A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistou o primeiro lugar no ranking das Universidades Federais que se destacaram na condução dos procedimentos contábeis no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) em 2015. O ranking é realizado pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (SPO/MEC) com o objetivo de incentivar a redução de ocorrências restritivas no SIAFI entre as instituições de ensino federais. O reconhecimento, em forma de certificado, foi entregue na última terça-feira (28) pelo reitor Julianeli Toletino de Lima ao contador Marcos Paulo Barros dos Santos e à equipe da Pró-Reitoria de Orçamento e Gestão (Progest).
Entre as 62 Universidades Federais, a Univasf foi a que mais se destacou na condução dos procedimentos e na adoção de providências para regularização dos desequilíbrios apontados pelas equações de auditor cadastradas no SIAFI. Dessa forma, a instituição contribuiu para a redução de ocorrências contábeis no sistema durante o exercício de 2015. Este foi o primeiro ano em que o ranking foi realizado pela SPO.
O contador Marcos Paulo Barros dos Santos, que é responsável pelos procedimentos contábeis da Univasf no SIAFI, atribuiu o destaque obtido pela instituição ao trabalho e à qualificação técnica de toda a equipe das Diretorias de Contabilidade e Finanças (DCF) e de Orçamento (DORC), ambas vinculadas à Progest, e compostas por nove servidores. “Nós já desempenhávamos este trabalho com muita dedicação mesmo antes da criação do ranking. Nossa colocação é fruto do trabalho da equipe, que atua junta há dez anos, e o reconhecimento do nosso compromisso com a instituição”, destacou.
A atuação da Setorial Contábil da Univasf, como é chamado o setor que representa a Universidade no MEC, está presente em todas as etapas da aquisição de bens e serviços por parte da instituição, após a realização das licitações. “Nós atuamos na boa administração dos recursos públicos orçamentários e financeiros da Univasf e nos esforçamos para prestar um serviço de qualidade para que a atividade fim da Universidade seja desenvolvida”, disse Santos. ..