Foram encontrados 483 registros para a palavra: parque

Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, anuncia Turismo sustentável para o Parque Nacional do Pau Brasil

O Parque Nacional do Pau Brasil, localizado em Porto Seguro (BA), receberá investimentos para se tornar a mais nova atração turística do extremo sul da Bahia. Um contrato de concessão de serviços de uso público foi assinado nesta quarta-feira (17) entre dirigentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e a Hope Recursos Humanos S/A.

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, participou do evento e classificou a iniciativa como a abertura de uma nova fase, emblemática e estratégica para o turismo sustentável no Brasil. O edital foi o primeiro a ser concluído com base na nova legislação (Lei nº 13.668/2018) que aprimorou as concessões de serviços de apoio ao turismo nos parques nacionais. O contrato vale por 15 anos e, nesse período, a empresa terá que investir R$ 7,2 milhões na infraestrutura de apoio aos visitantes do parque...

Ministro Edson Duarte anuncia investimentos para Parque Nacional do Pau Brasil

 

Nesta quarta-feira (17), o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, visita Porto Seguro (BA) para anunciar a concessão de serviços no Parque Nacional do Pau Brasil. As atrações que serão oferecidas aos visitantes incluirão tirolesa, campismo e passarelas suspensas.

O contrato de concessão de serviços de uso público do parque será assinado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e pela Hope Recursos Humanos S/A.

O objetivo é transformar o Parque Nacional do Pau Brasil na mais nova atração turística do extremo sul da Bahia, atraindo mais visitantes e gerando emprego e renda para a comunidade da região, além de garantir a preservação dos 19 mil hectares de Mata Atlântica protegidos pela unidade de conservação...

Alunos de Juazeiro visitam Parque Zoobotânico da Caatinga em Petrolina

Dentro do Programa Novo Mais Educação, os alunos da Escola Municipal Educandário João XXIII visitaram na terça-feira (25), o Parque Zoobotânico da Caatinga, situado no Quartel do Exército, em Petrolina. Mais de 25 alunos das séries do ensino fundamental participaram de uma aula diferente com palestras e brincadeiras educativas, além de conhecerem diversos animais instalados no zoológico do parque.

De acordo com a gestora da escola Cristiana Coelho, proporcionar momentos como esses para os alunos possibilita uma aprendizagem e uma educação dinâmica. “O Programa Novo Mais Educação na escola reflete de forma muito positiva, desenvolve as habilidades dos alunos disponibilizando momentos como esses de lazer, atribuindo a eles o acompanhamento pedagógico com o letramento e a matemática”, explicou...

Fogo no Parque Nacional Boqueirão da Onça é considerado extinto segundo ICMBio

Após duas semanas combatendo as chamas, o incêndio no Parque Nacional Boqueirão da Onça é considerado extinto. Foram 3224 hectares consumidos pelo fogo, após análise da imagem obtida pelo Satélite Modis e Coordenação Geral de Proteção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O estrago não foi maior graças ao trabalho exaustivo das equipes de 77 brigadistas do Ibama, ICMBio, Grupo Ambiental do Torto e Brigada voluntária de Tejuco, quatro aviões Air Tractor, um helicóptero operando na área e três carros pipas. Além de cinco servidores do Ibama e Icmbio no comando da operação, dez funcionários da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, dois voluntários do pró carnívoros e cinco do Cemafauna...

Petrolina 123 anos: Parque Josepha Coelho recebe campeonato de skate e música neste sábado

Em comemoração aos 123 anos de Petrolina, o Parque Josepha Coelho recebe, neste sábado (8), o 3º Campeonato MiniRamp de Skate. A competição começa a partir das 15h, e no mesmo horário o Dj Jocélio e as bandas Garagem 5.9.6 e Cobaias prometem animar ainda mais o evento.  

Serão três categorias, com inscrições na hora do campeonato, para skatistas de todas as idades. Competidores de até 14 anos poderão se inscrever na categoria 'iniciantes'; a partir de 15 anos, podem participar da 'open' e os mais experientes da 'master', para pessoas acima de 35 anos. ..

Equipe de Combate ao incêndio do Parque Boqueirão da Onça em Sento Sé é ampliada, local é de difícil acesso

Desde a semana passada, um incêndio está destruindo a vegetação de parte de uma área de preservação ambiental no município de Sento Sé, na região norte da Bahia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça...

Parque Fluvial de Juazeiro começa a receber novas escadarias de acesso

Nos próximos dias os cidadãos juazeirenses passam a contar com mais duas opções de acesso à margem do Rio São Francisco, na área do Parque Fluvial, pois a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou nessa quarta-feira (04) a instalação de duas novas escadarias.

A equipe técnica da SEDUR destaca que a implantação das escadarias foi pensada no sentido de ampliar as oportunidades de acesso ao Parque. “A maioria dos acessos são por rampas, que têm um declive muito acentuado, então optamos em colocar as escadarias, que ficarão localizadas nas imediações da Av. Adolfo Viana e a outra juntamente com a rampa metálica que também será implantada em breve e juntas vão compor o acesso do terminal hidroviário, oferecendo mobilidade e acessibilidade das pessoas com deficiência”, explica o engenheiro civil da SEDUR Lucas Souza...

Incêndio continua destruindo o Parque Nacional Boqueirão da Onça, em Sento Sé

Conforme este Blog publicou ontem (03), há  quase uma semana, um incêndio está destruindo a vegetação de parte de uma área de preservação ambiental no município de Sento Sé, na região norte da Bahia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça.

O incêndio já atingiu mais de mil e trezentos hectares da área, localizada no semiárido baiano. Há cinco dias, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tentam conter as chamas. O trabalho é realizado por 26 brigadistas, mas a area é de dificil acesso...

Incêndio de grandes proporções está dizimando área do Parque Boqueirão da Onça, em Sento-Sé

Imagens do Parque Boqueirão da Onça, onde um incêndio de grandes proporções estria acontecendo agora

Um incêndio de graves proporções está ocorrendo, desde ontem, no Parque Boqueirão da Onça, em Sento-Sé, de acordo com informações colhidas pelo Blog Geraldo José. Em contato com o Ministério do Meio Ambiente, constatamos que providencias já foram tomadas na tentativa de apagar o fogo e uma Brigada de Combate a incêndio, com cerca de 30 homens, já teria se deslocado da Chapada Diamantina para a localidade. De acordo com as informações voluntários também trabalham para apagar as chamas, que teriam atingido cerca de 1.300 hectares, causando um prejuízo grande para a fauna e a flora.

O Ministério do Meio Ambiente já contactou com o Governo do Estado e equipes do IBAMA também atuam no local. Equipes do Corpo de Bombeiros de Juazeiro também teriam sido acionadas. De acordo com as primeiras informações, o dano teria sido causado por uma queima localizada, para fazer um aceiro para cerca, que saiu do controle e se espalhou por uma área considerável. O Blog vai continuar buscando informações sobre o ocorrido. ..

Parque Josepha Coelho ganha mais vida com mudas de plantas da Caatinga

O Parque Municipal Josepha Coelho está, cada vez  mais,  arborizado. Através do Projeto 'Nossa Árvore' desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina e do engajamento da população, 200 novas mudas foram plantadas nesta quinta-feira (30) no local.  

Pessoas da comunidade e estudantes da Escola de Referência Professora Evanira de Souza Dias, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o 'Nossa Árvore', que tem a proposta de tornar Petrolina uma cidade mais verde com o plantio de mudas típicas do bioma Caatinga, transformando praças e espaços de lazer. Caraibeira; Catingueira; Ipê-branco; Embaúba e Pau-mulato: essas são algumas das espécies que agora poderão ser encontradas no Parque Municipal.  ..

Bahia: Parque Nacional do Pau Brasil terá apoio ao turismo ecológico

Uma das principais áreas protegidas da Mata Atlântica, o Parque Nacional do Pau Brasil (BA) terá a concessão de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação. A medida foi anunciada em evento de comemoração do aniversário de 11 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

A medida promoverá a gestão ambiental e o turismo sustentável na unidade de conservação (UC), situada no município de Porto Seguro. “Estamos preparando o Brasil para um grande salto no turismo sustentável”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte. Somente em 2017, as UCs do país receberam 10,7 milhões de visitas. De acordo com Edson Duarte, o papel do ICMBio é fundamental para esses números e para a gestão das 335 UCs federais, que correspondem a 9% do território nacional...

Prefeitura fará plantio coletivo de árvores no Parque Municipal Josepha Coelho

Nesta quinta-feira (30), os petrolinenses terão a oportunidade de conhecer e participar de uma ação do Projeto 'Nossa Árvore', desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Durante a atividade, cerca de 200 mudas nativas serão plantadas no Parque Municipal Josepha Coelho.

Através do plantio coletivo de mudas, a prefeitura vem transformando praças e espaços de lazer, com educação ambiental a exemplo do próprio Parque, que recebeu cerca de 500 mudas; da praça do loteamento Nova Vida I, no bairro João de Deus e do bairro Quati. O projeto está mudando a imagem da cidade proporcionando um ambiente mais agradável e incentivando a consciência ecológica da população...

Representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência visitam obra do Parque Fluvial e aprovam acessibilidade

O titular da secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) Hemerson Guimarães, juntamente com o arquiteto Simon Mendes, acompanhou nesta quinta-feira (16) a visita dos representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência à obra do Parque Fluvial. A visita da equipe teve como objetivo avaliar as intervenções de promoção a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Emanuela Mariano, atual presidente do Conselho, acompanhou toda a visita e explicou que o interesse do Conselho na visita é garantir o direito de acessibilidade a todos os portadores de deficiência. “A Prefeitura de Juazeiro está de parabéns por garantir a acessibilidade a todos no Parque Fluvial. Antes era complicado o cadeirante ter acesso às barquinhas, hoje temos piso táctil, temos rampas sendo adequadas, e espaço para dois cadeirantes no percurso da ciclovia. Está claro que a gestão municipal teve a preocupação em promover a acessibilidade que nos é garantida por lei”, enfatizou Emanuela Mariano...

PM MULTA MOTORISTA QUE TRAFEGAVA EM ESTRUTURA DO PARQUE FLUVIAL DE JUAZEIRO

A falta de amor e de pertencimento do juazeirense por sua cidade deveria ser motivo de estudo por parte dos acadêmicos das diversas universidades aqui instaladas. São equipamentos públicos, alguns recém-inaugurados que precisam de reforma e outros já totalmente destruídos antes mesmo da sua inauguração.

O tema já foi motivo de outras matérias aqui no Blog, e nós estamos retornando à pauta em razão de um episódio que ocorreu na tarde desta quarta-feira (15) na orla da cidade. Uma viatura da Polícia Militar, com um oficial e três policiais, estava estacionada em vigilância quando um dos PM’s observou um veículo Hilux, às margens do Rio São Francisco trafegando num espaço destinado aos pedestres, a quem pratica as suas caminhadas diárias...

Parque eólico de R$ 1 bi será implantado em Gentio do Ouro

A regularização fundiária para agricultores familiares do município de Gentio do Ouro, promovida pelo Governo do Estado nessa sexta-feira (10), com a entrega de 97 títulos de terra, vai viabilizar a implantação de um parque eólico na região, do grupo Pec Energia, com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão. O empreendimento tem perspectiva de gerar 3,7 mil empregos e de produzir 600 MegaWatts de potência instalada.

A PEC Energia é desenvolvedora e investidora de parques eólicos há 10 anos, e em parceria com a Rio Energy, viabilizou a implantação do parque eólico Serra da Babilônia, que deve entrar em operação nos próximos dias e tem 223 MW de potência instalada. Foram investidos no projeto, que fica em Morro do Chapéu, R$ 1,2 bilhão. Entretanto, o maior empreendimento do grupo será Gentio do Ouro. Os investidores pretendem começar a estudar também a radiação solar na região...

Meta 1 do Parque Fluvial leva educação ambiental a estudantes da rede pública em Juazeiro

Uma série de atividades ligadas ao projeto de construção do Parque Fluvial vêm acontecendo paralelo à obra, a exemplo das oficinas de educação ambiental que integram a Meta 1 do equipamento. Na manhã desta quarta-feira (08), os alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Juazeiro participaram no auditório do colégio da oficina: ‘Orla Fluvial - uso Sustentável e sua função na qualidade ambiental e vida dos moradores’.

A oficina realizada pela empresa Progesol, contratada pela Prefeitura de Juazeiro através de processo licitatório para desenvolver as atividades da Meta 1, foi conduzida pelo engenheiro civil responsável pela obra Lucas Souza, que apresentou para os alunos todo o projeto, o que já foi executado, o que está em execução, com destaque para a preservação ambiental, a qualidade de vida da população e o uso sustentável do equipamento...

Aberta a votação dos finalistas do concurso da mascote do Parque Fluvial em Juazeiro

A comissão julgadora do concurso Pedagógico-Cultural, ‘Um POR TODOS... E TODOS PELO VELHO CHICO’ definiu os três finalistas que estão concorrendo a melhor mascote do Projeto Parque Fluvial, em Juazeiro. A votação está aberta através do site www.parquefluvial.com, e os internautas terão até o dia 08 de agosto para escolher o melhor desenho, que dará vida a mascote do projeto.

Os três finalistas, alunos de escolas públicas do município, usaram a imaginação e os dons artísticos para desenhar as personagens: Carranca Voadora, Rainhas do Rio e Tiana, que terão a missão de cuidar o Rio São Francisco e preservar o meio ambiente. Os nomes escolhidos foram justificados pelos finalistas do concurso, e devem ser avaliados pelos internautas...

Com novo sistema, Parque Josepha Coelho já possui 75% de área irrigada

Até abril deste ano, um desafio para o Parque Josepha Coelho era manter a vegetação verde em meio ao clima semiárido. Apenas 20% do espaço de lazer tinha irrigação, o restante precisava ser aguado por carro pipa. Esse cenário, no entanto, já está transformado. A Prefeitura de Petrolina investiu R$ 340 mil numa obra para garantir a irrigação total do parque. As obras estão avançadas e agora o Josepha Coelho está 75% irrigado.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emicio Junior, manter as plantas do Parque Josepha Coelho era um dos maiores desafios no início da gestão. “Recebemos um parque cinza, sem vida e sem estrutura alguma para manter as plantas que aqui estavam. O prefeito Miguel Coelho nos deu a missão de transformar um dos pontos diários mais visitados pela população. Com o final da implantação do sistema de irrigação teremos um parque 100% irrigado e com mais de mil árvores plantadas nesses 19 meses de governo”, explica o gestor...

Acessibilidade é o foco da fase em andamento na obra do Parque Fluvial de Juazeiro

A obra do Parque Fluvial, uma das principais em andamento atualmente em Juazeiro, está executando as rampas de acessibilidade. A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 3,5 Km.

A obra é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal...

Parques de diversão devem seguir normas de segurança da ABNT

Parques de diversão devem seguir regras que ajudam a evitar acidentes -como o que aconteceu na segunda-feira (16) no Beach Park, em Aquiraz (CE), quando o radialista Ricardo José Hilário Silva, 43, morreu no recém-inaugurado toboágua Vainkará, depois que a boia em que ele estava com mais três pessoas virou na descida.

Os parques devem, segundo as normas ditadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), colocar placas indicando a altura e peso mínimos e máximos para os visitantes de cada atração e informar como o visitante deve se posicionar dentro do brinquedo, e o que não deve fazer enquanto estiver nele.

Outra obrigação do parque é verificar, antes de o brinquedo começar a funcionar, se ele está em perfeitas condições: checar freios, controles de segurança e dispositivos para emergências. A checagem deve ser refeita ao longo do dia.

As normas da ABNT regulam as etapas de montagem e operação dos brinquedos. Há indicações sobre como deve estar o solo no local em que as atrações serão fixadas, quais materiais podem ser usados, os ângulos para montagem e diversas regras de manutenção e treinamento dos funcionários que vão atuar nos brinquedos. 

O Beach Park afirmou em nota que a fabricante do toboágua, a canadense Proslide, "efetuou todos os testes necessários antes de autorizar o início da operação do equipamento", e que seus 130 salva-vidas e instrutores são avaliados semanalmente por uma empresa americana de segurança aquática e gerenciamento de riscos.

O parque ficou fechado na terça (17) e reabriu na quarta (18), mas o Vainkará está fechado por tempo indeterminado. "O parque segue apoiando os órgãos responsáveis na apuração pericial", afirma a nota. 

Como explica Francisco Donatiello, presidente da Adibra (Associação das Empresas de Parque de Diversão do Brasil), a responsabilidade de fiscalizar se o parque está de acordo com as normas da ABNT é das prefeituras. 

Veja algumas normas que os parques de diversão devem seguir para garantir a segurança, segundo a ABNT:

-Antes de iniciar a operação de qualquer equipamento de diversão, o proprietário ou responsável deve solicitar todas as licenças operacionais exigidas pela lei e fazer inspeções;

-Colocar placas indicando a altura e peso mínimos e máximos para cada atração;

-Informar como o visitante deve se posicionar dentro do brinquedo, e o que não deve fazer enquanto estiver nele;

-Verificar no mínimo uma vez ao dia, antes do brinquedo começar a funcionar, se ele está em perfeitas condições: checar freios, controles de segurança e dispositivos para emergências. A checagem deve ser refeita durante a operação do brinquedo;

-Funcionários e operadores dos brinquedos devem ser instruídos sobre como agir para relatar paradas e defeitos no brinquedo, restringir o acesso de usuários que não estejam dentro dos limites de peso, altura e condições médias, e o que fazer quando paradas de emergência forem necessárias

-Em brinquedos aquáticos, o operador deve ter visão total do brinquedo, e se não tiver, outro funcionário deve estar posicionado de forma a cobrir toda a extensão da atração; ambos devem se comunicar...