Foram encontrados 27 registros para a palavra: inadimplencia

Inadimplência das empresas cresce 9,37% em maio, a maior alta em 20 meses, apontam SPC Brasil e CNDL

O número de empresas com dificuldades em pagar as contas segue crescendo no país. Dados do Indicador de Inadimplência apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que, no último mês de maio, frente ao mesmo período do ano passado, cresceu 9,37% o volume de empresas que tiveram o CNPJ negativado em virtude do não-pagamento de contas. Trata-se do maior crescimento observado na série histórica desde setembro de 2016, quando a alta apurada havia sido de 9,61%. Na comparação com o mês anterior, sem ajuste sazonal, isto é, entre abril e maio deste ano, a alta da inadimplência das empresas foi de 0,73%.

Para o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a saída da recessão ainda não se reflete em melhoras inequívocas na gestão financeira das empresas. "Apesar de a taxa Selic estar em seu piso histórico, os spreads bancários ainda são altos, o que inviabiliza um custo menor do crédito nas operações do dia a dia dos empresários. Além disso, o desemprego elevado desaquece as vendas, diminuindo a margem de lucro das empresas, assim como a perspectiva de investimentos", explica o presidente.


A alta da inadimplência entre as empresas foi puxada principalmente pela região Sudeste, cujo crescimento foi de 16,54% na comparação entre maio de 2018 com o mesmo mês do ano passado. Em segundo lugar ficou a região Sul (4,92%), seguida do Centro-Oeste (3,80%), Nordeste (2,94%) e Norte (2,10%). "Até o final do ano passado, vigorava uma lei no Estado de São Paulo que condicionada qualquer negativação de CNPJ ao envio de uma correspondência com aviso de recebimento. Como é um recurso mais custoso do que uma carta simples, algumas empresas deixaram de registrar casos de inadimplência. Quando a lei foi derrubada, os registros passaram a ser inseridos na lista de devedores de forma mais abrupta, causando um crescimento acentuado do indicador nesta região", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O crescimento da inadimplência em maio foi mais expressivo entre as empresas do ramo de serviços, cuja alta foi de 12,62%. O comércio (6,92%) aparece em segundo lugar, seguido das indústrias (5,78%). O único setor a apresentar queda na quantidade de empresas com contas em atraso é o ramo da agricultura, que apresentou um recuo de -4,02% em novas negativações.

Volume de dívidas em nome de pessoas jurídicas cresce 7,94%; empresas do setor de serviços são as que mais deixaram de receber

Em média, cada empresa inadimplente possui duas dívidas em aberto. De acordo com o indicador, a quantidade de dívidas em nome de pessoas jurídicas também cresceu em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado: alta de 7,94%.

Considerando os segmentos credores, ou seja, aqueles que deixaram de receber por uma dívida, o destaque ficou por conta do segmento de serviços, que engloba bancos, financeiras e empresas de seguro, com alta de 9,79% no período. As indústrias são o segundo ramo que mais deixou de receber (7,45%), seguidas do comércio (3,42%).

O ramo da agricultura é, mais uma vez, o único segmento que apresentou queda, nesse caso, de -5,14%. No total, em cada dez dívidas em nome de pessoas jurídicas no Brasil, sete (70%) são devidas em empresas de serviços. Outros 17% estão concentradas no comércio, enquanto 12% tem como principais credores as indústrias.

Indicador de Recuperação de Crédito cresce 0,39% no acumulado em 12 meses

Outro dado apurado pelo SPC Brasil e pela CNDL é o Indicador de Recuperação de Crédito. Nesse caso, houve uma tímida melhora: no acumulado dos últimos 12 meses,cresceu apenas 0,39% o volume de empresas que saíram da lista de inadimplentes mediante o pagamento das contas que estavam em atraso.

A alta da recuperação de crédito em maio foi puxada, sobretudo, pela região Sudeste onde a quitação de dívidas cresceu 5,32% no acumulado de 12 meses. Por outro lado, nas demais regiões houve quedas. A mais acentuada foi observada no Sul (-6,53%), seguido do Norte (-3,84%) e Centro-Oeste (-2,23%).

Para a economista Marcela Kawauti, "o crescimento modesto da recuperação de crédito reflete a tímida melhora da economia como um todo. No período mais crítico da recessão, o volume de quitação de dívidas caiu seguidamente, mas agora mostra tendência de melhora, ainda que de forma lenta. Para os próximos meses, o avanço mais vigoroso das recuperações depende de uma aceleração do ritmo de retomada econômica, o que ainda não se projeta no atual cenário", analisa.


Metodologia

O Indicador de Inadimplência das Empresas sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. Baixe o material completo e a série histórica emhttps://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos..

Puxada pela região sudeste, inadimplência das empresas no país tem alta de 8,92% em março

Na tarde dessa quinta-feira (26) o deputado federal Gonzaga Patriota presidiu sessão no CONCART - Congresso Nacional de Cartórios, em Foz do Iguaçu. O deputado falou da importância dos serviços prestados pelos cartórios no Brasil, no congresso que é promovido pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR). No evento estão sendo debatidos os avanços desses e de outros serviços prestados pelos tabelionatos de notas e registros brasileiros. O objetivo do encontro é propiciar um ambiente favorável para a troca de experiências entre os notários, registradores, profissionais do Direto, autoridades públicas e usuários de serviço participantes. ..

Sento-Sé: Por inadimplência da gestão anterior, INSS bloqueia o FPM

A prefeita eleita, Ana Passos, enfrenta grandes problemas no início de sua gestão, por falta de pagamento das contas do município deixadas pela gestão de Ednaldo Barros. Desde o primeiro dia do ano, a prefeitura não consegue ter acesso à conta do município no Banco do Brasil. A prefeita Ana afirma que todos os documentos de posse e decretos exigidos foram enviados, no entanto, ela esbarra numa dívida de quase R$ 700.000,00 mil reais.

"O Governo Federal bloqueou R$ 259.576,40 mil reais da conta da Prefeitura referente aos Fundos de Participação dos Municípios - FPM. Este valor é da folha de pagamento da Previdência Social dos meses de outubro, novembro, dezembro e do décimo terceiro dos servidores, como também dos juros cobrados por atraso com o INSS, que a gestão anterior não pagou. Além de não deixar dinheiro para pagar as contas que ficaram", afirma a gestora...

ENTIDADE ÁGUAS DO SALITRINHO CONVIDA PRODUTORES PARA DISCUTIR INADIMPLÊNCIA COM A CODEVASF

O presidente da Associação Geral de Usuários das Águas do Salitre – AGUAS do Salitrinho, que tem o objetivo de gerenciar o uso da água que hoje corre no leito do Rio Salitre no trecho que vai da comunidade de Junco até a foz, Roberval Amorim e o Engenheiro da Codevasf Júlio César estiveram no programa Geraldo José desta quarta-feira (09) com objetivo de convidar os associados para uma reunião nesta sexta, dia 11, às 09 horas, na comunidade de Alfavaca para discutir o quadro de inadimplência da entidade junto à estatal.

“Nós temos mais de 300 associados e é importante a participação de todos, pois estamos com uma inadimplência em torno de 65% e isso pode inviabilizar o fornecimento de água pela Codevasf em breve, prejudicando toda produção” declarou Roberval...

INADIMPLÊNCIA: RUIM PARA SEU CLIENTE, FIM DO SEU NEGÓCIO

Lidar com o fechamento de uma empresa é um momento delicado para qualquer empresário. Os sentimentos de frustração, tristeza e arrependimento podem fazer com que ele desista de ter o próprio negócio e procure uma atividade alternativa como empregado.                

Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de quase 30% no país. Em alguns Estados como Pernambuco a situação se agrava: esse índice de falências chega a atingir 42% das empresas...

Crise e corte do Fies aumentaram inadimplência no ensino superior em 2015

O número de estudantes inadimplentes em instituições de ensino superior privadas do país atingiu 8,8% em 2015. De acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), a alta de 2014 para 2015 "pode ser explicada em função da crise macroeconômica e política que o país enfrenta e pelo corte do Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 2015, com queda acentuada no número de contratos novos, reduzindo ingressantes e aumentando a evasão.”

Divulgados hoje (12), os dados fazem parte da 10ª Pesquisa de Inadimplência do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) e indicam que, em 2014, o índice registrado foi de 7,8%. O levantamento considera como inadimplente o estudante com mensalidade atrasada há mais de 90 dias.Segundo a pesquisa, o índice é o maior desde 2010, quando a inadimplência do setor alcançou 9,6%. A taxa de curto prazo, de até 30 dias de atraso, também sofreu acréscimo, passando de 13,2% em 2014 para 14,8% em 2015. A taxa de médio prazo, de até 90 dias, também subiu de 10% em 2014 para 11,1% em 2015...

Palestra gratuita em Juazeiro ensina a lidar com a inadimplência

Para obter sucesso no mundo empresarial, é importante saber lidar com o rendimento financeiro do negócio. Com o intuito de ajudar os empreendedores a tratar da saúde financeira de suas empresas, o Sebrae Juazeiro realiza nesta quarta-feira, dia 6, às 19h, na sede da instituição, uma palestra gratuita com o administrador de empresas e especialista em Gestão Estratégica de Negócios, Valneilson Silva.

Com o tema “Inadimplência – Ruim para seu cliente... Fim do seu negócio”, o encontro irá abordar como os empresários poderão reduzir a inadimplência em suas empresas e, com isso, aumentar o lucro. Entre os assuntos que serão discutidos estão os principais fatores que causam o endividamento nas empresas e as formas mais viáveis para combater a inadimplência nos negócios. No encontro, os participantes irão conhecer também ações para melhorar o relacionamento com os clientes inadimplentes.

Os interessados em participar devem se dirigir ao Sebrae Juazeiro, localizado na Rua Coronel João Evangelista São Francisco, n° 22, Centro, ou entrar em contato pelo telefone da instituição: (74) 3612-0827. As vagas são limitadas...