Foram encontrados 1327 registros para a palavra: Combate

Tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Nacional do Semiárido podem contribuir para o combate à fome

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) estão fortalecendo a parceria para o desenvolvimento de tecnologias sociais que podem ser usadas no combate à fome e à insegurança alimentar. Os projetos foram apresentados  pela diretora do INSA/MCTI, Mônica Tejo Cavalcanti, ao secretário indicado de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.

Segundo a diretora do INSA/MCTI, entre as tecnologias sociais implantadas para a convivência com a seca está o projeto Saneamento Ambiental e Reúso de Água (SARA), que utiliza águas cinzas e negras para irrigação, a partir da tecnologia de cisternas de produção associadas a sistemas de energia fotovoltaica. Com isso, o INSA/MCTI trabalha na difusão da cultura da palma resistente a Cochonilha-do-Carmim, além do cultivo de espécies frutíferas, madeireiras e forrageiras...

Sebrae em Juazeiro apresenta para produtores do Sul do país melhores práticas no combate a mosca da fruta

O trabalho de controle e monitoramento à praga da mosca das frutas, desenvolvido na fruticultura do Vale do São Francisco, é destaque e referência nacional no tema. Por conta disso, o Sebrae em Juazeiro foi convidado, no final de fevereiro, a participar de uma conferência virtual com membros da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), sindicatos nacionais e representantes do Sebrae dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O objetivo da conferência, realizada no dia 27/02, foi apresentar e discutir as boas práticas e resultados alcançados nas ações de combate à praga que ataca as frutas de uma maneira geral...

Antonio Coelho celebra fortalecimento do combate à violência contra a mulher com Delegacia passando a funcionar 24h

Ressaltando que toda a iniciativa cujo objetivo seja o fortalecimento da segurança pública no estado e em Petrolina é motivo para comemorar, o deputado estadual Antonio Coelho assinalou sua satisfação e alegria diante do anúncio de que a Delegacia da Mulher de Petrolina passará a funcionar 24h, inclusive, nos finais de semana e feriados.

O parlamentar destacou que a unidade é um importantíssimo equipamento para reforçar o trabalho de combate à violência contra as mulheres tanto em sua cidade natal como nos municípios vizinhos e em todo o Pernambuco...

Parceiros institucionais avaliam ações de combate ao racismo no Carnaval

A Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia realizou uma reunião, nesta quinta-feira (2), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), para avaliar as ações realizadas no Carnaval 2023. A mobilização incluiu campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa.  

Durante a folia, as instituições que compõem o colegiado registraram nove denúncias de racismo na capital baiana. A Sepromi realizou campanha educativa de prevenção e combate ao racismo, com a distribuição de material informativo na rodoviária, aeroporto, circuitos oficias e bairros com programação festiva. ..

Para combater despejo irregular de lixo, prefeitura de Petrolina cerca área no bairro Dom Malan

A prática recorrente de descarte irregular de lixo pode ocasionar uma série de problemas ambientais e de convívio social nas comunidades. Em Petrolina, a prefeitura municipal tem aumentado a fiscalização para combater esse tipo de situação.

Além de fiscalizar, a gestão tem realizado ações de limpeza e implantação de proteções em áreas de despejo clandestino de resíduos.   ..

Deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei com caráter educativo para combater o uso de drogas

Com o objetivo de ampliar as políticas públicas de combate ao uso de drogas, o deputado Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei que prevê a divulgação de informações contra o uso de drogas em eventos realizados na Bahia.

Segundo o parlamentar, as drogas, infelizmente, estão presentes nos principais eventos, festivais, e diversos lugares de lazer do mundo inteiro e sabemos que é cada vez mais difícil haver um controle eficiente...

O deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei com caráter educativo para combater o uso de drogas

Com o objetivo de ampliar as políticas públicas de combate ao uso de drogas, o deputado Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei que prevê a divulgação de informações contra o uso de drogas em eventos realizados na Bahia.

Segundo o parlamentar, as drogas, infelizmente, estão presentes nos principais eventos, festivais, e diversos lugares de lazer do mundo inteiro e sabemos que é cada vez mais difícil haver um controle eficiente. "Com essa ação, buscamos fazer com que o jovem entenda os riscos que as drogas podem trazer ao longo do tempo à sua vida e que elas não são necessárias para garantir a diversão, ou, muito menos, para se impor dentro de um grupo de amigos", disse o deputado Roberto Carlos...

Governo da Bahia promove combate ao racismo no Carnaval em novo podcast

Em uma das ações para alertar a população sobre a seriedade do racismo e a importância de combatê-lo em todas as suas formas, o Governo da Bahia lançou mais um podcast da série de conteúdos especiais para o Carnaval 2023.

"Racismo não é brincadeira, é crime!" está disponível no canal oficial do Governo da Bahia no YouTube (clique aqui)...

Secretaria de Saúde de Juazeiro promove encontro para discutir estratégias de combate à hanseníase no município

A Secretaria de Saúde de Juazeiro promoveu um encontro entre os profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Rede de Atenção Básica para discutir estratégias para identificação e combate à hanseníase.

Cerca de 60 pessoas, entre gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e apoiadores dos distritos participaram da "Sala de Situação" e foram atualizados sobre os dados epidemiológicos da doença. "Mensalmente, promovemos esse encontro com a Rede Primária para tratar sobre o cenário epidemiológico de doenças e agravos no município. Neste mês de fevereiro, resolvemos falar sobre hanseníase, doença que é hiperendêmica no município. Para avançarmos em relação à busca ativa dos casos da doença, apresentamos estratégias de trabalho para que sejam implementadas dentro do que preconiza o Ministério da Saúde", explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes...

Ministério cria observatório de combate à violência contra jornalistas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou hoje (17) portaria que cria o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais.

A criação do grupo já tinha sido anunciada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, logo após as manifestações golpistas de 8 de janeiro, em atenção à proposta levada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)...

 Encontro de Comunicação: continuidade no combate à desinformação está entre as prioridades da Justiça Eleitoral

Assessores de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país estão em Brasília para debater os desafios da área para os próximos anos, em especial no que se refere a preparação para as Eleições 2024 e o combate à desinformação. A assessora de Comunicação do  TRE baiano, Daniele Silva, participa do evento, que segue até esta sexta-feira (17/2), na sede do TSE, em Brasília.    

A abertura do II Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral foi realizada nesta quarta (15/2) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. “Minha prioridade este ano é aprimorar o combate à desinformação para entregar para a próxima gestão da Justiça Eleitoral uma situação mais regulamentada”, afirmou. Durante os três dias de programação, os assessores vão discutir estratégias para tornar a comunicação com a sociedade cada vez mais eficiente...

Governo realiza campanha de combate ao racismo durante o carnaval 

Para prevenir e combater situações de preconceito e discriminação racial no Carnaval de Salvador, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), lança a campanha "Racismo não é fantasia, não é cantada, não é brincadeira. Racismo é crime!".

A ação conta com material informativo – ventarolas, adesivos e panfletos – que será distribuído nos pontos de entrada da capital baiana, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico/Pelourinho), além dos bairros onde há programação festiva. ..

Livro conscientiza crianças e jovens sobre combate à extinção de animais silvestres no lançamento "Maria Flor, a Última Ararinha-Azul"

Maria Flor é a última arara-azul do mundo. Ela é órfã, porque seus pais e irmãos foram capturados por traficantes de animais silvestres. Apesar do passado trágico e da solidão, sonha com o dia que encontrará outros de sua espécie. Por isso, escreve cartas e as envia para todos os lugares com a vontade de, um dia, conhecer alguém para amar e ter filhos.  

A personagem de Maria Flor, a Última Ararinha-Azul, obra do autor Xico Farias, vive em Assaré do Alto, no sertão brasileiro. Na vizinhança pacata, os problemas que afetam a população foram normalizados pela comunidade: as mulheres cuidam sozinhas de seus filhos enquanto os maridos ganham sustento nas grandes capitais do Sudeste; de longe, os homens relatam a xenofobia dos sudestinos; a seca também sempre é um perigo iminente. ..

Dia Mundial de Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença. Data alerta sobre cânceres de pênis e do sangue

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje (4), reforça a importância da conscientização da sociedade sobre os vários tipos de câncer, como o do sangue. O destaque é para a leucemia, tema do Fevereiro Laranja. Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Otavio Baiocchi, professor do Departamento de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que o câncer no sangue é diagnosticado por exames laboratoriais, principalmente hemograma, além de exames específicos adicionais.

As leucemias, em especial, podem ser divididas em agudas e crônicas. “O que muda é o tempo de evolução e o aparecimento de sintomas”, explica Baiocchi. Nas leucemias agudas, os sintomas e sinais surgem de maneira muito rápida. A doença aparece em qualquer faixa etária, mas é mais comum na infância e na adolescência. Por ser de rápida evolução, apresenta, em geral, alterações no hemograma de instalação rápida, como anemia, baixa de plaquetas, com risco de hemorragia, e baixa imunidade, com risco de infecção. Associado a isso, a pessoa pode ter dores ósseas, aumento de gânglios e do baço...

Exército, Marinha e Aeronáutica vão combater garimpo ilegal na Terra Yanomami

O decreto publicado nesta terça-feira (31) diz que a crise dos Yanomami é uma "emergência em saúde pública de importância nacional" e dá poderes mais amplos às Forças Armadas para atuar na Terra Indígena e combater o garimpo ilegal.

O texto autoriza, por exemplo, a Aeronáutica a criar uma zona de identificação de defesa aérea e controlar o espaço aéreo da Terra Indígena...

Representantes da CAR se reúnem com movimentos sociais para estratégia de combate à fome na Bahia

Com o objetivo de articular e planejar ações estruturantes para o combate e a erradicação da fome na Bahia, aconteceu, semana passada, uma reunião promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a participação de lideranças dos movimentos sociais ligados ao rural baiano.

A atividade foi conduzida pelo diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, que apresentou os dados e os diagnósticos sobre a agricultura familiar na Bahia nos últimos anos e as perspectivas e o plano de ação da CAR para os próximos quatro anos. Em seguida, foi aberto diálogo para contribuições dos movimentos sociais presentes, o que agregou, de forma importante, às políticas públicas de produção de alimentos via agricultura familiar baiana. "Foi uma grande escuta que vai aprimorar as nossas entregas, a partir da sistematização das informações que foram colhidas hoje e que vamos incorporar ao plano de ação das nossas atividades", comentou o diretor-presidente da CAR...

Novo medicamento para combater a obesidade pode reduzir até 17% do peso corporal

O endocrinologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Rogério Couras, afirma que o medicamento poderá ser utilizado em tratamentos de obesidade grau 3 e grau 2 com comorbidades. O seu uso deve estar aliado a dietas e atividades físicas.

Um medicamento que utiliza como princípio ativo a semaglutida, que já é utilizada para o tratamento de diabetes tipo 2, foi recentemente liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Wegovy é injetável, deve chegar ao Brasil este ano e promete ser um grande aliado em tratamentos contra a obesidade de milhares de pacientes. Estudos realizados pela fabricante, apontaram que pacientes que fizeram uso da droga em tratamento de pouco mais de um ano, tiveram perda de peso média de 17%...

Governo da Bahia reforça combate às fake news via WhatsApp

O Governo do Estado amplia as ações de combate à desinformação com mais um canal para denúncias de notícias falsas e conteúdos enganosos que circulam pela internet. Através do WhatsApp, os usuários podem mandar mensagens de texto, áudios, imagens ou vídeos para o número (71) 9646-4095. Desde 2020, os baianos e baianas contam também com o site www.bahiacontraofake.ba.gov.br no enfrentamento às fake news.

As informações enviadas são analisadas pela equipe da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) e encaminhadas para os órgãos competentes. Após apuração, os esclarecimentos são feitos por meio da seção "Fato ou Fake" do site. A plataforma pioneira do governo baiano disponibiliza ainda artigos e vídeos que abordam a temática da desinformação e os efeitos da disseminação de notícias falsas...

Combate à desinformação passa pela atualização da legislação brasileira e debate civil

No dia 1° de janeiro de 2023, o Diário Oficial da União trouxe o Decreto 11.328, que criou a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia. O órgão tem como objetivo atuar no combate à desinformação para o bem-estar do Estado Democrático de Direito, sendo uma área dentro da Advocacia Geral da União (AGU). Apesar de visar a contestar um entrave das democracias contemporâneas, a medida causou divergências entre os especialistas no que se refere à liberdade de expressão e na amplitude das competências.

O professor Marcos Perez, do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, relembra a importância do problema da desinformação, sobretudo quando propagada em massa via internet: “A gente tem experimentado, infelizmente, atos antidemocráticos realizados por pessoas que são mobilizadas, em grande medida, por força da disseminação dessas fake news, desses discursos inverídicos”. Contudo, ele avalia que a questão poderia ter sido tratada sem necessidade da edição do decreto...

Janeiro Roxo: Prefeitura de Juazeiro realiza ações para identificação de casos de hanseníase e reforça a necessidade de combate à doença

A campanha Janeiro Roxo é dedicada à conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça a necessidade de combate à doença e mobiliza equipes de saúde da família para fazer busca ativa de casos suspeitos.

Entre os dias 16 a 20 de janeiro, equipes de saúde estarão fazendo visitas à comunidade para esclarecer a população sobre a doença e procurar pessoas que apresentem as manchas características da hanseníase...