEMAFs, Conselhos Municipais de Alimentação Escolar – CAE, Nutricionistas, CODETER, Secretarias de Agricultura, Sindicatos da Agricultura Familiar, Entidades de Ater e Institutos Federais...

FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR ACONTECE AS TERÇAS E SEXTAS NA UNEB EM JUAZEIRO

Durante as terças e sextas-feiras acontecerá mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Campus da UNEB em Juazeiro. A iniciativa é uma parceria entre Centro Público de Economia Solidária - CESOL Sertão do São Francisco e os dois Departamentos da Universidade do Estado da Bahia – Campus III, em Juazeiro, Bahia.

A feira ocorre no período da manhã, de 8h às 12h, ao lado da Biblioteca no DTCS, e das 15h30 às 19h30 no DCH III, próximo ao Laboratório de Informática. Departamentos de Ciências Humanas (DCH III) e o de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB. A Feira possibilita a exposição e comercialização dos produtos orgânicos, artesanais e da agricultura familiar e economia solidária, como hortaliças orgânicas, ovos de galinha caipira, doces, geleias, sequilhos, além de artigos artesanais produzidos em todo território Sertão do São Francisco...

ACORDO ENTRE O MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA NÃO AGRADA AMBIENTALISTAS: UMA VERGONHA FECHAR ACORDO COM GOVERNO QUE LIBERA USO DE AGROTÓXICOS

"A agricultura familiar não será beneficiada com o acordo. O saldo global disso é o reforço da dependência neocolonial do Brasil. Vão destruir a Amazônia.  É uma vergonha a Comissão Europeia fazer um pacto com Jair Bolsonaro que homologou 239 agrotóxicos desde que assumiu o Governo Federal”.

Esta é a análise de um grupo de ambientalistas com relação ao acordo comercial entre os países do Mercosul, entre estes o Brasil e da União Europeia. O acordo é considerado uma das maiores áreas de livre comércio do planeta a partir do acordo assinado dia (28), em Bruxelas. A redação deste Blog com exclusividade apurou que o acordo é considerado “inaceitável” por agricultores, ONGs do meio ambiente e partidos ecológicos europeus. A política ambiental brasileira está na mira dos opositores ao acordo...

Sobradinho: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adere a Programa de Assistência técnica do SENAR

Através de um termo de parceria entre a Prefeitura de Sobradinho e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Secretaria Municipal de Agricultura aderiu ao Programa ATER PRO SERNAR. O objetivo do Programa é oferecer assistência técnica a 20 criadores da Caprinovinocultura da zona rural do município, que foram selecionados por meio de requisitos do SENAR.

Na última quarta-feira (26) os criadores foram entrevistados pelo Coordenador regional do SENAR Felipe Cabral e pelo agente Roberto Roriz, que garantiram constante assistência técnica durante o período de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos, orientando sobre a forma correta da criação dos animais, onde serão aplicadas novas maneiras de desenvolvimento das criações, proporcionando um diagnóstico completo, fomentando maior produção e melhor qualidade...

Ministra quer menos protecionismo para fortalecer agricultura mundial

Em discurso na assembleia da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, defendeu a democratização do acesso a alimentos para erradicar a fome no mundo com o fortalecimento do comércio internacional e a diminuição do protecionismo dos países ricos.

“Para atingirmos esse objetivo [erradicação da fome], que já não é mais utópico, temos que nos comprometer com ao menos dois pilares: adotar políticas pró-desenvolvimento, com a necessária promoção de um comércio internacional livre e justo; e fomentar um ambiente que estimule a inovação, com a estrita aderência a princípios científicos”, argumentou a ministra...

Sobradinho: Secretário de Agricultura e Meio Ambiente participa de construção do TAC que regulariza piscicultura nos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leneíldo Monteiro participou de uma reunião no Ministério Público Federal, convocada pelo Procurador Felipe Albernaz Pires, para discutir a construção do TAC – Termo de Ajuste de Conduta, com relação as atividades de Piscicultura nos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé.

O objetivo do TAC, é regularizar ambientalmente os empreendimentos da atividade nos três município ribeirinhos, além de resolver sobre aquisição de licenças e dar entrada nos processos na Secretaria de Agricultura e Pesca, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pesca...