Foram encontrados 433 registros para a palavra: bombeiros

Bombeiros trabalham para início da perícia no Centro de Convenções

O Corpo de Bombeiros Militares da Bahia realizou, neste sábado (24), o processo de análise de risco de parte da estrutura do Centro de Convenções da Bahia (CCB) que cedeu na noite de ontem. Os militares utilizaram um drone para filmar, sem risco para o efetivo, as áreas comprometidas. A parte danificada será liberada para perícia 72h após a ocorrência, quando estará garantida a estabilidade da estrutura.

O procedimento foi coordenado pelo comandante-geral do CBM, coronel Francisco Telles, e acompanhado pelo secretário estadual de Turismo, José Alves, por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), integrantes de instituições de Defesa Civil, além de engenheiros e arquitetos das empresas responsáveis pelas obras no centro. Em seguida o grupo se reuniu na sala de crise do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia.

"Nosso trabalho está sendo realizado por etapas. Ontem, fizemos o atendimento das vítimas com total êxito", afirmou Telles, acrescentando que os dois militares do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), que tiveram ferimentos leves, foram atendidos e liberados pouco tempo depois. Ele destacou também que o cordão de isolamento no entorno do centro ficará por tempo indeterminado garantindo a segurança dos moradores daquela localidade.

A reforma do Centro de Convenções, que teve início em setembro de 2015, também previa intervenções no local que cedeu na noite de ontem, antes da reabertura do equipamento. ..

Major é a primeira mulher a comandar grupamento dos bombeiros na Bahia

Em uma solenidade cercada por honras e disciplina militares, a major Ana Fausta de Assis assumiu o 13º Grupo de Bombeiros Militares (GBM), tornando-se, nesta quinta-feira (15), a primeira mulher a chefiar o cargo. Também foram intitulados o novo assistente militar do Comando Geral, coronel José Ribeiro Braga, o diretor do Departamento de Auditoria e Finanças, tenente-coronel Domingos Sávio de Souza, o coordenador de Saúde, tenente-coronel José Jorge da Silva, e os comandantes do 1º GBM, major Augusto César Nobre, e do 12º GBM, tenente-coronel Sanderson de Castro.

Ana Fausta entrou para a Polícia Militar em 1990 e ingressou no Corpo de Bombeiros sete anos depois. "Fui a primeira oficiala a ir para o Corpo de Bombeiros. Ser bombeiro é tudo. A atividade de salvar vidas engrandece qualquer ser humano. Eu acho que é o segundo maior desafio que assumo na minha vida, o primeiro foi criar filhos. Vou abraçar a nova tarefa com todo o carinho e toda a feminilidade, porque o toque feminino é necessário em tudo nessa vida", afirmou. ..

ARTIGO - BRAVOS GUERREIROS

A cidade dorme. Fatigada da labuta diária, esfalfada pelas suas ambições, extenuadas pelas suas lutas, abatida pelo excesso de sua vibração diurna, estafada pela febre das suas paixões. A cidade caiu no letargo de todas as noites. Calaram-se as últimas vozes da multidão, cessaram os últimos restos do trabalho e do prazer, recolheram-se os últimos notívagos, fecharam-se como túmulos todas as casas.  Quem por aí, que já não tenha, ao menos uma vez tremido de susto e vibrado de emoção e entusiasmo ao ver o trabalho, ao admirar a coragem desses bravos bombeiros, e entre as chamas?

Coragem estupenda,cem vezes mais admirável do que a dos soldados que afrontam a morte nos campos de batalha. Nos campos de batalha há promoção: tal soldado a cabo de uma campanha, troca à blusa grosseira de guerreiro humilde pela farda agaloada de capitão, e até a farda bordada de general. Mas, neste campo de batalha contra o fogo, heroísmo é obscuro, a glória é anônima e a recompensa é nula.

Assombrosa luta! Um homem fraco pequenininho, humilde,contra o fogo que tudo pode! Uma espessa atmosfera negra e impenetrável rodeia a casa incendiada... De repente um grosso jato de água espanca e rasga a muralha de fumaça, e então vêem lá em cima as salamandras heroicas, mourejando entre as labaredas, lambidas e enoveladas por elas, numa peleja sobre humana!..

Corpo de Bombeiros concede medalha ao Sargento Enio Costa por tempo de serviço

No dia 18/06, aconteceu no auditório da câmara de vereadores de Juazeiro a solenidade para entrega da Medalha de Bronze, uma homenagem concedida aos profissionais que se destacaram por serviços prestados a sociedade, ao longo de 10 anos de carreira de Bombeiro Militar.

O sargento BM Enio Costa foi um dos agraciados. Com quase 18 anos de profissão (na mesma graduação) tem se destacado não somente pelos serviços prestados a sociedade enquanto Bombeiro Militar, mas também como cidadão tem participado ativamente das lutas sociais em favor do velho Chico, da Ilha do Fogo e de tantas outras lutas sociais no vale...

Bombeiros Militares do 9° GBM Receberão Homenagem

39 Bombeiros Militares integrantes do 9° GBM de Juazeiro, entre os quais, 01 Oficial, 05 Subtenentes, 06 Sargentos e demais Cabos e Soldados, serão agraciados com a Medalha de Bronze por 10 anos de bons serviços presados à sociedade baiana.

A solenidade de outorga acontecerá amanhã (17.06), sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Juazeiro, a Casa Aprígio Duarte, às 08 horas da manhã...

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados com fogos de artifício

Os fogos de artifício são alguns dos itens típicos das festas juninas que mais divertem as crianças e os adultos. Entre as diversas opções que o mercado oferece, com os mais diferentes efeitos sonoros e visuais, todos eles possuem uma característica em comum: exigem cuidado. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) oferece instruções e recomendações para quem quiser utilizar desde os conhecidos traques até as 'chuvinhas', as bombas e os rojões. 

De acordo com o coordenador do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisa do CBMBA, capitão Carlos Grimaldi, a atenção deve começar na compra dos fogos de artifício. "É importante que as pessoas procurem locais credenciados e licenciados pela Polícia Civil ou pela prefeitura da cidade onde funciona o estabelecimento comercial. Isso dá uma garantia de que esses artefatos pirotécnicos têm uma procedência, que estão vindos da indústria e não são feitos de forma artesanal. Inclusive, caso a população conheça algum local que esteja realizando esse tipo de fabricação pode denunciar à Polícia Civil", explica o coordenador...

Veto de Dilma Roussef a lei que anistia bombeiros e policiais militares cai em sessão no Congresso

Sessão do Congresso, terça-feira (24/05), decide, por 286 votos a favor e oito contra, pela derrubada do veto da presidenta afastada Dilma Roussef a lei que anistia bombeiros e policiais militares que participaram de movimentos reivindicatórios em todo território nacional. Com a derrubada, todos os policiais militares que foram demitidos e os que ainda respondem por ter participado do movimento reivindicatório de 2012 não poderão mais ser responsabilizados por buscarem a efetivação de direitos laborais. O deputado estadual soldado Prisco (PPS) acompanhou a votação, em Brasília.

“É a prova de que caminhamos para a conquista de direitos igualitários entre os cidadãos, sejam eles policiais ou qualquer outra classe de trabalhadores. Até mesmo os parlamentares do Partido dos Trabalhadores votaram pela queda do veto da presidenta”, comemorou o parlamentar. O Projeto de Lei 17/2015 concede anistia aos policiais e bombeiros militares dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Pará, do Acre, do Mato Grosso do Sul e do Paraná punidos por participarem de movimentos reivindicatórios. Com origem na Câmara dos Deputados, o PL é de autoria dos deputados Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Cabo Daciolo (RJ), e teve como relator no senado o parlamentar Jader Barbalho (PMDB-PA)...

Corpo de Bombeiros da Bahia tem reforço com novos soldados

Em clima de descontração, 66 novos soldados passaram a integrar oficialmente o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA). A cerimônia de formatura foi realizada, nesta quinta-feira (20), no 10º Grupamento da Corporação, em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que teve a presença de oficiais da corporação e da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Com os novos soldados, o CBM passa a dispor do efetivo de 2.430 profissionais. De acordo com o major BM Eloi Camacho, diretor do Centro de Formação de Praças, o curso de preparação durou nove meses, período em que os alunos puderam aprender sobre os diversos tipos de salvamento e combate a incêndio, inclusive, na Chapada Diamantina. "Eles foram preparados com disciplinas militares e as específicas de bombeiros". Segundo o major, além da capital e RMS, o efetivo atuará no interior. A maior parte irá para cidades das regiões oeste, leste e sul. 

Jovens e cheios de disposição, os homens e mulheres do Corpo de Bombeiros querem dar o melhor de si para salvar vidas. A soldado BM Camilla Mendes, do município de Seabra, na Chapada Diamantina, vai trabalhar em Lençóis, na mesma região. "Estou extremamente feliz. Foram momentos de muita luta, muita batalha, mas graças a Deus chegamos ao momento da glória. Pretendo dar o melhor de mim, sempre em prol dos Bombeiros, que é salvar e guardar vidas". Do município de Ilhéus, no sul da Bahia, o soldado BM Bruno Braz será designado para Teixeira de Freitas, na mesma região. Ele diz ser vocacionado para a profissão. "Minha [vontade de] ser bombeiro sempre foi [para] ajudar a salvar vidas". 

Muitos parentes e amigos prestigiaram a solenidade. O agropecuarista Edvaldo Venas, pai do 'Bombeiro Venas', um dos formandos, saiu com a família de Feira de Santana para prestigiar a formatura do filho. "Me sinto orgulhoso, satisfeito por ele [conquistar] esta meta. Nos sentimos na obrigação de apoiá-lo e prestigiá-lo". Na cerimônia, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, afirmou que "com a autonomia [desmembramento da PMBA], [a chegada de] equipamentos e o [aumento do] efetivo, e desenvolvendo um número muito maior de atividades, temos buscado atender da melhor forma possível à população baiana". ..

Juazeiro: Lei determina presença de Bombeiros em concentrações com mais de 100 pessoas

Os profissionais Bombeiros Civis serão presença obrigatória nas festas e eventos que reúnam mais de 100 pessoas no município de Juazeiro. A lei, uma proposta do vereador Sargento Bastos, foi aprovada na sessão desta terça-feira (11/04) por unanimidade dos vereadores presentes. Na justificativa, Bastos diz que "a concentração de pessoas se torna mais segura, com rápidas ações de salvamento e socorro, se necessário. Juazeiro sai na frente e au só tenho a agradecer pela aprovação unanime desta proposta".

Além da Lei dos Bombeiros Civis, foram votadas em aprovadas na sessão desta terça-feira o Projeto de Lei 3193/2015 e 3194/2015, de autoria dos vereadores Amilton Ferreira , Suzana Ramos e Alex Tanuri, instituindo no Calendário Municipal de Eventos a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da comunidade católica do distrito de Massaroca e o aniversário de fundação do mesmo Distrito. Em segunda votação foi aprovada a alteração da Procuradoria Geral do Município com a emenda modificativa apresentada pela Câmara. As leis seguem para sanção do prefeito Isaac Carvalho...

Corpo é encontrado boiando no Rio São Francisco

Na tarde desta segunda-feira (11), o corpo de um homem, ainda não identificado, foi resgatado sem vida pelo Corpo de Bombeiros de Juazeiro no Rio São Francisco. O corpo da vítima foi encontrado boiando nas margens do rio próximo ao Kidezinho. O Blog está buscando mais informações. Acompanhe nas próximas horas. ..

Sem aumento ha dois anos policiais e bombeiros militares de PE realizam ato público nesta quarta-feira (13)

Policiais e bombeiros militares realizam ato público na próxima quarta-feira (13). A iniciativa é  do  deputado estadual Joel da Harpa e o evento acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe , a partir das 13h. Da Alepe, o grupo seguirá em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas onde, juntamente com todas as associações militares, fará a entrega de uma pauta de reivindicações ao governador Paulo Câmara.

Na ocasião, após a apresentação da pauta,  será realizada a Assembleia Geral da categoria. "São dois anos sem aumento salarial. A categoria sofre com essa defasagem e com as péssimas condições de trabalho. Entregaremos ao governador do estado nossa pauta de reivindicações atrelada a um estudo econômico que mostra os detalhes do reajuste da categoria", afirma Joel da Harpa.

Outro ponto que será levado ao Executivo são as péssimas condições de trabalho que a categoria tem enfrentado. "Policiais e bombeiros tem se desdobrado para garantir a segurança da população. É preciso repensar essa forma de trabalho e principalmente o Pacto Pela Vida. A ausência do governo nesse quesito coloca em risco a corporação e o cidadão", conclui. ..

Bombeiros que combateram incêndio na chapada estão há 30 dias sem receber diárias

O deputado estadual soldado Prisco, recebeu, terça-feira (23/02), denúncia de que cerca de 30 bombeiros militares dos GBMs (Grupamento de Bombeiros Militares) de Jequié, Feira de Santana e Salvador, que participaram do combate aos focos de incêndio na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, estão há mais de trinta dias sem receber pagamento de diárias.

Os bombeiros fazem parte da última turma que embarcou no dia 30 de dezembro para a região. Eles permaneceram no local por cerca de dez dias cumprindo escalas de 12 horas ininterruptas submetidos a péssimas condições de trabalho...

BOMBEIROS E UMA PESSOA ARRASTADA PELAS ÁGUAS SÃO RESGATADOS COM VIDA EM OPERAÇÃO ARRICADA NO RIACHO DO TOURÃO

Terminou bem por volta das 23 horas desta sexta-feira (22) o resgate de um cidadão e de quatro membros do 9° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Juazeiro que foram numa ação de salvamento no Riacho do Tourão, proximidades do bairro Jardim Primavera.

No final da tarde de sexta, ainda quando chovia intensamente em Juazeiro, um cidadão foi arrastado pelas águas do Riacho do Tourão. Ele ficou preso entre os galhos de uma árvore e quando a equipe do Corpo de Bombeiros se preparava para fazer o resgate o barco virou e todos eles, vítima e membros do 9° GBM, tiveram que aguardar mais de quatro horas, até serem socorridos numa outra arriscada operação de resgate que teve o apoio da Marinha (Agência Fluvial) de Juazeiro e do Corpo de Bombeiros de Petrolina...