"A água é o rei dos alimentos", embalados por esse provérbio africano, o Dia Mundial da Alimentação foi celebrado em um evento inédito, realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, nesta segunda-feira (16/10). Com o tema 'Água é vida. Água é alimento', o encontro foi organizado pela organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa Mundial de Alimentos (WFP), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em parceria com o Governo do Estado.
O evento teve o objetivo de apresentar e discutir soluções para os desafios globais relacionados à alimentação. Um dos pontos altos do evento foi a participação da agricultura familiar da Bahia, que montou um estande para a apresentação e comercialização de diversos produtos. Essa presença reforçou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos sustentáveis, destacando a diversidade de alimentos e os resultados dos investimentos feitos pelo Governo do Estado, ao longo dos anos, que vem promovendo a sustentabilidade e o apoio às comunidades rurais.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro a agricultura familiar desempenha um protagonismo neste cenário. "Nosso rural baiano produz alimento saudável, que constrói ambiente para que a gente possa ofertar para a população alimentos com qualidade. Hoje, o cenário da Bahia é muito melhor do que em vários outros estados em função dos investimentos que foram feitos nos últimos anos e, hoje, a gente pode começar a colher esses frutos." ..