Foram encontrados 679 registros para a palavra: CRIME

Gonzaga Patriota apresenta projeto que tipifica crime de perturbação a bordo de aviões

O Projeto de Lei 6365/19 tipifica o crime de perturbação a bordo de aeronaves. Pelo texto, a pena será de reclusão de 1 a 2 anos mais multa para quem promover a bordo tumulto ou perturbação, ameaçar, agredir passageiro ou tripulante, recusar-se a obedecer à instrução de tripulante ou de qualquer modo expor a perigo a segurança da aeronave.

Além disso, a pessoa poderá ser impedida de viajar em aeronaves comerciais pelo prazo de 2 anos. Em análise na Câmara, o projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica...

Homicídio na tarde desta segunda-feira (03) no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro (BA)

Populares informaram a RedeGN que um homem foi assassinado por volta das 15e40h desta segunda-feira (03) vítima de disparos de arma de fogo no bairro Alto da Aliança.

O fato ocorreu às margens da BA-210, proximidades de um estabelecimento comercial. A identidade da vítima ainda não foi revelada, bem como o autor e nem a motivação do crime...

TÁTICO RURAL ATUA EM CRIME DE TRÂNSITO E PREVENÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS

Por volta das 00h40, a Guarnição Tático Rural, em deslocamento para cidade de Jaguarari, ao passar pelo posto da PRF foi informada por 02 (dois) ocupantes de um veículo S-10 que trafegava na BR 407 passando no distrito de Flamengo, foram seguidos por um veículo tipo Frontier de cor branca em alta velocidade e dando jogo de luz.

Os mesmos assustados pediram apoio à Policia Rodoviária Federal e à guarnição que seguiu em diligência, sendo o referido veículo localizado próximo ao Posto Esmeralda na saída de Jaguarari, se tratava de uma Nissan Frontier, licença do Espírito Santo, ao ser realizada abordagem foi encontrada com o condutor, uma porção de uma substância aparentando ser cocaína. O mesmo chegou a oferecer dinheiro para guarnição, na tentativa de suborná-los. Devido apresentar visível estado de embriaguez o mesmo foi levado para realizar teste do bafômetro na PRF, se recusando a fazer. Em seguida, apresentado na Delegacia, onde foi lavrado flagrante...

Lei anticrime entra em vigor nesta quinta-feira, 23

Começa a vigorar nesta quinta-feira (23) a Lei 13.964/2019, conhecida como pacote anticrime, aprovada pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de dezembro do ano passado.

Houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso. O pacote reúne parte da proposta apresentada no início deste ano pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e trechos do texto elaborado pela comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes...

LEITORA DENUNCIA CRIME AMBIENTAL NA ORLA DE JUAZEIRO (BA)

Uma leitora do Blog GJ Notícias encaminhou fotos lamentando a sujeira na orla da cidade após os eventos realizados no final de semana com liberação da Prefeitura Municipal, no pátio de eventos da Orla 2.

“A Prefeitura que concede os alvarás para realização desses eventos deveria ser a primeira a fiscalizar para evitar crime ambiental contra o Rio São Francisco. Uma placa colocada pela própria prefeitura diz que o espaço territorial é especialmente protegido e cita a lei 1.708/2003 que determina: É CRIME DESMATAR, OCUPAR E JOGAR LIXO NESTE LOCAL” resta cumprir a lei...

Justiça condena João de Deus a mais 40 anos de prisão por crimes sexuais

A Juíza Rosângela Rodrigues Santos condenou João de Deus, de 78 anos, nesta segunda-feira (20) a mais 40 anos de prisão por crimes sexuais cometidos contra cinco mulheres. Esta sentença acolheu denúncia do Ministério Público de Goiás enviada em março do ano passado. A defesa pode recorrer ao Tribunal de Justiça de Goiás. Ele sempre negou as acusações.

João de Deus está preso desde 16 de dezembro de 2018. O advogado de defesa, Anderson Van Gualberto, disse que ainda não foi notificado sobre esta terceira condenação, mas que assim que tiver acesso ao conteúdo da sentença, entrará com recurso nas instâncias cabíveis. A defesa acrescenta que o entendimento da juíza é diferente do que o Superior Tribunal de Justiça já decidiu em casos similares...

Lei anticrime abre espaço a acordo em casos de furto e estelionato

Sancionada em dezembro, a lei anticrime tem dispositivos que podem ajudar a reduzir a população carcerária, ao permitir acordos com acusados por crimes não violentos e com penas mínimas inferiores a quatro anos, como furto e estelionato.

A lei consolida mudanças propostas pelos ministros Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) em pacotes de prevenção e combate a crimes enviados ao Congresso em 2018 e no ano passado, respectivamente.

O acordo de não persecução penal, regulamentado na lei anticrime, fazia parte do projeto apresentado por uma comissão de juristas na Câmara presidida por Moraes. 

O texto foi incluído no relatório final do pacote anticrime pelos deputados que fizeram parte do grupo de trabalho encarregado de analisar e aperfeiçoar as sugestões de Moraes e Moro. 

O acordo de não persecução penal permite ao Ministério Público negociar com réus que confessarem ter cometido infrações médias.

Em troca, receberão penas como prestação de serviço comunitário ou pagamento de multa, por exemplo.

Para ser passível de acordo, o crime precisa ter pena mínima inferior a quatro anos, sem violência ou grave ameaça. 

Além de furto e estelionato, poderiam ser qualificariam delitos como apropriação indébita, evasão de divisas, gestão temerária, contrabando e corrupção, entre outros. 

Pela lei, reincidentes e autores de crimes de violência doméstica ou familiar não poderiam ter acesso ao instrumento legal.

Pela regra aprovada, o acordo não poderá constar da certidão de antecedentes criminais, a menos que o réu tenha sido beneficiado por outro pacto do mesmo tipo nos cinco anos anteriores à infração. Se for cumprido integralmente, a punição será extinta.

Especialistas veem o dispositivo como um avanço penal, ao permitir que infrações menos graves possam ter como sanções penas alternativas.

"A não persecução nesses casos, com a imposição de uma série de condições a quem confessa o fato, como reparação do dano, prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, oferece uma resposta jurídica adequada a esses crimes menos graves, assegurando os interesses das vítimas", avalia Juliano Breda, presidente da comissão especial de garantia do direito de defesa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O acordo também é visto como um passo para reduzir a superlotação carcerária no país. 

Segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Brasil tinha, em julho do ano passado, mais de 800 mil presos. Mais defasados, dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) indicavam que, em junho de 2017, havia 726,3 mil detentos provisórios no Brasil --aqueles que ainda não receberam condenação da Justiça. 

O déficit estaria hoje em 303 mil vagas (a taxa de ocupação supera 171%), segundo o último levantamento oficial.

"Embora a discussão tenha sido feita às pressas, o acordo de não persecução penal desafoga o sistema, justamente por ser aplicado a crimes com penas mínimas menores que quatro anos, menos graves. Ajuda a diminuir a superpopulação carcerária do país", diz Emília Malacarne, sócia do escritório de advocacia Souto Correa.

Ela, porém, vê como efeito colateral do pacto um potencial excesso de imputação por parte do Ministério Público. 

"Ou seja, para evitar que o réu tenha direito ao acordo, o promotor, que poderia oferecer uma denúncia por um fato só, como por corrupção, poderia enquadrar a conduta em vários delitos, como corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro", afirma.

Com isso, critica, "a soma das penas mínimas ultrapasse quatro anos e não possa ser oferecido o acordo ao réu".

O acordo também esbarra em outro problema não tratado pela lei anticrime: o direito de defesa no Brasil.

"A esmagadora maioria da clientela é atendida pela Defensoria Pública, que, pelo volume, não consegue atender bem todos. O sistema de acordo funciona bem quando os dois estão em pé de igualdade para negociar", afirma Davi Tangerino, professor da FGV-SP e sócio do escritório DTSC.

"O sujeito é pego por roubo, tem uma conversa rápida com a defensoria e recebe o conselho de aceitar a pena mínima. Vão fazer um acordo com medo de cenário pior sem ter o devido aconselhamento da defesa", diz.

Para ele, sem acesso a uma defesa qualificada, o sistema tende a gerar mais acordos com potenciais inocentes, pessoas que não receberiam assessoramento correto no processo e que, por isso, aceitariam uma negociação ruim. 

"Só uma pequena parcela da população tem acesso a advogados de boa qualidade", afirma.

Para Rogério Taffarello, sócio do escritório Mattos Filho, a lei anticrime é um passo na direção correta, mas o Brasil ainda estaria na metade do caminho a trilhar. ..

POLÍCIA CIVIL PRENDE NO ESPÍRITO SANTO ACUSADO DE HOMICÍDIO EM JUAZEIRO QUE INTEGRA BARALHO DO CRIME NA BAHIA

Nesta sexta-feira, dia 03, a Polícia Civil de São Matheus, no Estado do Espírito Santo, deu cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva da Vara do Júri e Execuções Penais de Juazeiro-BA contra Rafael Medrado Macedo, popular "RAFATÁ", que estava homiziado em uma pousada na citada cidade litorânea de Conceição da Barra, que fica a 250 de distância da capital Vitória.

Rafael Medrado é acusado da prática de homicídios ocorridos em Juazeiro-BA, dentre os quais o de Iata Anderson dos Santos, fato ocorrido no dia 21/04/2019, no Bairro Jardim São Paulo, o qual foi alvejado com vários disparos de arma de fogo,  crime cometido em concurso de pessoas, sendo investigado em outras ações criminosas semelhantes, pela Delegacia de Homicídios de Juazeiro que atuou na representação pela medida cautelar em comento...

Operação Xeque Mate investiga acusação de crime cibernético em Dormentes e Petrolina, suspeito tem motivação política

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta sexta-feira (3) a operação Xeque Mate nos municípios de Dormentes e Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O objetivo é investigar e combater um crime cibernético. Seis pessoas foram vítimas em Dormentes, entre eles, funcionários públicos efetivos e dois membros do poder legislativo municipal.

Um suspeito foi apontado pela investigação como o dono do perfil do instagram @Coxinha_Cabueta_Dormentes, que apresenta conteúdo difamatório, calunioso e injurioso. A investigação foi iniciada no mês de Agosto de 2019, e conseguiu identificar o local de criação do perfil, o horário, o IP e o cadastro do servidor. Foi observado que a motivação é política, onde o membro apoiador da oposição, com auxílio de outros, atacam membros da situação política de Dormentes...

Brasil e Israel assinam acordo de combate ao crime organizado

O Brasil vai ratificar um acordo que cria mais uma parceria com Israel, aliado prioritário do governo desde o início de 2019. Desta vez, o foco é o combate à corrupção e ao crime organizado. O acordo será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (30), e prevê pontos importantes de cooperação internacional e troca de conhecimentos.

De acordo com nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), órgãos de segurança pública dos dois países farão intercâmbio de experiências sobre crimes internacionais que, para serem combatidos de maneira eficaz, necessitam de mecanismos modernos de troca de informações. Tráfico de pessoas, tráfico de armas de fogo, munição e explosivos, terrorismo e maneiras de financiar atividades terroristas entram na lista de áreas de conhecimento que devem ser exploradas na parceria...

Taxista é morto a facadas na zona rural de Petrolina; duas jovens são detidas suspeitas do crime

Um taxista foi morto a facadas nesta terça-feira (24) entre o Núcleo 9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho e o povoado C3, na zona rural de Petrolina, no Sertão Pernambucano. Duas jovens foram detidas suspeitas de praticar o crime. Uma delas tem 15 anos de idade. As suspeitas foram ouvidas na delegacia. De acordo com o delegado Gabriel Sapucaia, elas alegam que uma das duas foi assediada e por isso o crime teria sido cometido. Mas a Polícia Civil acredita que Aloísio Fernandes Pereira, de 62 anos foi vítima de latrocínio.

"Até o momento nós temos um provável latrocínio que é o roubo seguido de morte. De acordo com algumas testemunhas, essas duas mulheres estariam procurando eventuais taxistas para poder cometer o roubo e acabaram por escolher a vítima por conta da sua característica física. Elas acreditavam ser uma pessoa mais fácil e acabaram abordando esse rapaz, feito a corrida e ao que tudo indica, no decorrer do percurso elas teriam anunciado o assalto, momento em que ele teria reagido e elas teriam efetuado os golpes de faca na vítima", explica Gabriel Sapucaia...

Acusado de atentado contra Secretário da AMMPLA tem outra versão para o crime. Polícia segue apurando

O acusado de tentativa de assassinato de José Carlos Alves, Secretário-Executivo da Ammpla, em Petrolina, permanece preso no Ceará e não deve ser transferido para Petrolina nos próximos dias, em virtude de cumprimento do processo legal, pela acusação de porte de arma, com silenciador, dentre outros crimes associados ao porte ilegal da pistola encontrada pela polícia no momento da abordagem.

Nesta segunda-feira (23) houve uma audiência de custódia, com pedido de preventiva para o acusado que segue em regime fechado, conforme apurou o Blog GJ Notícias. De acordo com apuração, Wellington Pereira dos Santos, o acusado, que já teria confessado a tentativa de homicídio em Petrolina, nega a prática de crime de mando, assumindo que foi dele mesmo a ideia de matar José Carlos, em função de um possível desentendimento no trânsito...

Bahia tem 58 cidades sem crimes contra a vida

Cinquenta e oito cidades baianas não registraram Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, feminicídio, latrocínios e lesão corporal seguida de morte) até final de novembro de 2019. Os municípios situam-se nas regiões Sul, Sudoeste, Oeste, Leste, Norte, Chapada Diamantina e Região Metropolitana de Salvador (RMS). No Sudoeste do Estado estão 29 cidades, entre elas o município de Maetinga, distante 609 quilômetros da capital, onde não ocorreu um CVLI há mais de seis anos. Lá, o último caso foi em julho de 2013, totalizando 2.297 dias de tranquilidade para a população.

Já em Abaíra (Chapada), conhecida por seus atrativos turísticos, Rio de Pires, Rio Antônio e Botuporã (essas também Sudoeste), os crimes estão zerados há mais de cinco anos. Outras sete cidades também celebram três anos sem estes delitos: Boninal (1.405 dias), Caatiba (1.336), Canápolis (1.272), Ibiassusê (1.258), Rio de Contas (1.226), Lajedo do Tabocal (1.177) e Érico Cardoso (1.129)...

Detran-PE alerta: Informar sobre blitz nas redes sociais é crime

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio das Diretorias de Fiscalização, Operações e Atendimento, deu iníciou  dia 05, a Operação Prevenção "Segundos que salvam vidas", sob o título "Alertar sobre blitz nas redes sociais é crime".

Segundo o gerente de fiscalização do DETRAN-PE, Paulo Paz, com a chegada das festividades de final de ano, começam as confraternizações, quando as blitzes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Polícia Militar – PM, Polícia Rodoviária Federal – PRF, e Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife – CTTU, são intensificadas e a população tende a avisar aos motoristas os pontos onde estão acontecendo as blitzes por aplicativos. Mas o que as pessoas desconhecem é que esse ato é considerado crime, previsto no Código Penal – CP, e existe punição...

Câmara aprova texto-base do pacote anticrime sem principais bandeiras de Moro

Em um revés político para o ministro Sergio Moro (Justiça), a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (4) o texto do pacote anticrime que deixa de fora algumas das principais bandeiras do ex-juiz, como o excludente de ilicitude, a prisão em segunda instância e o acordo de "plea bargain".

O texto-base foi aprovado por 408 votos a favor e recebeu 9 contrários -- houve 2 abstenções. Ainda nesta quarta-feira, os deputados iriam votar proposta de mudança em dispositivo que cria o juiz de garantias, que instrui o processo, mas não julga. Depois disso, o texto final vai ao Senado...

Moro pede a deputados que reinsiram excludente de ilicitude no pacote anticrime

Responsável pela criação do chamado "pacote anticrime", o ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro pediu ao grupo de trabalho que analisa os projetos que reinsira o artigo que prevê o excludente de ilicitude na nova legislação. O trecho foi excluído pelo grupo dias após a morte da menina Ágatha, de oito anos, no Rio de Janeiro.

A criança foi atingida por um tiro de fuzil nas costas, em setembro, quando estava acompanhada da mãe em uma van. A perícia da Polícia Civil confirmou que o tiro partiu da polícia...

FIJ lança campanha contra a impunidade nos crimes contra jornalistas

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) registrou 1.064 assassinatos de profissionais de meios de comunicação nos últimos 10 anos. Porém, apenas um em cada dez assassinos é punido. Segundo a Unesco, 93% das vítimas foram jornalistas locais. Diante do quadro, a entidade lançou, em 2 de novembro, Dia Internacional para Acabar com a Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, campanha que durará até 23 de novembro, aniversário do massacre de Ampatuan nas Filipinas, em que pelo menos 32 trabalhadores de meios de comunicação foram assassinados.

“A impunidade ocorre quando quem coloca uma bomba debaixo do carro de um jornalista e acaba com sua vida permanece sentado nas instituições de um Estado ou na direção de uma grande empresa” disse a FIJ. A Campanha da FIJ se centrará em cinco países – Palestina, Peru, Filipinas, Somália e Ucrânia – onde o nível de impunidade por assediar, prender, atacar e assassinar jornalistas tem sido muito alto, tendo em conta os níveis de violência contra os jornalistas nos respectivos países e o fracasso sistemático das autoridades na luta contra a impunidade...

6º BPM em Senhor do Bonfim intensifica ações de combate ao crime


Em operação sincronizada entre a 5ª Cia e o 6º BPM recuperou moto com restrição de furto na cidade de Filadélfia. Por volta das 11h15, dia 1, sexta-feira, a guarnição apresentou a delegacia de Policia Civil de Senhor do Bonfim uma pessoa que encontrava-se em um veículo tipo Moto Honda Titan KS de cor azul, licença de São Paulo, com restrição de furto.

No sábado (2), uma guarnição da CETO/Tático Urbana, após acionamento via CICOM, deslocaram a Praça do Hospital Regional, na Rua Duque de Caxias, Centro, a fim de atender ocorrência de LESÃO CORPORAL. Ao chegar no local, a guarnição manteve contato com populares os quais informaram ter havido vias de fato entre dois andarilhos, onde um desferiu golpes com um garfo no pescoço e cabeça do outro. A guarnição conteve o autor e acionou o SAMU a fim de prestar socorro à vítima. Ambos foram conduzidos a Delegacia de Polícia civil para as medidas cabíveis...

MAIS UM CRIME COM CARACTERÍSTICAS DE EXECUÇÃO EM JUAZEIRO (BA)

A violência voltou a imperar em Juazeiro (BA) de forma cruel e em escalada ascendente. Na sexta-feira (01) dois corpos foram encontrados no ‘Morrão’ entre os bairros Dom José Rodrigues e João Paulo II, com suspeita de execução. Na tarde deste sábado (02), mais um CVLI - Crime Violento Letal e Intencional foi registrado em Juazeiro, por volta de 16h30.

Segundo informações de populares o fato aconteceu entre o loteamento Nova Juazeiro e o Residencial Dr. Humberto Pereira. O cadáver foi encontrado por transeuntes com características de execução (a vítima estava com as mãos amarradas). Ainda não se tem informações sobre o que teria motivado, nem a autoria do crime. O corpo foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal...

CSTT alerta que furto de sinalização de trânsito é crime

A sinalização de trânsito em Juazeiro continua sendo alvo de vândalos. De acordo com o setor de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) mais de 200 placas de sinalização foram furtadas ou danificadas em 2019. Essa prática é crime, prevista no Art. 163, inciso III, do Código Penal, que pode resultar em pena de detenção que varia de seis meses a três anos, além de multa.

De acordo com o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, além de prejuízo financeiro ao erário, essa prática é um risco para os condutores. “Essas placas custam em média R$ 60. O prejuízo financeiro causado pelos furtos esse ano gira em torno de R$ 12 mil. Mas, o prejuízo maior pode acontecer no trânsito porque a falta da sinalização pode causar acidentes, essa é a nossa maior preocupação”, alerta Damião...