Foram encontrados 44599 registros para a palavra: pe

Produção de vinhos nos trópicos é tema de evento internacional em Petrolina

Neste mês de outubro, dois eventos atraem, para o Brasil, o mundo da vinha e do vinho. Primeiro, com a realização do 5° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), de 19 a 21, na cidade de Petrolina (PE). Dois dias depois, de 23 a 28, será a vez de Bento Gonçalves (RS) receber o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O ISTW 2016 reunirá cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), entre professores, pesquisadores, enólogos, proprietários de vinícolas e estudantes...

Desaparecida

Encontra-se desaparecida desde o último domingo (09) NEUMA FERREIRA CALLOU,  47 anos, moradora do Bairro Vila Eduardo em Petrolina. Neuma desapareceu por volta das 08h de domingo. Se alguém souber informações sobre o paradeiro de Neuma entrar em contato através dos telefones (87) 988538147 / 87 991068605. ..

Pelo segundo ano, o Pedal Rosa do Vale organiza a Pedalada Rosa, evento que mistura bike, lazer e solidariedade . 

Aproveitaremos a ocasião para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama, enfatizando a necessidade dos exames preventivos, que aliados ao exercício físico, proporciona uma vida mais saudável.

O evento acontecerá dia 23 de outubro, com concentração às 7h, no Parque Municipal Josepha Coelho. As inscrições serão feitas na hora e os 100 primeiros inscritos receberão ficha para sorteio de brindes diversos e o vale lanche. O percurso é de aproximadamente 10 km, facilitando assim a participação de todos!..

Odacy se solidariza com estudantes da Univasf em greve e alerta sobre o retrocesso que poderá ser a PEC 241 para o Brasil

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira, 10, o deputado estadual Odacy Amorim, PT, registrou seu apoio e solidariedade aos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que paralisaram as atividades neste início de semana por tempo indeterminado. O motivo é a perda de direitos para que possam dar continuidade aos estudos como os auxílios permanência, moradia e transporte, além do funcionamento do restaurante universitário, assegurados para a instituição somente até o meio do ano que vem, conforme relataram os universitários ao parlamentar.

“Sou solidário com os alunos da Univasf e eles contem comigo nessa caminhada. Também aos jovens estudantes do Brasil e de Pernambuco, porque o meu compromisso é com o futuro e o futuro é de todos”, ressaltou Odacy Amorim. O parlamentar disse que a greve dos estudantes da Univasf tem entre os motivos a ameaça a garantia de direitos como os auxílios permanência, moradia e auxílio transporte, além do restaurante universitário, itens esse que tem seus direitos assegurados somente até metade de 2017...

LUCAS RAMOS DESTACA CHEGADA DE USINA HELIOTÉRMICA EM PETROLINA

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para comentar o anúncio da chegada de uma usina heliotérmica em Petrolina, Sertão do Estado. O projeto da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Solar de Jülich, da Alemanha, pretende instalar no município sertanejo, em janeiro de 2017, espelhos e torres que captarão a luz do Sol e a transformarão em energia elétrica para abastecer a usina de Sobradinho.

Para o deputado, a chegada do empreendimento consolida os avanços conquistados por Pernambuco no campo da geração e uso de energia limpa. "Nosso estado vem dando passos largos no estímulo às fontes renováveis de energia. Em 2012, o ex-governador Eduardo Campos iniciou as discussões para a instalação desta usina heliotérmica, trabalho que foi continuado por Paulo Câmara e que pode ser ampliado em outros municípios", destacou o parlamentar...

Petrolina: AME Hildo Diniz comemora Dia das Crianças

Nesta segunda-feira (10) a equipe da AME Saúde da Família Hildo Diniz, no Projeto Senador Nilo Coelho N8, realizou atividades educativas e recreativas com as crianças do Programa Nova Semente da comunidade. O objetivo da ação é proporcionar lazer e saúde.

Foram realizadas atividades lúdicas como dança das cadeiras, bambolê, amarelinha, cantigas de roda, além de orientação sobre a importância de uma alimentação saudável. "O prefeito Julio Lossio tem um grande compromisso com as crianças petrolinenses seja na saúde, cidadania, educação moradia", frisou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves...

NOTA PÚBLICA A RESPEITO DO DEBATE "ESCOLA SEM PARTIDO" REALIZADO NO AUDITÓRIO DA UPE CAMPUS PETROLINA

A Direção da UPE Campus Petrolina solidariza-se com estudantes e professores que foram impedidos de continuar o debate sobre o projeto de Lei Escola Sem Partido,  realizado no último dia 07 no Auditório da Instituição. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico, com regras estabelecidas, seleção e convite dos debatedores. Não coube a instituição definir o formato, mas apenas garantir o espaço democrático para a realização do Debate. As falas dos debatedores transcorreram conforme o que estava estabelecido, tendo o  público que estava assistindo, oportunidade, também de participar, emitindo opiniões e fazendo perguntas. No transcorrer do evento  o Sr. Fred Pontes, que se diz coordenador de uma escola titulada CFC – Curso de Formação Conservadora, de forma destemperada, tentou utilizar forçadamente a fala, contrariando as regras estabelecidas pelos organizadores. Sua atitude, que não é comum ao debate democrático, levou a maioria do público presente, a solicitar sua retirada do espaço, fato que o deixou ainda mais desequilibrado. Alunos e professores foram alvos do seu destemperado comportamento, agressivo, com clara possiblidade de agressões físicas. A ação da equipe gestora facilitou sua retirada do auditório, evitando assim, maiores constrangimentos a ele e a um grupo pequeno de seguidores. 

Neste final de semana, muitos comentários através das redes sociais, alimentaram ainda mais atitudes agressivas a alguns docentes, alunos e a própria instituição. Ao longo desse ano, a UPE Campus Petrolina está sendo vítima de agressões de alguns de seus alunos e seguidores externos à instituição, que teimam, em bradar, pelas redes sociais, a acusação de que a sua prática não é democrática em suas ações e em suas formas de gestão acadêmica e administrativa.

Desde que essas agressões iniciaram, a gestão tem tido o cuidado de observar os fatos, registrá-los e encaminhá-los para órgãos competentes. Assim, tem sido com a abertura de comissão de escuta, comissão de ética e por último a solicitação à Reitoria de uma comissão de Sindicância para apurar todos os fatos, sendo ouvidos alunos e docentes que estão envolvidos diretamente nestes casos. No último dia 06 de outubro a Comissão de Sindicância, composta por membros externos à Unidade de Petrolina, instituída através de Portaria do Reitor, ouviu as partes interessadas. Também foi entregue a reitoria um dossiê com todas as agressões sofridas pelos docentes  e à Instituição, sejam elas deferidas por alunos ou por pessoas estranhas à comunidade acadêmica. A Direção solicitou a Reitoria que analise junto ao setor jurídico, as possíveis ações em termos penal e civil, contra aquelas pessoas externas à instituição que tem ao longo desses meses, maculado sua imagem.

Lamentamos que na segunda década do Século XXI, grupos que se dizem conservadores, utilizem espaços internos e externos para infamar a honra de seus docentes, alunos, técnicos administrativos e principalmente da Instituição, que não tem partido, teoria particular ou conchavos com governos instituídos e/ou destituídos. Nossa instituição é apenas DEMOCRÁTICA. ..

Nota da Reitoria da Univasf sobre a ocupação do prédio administrativo e fechamento dos campi pelo movimento paredista estudantil

Hoje, 10 de outubro, pela manhã, vários prédios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos campi de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) foram fechados pelos estudantes. Conforme anunciado pelas lideranças do movimento que permanecem no prédio administrativo, em Petrolina, a principal pauta do movimento é o orçamento de 2017, destinado para o Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Univasf.

Com base na proposta orçamentária definida pelo Ministério da Educação (MEC), a Reitoria tem apresentado aos estudantes, em reuniões da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), composta por maioria discente, o possível custeio do PAE-Univasf para o exercício 2017 como contrapartida institucional ao orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Governo Federal, recursos estes, aportados para a execução do programa que engloba bolsas, auxílios e demais subsídios que visam garantir o acesso e permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de graduação, que são atendidos pelo PNAES.

O limite proposto pela Reitoria como contrapartida ao PNAES foi estipulado em R$ 2,5 milhões para 2017, de forma a não comprometer o funcionamento mínimo da instituição como um todo. Este valor se soma aos R$ 5,5 milhões do PNAES propostos pelo MEC para o referido exercício. 



Apesar da perspectiva de orçamento para o custeio do PAE-Univasf em 2017 ser quatro vezes maior que em 2012, em virtude do aumento da demanda de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o atual orçamento inviabilizará a abertura de novos editais de seleção a bolsas de assistência estudantil para os campi das cidades de Petrolina e Juazeiro, só sendo possível arcar com o pagamento das bolsas já vigentes, manutenção do funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs), das residências universitárias e do transporte estudantil, exceto os campi de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, ambos na Bahia, e de São Raimundo Nonato (PI) que por ainda não disporem de RUs, haverá seleção com lançamento de novos editais.

Nesta segunda-feira (10), o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, cumpriu agenda em Brasília e no final da tarde esteve reunido com o Secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone, discutindo o orçamento do PNAES. O secretário informou que o ministro da Educação, Mendonça Filho, está em diálogo com o relator da proposta orçamentária 2017 que tramita no Congresso Nacional para garantir o aporte de recursos para o funcionamento adequado das universidades federais. Além disso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem articulado emenda ao orçamento, a fim de ampliar os recursos do PNAES. Amanhã (11), o vice-reitor Telio Nobre Leite receberá uma comissão de estudantes, atendendo à solicitação de reunião encaminhada pelas lideranças do movimento estudantil. ..

URGENTE: Alunos da UPE paralisam suas atividade contra aprovação da PEC 241.

Após alunos da UNIVASF paralisarem suas atividades manifestantando contra a PEC 241, hoje, chegou a vez dos aluos da UPE. Segundo informações, os estudantes estão em greve neste exato momento, veja fotos:

..

Câmara aprova PEC dos Gastos Públicos em primeiro turno

O Plenário da Câmara aprovou hoje (10), por 366 votos a 111 e duas abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos. O texto foi aprovado em primeiro turno e precisa passar por nova votação no plenário. Também falta votar os destaques da PEC.

Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. O governo havia anunciado que tinha cerca de 350 votos para aprovar a proposta, considerada pelo Executivo como essencial para promover o controle dos gastos públicos e reequilibrar as contas...

EU PENSO ASSIM...COMEÇOU O CAMPEONATO DA LDJ

Na verdade, o jogo de 6ª feira passada, 07, não foi entre REAL E JUÁ ESPORTE, jogo esse que acontecerá no dia 21, uma 6ª feira pelo campeonato da Liga Desportiva Juazeirense – LDJ.

Na partida de abertura desse certame foi entre XV de Novembro o debutante REAL SOCIEDADE  e o “XV” do técnico CAVALINHO, com um futebol mais habilidoso, conseguiu a vitória por 3x1, pelo lado do REAL, o seu trinador, LUCIANO CARDOSO não teve um tempo necessário para conhecer melhor seus atletas...

Avanços no empreendedorismo em Petrolina

Na última sexta-feira, 07, o Município de Petrolina atingiu a condição de município com Políticas de Desenvolvimento da Lei Geral implantada que apoia a Micro e Pequena Empresa, resultando na conquista deste novo indicador que possibilita o ambiente de negócios propício e favorável para os pequenos empreendedores locais. Fruto de um trabalho desenvolvido pela Agência Municipal do Empreendedor, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Receita Municipal, Sebrae, com forte iniciativa do Prefeito Julio Lossio com visão de empreendedora para fortalecimento e desenvolvimento deste município.

Nesta última fase, se conquistou a posição de 100% realização nos seguintes Eixos: Atores de Desenvolvimento (Parcerias, Autarquias e Secretarias Municipais); Compras Públicas, Fortalecimento nas Compras locais (prestigiando os micro e pequenos empreendedores, contribuindo para circulação dos negócios dentro do município); Rede Simples (melhoria, integração, simplificação do sistema de consultas) e implementação de Sala do Empreendedor com equipe capacitada pelo Sebrae para atender a demanda de pequenos negócios formais e informais existentes no município, onde os mesmos receberam capacitações e orientações quanto a formalização, treinamentos e consultorias, prestando o serviço um serviço mais qualificado e diferenciado comunidade. Esta foi à condição para a implantação de Políticas de Desenvolvimento implantadas neste município. Lembrando que dos  185 municípios existentes no estado de Pernambuco apenas 4 municípios implementaram a Lei Geral e Petrolina está entre os 4...

Petrolina: Prefeitura realiza ação conjunta de fiscalização da venda de botijões de gás

A Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Petrolina realizaram na última quinta-feira (06) uma operação de fiscalização à venda irregular de botijões de gás, o GLP.

A operação foi realizada após denúncias no residencial Monsenhor Bernardino e no bairro João de Deus. Ao todo, dois comerciantes foram autuados por seus estabelecimentos não atenderem às normas de segurança e requisitos da Ordem Pública e do Corpo de Bombeiros.

Segundo o sargento Melo, do Corpo de Bombeiro, "em um dos locais a venda acontecia dentro de um ambiente residencial. A vida de muitas pessoas estava em risco. A primeira exigência é que o local seja isolado, pois estamos lidando com um produto, que se não for bem armazenado, pode levar a acidentes graves e até fatais"

Outras exigências

O gás liquefeito de petróleo (GLP), ou simplesmente gás de cozinha, é uma mistura inflamável que exige muito cuidado em seu armazenamento e uso. 

Para que um estabelecimento possa comercializar o produto existem duas exigências mínimas, em ordem: o alvará de regularidade, que é expedido pelo Corpo de Bombeiro atendendo às instruções técnicas de manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de GLP e o alvará de funcionamento, emitido pela Prefeitura.

Entre as normas para armazenamento de recipientes transportáveis de GLP destinados à comercialização estão: ter um local que possua ventilação natural, protegido do sol, da chuva e da umidade, manter os botijões afastados de outros produtos inflamáveis, de fontes de calor, faíscas etc.

O secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos lembra que "a fiscalização dos locais é executada pela Agência Nacional do Petróleo, mas também é uma responsabilidade do Município. Qualquer irregularidade deve ser denunciada para que os riscos de acidentes com botijões possam ser minimizados"

Qualquer denúncia é importante entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Petrolina ou a Secretaria de Ordem Pública, pelo números 3864-9019 e 3864-9020. ..

Dia da Mobilização Nacional pela Vaquejada acontece nesta terça (11), em Juazeiro e Petrolina, com interdição da ponte

Atendendo ao calendário do Dia da Mobilização Nacional pela Vaquejada, admiradores deste esporte estarão realizando nesta terça-feira (11) o ato público “Eu Apoio a Vaquejada”, em Juazeiro e Petrolina, a partir das 8h.

O objetivo da ação é mobilizar a classe política em prol da atividade econômica e cultural do Nordeste, para desmistificar as acusações de maus tratos. O movimento “Eu Apoio a Vaquejada” acontecerá em dezenas de cidades de todo o Nordeste...

Dia Mundial da Obesidade: data conscientiza sobre a importância da manutenção de peso adequado

O excesso de peso é hoje um dos fatores de risco reconhecidos como importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, porque pode provocar aumento da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue. O tema é tão importante que anualmente é celebrado o Dia Mundial da Obesidade em 11 de outubro. Uma pessoa é classificada com excesso de peso quando seu Índice de Massa Corpórea (IMC) é superior a 25 e com obesidade, quando esse valor é maior que 30. Para calcular o IMC, basta dividir o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros).

Estudo¹ divulgado no início desse ano aponta que a incidência de alguns tipos de doenças do coração e infartos são maiores em pessoas com sobrepeso. A relação entre a obesidade e doenças cardiovasculares foi examinada em mais de 5000 pessoas, entre homens e mulheres, e a análise concluiu que o excesso de peso é um fator de risco independente, principalmente nas mulheres...

Câmara de Juazeiro teve sessão ordinária suspensa

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, vereador Damião Medrado no uso de suas atribuições legais, através de Portaria, suspendeu nesta segunda-feira (10) o expediente administrativo e a sessão ordinária legislativa em consideração ao vereador eleito e líder comunitário 'Domingão da Aliança', consternado pelo falecimento de seu filho Alan Santos. ..

Policiais civis de Pernambuco decretam estado de greve

Os policiais civis de Pernambuco decretaram, nesta segunda-feira, estado de greve. A paralisação foi votada em assembleia esta manhã na sede do sindicato da categoria, o Sinpol, o bairro de Santo Amaro, no Recife. Foi acertado como primeiro ato da mobilização uma paralisação de 24 horas a partir de 0h da próxima quinta-feira. No mesmo dia, às 9h, os policiais vão fincar cruzes no Marco Zero, em alusão ao aumento dos homicídios registrados no estado.

A próxima assembleia da categoria está marcada para o dia 20 de outubro, quando também será realizada uma passeata até o Palácio do Governo. Na ocasião, a categoria deve decretar greve por tempo indeterminado, caso não haja a implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. De acordo com o Sinpol, desde o início do ano, o sindicato vem tentando, sem sucesso, estabelecer um canal de negociação concreto com o Governo do Estado acerca do PCCV da classe. ..

Nota de apoio do Deputado Estadual Zó aos estudantes da UNIVASF

O deputado estadual Zó (PCdoB) vem a público reafirmar o seu compromisso com a população e demonstrar apoio aos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Na manhã desta segunda-feira (10) eles ocuparam a reitoria e paralisaram as atividades nos campi Juazeiro e Petrolina.

Zó é contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que pretende congelar gastos em saúde e educação por 20 anos, considerando a emenda um impacto brutal e que traz grandes perdas para todos os brasileiros. Limitar gastos na educação é barrar o crescimento de jovens e consequentemente, de todo o Brasil...

Meirelles diz a imprensa estrangeira que Brasil superará recessão no início de 2017

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concedeu entrevista ao jornalista Richard Quest, da rede de televisão CNN, durante sua passagem pelos Estados Unidos. Na conversa, Meirelles disse que o Brasil irá superar a recessão "no início do próximo ano". Ele também defendeu a necessidade de um ajuste fiscal. "Nós temos a pior recessão desde os anos 1930. No Brasil, há um nível muito alto de desemprego, mais de 10% de desemprego, e os resultados para a economia, para as empresas, os consumidores, são muito sérios. O crédito está sofrendo, os bancos estão sofrendo", descreveu Meirelles no início da entrevista. Porém, segundo ele, o país superará a recessão no começo de 2017. Questionado pelo apresentador sobre se a retomada do crescimento poderia ter um salto, Meirelles respondeu: "Nós provavelmente teremos um crescimento mais fraco agora.

A recuperação será mais fraca que a que tivemos da crise de 2008." Quest lembrou o fato de que Meirelles foi presidente do Banco Central e perguntou se ele, agora como ministro das Finanças, concordava com suas decisões no comando da autoridade monetária. Meirelles disse que a inflação desacelerou durante seu mandato no BC e acabou por se estabilizar por volta da meta. "Mais importante que isso, o risco-país diminuiu e a taxa de juros estrutural caiu", afirmou. No fim da conversa, disponível no site da CNN, Quest disse ao ministro que "se há um país que precisa de reformas estruturais em termos de mercado de trabalho, serviços financeiros e desregulação, é o Brasil". Meirelles, que concordou com a afirmação, respondeu que estava pronto para adotar o "medicamento duro" - expressão citada por Quest. Em tom irônico, o jornalista questionou quanto tempo Meirelles ficaria no posto. "Eu já estou há cinco meses, um período longo no Brasil", brincou o ministro...

Escolas municipais de Petrolina conquistam primeiro lugar em resultado do IDEPE

A colocação foi nos anos iniciais e também nos finais. A secretária adjunta de Educação de Petrolina, Lindamária Amorim e a gestora da Escola Municipal Moises Barreto, na Agrovila Massangano (  1º lugar , ´series iniciais)  Gildete Alves de Oliveira e também a gestora da Escola Municipal João Rodrigues de Macedo ( 1º lugar séries finais), em Cristália,  participaram hoje da solenidade de entrega dos certificados do IDEPE 2015.

O IDEPE avalia o desempenho das escolas públicas de Pernambuco com os mesmos critérios utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) do Governo Federal. A medição leva em conta a taxa de fluxo escolar, e o nível de conhecimento dos estudantes nos Ensinos Fundamental e Médio. São levados em consideração, tanto os resultados da avaliação do SAEPE, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, como também a média de aprovação dos alunos...