Foram encontrados 36055 registros para a palavra: Ba

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

Joseph Bandeira é destaque em encontro do Solidariedade em Senhor do Bonfim

O Encontro Regional Piemonte da Chapada Diamantina, realizado no último domingo, 05, em Senhor do Bonfim fortaleceu os projetos do partido no território formado por mais de dez municípios e abriu as perspectivas de resultados positivos nos pleitos municipais de outubro. Comandado pelo presidente estadual Luciano Araújo, o evento contou com a participação de filiados de toda a região. Lideranças políticas e pré-candidatos receberam o apoio para as eleições e puderam tirar dúvidas sobre as novas regras eleitorais.

Luciano Araújo garante que o partido vai forte para disputa em centenas de municípios da Bahia..

Prefeitura de Petrolina fará a entrega de mais um Clube do Bairro

A Prefeitura de Petrolina fará a entrega de mais um Clube do Bairro, desta vez será no bairro Vila Eduardo. Este importante equipamento de promoção à saúde e lazer irá beneficiar centenas de famílias residentes no bairro. A cerimônia de inauguração que acontecerá nesta segunda- feira, 06, contará com a presença do Prefeito Julio Lossio, moradores, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários.

O Clube do Bairro Vila Eduardo, localizado Rua José do Patrocínio, em frente a igreja católica, é um espaço totalmente voltado para o lazer e esporte. A área de 1.445 metros quadrados é composta por espaço de multiuso, disponibilizando parque infantil contendo escorregos e balanços e quadra de vôlei. O local também tem plataforma com equipamentos para ginástica, piso intertravado e amplo estacionamento. A obra foi construída com investimento de R$ 271.609,89...

Chuvas de maio retiram barragem em Arcoverde do colapso

 As  chuvas registradas  no mês de maio  em  Arcoverde, deixaram uma boa notícia para os moradores do município. A barragem Riacho do Pau, que estava em colapso  há 25 meses, armazenou água e encontra-se hoje com 5,75% da sua capacidade total, que é de 16,8 milhões  de metros cúbicos. As  precipitações  acumuladas, de 184 mm, e, consequentemente,  a recuperação do manancial, permitiram a Compesa  a retomar o funcionamento da Estação de Tratamento de Água-ETA Arcoverde imediatamente.  

A iniciativa permitiu a redução do calendário de abastecimento da cidade neste mês de junho,  para  cinco dias com água  e 10 dias sem. A medida  dará um grande alivio a cidade, que é um dos mais  importantes polos dos festejos juninos de Pernambuco. Com a falta de chuvas na região, o município  estava sendo atendido apenas pela bateria de poços  do Frutuoso, localizada no município de Ibimirim, com uma vazão de 100 litros de água por segundo, passando Arcoverde a enfrentar um rigoroso racionamento, com um regime de distribuição de quatros dias com água contra  22 dias sem.

A soma da produção dos poços e de  Riacho do Pau, a  Compesa conseguiu  incrementar a  vazão para Arcoverde em 80 litros de água por segundo, o que  garantiu um aumento de 80% na produção hídrica  para o  município. Segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo,  o novo calendário  já entrou em vigor e  se estenderá  neste mês de junho. A expectativa da Compesa é  que o ciclo chuvoso permaneça   na região. Se isso acontecer, o  novo calendário será mantido para  os próximos meses. “Assim que a barragem Riacho do Pau  pegou água, os nossos técnico se desdobraram para  reduzir o racionamento da cidade o mais breve possível. Entendemos que a situação  era crítica e precisávamos fazer com que a agua armazenada chegasse rapidamente  na casa das pessoas”,  observou Marconi de Azevedo. ..

Colégio Municipal Paulo VI lamenta morte de professora Jonailde Costa; Veja a nota de pesar abaixo:

O Colégio Municipal Paulo VI sente a dor da perda da Professora Jonailde Costa, uma guerreira na arte de ensinar, educadora exemplar, transmissora de alegria e conhecimento.

A Família  Paulo VI agradece a Deus por Você ter feito parte de nossa Vida. Sua história continuará sendo escrita por seu filho Professor Ramon...

Trabalhadoras Rurais de Sento-Sé receberão Casa de Farinha Móvel

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), através do Projeto Inclusão Social e Produtiva para Mulheres Trabalhadoras Rurais, entregará na próxima terça-feira (07), uma Casa de Farinha Móvel ao município de Sento-Sé. O evento, de assinatura do termo de doação e entrega do equipamento, irá acontecer às 15h, na Associação dos Moradores dos Povoados Atingidos pela Barragem de Sobradinho, no bairro Retiro de Baixo, em Sento Sé, e contará com a participação da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana.

O equipamento proporcionará autonomia econômica direta para cerca de 130 mulheres do assentamento de reforma agrária. Além da entrega da casa móvel, a SPM-BA realizará uma oficina de capacitação em políticas públicas para as mulheres, associativismo e gestão, com carga horária de 124 horas, para 25 mulheres, que deverão atuar como multiplicadoras na comunidade...

Governo baiano distribui mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

 
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), o governador Rui Costa plantou uma muda de árvore no canteiro da nova avenida Orlando Gomes, acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Outras 100 mudas foram distribuídas pelo Governo do Estado para os baianos durante a inauguração da nova via, como parte do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'.
 
"O objetivo com o plantio dessas mudas é primeiro a arborização e o paisagismo dessa área, do canteiro da avenida, mas também a neutralização da emissão de gás carbônico. Sabemos que uma das grandes questões deste século é a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas. Essa é uma atitude simples, mas que demonstra comprometimento do Governo do Estado com essas demandas. Além disso, esse é um processo de sensibilização e educação da população com relação à preservação do planeta", explicou o secretário.
 
No total, 250 mudas foram plantadas ao longo da nova Orlando Gomes. As mudas de médio e pequeno porte são nativas da Mata Atlântica. Elas se integram às outras intervenções de paisagismo realizadas na avenida, incluindo jardins que mudam a cara da via. Além da ação em prol do meio ambiente, o dia está cheio de atividades de lazer e serviços para a população do entorno da Orlando Gomes.
 
O 'Viva Bahia, um Dia de Lazer', que começou com um passeio ciclístico, contou com uma apresentação do cantor Magary Lord, brincadeiras infantis, aulão de ginástica e diversos serviços, como orientações de saúde bucal, aferição da pressão, emissão de carteira de trabalho, CPF, identidade, além de biblioteca e informações sobre carreira profissional. As ações foram iniciadas às 8h e seguem até o fim da tarde.
..

MAIS DE MIL CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS DO NORTE BAIANO VOLTAM A TER ACESSO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA BIOMA CAATINGA

Será iniciada nesta segunda-feira, 06 de Junho, a segunda etapa do Programa Bioma Caatinga.  O programa de inclusão produtiva da ovinocaprinocultura do semiárido da Bahia surgiu de uma articulação entre o SEBRAE, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva de caprino e ovinos, investir coletivamente no desenvolvimento regional sustentável nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Remanso e Casa Nova. A primeira fase do programa foi desenvolvida entre Janeiro de 2012 e Janeiro de 2014, quando 1200 produtores rurais de 217 comunidades dos cinco municípios foram assistidos.

Nesta segunda fase, 1.054 produtores de 325 comunidades e 186 Micro e Pequenas Empresas serão atendidas e acompanhadas por técnicos do programa durante dez meses. Os criadores serão orientados a melhorar o manejo do seu rebanho, melhorar as instalações e comercializar seus produtos de forma legal e inspecionada. Os produtores rurais atendidos no programa Bioma Caatinga, também terão acesso a uma linha de crédito, que será disponibilizada pelo Banco do Brasil, para investir na sua empresa rural. Os técnicos do programa também vão atuar junto aos abatedouros legalizados, frigoríficos e açougues. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na comercialização dos produtos de caprinos e ovinos para melhorar a estrutura das suas instalações e ofereçam produtos de melhor qualidade ao consumidor. Ao todo, 44 profissionais entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários e zootecnistas desenvolverão as ações do Bioma Caatinga...

CAMINHÃO CARREGADO DE CERVEJAS TOMBA PRÓXIMO AO MERCADO DO PRODUTOR

Acidentes continuam se registrando em Juazeiro, mais precisamente no contorno do Mercado do Produtor, dada a sua inclinação para quem faz a curva na BR-407, sentido centro da cidade.

Desta vez foi um caminhão carregado de cervejas que tombou e a polícia militar compareceu posteriormente com objetivo de resguardar a carga que estava sendo saqueada por várias pessoas...

IFBA: Campus Juazeiro realizará bate-papo sobre Liberdade de Ensino

Frente às graves ameaças ao Ensino Público brasileiro, especialmente os avanços do Movimento Escola Sem Partido que defende, dentre outras coisas, a aprovação de leis contra o que chamam de “abuso da liberdade de ensinar”; considerando os retrocessos propostos pelo projeto de educação capitaneado pelo Presidente interino da República; considerando ainda as atividades do mês da diversidade, o IFBAcampus Juazeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Gerência da Diversidade, convida para um bate-papo sobre o tema “Liberdade de Ensino: O que se pode falar na escola? Cabe discutir gênero e sexualidade na sala de aula?”. ..

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado a partir deste domingo (5) na Univasf

Com o objetivo de discutir produções científicas e reunir pessoas interessadas em temas ligados à gestão sustentável do rio São Francisco, será realizado o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), de domingo (5) até quinta-feira(9). O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o simpósio é realizado pela Univasf em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

As inscrições podem ser realizadas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. 

A abertura do simpósio será realizada neste domingo (5), a partir das 18h30, e contará com a participação do reitor em exercício da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do evento e professor da Universidade, Renato Garcia; e do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ainda estará presente o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramori, e representantes das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Durante o evento, serão realizados debates, apresentações de trabalho, apresentações culturais da Orquestra da Univasf e do Trio Nordestino Pé-de-Serra e visitas técnicas a vinícolas, à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e ao Lago de Sobradinho. Serão realizadas palestras com temas como políticas públicas, sustentabilidade, geração de renda, entre outros. 

Ainda serão apresentadas as palestras “Contributos para estudo dos processos de erosão e transporte de sedimentos em regiões semiáridas”, ministrada em inglês pelo professor Axel Bronstert da Universidade de Potsdam, na Alemanha; e “Experiências do Projeto Innovate”, apresentada pela professora Marianna Siegmund-Schultze da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF. 

De acordo com Renato Garcia, estarão reunidos no evento pesquisadores de diversas áreas que trabalham com o tema. “São estudos pontuais sobre pesquisas que giram em torno dos eixos temáticos, de pesquisadores de diversas localidades, com o objetivo de realizar uma compilação de dados destas pesquisas, durante o simpósio”, afirma. Garcia ainda destaca a importância desses estudos. “O rio tem múltiplos usos para a energia elétrica, irrigação, lazer, consumo humano e industrial, mas também desgastes e ações negativas sobre ele. O evento visa entender estes diversos impactos”, explica. ..

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, MPF/BA relembra atuações ambientais em 2016

5 de junho, domingo, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Para celebrar o dia comemorativo, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) selecionou suas principais atuações na área em 2016. Entre as atividades de maior destaque, está a audiência públicapromovida pelo órgão em abril, para discutir os Projetos de Lei nº 654/15 e nº 3.729/04, em curso no Congresso Nacional, e as propostas de alteração nas Resoluções nº 01/86 e nº 237/97, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As mudanças visam alterar as legislações vigentes, e são vistas como uma tentativa de desmanchar o licenciamento ambiental na Bahia e no Brasil, visto que pregam a redução dos prazos de concessão de licenciamento ambiental para grandes obras, a exemplo de hidrelétricas e estradas – o que pode prejudicar a adequada análise de impactos no meio ambiente; a simplificação do processo de estudo de impacto ambiental, eliminando algumas de suas etapas; bem como a diminuição de prazos das discussões e a exclusão da participação da sociedade civil nos debates relacionados ao tema, como a não realização de audiências públicas...

Andorinha empata com Pilão Arcado pela Taça Estado da Bahia de Futsal

Jogando pela Taça Estado da Bahia de Futsal, a equipe de Andorinha empatou por 5 a 5 com a equipe de Pilão Arcado. O Jogo aconteceu nesta sexta–feira, 03 de junho, no ginásio de esportes de Vila Peixe.

Um grande público lotou as arquibancadas para apoiar o time andorinhense. O próximo desafio dos jogadores de Andorinha será neste sábado, a partir das 15h, contra a equipe de Sento Sé, e logo depois, às 20h, o desafio será contra Itiúba...

Estado homologa situação de emergência em mais cinco municípios baianos

Mais cinco municípios da Bahia tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Governo do Estado em decorrência da estiagem prolongada. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira (3).

Ilhéus, Barra do Choça, Campo Formoso, Feira da Mata e Rio de Contas sofrem com a escassez de chuva que não foi suficiente para atender as necessidades da população. Por conta da seca, houve perdas nas culturas agrícolas, principalmente de milho e feijão. Atualmente 147 municípios baianos estão em situação de emergência provocada pela falta de chuva, o que prejudica 1,7 milhão de pessoas. 

A partir do decreto de situação de emergência, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) encaminha técnicos para verificar ‘in loco’ os danos e prejuízos causados à população. Eles também orientam o coordenador de Defesa Civil do município sobre o preenchimento correto do Formulário de informação de desastre (Fide) para evitar atraso no reconhecimento federal e na homologação estadual.
  ..

Estudantes promovem campanha para incentivar a doação de sangue em Juazeiro

Quebrar preconceitos e incentivar a solidariedade. Esse é o objetivo de estudantes e professores do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, que nesta semana desenvolveram uma série de ações sociais com o intuito de incentivar a população a doar sangue para a hemoba. Durante a campanha, os alunos motivaram também a comunidade a realizar o cadastramento de medula óssea.

“O projeto fez com que saíssemos dos muros do colégio e fôssemos atrás de pessoas para doarem sangue para a Hemoba. O trabalho foi para ajudar pessoas que estão precisando de sangue. As pessoas tem medo de agulha, de doar sangue, e por isso deixam de fazer a doação. Doar sangue é um gesto solidário”, disse o aluno Bruno Sousa, em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (03)...

75ª CIPM PRENDE HOMEM COM MAIS DE TRÊS MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL IRREGULAR

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam um homem que vendia combustível irregular e que tinha posse ilegal de armas de fogo, no bairro Itaberaba em Juazeiro nesta quinta-feira (02).

Após receber informações do Setor de Operações de Inteligência, a guarnição do PETO 75ª CIPM, deslocou para o endereço e chegando no local, constatou a veracidade dos fatos...

Barqueata alerta sobre os problemas do Velho Chico

No terceiro ano da Campanha Nacional em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio São Francisco realizou, por meio de uma barqueata, uma verdadeira aula de educação ambiental nas águas são franciscanas. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 03 de junho, no trecho do rio que separa as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Dez barcos enfeitados com os símbolos da campanha ‘Eu viro Carranca para defender o Velho Chico’ navegaram como uma frota de proteção ao rio, chamando a atenção da sociedade para os graves problemas da região. Dentro das embarcações, estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas puderam conferir de perto os dramas vivenciados pelo rio, que abastece mais de 15 milhões de pessoas em seu curso por sete unidades da federação.

“Essa é uma região estratégica para se perceber o impacto da ‘seca de gestão’ na bacia do São Francisco, que tem sofrido com a diminuição da sua vazão, a destruição de sua vegetação, a ocupação de suas áreas de mata nativa e, principalmente, o despejo de esgoto em suas águas, como fazem cidades como Juazeiro e Petrolina”, denunciou Almacks Luiz, membro do CBHSF e presidente do Comitê da Bacia do Rio Salitre. Durante a viagem pelo rio, os barcos fizeram uma parada na Ilha do Fogo para uma ação de peixamento e devolução simbólica de água limpa ao rio...

Coelba explica falta de energia ocorrida nesta sexta-feira

No final da manhã de hoje (03) um apagão tomou conta de várias cidades do norte da Bahia. Em nota enviada ao Blog, a Coelba esclareceu que a falta de energia registrada às 11h47 da manhã, nesses municípios, foi causada por defeito em equipamento da subestação da usina de Sobradinho, de propriedade da CHESF. O fornecimento de energia foi completamente restabelecido às 13h53. A Coelba disse ainda que mais informações sobre a ocorrência devem ser solicitadas à CHESF. ..

Hemoba convoca doadores de Juazeiro e Região do Vale do São Francisco para salvar vidas

Com o objetivo de reforçar as doações e ampliar os estoques para atendimento da demanda durante todo o período de festejos juninos, a Fundação Hemoba mobiliza a sociedade para manter a solidariedade em alta, doando sangue. Em datas festivas, é comum uma redução na quantidade de doações e um aumento da necessidade por sangue nos hospitais do estado.
  
Com estoques baixos, a Hemoba de Juazeiro convoca todos os candidatos da cidade e da Região do Vale do São Francisco para ajudar a reforçar o banco de sangue. Os candidatos devem se dirigir à unidade de coleta e transfusão (UCT), localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, no bairro Santo Antônio, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h 30 e das 14h às 16h 30.
 
Sabadão Solidário 
No sábado, dia 18 de junho, a unidade vai funcionar de maneira especial, atendendo os candidatos no evento "Sabadão Solidário", das 7h30 às 11h30 na sede da UCT em Juazeiro.
 
Para ser doador
É preciso que os candidatos compareçam portando documento original com foto, que pesem acima de 50 kg, estando bem descansados e alimentados. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. ..

MAIS DE MIL CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS DO NORTE BAIANO VOLTAM A TER ACESSO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA BIOMA CAATINGA

Será iniciado na próxima segunda-feira, 06 de Junho, a segunda etapa do Programa Bioma Caatinga.  O programa de inclusão produtiva da ovinocaprinocultura do semiárido da Bahia surgiu de uma articulação entre o SEBRAE, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva de caprino e ovinos, investir coletivamente no desenvolvimento regional sustentável nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Remanso e Casa Nova. A primeira fase do programa foi desenvolvida entre Janeiro de 2012 e Janeiro de 2014, quando 1200 produtores rurais de 217 comunidades dos cinco municípios foram assistidos.

Nessa segunda fase, 1.054 produtores de 325 comunidades e 186 Micro e Pequenas Empresas serão atendidas e acompanhadas por técnicos do programa durante dez meses. Os criadores serão orientados a melhorar o manejo do seu rebanho, melhorar as instalações e comercializar seus produtos de forma legal e inspecionada. Os produtores rurais atendidos no programa Bioma Caatinga, também terão acesso a uma linha de crédito, que será disponibilizada pelo Banco do Brasil, para investir na sua empresa rural. Os técnicos do programa também vão atuar junto aos abatedouros legalizados, frigoríficos e açougues. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na comercialização dos produtos de caprinos e ovinos para melhorar a estrutura das suas instalações e ofereçam produtos de melhor qualidade ao consumidor. Ao todo, 44 profissionais entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários e zootecnistas desenvolverão as ações do Bioma Caatinga...