Foram encontrados 156 registros para a palavra: Vigilância Sanitária

Agência Municipal de Vigilância Sanitária tem nova identificação de trabalho em Petrolina

Com o objetivo de definir e atender as demandas de fiscalização em Petrolina, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) está com identificação nova, com isso, a partir desta quinta-feira (05), os fiscais passam a utilizar colete na cor preta, com o símbolo da Prefeitura de Petrolina e a sigla da vigilância na parte da frente, e no verso a escrita: Vigilância Sanitária - Fiscalização. 

Para o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, a nova identidade visual assegura a continuidade dos trabalhos da equipe sem deturpações. "Elaboramos esta identidade nova para a fiscalização com a finalidade de evitarmos transtornos e desentendimentos relacionados ao fardamento antigo, agora, com essa identificação, mais visível e de imediato reconhecimento, confiamos num trabalho sem deformidade de função. Com isso, a partir de agora os fiscais andam com um colete na cor preta, além do crachá", destacou Marcelo.  ..

Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova primeiro tratamento semanal contra obesidade no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (2), o primeiro tratamento de uso semanal para sobrepeso e obesidade. O Wegovy (semaglutida 2,4mg) é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, que também fabrica o Ozempic — medicamento para diabetes usado “off label” para a perda de peso.

A semaglutida é um agonista receptor do GLP-1 RA, muito semelhante ao hormônio humano GLP-1, que age na produção de insulina e na sensação de saciedade. A molécula induz a perda de peso e reduz a fome do paciente. Esta combinação contribui para que o indivíduo coma menos e, consequentemente, tenha um déficit calórico e emagreça...

Fiscalização sanitária apreende carne clandestina em Petrolina

Em fiscalização realizada na última sexta-feira (23), a fiscalização da  Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) apreendeu, aproximadamente, 300kg de carne abatida de maneira clandestina e armazenada em desacordo com as normas sanitárias para o consumo. Os locais fiscalizados foram dois mercadinhos nos residenciais Monsenhor Bernardino e Vivendas. Os estabelecimentos, além de armazenamento inadequado, estavam com produtos vencidos e sem autorização para funcionamento atualizado. 

No mercado do Monsenhor Bernardino foram 180 kg de carne clandestina, o produto não possuía certificado de abate e nem registro. Durante a fiscalização muitos produtos foram encontrados com data de validade vencidas e o alvará sanitário sem renovação, o que resultou na interdição do espaço. Já no Residencial Vivendas foram apreendidos 110 kg de carne por não apresentar registro de abate. ..

Carne clandestina é apreendida pela Vigilância Sanitária em Petrolina

Durante as fiscalizações realizadas pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) nas feiras da cidade  ocorridas durante feriado prolongado, foram apreendidas cerca de 60 kg de carnes abatidas de maneira irregular, que não possuíam selo de certificação de qualidade.

As ações acontecem durante toda semana, principalmente aos sábados e domingos quando o fluxo de pessoas aumenta nas feiras. Desde a reabertura do Abatedouro Municipal, em junho de 2021, os marchantes e feirantes devem seguir as recomendações sanitárias adequadas para comercializar as carnes...

Por descarte irregular de material, barbearia é interditada em Petrolina

Nessa terça-feira (13), a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) interditou um estabelecimento na área de beleza por descarte irregular de material perfurocortante e por não apresentar licença sanitária. Além destas irregularidades, a fiscalização sanitária ainda encontrou o ambiente sujo, sem materiais esterilizados e demais itens necessários para ofertar um serviço de segurança aos clientes.

De acordo com o Resolução da Diretoria Colegiada (RDC)  Nº 222, de 28 de março de 2018, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde aponta que: os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipientes identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento...

Secretaria de Saúde de Sobradinho lança o "Alô Vigilância Sanitária", mais um canal de comunicação com a comunidade

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando o serviço "Alô Vigilância Sanitária", um canal aberto entre os usuários e o Departamento de Vigilância Sanitária, que tem o objetivo de agilizar a comunicação para quem precisa agendar atendimentos ou repassar alguma informação para o órgão.

Através do número (74) 98814-0095, os usuários podem acessar o novo canal de comunicação, das 07h às 13h. Para denúncias, o serviço estará disponível 24 horas...

Após surto de doenças por ingestão de alimentos e bebidas contaminadas, estabelecimento é interditado em Petrolina

Entre as ações que são de responsabilidade da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), está a de fiscalizar estabelecimentos e saber se as normas sanitárias estão sendo cumpridas. Nesse sentido, mais um estabelecimento foi interditado na manhã desta terça-feira (12). O local, que funciona na Avenida da Integração, bairro Maria Auxiliadora, foi denunciado após relatos de surto de Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA).

Uma equipe do a Vigilância Sanitária foi até o espaço e identificou muitos produtos estragados, como carnes, bebidas e queijos com validade expirada, frutas e verduras já com infestação de fungos, alimentos sem identificação, molhos estragados e muita sujeira. O local foi interditado e precisa normalizar a situação para que volte a funcionar recebendo o público...

Vigilância Sanitária interdita restaurante em Petrolina

Na manhã desta segunda-feira (11) a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) interditou um restaurante, após receber denúncias.

A equipe foi até o local e identificou uma série de imprudências que estavam sendo praticadas...

Vigilância Sanitária identifica abate clandestino em Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina recebeu denúncia anônima sobre um abate que estava funcionando de forma clandestina. As equipes da Vigilância e da ROMU, foram até o bairro Pedro Raimundo e identificaram o local que estava irregular.

O abate ainda estava em processo inicial de montagem, no entanto, 16 animais, entre caprinos e ovinos, foram encontrados vivos e um já abatido também foi localizado. O responsável pelo espaço foi conduzido até a delegacia para que as providências cabíveis fossem tomadas. Os bichos vivos que seriam abatidos foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e só serão devolvidos após o pagamento de multa...

Vigilância Sanitária de Petrolina faz doação de 130 kg de carne apreendida em operações

Entre os trabalhos prestados pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), está o de fiscalizar e apreender carnes que estejam fora das normas sanitárias determinadas pela Prefeitura de Petrolina. Seguindo com essas atividades, a Vigilância Sanitária fez a apreensão de 130 quilos de carne durante as ações que ocorreram ao longo das duas últimas semanas.

Na manhã desta quarta-feira (15), a proteína apreendida foi doada ao Zoológico do 72ª Batalhão de Infantaria Motorizada de Petrolina. As carnes são destinadas aos animais que ficam no local...

Prefeitura de Petrolina segue com trabalho de orientação para profissionais que trabalham com abate e venda de carnes

Dando continuidade ao trabalho de conscientização para o manejo da carne de procedência, a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), segue colaborando com orientações para feirantes, marchantes e profissionais que trabalham com a venda de carnes.

Nesta terça-feira (14), vai ser oferecida uma capacitação, às 9h30, no auditório da Biblioteca da Univasf, Centro, onde serão abordados os cuidados que devem ser seguidos no abate da carne, higiene das barracas e dos instrumentos pessoais utilizados durante o trabalho...

Vigilância Sanitária apreende mais de 30 quilos de carne clandestina em feira livre de Petrolina

Após receber denúncias anônimas nesta terça-feira (7), uma equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) se deslocou até a feira livre do bairro Areia Branca. De acordo com o denunciante, uma feirante estava vendendo carne de forma clandestina, sem ter passado pelas recomendações sanitárias determinadas em Petrolina. Os fiscais apreenderam 34 quilos da proteína que não estava sendo comercializada de forma correta.

De acordo com o diretor-presidente da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, todos precisam seguir os procedimentos legais. "Desde a reabertura do Matadouro Municipal, os vendedores de carne devem seguir a recomendação correta de abate. As carnes devem estar com selo municipal para serem comercializadas. Não seguir as determinações básicas implica em multas e apreensão do produto", reforça Marcelo Gama...

Vigilância Sanitária programa capacitação para ambulantes que atuarão no São João de Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina está programando, para a próxima quarta-feira (11), uma capacitação com os órgãos de fiscalização e segurança com vendedores ambulantes que desejam comercializar  durante as festividades do São João da cidade.

A ação ocorrerá, a partir das 15h, no auditório da Plenária da Câmara Municipal. ..

Processo de abate passará por mudanças após orientações da Vigilância Sanitária de Petrolina

O diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, junto ao Prefeito Simão Durando passaram orientações ao representante da empresa EquipeAbate, responsável pelo gerenciamento, exploração e manutenção do abatedouro público de Petrolina, a entregar as carnes abatidas no espaço de maneira resfriada. A medida adotada pela vigilância tem como finalidade manter a carne preservada e dentro da temperatura ideal para comercialização.

No encontro, ficou acertado ainda que a empresa devolva aos marchantes as peles dos animais para que os responsáveis possam comercializar. A partir da próxima semana, por questão administrativa do abatedouro, os animais serão abatidos somente pela manhã e tarde. Com isso, as carnes serão mantidas nas câmaras frias do local e transportadas em caminhões refrigerados até as feiras da cidade, onde serão entregues aos comerciantes...

Após mais de 10 anos sem reforma, prédio da Vigilância Sanitária em Juazeiro é requalificado pela prefeitura

Depois de mais de 10 anos sem receber uma reforma, o prédio da Vigilância Sanitária passou por uma requalificação realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). No local, onde trabalham mais de 20 servidores, foi realizada manutenção na rede elétrica e reestruturação das paredes e área externa.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Sesau, Djalma Amorim, a requalificação do prédio proporciona uma qualidade melhor para os servidores municipais que trabalham no local, bem como oferece um ganho no atendimento da população que busca pelos serviços da Vigilância Sanitária. "O prédio estava bastante degradado. A Vigilância Sanitária funciona aqui há 15 anos e há mais de 10 não recebia uma reforma. Essa melhora na estrutura dá boas condições de trabalho aos servidores e proporciona um melhor atendimento à população", disse...

Após fiscalizações, Vigilância Sanitária e CREF interditam academia em Petrolina

Em fiscalização iniciada nessa segunda-feira (14) pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e o Conselho Regional de Educação Física do Recife (CREF), academias de ginástica de Petrolina receberam a visita dos órgãos fiscalizadores. Na inspeção, foram verificados itens de segurança, se tinha a presença do profissional registrado e a regularização dos espaços. Durante a vistoria, uma academia foi interditada.

As fiscalizações continuarão sendo realizadas pelos próximos dias na cidade. O objetivo das vistorias é a certificação da regularização para funcionamento, bem como a garantia de que profissionais habilitados e registrados estão ministrando as aulas e qualificando os serviços, uma vez que, trata-se de atividade voltada à saúde individual e coletiva...

Após apresentar irregularidades, laboratório é interditado pela Vigilância Sanitária de Petrolina

Nos primeiros 18 dias do ano, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) intensificou as fiscalizações nos estabelecimentos com prestações de serviços em Petrolina. A partir dessas fiscalizações, três locais já foram interditados por ausência de responsáveis técnicos e/ou licença sanitária. A última interdição ocorreu nesta terça-feira (18), no bairro Antônio Cassimiro, onde um laboratório foi notificado e fechado até que regularize o espaço para funcionamento.

No laboratório foi constatado a ausência de responsável técnico que responda pela prestação de serviços realizados, além de não apresentar licença sanitária para funcionamento. A Vigilância Sanitária tem fiscalizado vários estabelecimentos da cidade, aqueles que apresentam irregularidades são notificados e interditados até que apresentem a regularização de todos os itens solicitados pelos fiscais durante a operação...

Farmácia sem responsável técnico é interditada pela Vigilância Sanitária em Petrolina

A Vigilância Sanitária de Petrolina constatou que uma farmácia localizada no bairro Jardim Amazonas estava funcionando sem a presença do farmacêutico. O estabelecimento foi interditado nesta sexta-feira (14), após visita de rotina às unidades prestadoras de serviços à saúde.

O responsável técnico que atuava no local havia solicitado desligamento desde novembro de 2021 e até o momento os proprietários estavam sem o profissional. Diante do fato, os fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária interditaram o local...

Vigilância Sanitária interdita farmácia em Petrolina

Na manhã desta segunda-feira (10), após denúncias de usuários de uma farmácia em Petrolina, a Vigilância Sanitária fez uma visita e constataram algumas irregularidades no funcionamento. Assim, foi necessário interditar o local até que as devidas providências para regularização sejam feitas.

Os problemas identificados para funcionamento do local foram falta de profissional técnico de farmácia, armário de remédios controlados aberto e os testes para detecção da COVID não eram realizados em um espaço adequado. A partir disso, os fiscais da Vigilância aplicaram uma notificação e interditaram o espaço até que os responsáveis façam as adequações para o funcionamento dentro das normas sanitárias...

Vigilância Sanitária doa carne que estava sendo comercializada de forma irregular, para instituição de Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina realizou a apreensão de 110 quilos de carne bovina que estavam sendo comercializadas em uma grande rede de supermercados de Petrolina. No entanto, o material estava com certificação de outro estado, sendo que, produtos de origem animal precisam de certificação municipal ou do estado de Pernambuco, além da certificação federal.

A carne estava acondicionada de maneira correta. Com isso, após a apreensão, o órgão entrou em contato com uma associação que aceitou a doação e recebeu a proteína nesta quinta-feira (23)...