Foram encontrados 22 registros para a palavra: professores e coordenadores

Professores e coordenadores participam da 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco' em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com a Aprender Editora encerrou neste sábado (18), a 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco', que tem como meta alfabetizar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, até o final do 2º ano. Mais 75 coordenadores pedagógicos e 215 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, participam da formação, com carga horária de 8h, na Escola de Formação de Professores – EFEJ e na Escola Judite Leal Costa, respectivamente. A equipe técnica da SEDUC também se reuniu com as formadoras da Aprender, com o objetivo de avaliar os avanços e planejar novas ações do projeto. 

"Esta é a terceira formação do projeto este ano, desde que a Rede Municipal implantou a nossa coleção 'Novo Lendo Você Fica Sabendo', que foi estruturado para alfabetizar as crianças. Já conseguimos observar pontos positivos e avanços, tanto dos professores, coordenadores e gestores, que já se apropriaram mais da metodologia do projeto, com embasamento dos eixos teóricos, da gestão em sala de aula, do planejamento, como dos alunos que já estão mostrando mais entusiasmo e interesse com as atividades desenvolvidas em sala de aula. A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente pelo compromisso e dedicação da equipe da SEDUC no projeto, e temos certeza que vamos conseguir resultados significativos para melhorar ainda mais a Educação de Juazeiro", evidenciou a supervisora pedagógica da editora e autora da coleção, Daniela Macambira. Mais duas formações do projeto acontecem este ano, uma em outubro e outra em dezembro. ..

Estado promove mais de 1.300 professores e coordenadores por titulação acadêmica

Professor Eduardo Gabriel Palma | Foto: Geraldo Carvalho

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29), a lista classificatória da progressão funcional por avanço vertical para 1.359 professores e coordenadores pedagógicos dos Ensinos Fundamental e Médio, da carreira do magistério estadual. A ação é resultado de cursos de pós-graduação realizados pelos educadores, sendo 1.040 por especialização, 284 por mestrado e 35 por conclusão de cursos de doutorado. A progressão terá validade a partir de maio.

"Esta ação implica em uma melhoria salarial para os professores e coordenadores pedagógicos, e, principalmente, deve resultar na qualidade da Educação, pela devolutiva de conhecimentos e do aprimoramento destes educadores às escolas, a partir das pesquisas desenvolvidas durante suas pós-graduações", afirma o secretário Walter Pinheiro. 

O professor de Geografia, Eduardo Gabriel Palma, do Centro Estadual de Eduação Profissional da Bahia, já tem o avanço na carreira pelo mestrado na área. Agora, no mês de março, ele defendeu a tese de doutorado pela Universidade Federal de Sergipe, abordando a 'Governança das Águas no Rio São Francisco'. Ele acredita que este estímulo na carreira pública do magistério da Bahia é um fator de motivação para os educadores.

"Saber que a pesquisa e a ampliação dos conhecimentos resultam em um ganho financeiro é uma motivação a mais para que possamos prosseguir com os estudos em nível de pós-graduação, cujo maior retorno é, sem dúvida, o que podemos proporcionar aos nossos estudantes em diferentes atividades pedagógicas", diz Palma.

De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Ana Catapano,  "os servidores que tiveram seus processos indeferidos deverão protocolar recurso, quando cabível, no período de 1º a 15 de abril. No mês de maio, o órgão divulgará uma lista definitiva com estes desdobramentos"...