Foram encontrados 436 registros para a palavra: candidatura

Com prisão de Lula o caminho do PT deve ser apoiar candidatura de Ciro Gomes

Com a prisão de Lula após o Supremo Tribunal Federal  negar o habeas corpus ao ex-presidente, as possibilidades do petista seguir na disputa eleitoral tornam-se cada vez mais remotas. Lula é o primeiro colocado nas pesquisas eleitorais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por analisar a legalidade das candidaturas, só poderá barrar a possível chapa de Lula com base na lei da Ficha Limpa - que proíbe réus condenados por colegiados de participar do pleito -, depois do dia 15 de agosto, quando se encerra o período para o registro de candidatos. O prazo de análise pelo TSE poderá se arrastar até 17 de setembro...

Gualberto diz que candidatura de Zé Ronaldo foi ‘precipitada’ e descarta estar em chapa

O presidente do PSDB na Bahia, João Gualberto, avaliou como “precipitada” a candidatura do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), ao governo do Estado e disse que ainda não é certo o apoio tucano a ele. Gualberto, que também é deputado federal, ainda descartou a possibilidade de integrar a chapa do democrata como vice e afirmou que a candidatura de Ronaldo não é a da oposição, e sim apenas do DEM.

“Eu acho que foi precipitado porque a gente tem que sentar e conversar com todos os partidos da oposição. Se decidirmos apoiar a candidatura dele, eu, particularmente, não entraria na chapa. Já Jutahy, vamos decidir. Qualquer coisa fora disso é especulação”, assegurou. O dirigente estadual do PSDB ainda reafirmou o desejo do partido em lançar candidatura própria e deu uma cutucada no DEM, ao dizer que, caso o faça, será de maneira alinhada com todos os aliados. No entanto, disse que a prioridade dentro do partido não é discutir agora se vai apoiar Zé Ronaldo ou não. “Eu diria que agora tenho duas prioridades. A primeira é ver como fica a questão da coligação proporcional. Preciso fazer a equação dos deputados, ver quais partidos ficaram na base para coligar. E também decidir se o partido terá candidatura própria”, afirmou. ..

PSDB anuncia na segunda (09), candidatura de Gualberto, ao governo, e Jutahy, ao Senado

Gualberto, Jutahy e Adolfo Viana

O deputado estadual Adolfo Viana anunciou hoje, por meio de nota, que o partido reafirmará em reunião da Executiva estadual programada para a próxima segunda-feira, o lançamento das candidaturas do deputado federal Jutahy Magalhães Jr., ao Senado, e do seu colega João Gualberto, para o governo do Estado, na expectativa de reunir as forças oposicionistas em torno do enfrentamento do governo petista de Rui Costa na Bahia. Com a iniciativa, passarão a existir duas candidaturas no campo oposicionista. A outra, confirmada hoje, com o decreto de sua renúncia ao mandato de prefeito de Feira, é a do democrata José Ronaldo, nome da preferência do prefeito ACM Neto (DEM), que desistiu ontem de concorrer ao governo. Gualberto e Ronaldo não descartam a possibilidade de se entenderem proximamente...

EM JUAZEIRO, SENADORA LÍDICE DA MATA CONFIRMA FILIAÇÃO DE CARLOS NEIVA E PROVÁVEL CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

A senadora Lídice da Mata (PSB/BA) já está em Juazeiro e logo mais às 18 horas, irá proferir palestra sobre o tema: “Em defesa da democracia, com retomada do crescimento e inclusão social” e participará do ato de filiação do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Carlos Neiva, à legenda socialista.

O evento acontece no Grande Hotel de Juazeiro, e deve contar com a participação de lideranças políticas do PSB e de outros partidos. Antes do ato oficial do partido a Senadora participou de uma tarde de entrevistas nas emissoras de rádios em Juazeiro...

Eleições 2018 – Carlos Neiva, em redes sociais, não descarta possibilidade de candidatura a deputado


O ex- Secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Juazeiro, Carlos Neiva, não confirma, nem descarta a possibilidade de lançar seu nome como candidato a deputado nas próximas eleições.

Preterido na última eleição para o executivo, o ex-secretário Neiva deu os primeiros sinais de insatisfação com o grupo liderado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), quando publicou carta aberta anunciando sua saída do cargo que ocupava na prefeitura, na gestão Paulo Bonfim...

Luciano Huck anunciará desistência definitiva de candidatura nesta sexta

O apresentador Luciano Huck manteve sua decisão de não concorrer à Presidência este ano, como já havia dito em artigo publicado na Folha de S.Paulo em novembro. Ele deve fazer o anúncio formal amanhã. A manutenção da desistência foi adiantada pelo site "O Antagonista" na tarde desta quinta (15) e confirmada por sua assessoria. Nas últimas semanas, a condenação por corrupção em segunda instância e virtual inelegibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recolocou o nome do apresentador da Rede Globo no jogo. 

Antes do Carnaval, ele havia feito uma nova rodada de conversas com seus conselheiros, em especial o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que foi duramente criticado em seu partido pelo fato de que uma candidatura Huck iria disputar eleitorado com o nome do presidenciável tucano mais provável, Geraldo Alckmin. Pressionado pela Rede Globo a se definir, já que a emissora teme a já corrente associação entre uma candidatura do apresentador e seu nome, Huck prometera dar uma resposta depois do feriado. Com informações da Folhapress...

Luciano Huck discute com FHC retomada de candidatura

Movimentando-se na direção da retomada de uma candidatura presidencial que dizia ter abandonado, Luciano Huck deve se encontrar com o presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. Informado de que a conversa poderia ocorrer já nesta quinta-feira, em São Paulo, um correligionário do presidenciável tucano Geraldo Alckmin reagiu com um palavrão. Classificou de “sabotagem” o estímulo de FHC às pretensões políticas do apresentador da TV Globo.

Há dois dias, em entrevista à Joven Pan, FHC soou explícito: “É bom ter gente como Luciano, porque precisa arejar, botar em perigo a política tradicional, mesmo que seja do meu partido. É preciso que ela seja desafiada por pessoas portadoras de ideias e processos políticos novos para que o próprio partido possa avançar. Está havendo sinal nessa direção.”..

Senador Fernando Bezerra diz que é legitima a candidatura de Julio Lossio e espera união das oposições

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, avaliou que a candidatura de Julio Lossio, "é legitima e isto mostra a força de Petrolina nas eleições de 2018". O senador durante entrevista aos meios de comunicação em Petrolina, 'disse que na política não se escolhe adversários". Fernando acrescentou que espera a união das oposições. Fernando disse que espera governar Pernambuco. "Vamos aguardar as convenções. O que digo é que estou preparado".

Na última quinta-feira (25), O ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio confirmou, através de suas redes sociais, a sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade de Marina Silva. Animado, Lóssio escreveu em sua página no Facebook. “Pessoal, tenho uma notícia muito boa pra compartilhar com vocês! Hoje estive com Marina Silva e confirmamos a nossa pré-candidatura ao Governo de Pernambuco pela REDE...

PT reafirmará candidatura de Lula no próximo dia 25, diz Padilha

O vice-presidente nacional do PT e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o partido vai reafirmar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência nas eleições de 2018, independentemente de qual for o resultado do julgamento no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), em Porto Alegre, marcado para o próximo dia 24. 
 
Padilha afirmou que o diretório nacional do PT se reunirá no dia 25, um dia depois do julgamento, para confirmar a candidatura de Lula. Questionado sobre a possibilidade de a candidatura vir a ser impugnada pela Justiça Eleitoral caso haja condenação pelo TRF-4, Padilha reforçou o nome de Lula. "É o nosso candidato até o fim", disse.

O PT dá início nesta semana a uma série de mobilizações planejadas para manifestar apoio a Lula. Na agenda, estão atos de artistas e intelectuais com Lula no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 16, e em São Paulo, na quinta-feira, 18. O partido lançou comitês populares que, segundo Padilha, têm o objetivo de "reforçar a inocência" de Lula. São 6 mil comitês criados em várias regiões do Brasil...

“O cenário de 2018 depende da candidatura de Lula”, diz Jutahy

As eleições de 2018 só terão qualquer indicativo real de como acontecerá após 24 de janeiro próximo, dia do julgamento do ex-presidente Lula em segunda instância, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul. A avaliação é do deputado federal baiano Jutahy Magalhães Jr., pré-candidato ao Senado pelo PSDB. “O cenário de 2018 depende de duas coisas. Tem dois cenários. Um é com a elegibilidade de Lula. E o outro é com a inelegibilidade de Lula. Então, no dia 24 de janeiro nós saberemos se Lula é elegível ou não é elegível”. Nesta entrevista à Tribuna, o tucano nega ainda que haja mal-estar com o correligionário Antônio Imbassahy, que deixou a Secretaria de Governo de Michel Temer na semana passada em decorrência do racha interno do PSDB. Sobre a disputa pelo governo da Bahia, Jutahy diz que tem “99,999% de certeza” de que o prefeito ACM Neto (DEM) será candidato. ..

PT já reavalia cenário para candidatura de Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Um dia depois de o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) marcar o julgamento do recurso de Luiz Inácio Lula da Silva para 24 de janeiro, o PT passou a reavaliar o cenário envolvendo a candidatura do ex-presidente. A legenda viu aumentar as chances de condenação de Lula na Corte de apelação, o que pode torná-lo inelegível. Para o partido, a possibilidade mais concreta de Lula ser candidato é recorrendo a instâncias como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Por enquanto não se fala no PT em substituir Lula por outro candidato.No entanto, alguns dirigentes lembram que, se há um ponto positivo no calendário do TRF-4, é o fato de o julgamento ter início oito meses antes da eleição. Com isso, haveria tempo para o partido construir um “plano B”, que pode ser o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ou o ex-governador da Bahia Jaques Wagner. Se o TRF-4 confirmar a condenação aplicada em julho pelo juiz Sérgio Moro – de 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP) -, Lula poderá ser enquadrado nos critérios da Lei da Ficha Limpa. O PT, que foi pego de surpresa com a data do julgamento no TRF, aposta em uma “guerra” na Justiça para manter seu candidato no páreo. O partido esperava para março a análise do caso...

Odacy lança pré-candidatura ao Governo de Pernambuco e racha o PT

O deputado estadual, Odacy Amorim (PT), abandonou a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O petista externou para sua base política que não vai mais pleitear uma vaga na Casa de Joaquim Nabuco, no próximo ano. Odacy lançou a pré-candidatura e vai disputar as prévias partidárias para ser o candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado. 

Além do deputado, estão na disputa a vereadora do Recife, Marília Arraes (PT) e o militante José de Oliveira (PT). A pré-candidatura de Odacy já resultou num possível racha entre o partido. O vereador Gilmar Santos (PT), postou em sua rede social: “Para quem não entendeu que o PT de PE já tem nome para as eleições 2018. #PEcomMaríliaArraes. #MandatoColetivocomMarília”. ..

Embora Lula desafie, PT pede 'respeito' à eventual candidatura de Huck

No mesmo dia em que recebeu uma pesquisa segundo a qual seu índice de aprovação subira de 43% para 60% entre setembro e outubro, Luciano Huck recebeu também uma flechada do ex-presidente Lula: "Quero disputar (as eleições presidenciais) contra alguém que tenha o logotipo da Globo na testa".

A provocação surtiu efeito, e o apresentador teria dito a pessoas próximas que desistiria do páreo por se dar conta de que teria a vida revirada ao longo do processo. Ainda assim, há no PT uma ala que prega respeito à possível candidatura do global. O argumento, segundo o jornal Folha de S. Paulo, é o de que Collor era desprezado em 1989 e acabou saindo vitorioso, batendo o próprio Lula...

Aécio avalia que “Falência da política explica candidatura Huck”

Reunido com Roberto Freire, presidente do PPS, o apresentador Luciano Huck disse que decidirá no mês de dezembro se irá apenas “participar” ou “competir” nas eleições presidenciais de 2018. 

O senador Aécio Neves disse que a "falência da política" é a responsável pela pré-candidatura do apresentador Luciano Huck ao Palácio do Planalto. "É um pouco da falência da política, do momento de desgaste generalizado pelo qual passa a política. O Luciano é um sujeito muito capaz, inteligente, mas agora é preciso conhecer o que ele pensa sobre as mais variadas questões que demandam a posição de um homem público”, afirmou o senador. “O tempo é que vai dizer se ele está ou não preparado para esta missão", disse o tucano após participar da convenção estadual do PSDB-MG. ..

JUSTIÇA CONFIRMA CANDIDATURA DA CHAPA 02 NAS ELEIÇÕES DO SINTAGRO

No último dia 19, foi realizada uma audiência na Justiça do Trabalho em Juazeiro-BA, para tratar das eleições do SINTAGRO – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas, Agroindustriais e Agropecuárias dos Municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Sento-Sé. Participaram da audiência a autora da ação, Rita de Cássia, que é atual Secretária de Finanças e candidata a Presidente do sindicato pela Chapa 02, o atual Presidente do SINTAGRO, Juvenilson Gomes e o Presidente da Comissão Eleitoral, Cláudio Feliciano, ambos acompanhados de seus advogados.

Em despacho anterior, emitido no dia 08/10, o juiz Dr. Mario Vivas já tinha confirmado que a Chapa 02 pode concorrer a eleição, pois o registro da candidatura foi feito dentro do prazo estabelecido, além disso, foi dado prazo para que a chapa, caso fosse necessário, incluísse novos nomes, cumprindo o que determina o estatuto do sindicato...

Direção do PCdoB estadual se posiciona, em nota à imprensa, sobre indicação para candidatura do partido na disputa presidencial em 2018

 
Confira o comunicado na íntegra: 

A indicação de uma candidatura do PCdoB para a disputa presidencial em 2018 é absolutamente legítima e natural, assunto já discutido no âmbito do Comitê Central desde o início do ano. Este é o momento em que o partido poderá apresentar para o conjunto do eleitorado nossas propostas, oferecer para a sociedade nosso programa e posições políticas. "Ao nos apresentarmos com fisionomia própria afirmaremos nossa legenda e nossa identidade para milhões e milhões de brasileiros", afirma o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães.

A ideia de uma candidatura própria dos comunistas nada tem a ver com a possibilidade do impedimento de Lula pelo judiciário, como noticiou alguns órgãos de imprensa. No nosso entendimento, a perseguição política com o cerco judicial e midiático ao ex-presidente é uma inaceitável ameaça à democracia.

O PCdoB se manterá firme e decidido na luta contra o estado de exceção, contra o governo golpista que aniquila direitos dos trabalhadores, e ao mesmo tempo, continuará o debate interno sobre nossa indicação para a disputa de 2018.  ..

PTC TERÁ CANDIDATURA PARA DEPUTADO ESTADUAL E DEPUTADO FEDERAL EM JUAZEIRO. VEJA O VÍDEO

O Presidente da Executiva Estadual do PTC (Partido Trabalhista Cristão), Rivailton Veloso, acompanhado do seu vice-presidente Ricardo Grey, esteve em Juazeiro no último final de semana oportunidade em que abonaram a ficha de filiação de dois novos membros da legenda: O odontólogo Isaac Melo e o empresário Gledson Neves.

O encontro também contou com a presença do presidente do Diretório Municipal Jailson Barbosa. Em um vídeo encaminhado à redação do Blog Geraldo José o vice-presidente estadual do PTC faz críticas ao governo do prefeito Paulo Bomfim e ambos os dirigentes estaduais defendem os nomes de Isaac Melo para deputado estadual e Gledson Neves para a Câmara Federal nas eleições do próximo ano. Confira:..

Diretório Estadual do Psol aprova lançamento de candidaturas próprias ao Governo do Estado e ao Senado 

A reunião do Diretório Estadual do PSOL na Bahia, realizada neste sábado(1), deliberou que a sigla irá lançar, nas  eleições de 2018,  candidaturas próprias ao Governo do Estado e ao Senado, além das candidaturas a Deputados Estaduais e Federais. De acordo com o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, o Diretório Estadual é a representação máxima do partido no Estado e possui representantes de todas as regiões da Bahia. "A nossa  base, eleita durante o Congresso, participa diretamente das decisões partidárias!", enfatizou Santos.

De acordo com o Presidente Estadual, a sigla possui "bons nomes" para representar os psolistas na chapa majoritária. " Vamos escolher no Congresso Estadual os nossos representantes  que vão  disputar o Governo do Estado e o Senado. Temos boas candidaturas fruto do acúmulo político desses anos do PSOL Bahia!", garantiu Ronaldo Santos.  ..

Dilma anuncia possível candidatura em 2018

Dilma Rousseff (PT),  afastada da presidência da República em agosto de 2016, após sofrer um processo de impeachment, anunciou esta semana o desejo de participar da disputa eleitoral em 2018.

De acordo com o colunista Lauro Jardim,do jornal O Globo, Dilma não descarta concorrer a uma vaga no Senado Federal ou na Câmara dos Deputados, pelo Rio Grande do Sul...

PT acredita que Supremo permitirá candidatura de Lula em 2018

As últimas delações da Odebrecht que vieram à tona trouxeram dezenas de revelações sobre como funcionava o esquema de corrupção no governo. A empresa, inclusive, detalhou como funcionava uma poupança milionária para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar das denúncias contra ele, que não tem foro privilegiado e é alvo de Sergio Moro, setores do Partido dos Trabalhadores (PT) continuam acreditando que o Supremo Tribunal Federal (STF) permitirá a suas candidatura em 2018...